• Nenhum resultado encontrado

4.1 DADOS QUANTITATIVOS: AS ATIVIDADES PROPOSTAS E SUA ANÁLISE EM

4.1.3 Dados quantitativos do LD-Universos

Das quatro unidades com conteúdos que compõem o volume 9º do LD-Universos, analisamos textos e atividades de compreensão dos dois primeiros capítulos das duas unidades iniciais do livro, totalizando quatro capítulos que dedicamos a nossa atenção nessa primeira etapa da pesquisa. Com relação aos textos e suas respectivas questões de compreensão/interpretação selecionadas desse livro para a nossa análise quantitativa, estudamos sete textos, ao explorarmos aqueles da seção intitulada Texto. Além disso, analisamos 43 atividades no total considerando cada parte A reconstrução dos sentidos do texto, da seção Depois da leitura, encontrada após a abordagem do(s) texto(s) nesse LD. Nesta parte, identificamos o número de questões que propõem a realização de inferências conectivas ou elaborativas pelo aluno-leitor para resolver as atividades de avaliação da compreensão após a abordagem de leituras nesse livro de português.

Desta maneira, construímos uma tabela que apresenta os textos selecionados para o estudo a partir do LD-Universos volume 9º, além do número de atividades analisadas e a proporcionalidade destas questões que propõem o desenvolvimento e a realização de inferências pelo aluno-leitor. Na primeira coluna da tabela são apresentadas as leituras que esse LD sugere ao professor trabalhar considerando as unidades e capítulos que escolhemos para a análise. Na segunda coluna, demonstramos o número de atividades que estudamos da seção destinada à compreensão/intepretação de cada um do(s) texto(s), sendo que 100% equivale ao número total de atividades propostas em cada seção e na última linha as atividades como um todo. Por fim, na última coluna da tabela, exibimos o número de questões

que propõem a construção de uma inferência, seja conectiva ou elaborativa, por parte do aluno-leitor.

Tabela 5 – Atividades analisadas do LD-Universos e a sua proporcionalidade para a construção de inferências Texto(os) Número de atividades analisadas Atividades com inferências Discurso de apresentação de

propostas de candidato à presidência de grêmio (J.D.D.N.); Todo mundo odeia eleições (do seriado Todo mundo odeia o Chris)

8/100% 3/37,5%

Desafinado; Alegria, Alegria e Apesar de você

16/100% 10/62,5%

Medo da eternidade 7/100% 5/71,4%

Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim 12/100% 6/50%

Total 43/100% 24/56%

Fonte: o autor (2018)

Ao observarmos a Tabela 5, percebemos que, assim como nos resultados obtidos com a análise dos volumes 9º das coleções Projeto Teláris e Tecendo Linguagens, a maior parte das seções de compreensão textual selecionadas para estudarmos a partir do LD-Universos também contemplam um número igual ou superior a 50% das suas atividades como propostas para a construção de inferências conectivas ou elaborativas para o entendimento do(s) texto(s) por parte do aluno-leitor.

Com exceção das questões estabelecidas após a abordagem dos textos Discurso de apresentação de propostas de candidato à presidência de grêmio (J.D.D.N.) e Todo mundo odeia eleições (do seriado Todo mundo odeia o Chris), que 37,5% das atividades propõem que o aluno-leitor construa uma das inferências estudadas nessa dissertação para a resolução das questões, nas atividades dos demais textos são propostas a realização dessas inferências em um número superior a 50% das questões. Ao considerarmos o texto Medo da eternidade, do total de atividades de compreensão textual propostas, constatamos que 71,4% delas esperam que o aluno-leitor realize uma inferência conectiva ou elaborativa para a resolução. Situação semelhante também averiguamos a partir da análise das atividades de compreensão/interpretação dos textos Desafinado; Alegria, Alegria e Apesar de você. Considerando essas questões, constatamos que 62,5% das atividades propõem a construção de

fim, ao analisarmos as questões de compreensão textual do texto Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim, verificamos que 50% das suas atividades visam propor as inferências discutidas nesse trabalho para o aluno-leitor realizar através da resolução de questões de compreensão.

Ao refletirmos sobre as atividades como um todo selecionadas para esse estudo partindo do LD-Universos, notamos a predominância de uma quantidade de questões de compreensão que julgamos permear a maior parte das propostas que avaliam o grau de entendimento do(s) texto(s) por parte do aluno-leitor, considerando a realização de inferências. Como constatado a partir da Tabela 5, verificamos que 56% das atividades analisadas desse livro propõem que o aluno-leitor realize uma inferência conectiva ou elaborativa para solucionar as questões de compreensão textual.

Este resultado, assim como na análise realizada a partir dos dados selecionados dos livros Projeto Teláris e Tecendo Linguagens, também nos conduz à reflexão de que o processo de ensino-aprendizagem da leitura através da abordagem de textos e atividades de compreensão nesse LD propõem constantemente que o aluno-leitor construa inferências para apreender as informações lidas. Diante disso, considerando nossa abordagem quantitativa, podemos verificar que diariamente o aluno-leitor encontra questões de compreensão que objetivam que ele realize um processo que, segundo Kintsch (1998) e Baretta (2008), se estabelece como uma das atividades cognitivas importantes para que professores e alunos compreendam a complexidade das leituras que realizam e possam descobrir os caminhos para sucedê-las com sucesso.

Para examinarmos a classificação dos tipos de inferências que são estabelecidas nas atividades de compreensão textual analisadas, ou seja conectivas e elaborativas, exibimos a Tabela 6 para discutirmos sobre qual das inferências que dedicamos a nossa atenção no trabalho é mais recorrente, considerando a proposta delas em questões que visam avaliar o grau de entendimento de textos por parte do aluno-leitor.

Tabela 6 – Questões identificadas do LD-Universos com inferências e seus tipos

Atividades com inferências Inferência conectiva Inferência elaborativa

24/100% 16/66,7% 8/33,3%

Fonte: o autor (2018)

No que se refere aos tipos das inferências identificadas nas questões de compreensão de acordo com suas funções na leitura, averiguamos que, do total das atividades com inferências detectadas, 66,7% delas propõem que o aluno-leitor realize uma inferência para que a

coerência entre as diferentes partes do texto não seja prejudicada (GARNHAM, 1989; COSCARELLI, 2002). Logo, que ele construa uma inferência conectiva para entender as informações textuais.

Por conseguinte, esta constatação demonstra que as atividades de compreensão/interpretação textual selecionadas a partir desse LD tendem a contemplar a maioria dessas tarefas para a construção de uma inferência fundamental no que se refere ao entendimento das diferentes passagens dos textos trabalhados em classe (PERFETTI; LANDI; OAKHILL, 2013): por intermédio da proposição de inferências conectivas na busca de compreender com sucesso a(s) leitura(s). Para uma visão mais geral das nossas constatações, na seção que segue discutimos, também sob o viés de uma abordagem quantitativa, os resultados obtidos a partir da análise dos textos e atividades estudadas considerando os três LDs selecionados para essa pesquisa.