• Nenhum resultado encontrado

A expansão e a consolidação da indústria norte-americana, experimentada após a Guerra Civil (1861-1865), tornou um grande número de americanos ricos, de forma tão rápida e sem precedentes. Em 1870, havia 100 milionários nos Estados Unidos; em 1892, este número já alcançava a casa dos quatro mil, e em 1916, os números alcançaram 40 mil milionários, dentre eles John D. Rockefeller (1839–1937) e Henry Ford ( 1888-1947) , na verdade considerados bilionários (Zunz: 8). Nesse

44 Para a reflexão das trajetórias das “big three”, as leituras de Inderjeet Parmar sobressaem, pelo trabalho

minucioso acerca dessas fundações filantrópicas, e da investigação sobre seus memorandos, cartas e documentos, assim como de seus colaboradores e interlocutores.

cenário de acúmulo de riquezas, surgimento rápido de novas fortunas, e expansão da sociedade industrial e urbana, particularmente na Gilded Age , o número de 45 fundações cresceu , concomitante surgiram demandas por redistribuição das 46 riquezas no seio da sociedade americana, e apelos sociais por aumento de impostos às elites de negócios (Schmidt: 117).

No inal do séc. XIX, a ilantropia e a associação entre pessoas e grupos já eram praticadas e voltadas a causas sociais dentro dos Estados Unidos, como saúde pública e educação - especialmente a destinada à população negra e aos menos favorecidos em uma ponta, e ao ensino superior em outra ( Roelofs, 2003) . Isso re letia o 47 isolacionismo tradicional do governo norte-americano no perı́odo, o distanciamento às mazelas da sociedade, e a sensação de que educação e saúde eram assuntos locais. Com esse contexto, fundações ilantrópicas, missões religiosas e outros tipos de 48 sociedades privadas se envolveram em atividades sociais voltadas à saúde e educação, com extensão no plano internacional (Jeffrey, 1987). O envolvimento do governo nessas áreas foi sendo ampliado durante as primeiras décadas do século XX.

Em 1901, John D. Rockefeller, apoiador de causas ligadas à educação, produtividade agrı́cola e saúde pública em todo o Paı́s, estabeleceu o Rockefeller Institute for Medical Research em New York . Andrew Carnegie (1835-1919) , que já 49

45 A Gilded Age correspondeu a um período de expansão nos Estados Unidos, entre os anos de 1870 a

1880, quando houve crescimento da indústria; aumento na produção ferro, ouro e petróleo; e grande ampliação da rede ferroviária do País. Período marcado também pelo elevado número de imigrantes que se dirigiram para lá em busca de emprego.

46Registros apontam que as primeiras fundações norte-americanas foram a American Peace Society , criada

em 1828; e a fundação de Oberlin College , a primeira faculdade ( college ) para educação feminina, criada em 1833 (Schmidt, 2003).

47 Uma dessas associações foi a National Association for the Advancement of Colored People (NAACP),

fundada em 1909, inicialmente para chamar a atenção para as práticas de violência contra os negros - no presente, a organização visa assegurar os direitos civis (políticos, educacionais, sociais e econômicos), a igualdade e a eliminar o preconceito racial. Ver em NAACP. Oldest and Boldest, disponivel em http://www.naacp.org/oldest-and-boldest/

48As migrações missionárias de protestantes para os Estados Unidos entre os séculos XIX e XX foram

especialmente de asiáticos e africanos. Talentos missionários "nativos" foram levados a centros teológicos no País, para serem treinados sobre a religiosidade e o americanismo (Kramer, 2012). Segundo o Young

Men's Christian Association ( YMCA), o objetivo era que no retorno às suas origens, esses missionários tivessem compreendido o espírito da América, e divulgassem o lugar do cristianismo na construção institucional e na vida em república.

49 Após da venda da Carnegie Steel Company ao JP Morgan em 1901 por US$ 480 milhões, Andrew

Carnegie tornou-se o homem mais rico do mundo, passando a dedicar-se à distribuição de sua riqueza, filantropia, causas de paz e disseminação do conhecimento. Morgan, por sua vez, criou a U.S. Steel no mesmo ano. Ver mais em CARNEGIE CORPORATION OF NEW YORK. Andrew Carnegie’s Story, Disponível em https://www.carnegie.org/interactives/foundersstory/#!/ .

inanciava a abertura de bibliotecas públicas nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, estabeleceu o Carnegie Institution of Washington em 1902, com departamentos de pesquisa em biologia marinha, história, economia e sociologia.

Em 1910, Andrew Carnegie criou a Carnegie Endowment for International Peace (CEIP), a primeira fundação norte-americana voltada a assuntos internacionais - cuja missão, mantida até a atualidade, é a promoção da paz. Em 1911, ele criou a Carnegie Corporation of New York , com o objetivo de promover o avanço e a difusão “do conhecimento e do entendimento”. As duas fundações atendiam a dois temas importantes para o próprio Carnegie: a paz internacional, e o avanço da educação e do conhecimento . 50

A Fundação Rockefeller, por sua vez, foi criada em maio de 1913 por John D. Rockefeller, com a missão, a qual permanece até o presente, de “promover o bem-estar da humanidade” , em especial no campo da saúde pública nos Estados 51 Unidos. Em curto intervalo de tempo, a Fundação já se dedicava à temática em nı́vel global, como foi o estabelecimento e o desenvolvimento da International Health Commission , em junho do mesmo ano. A Comissão iniciou suas atividades com trabalhos na Virginia voltadas a promover o saneamento público e a difundir o conhecimento da medicina cientı́ ica . Em 1917, a Comissão já atuava no Egito e 52 dera inı́cio a programas no Brasil e no México, onde foram direcionadas pesquisas para o combate a Febre Amarela e Malária e para o desenvolvimento de vacinas (Zunz, 2012: 41).

Em 1919, a Fundação Rockefeller em parceria com a Carnegie Corporation criaram o American Council of Learned Societies , e o Social Science Research Council em 1924, como empresas de holding acadêmicas para distribuir fundos de pesquisa. Essas organizações "intermediárias" poderiam ser entendidas como "neutras" para

50 CARNEGIE CORPORATION OF NEW YORK. Our History. Disponível em

https://www.carnegie.org/about/our-history/, último acesso 27/12/2016. À época de sua criação, a Carnegie Corporation foi criada como uma organização isenta de impostos e com características paraestatais - ou seja, privada, mas dedicada à necessidades do Estado, internacionalista, e consequentemente anti-isolacionista (Parmar, 2012). No presente, a Corporação continua voltada à à paz e segurança internacional, e educação, somadas a democracia e a educação superior e pesquisa na África.

51 ROCKEFELLER FOUNDATION. About Us. Disponível em:

https://www.rockefellerfoundation.org/about-us/,

52ROCKEFELLER FOUNDATION. 100 Years the Rockefeller Foundation. Disponível em:

ativistas e acadêmicos, que naquela época ainda descon iavam dos ilantropos milionários e de suas atividades (Roelofs, 2007: 482). Todavia, os modelos que posteriormente viriam a ser criados e desenvolvidos pelas fundações - em termos de incentivos inanceiros e de cooperação entre elas, organizações e instituições - serviriam de base para iniciativas institucionalizadas e patrocinadas pelo próprio governo norte-americano, tais como a criação do Programa Fulbright em 1946 e da National Science Foundation em 1950 pelo Congresso norte-americano. 53

Na esteira da ilantropia das fortunas de Rockefeller e Carnegie, Edsel Ford, ilho de Henry Ford, com uma leitura posterior e mais so isticada a respeito do papel das fundações, estabeleceu a Fundação Ford em 1936. Com um montante inaugural de US$ 25 mil voltado não especi icamente para a caridade, e sim para a “justiça” (Arnove e Pinede, 2007) e o bem-estar público, os recursos foram dirigidos para “ ins cientı́ icos, educacionais e de caridade” . O entendimento inicial na fundação era que, 54 uma fundação tinha como função executiva estabelecer programas e iniciativas, e avaliar potenciais bene iciários, com o objetivo de melhorar a produção de escala, tornando-a mais e iciente para o trabalho nas fábricas. Esperava-se, pois, que o apoio à educação de certas famı́lias de classe média aumentassem a e iciência e a rentabilidade nos negócios da Ford Motor Company (Parmar, 2012: 46). A partir da década de 1950 é que a Fundação Ford concederia outro tom à ilantropia nacional.