• Nenhum resultado encontrado

Currículo e a inserção das Múltiplas Inteligências e Modalidades de Aprendizagem

3. MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS, CURRÍCULO E MODALIDADES DE APRENDIZAGEM

3.2. Currículo e a inserção das Múltiplas Inteligências e Modalidades de Aprendizagem

Os estilos de aprendizagem fazem das pessoas únicas em seu modo de interiorizar informações. Nas escolas, essa transferência de informações está ligada aos assuntos que o currículo aborda. Valiente (2008) discute que os estilos de aprendizagem estão normalmente emparelhados com quatro características básicas: pensamento crítico e memorização; motivação interna/externa; envolvimento passivo ou ativo; aprendizagem individual ou em grupo. Para Kolb (1984), porém, os estilos de aprendizagem estão mais ligados às estruturas básicas e flexíveis de aprendizagem dos seres humanos, programadas e combinadas de maneira particular e que resultam em possibilidades múltiplas, construídas de acordo com a personalidade, experiências anteriores, contexto em que se insere e demandas e atividades do momento. Dessa forma, é possível observar que existem diferentes abordagens sobre como se aprende e apreende, as características dos alunos e suas necessidades, o que deve impactar forma com que se trabalha o currículo.

Armstrong (2009) defende que a teoria das MI teve uma grande contribuição para dar início a uma mudança de conjuntura na educação. As MI contribuíram para que professores e escolas percebessem a necessidade da mudança de repertório e técnicas de ensino- aprendizagem, ferramentas e estratégias e, por consequência, currículo e atividades realizadas.

Por sua vez, dentro desse panorama curricular e atividades relacionadas, Lippman (2003) elabora 18 Modalidades de Aprendizagem (MAs) (Tabela 4).

No contexto da elaboração das MAs, o autor estabeleceu que um bom projeto escolar deveria acomodar tantas modalidades quanto possível, substituindo os antigos espaços que atendem a propósitos reduzidos por aqueles que atendem a vários, reiterando necessidade da diversidade. Cada atividade exige uma organização diferente do espaço ou, em alguns casos, até mesmo espaços voltados exclusivamente para elas. Desse modo, percebe-se que além de diferentes estilos de aprendizagem e MIs, as MAs estão intrinsicamente ligadas ao projeto do espaço.

Armstrong (2009) desenvolve uma tabela na qual especifica oito estilos de aprendizagem, de acordo com as oito MI (considerando que a nona ainda não está totalmente inserida na teoria). A Tabela 5 é uma adaptação daquela de Armstrong onde são inseridas, pela autora, possíveis relações das MI com as MAs – mas com liberdade para modificações e rearranjos destas, de acordo com a visão que se tem da forma como as atividades realizadas podem enquadrar as inteligências. Ao contrapor características de estilos de aprendizagem com as MA, é possível estabelecer ligações claras entre ambas, sendo que uma característica – ou possibilidade construída – pode se relacionar a mais de uma modalidade e vice-versa, criando inúmeras combinações, que refletem nas variadas formas de aprendizado dos alunos.

Todo sistema vivo desenvolve novas características para se adaptar às novas circunstâncias, e com o sistema educacional não deveria ser diferente. As escolas ainda têm apresentado algumas dificuldades em ensinar de forma holística as habilidades que se manifestam de tantas formas. Essa realidade pode ser modificada ao trabalhar no sentido de inserir cada vez mais as MI, englobando variados estilos de aprendizagem e MAs de maneira igualitária (ROBINSON, 2015).

Tabela 4 - 18 modalidades de aprendizagem 1. Estudos independentes

2. Tutoria entre alunos

3. Trabalho em grupos de tamanho médio

e grande (3-6 pessoas)

4. Aprendizado individual com o professor

5. Palestras com professor ou especialista

6. Aprendizado por projeto

7. Aprendizado por tecnologia, com

notebooks 8. Ensino à distância 9. Pesquisas na Internet 10. Apresentações 11. Aprendizado por performances e música

12. Aprendizado por seminários

13. Ensino colaborativo 14. Aprendizado pela natureza

15. Aprendizado social/emocional

16. Aprendizado pela arte

17. Storytelling

18. Aprendizado por projetos manuais

Tabela 5 - Estilos de Aprendizagem: relação das Múltiplas Inteligências e

Modalidades de Aprendizagem

MI Características dos alunos Necessidades dos alunos Relação com MAs

Verbal- linguística

Pensam em palavras e se interessam por leitura, escrita, contar histórias, pesquisas de base teórica.

Trabalhos com livros, locais para digitação, materiais para escrever, cadernos, discussões. Podem acontecer através das MA 1, 2, 3, 4, 9, 10. Lógico- matemática

Pensam pela razão e se interessam por

experimentos, questionamentos,

atividades de lógica como quebra-cabeças, cálculos.

Trabalhos com materiais para manipulação e experiências de ciências e outros projetos, visitas a planetários, museus de ciência.

Podem acontecer através das MA 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9, 13.

Musical Pensam por ritmos e melodias e se interessam em cantar, tocar algo ou bater pés e mãos, ouvir.

Atividades de canto, assistir concertos, aprendizado com instrumentos. Podem acontecer através das MA 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 10, 11. Corporal- cinestésica

Pensam por sensações e se interessam por danças, corridas, construção, expressões por gestos.

Atividades que envolvem apresentações teatrais, movimento, projetos manuais, construção de elementos, esportes. Podem acontecer através das MA 1, 2, 3, 4, 6, 10, 11, 13. Visual- espacial

Pensam por imagens e se interessam por desenhos, projetar.

Trabalhos com artes, legos, vídeos, jogos de imaginação, visita a museus de arte.

Podem acontecer através das MA 1, 2, 3, 4, 7, 9, 16.

Interpessoal Pensam através de considerações das ideias de outras pessoas e se interessam pela

organização de atividades, liderar equipes, criação de relações, mediações.

Trabalhos que envolvam pessoas, jogos de grupo, reuniões, eventos na comunidade, programas de mentoria. Podem acontecer através das MA 2, 3, 6, 13.

Intrapessoal Pensam pelos seus sentimentos e objetivos pessoais e se interessam em estabelecer objetivos, meditação,

planejamentos, reflexão.

Trabalhos que acontecem em nichos, individualmente, escolhas pessoais. Podem acontecer através das MA 1, 4, 7, 9, 15.

Naturalista Pensam pela natureza e se interessam por animais, jardinagem, investigações da natureza, cuidados ambientais.

Trabalhos que envolvam contato com a natureza, interação com animais e ferramentas de investigação e observação da natureza Podem acontecer através das MA 1, 2, 3, 4, 6, 9, 13, 14.