• Nenhum resultado encontrado

ENXERGANDO A LÍNGUA COMO UM CONJUNTO DE VARIEDADES

3.1. Critérios de seleção do corpus

Antes de empreendermos as análises do nosso corpus de pesquisa, – composto por LDP que participaram do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – cabe ressaltar que o critério adotado para a seleção desse corpus foi a participação dos LDP nos últimos três PNLDs (2005, 2008 e 2011).

Ao fazermos o levantamento dos livros que fizeram parte de cada um

desses programas, percebemos que havia uma flutuação36 muito grande na

permanência ou não de determinadas coleções e concluímos que apenas cinco delas, nesses três últimos programas, eram recorrentes, a saber, as Coleções: i)

Português: uma proposta para o letramento; ii) Português: Ideias e Linguagens; iii) Português: Linguagens; iv) Linguagem Nova e v) Português para Todos (Gráfico 1). Com isso, nossos dados compõem-se de sessenta

exemplares de livros didáticos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental

(6º ao 9º ano37) participantes dos três últimos PNLDs, cujas coleções estiveram

em uso até o final de 2013 nas salas de aulas das escolas brasileiras.

36

Essa flutuação de obras didáticas no PNLD acontece, provavelmente, em função da adequação ou não das Coleções Didáticas aos critérios avaliativos presentes nos Editais de seleção de obras didáticas para o Guia de Livros Didáticos do PNLD.

37

A Lei nº 11.274, de 6 de Fevereiro de 2006 altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove (9) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Assim, os anos finais desse nível de ensino indicam o período do 6º ao 9º ano que substituíram o período anterior que abrangia da 5ª à 8ª série.

78

Após a seleção desse material, dedicamo-nos à leitura e apreciação das resenhas dessas coleções nos Guias do Livro Didático dos PNLDs de 2005, 2008 e 2011 para verificarmos o que os avaliadores do MEC pontuavam como positivo e/ou negativo em relação ao tratamento que os autores das coleções davam aos fenômenos sociolinguísticos eleitos para serem investigados nesta pesquisa, a saber: (i) as relações entre fala-escrita e entre oralidade-letramento; (ii) as questões de registro (formal-informal); e (iii) o trabalho com a norma padrão-não padrão. Também era nosso objetivo verificar se, nas resenhas das coleções em análise, os avaliadores apontavam a existência ou não de coerência entre o que se apresentava no Manual do Professor e o que de fato era trabalhado no livro do aluno.

Esses procedimentos permitiram-nos observar como os diferentes autores dos materiais didáticos propõem o desenvolvimento de atitudes, competências e habilidades ligadas ao reconhecimento da diversidade e da variação linguísticas como aspectos constitutivos e legítimos das línguas humanas. Tal reconhecimento possibilita aos alunos alcançarem uma formação linguística mais afinada com as demandas sociais e culturais brasileiras e com o exercício da cidadania.

As coleções selecionadas são compostas por quatro volumes cada uma, direcionadas para os anos finais do ensino fundamental, de 6º a 9º ano, cujas estruturas internas são diferenciadas, mas contemplam basicamente os mesmos eixos de ensino: leitura (silenciosa e oral), produção de texto (oral e escrito) e reflexão sobre a língua.

No Quadro, abaixo, apresentamos os dados do conjunto das Coleções selecionadas para esta pesquisa:

79

Código PNLD Título Autoria Editora

PPL 2005/2008 e 2011

Uma proposta para o letramento

Magda Soares Moderna

IDE 2005/2008 e 2011

Ideias & Linguagens Dileta Delmanto; Maria da Conceição Castro

Saraiva

PLI 2005/2008 e 2011

Português Linguagens

William Roberto Cereja; Tereza Cochar Magalhães

Saraiva LNO INT 2005 e 2008 2011 Linguagem Nova LP: Linguagem e Interação

Carlos Emílio Faraco; Francisco Marto de Moura

Carlos Emílio Faraco; Francisco Marto de Moura

Ática Ática PPT RAD 2005 e 2008 2011 Português para Todos Projeto Radix Ernani Terra; Floriana T. Cavallete Ernani Terra; Floriana T. Cavallete Scipione Scipione

Quadro 1. Coleções eleitas para serem analisadas

Desse quadro é importante esclarecer que as Coleções Linguagem Nova e Português para Todos tiveram os nomes mudados para, respectivamente, Língua Portuguesa: Linguagem e Interação e Projeto Radix no PNLD de 2011. É bom que se esclareça desde logo que, comparando as Coleções LNO e INT nos PNLDs de 2008 e 2011, verificamos uma reorganização das unidades e nessa reorganização muitas atividades foram retiradas ou reinseridas em outros momentos na edição do PNLD de 2011. Nenhuma modificação mais profunda na proposta desses LDs foi realizada, por isso, acreditamos que seria importante incluí-los em nossas análises. O que de fato percebemos foi uma reconfiguração das seções que compõem as unidades de ensino e a inserção de “novas” seções, tais como “Gramática Textual”, “Produção oral”, “Reflexão sobre a língua” (antiga seção de gramática), “Produção escrita” (em substituição à seção de Redação).

Nas coleções PPT e RAD, verificamos que os autores optaram por retirar muitas atividades que “comprometiam” a postura adotada no Manual do Professor e redimensionaram outras tantas para a seção Caderno de Atividades que é um suplemento de atividades oferecido como atividades extras no final

80

dos LDs no PNLD/2011. Essa adequação, provavelmente, tenha sido realizada por indicação dos avaliadores do PNLD.

Feito esse panorama inicial, acreditamos ser mais conveniente, a título de organização deste texto, apresentar primeiramente a descrição dos autores sobre seus próprios livros didáticos de forma a tornar explícita a abordagem que cada um deles imprime ao tema desta pesquisa. Em seguida, apresentaremos a descrição das coleções feita nas resenhas elaboradas pelos pareceristas dos PNLDs e, por fim, faremos observações com base nas descrições realizadas por esses diferentes atores a fim de compararmos tanto a voz dos autores das coleções em análise quanto a dos avaliadores dessas coleções em relação aos temas propostos para esta pesquisa.

3.2 Descrevendo as coleções de livros didáticos na perspectiva

Documentos relacionados