• Nenhum resultado encontrado

Visando o alcance dos objetivos deste estudo e da solução do devido problema, foram definidas as organizações pesquisadas. Neste sentido, buscou-se pesquisar organizações em que houvesse o encontro das três diferentes gerações: baby boomers, X e Y. Na definição das mesmas seguiram-se critérios de representatividade não probabilística (VERGARA, 2010b); por conseguinte, um total de quatro organizações, sendo duas brasileiras e outras duas alemãs, foram pesquisadas.

Um dos critérios de representatividade foi o ciclo de vida da empresa. Buscou-se por organizações com pelo menos 40 anos de idade, por se considerar que empresas com ciclo de vida mais curto possam não concentrar as quatro gerações de profissionais.

Outro critério de representatividade foi o número de funcionários. O Anuário do Trabalhado na Micro e Pequena Empresa: 2010-2011, publicado e organizado pelo Sebrae (SERVIÇO..., 2011), classifica o porte dos estabelecimentos em função do número de pessoas ocupadas nos diferentes setores da economia. São classificadas como médias, indústrias e empresas do setor de construção com cem a 499 funcionários, e as que são compostas por mais de 500 são consideradas grandes; já as empresas no setor de comércio e serviços são definidas como de médio porte quando têm entre 50 e 99 funcionários, e grandes as que tiverem mais de cem funcionários. De acordo com estas classificações, buscaram-se no Brasil, por acessibilidade, indústrias de grande porte do setor metalmecânico.

Neste contexto, iniciaram-se as investigações visando a definir quais seriam as organizações brasileiras que atendiam às buscas deste estudo. Por meio de pesquisas descobriu-se uma empresa localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, que tem como valores respeito, integridade e profissionalismo, e que conceitua este primeiro valor como: compreender e aceitar as diferenças, visando o bom relacionamento entre as pessoas, propondo, ainda, as seguintes interpretações para o citado conceito: (1) saber ouvir e compreender a opinião do outro mesmo que tenha opinião contrária; (2) colocar-se no lugar do outro sem impor suas ideias; (3) ser humilde, aceitando e valorizando as diferenças das pessoas (raça, cor, idade, religião, sexo e hierarquias); (4) conceder ao outro o desejável para

si próprio; e (5) respeito como base de todos os nossos relacionamentos. Percebendo que a terceira interpretação do valor respeito relacionava-se com o tema proposto por este estudo, entrou-se em contato com o gestor de pessoas da empresa solicitando a possibilidade de realizar aí a pesquisa, e o mesmo consentiu com esta investigação empírica.

Neste estudo, a empresa A é o grupo com mais de 65 anos de atuação e se constitui de uma empresa familiar com gestão profissionalizada. Atende tanto o mercado brasileiro quanto o internacional, comercializando pivô de irrigação, automação industrial, painéis de comando, energia alternativa, entre outros. Conta com mais de 792 funcionários.

Buscando outra organização com representatividade no setor metalmecânico e na economia gaúcha, definiu-se mais uma empresa brasileira pesquisada por este estudo, aqui nominada empresa B. Há mais de 60 anos esta, também familiar e com gestão profissionalizada, está igualmente localizada na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e conta com 2.530 funcionários. Comercializa produtos no Brasil e no mercado internacional alcançando os 5 continentes, exportando seus produtos para 35 países. É destaque no ramo da agricultura de precisão, para a qual realiza muitas pesquisas em busca de inovações tecnológicas. Realiza, ainda, investimentos no parque fabril, que visam a qualidade e a agilidade na produção. Investe nas pessoas, disponibilizando treinamentos e oportunidades de crescimento aos seus colaboradores.

Já na Alemanha, por acessibilidade proporcionada pelo grupo de intercâmbio que a pesquisadora deste estudo integrou, definiram-se como organizações uma empresa de automação industrial e outra de tecelagem de metais e plásticos, denominadas na apresentação dos resultados deste estudo como empresa C e empresa D, respectivamente.

A empresa C está há dez anos situada no centro tecnológico de uma pequena cidade alemã próxima à divisa tríplice Alemanha-Bélgica-Holanda. A equipe é formada por 21 funcionários.

Na Alemanha estes centros tecnológicos têm como objetivo a atração de pequenos empreendedores e pequenas empresas potenciais para o desenvolvimento do município. Eles também servem como ponto inicial para empresas formadas por universitários, como no caso da empresa pesquisada, incentivando, assim, o empreendedorismo mesmo nas pequenas cidades, objetivando que os jovens não migrem para os grandes centros.

61

A área de atuação da empresa é a automação de processos industriais. Para tal, a prestação de serviços ocorre em território alemão e também fora dele, inclusive já foram realizados no Brasil.

Organização com 400 funcionários na Alemanha e 650 funcionários espalhados pelas 10 filiais nos 5 continentes, localizada no Oeste da Alemanha, em uma pequena cidade com predominância agrícola, onde muitos dos funcionários têm rotina de trabalho dupla, dividindo-se entre o trabalho na empresa e os serviços no campo, é a caracterização da empresa D desta pesquisa, atuando como destaque na área de tecelagem de metais e plásticos, com alta tecnologia embutida em seu processo fabril. Faz questão de manter-se entre os números um ou dois do setor e tem 85% do seu faturamento alavancado por produtos com menos de três anos de idade. Isso mostra o quanto eles buscam e promovem inovação. Um dos produtos de lançamento são as telas para arquitetura, as quais, por terem alto valor agregado, são vendidas apenas para órgãos governamentais ou obras financiadas pelo poder público.

Para melhor visualização das quatro organizações pesquisadas, é apresentado o Quadro 7.

Quadro 7 – Organizações brasileiras e alemãs pesquisadas

País

Brasil Alemanha

Organização A B C D

Tempo de 67 anos 61 anos 16 anos 89 anos

funcionamento

Setores de Pivô de irrigação, Máquinas agrícolas Automação Tecelagem de metais e

atuação automação com alta tecnologia industrial plásticos

industrial e painéis

de comando

Número de 792 2.530 21 1.050

funcionários

Gênero dos Masculino: 656 Masculino: 2.061 Masculino: 17 Não informado funcionários Feminino: 137 Feminino: 469 Feminino: 4

Gerações dos Baby boomers: 54 Baby boomers: 159 Baby boomers: 1 Não informado

funcionários X: 208 X: 389 X: 7

Y: 530 Y: 1982 Y: 13

Fonte: Elaborado pela autora.

No Quadro 7 é possível visualizar que todas organizações pesquisadas são

C. A diversidade geracional é percebida em todas as organizações; a predominância de funcionários é da geração Y, seguido pelo geração X; outra predominância visualizada é do gênero masculino. Os sujeitos pesquisados nestas organizações serão conhecidos no tópico a seguir.