• Nenhum resultado encontrado

O processo de investigação é orientado em função da problemática em estudo, operacionalizando-se através das escolhas metodológicas (Tavares, 2007; Bell, 2008). Considerando-se um procedimento como uma forma de progredir em direcção a um objectivo, os métodos podem ser considerados como procedimentos específicos, ou seja, percursos diferentes, concebidos para melhor adaptação ao fenómeno em estudo (Quivy, 2003).

No âmbito deste processo, torna-se importante definir e circunscrever no espaço geográfico, social e temporal, o campo das análises empíricas (Quivy, 2003). No âmbito deste estudo, o contexto da investigação circunscreve-se ao Serviço de Radiologia, do Centro de Saúde de Odemira.

O concelho de Odemira fica situado no Sudoeste Alentejano, com uma extensão de 17251,5km2, constitui-se como o concelho com maior dimensão territorial do país, e conta com uma população de 26106 habitantes, organizada em 17 freguesias, cuja distância média à sede do concelho é de 25km (Conselho Local de Acção Social de Odemira, 2005).

Figura 9. Localização geográfica de Odemira.

70

De acordo com o Conselho Local de Acção Social de Odemira (2005), no Pré- Diagnóstico do Concelho de Odemira, esta constitui-se como uma população envelhecida, isolada, com baixa escolaridade e baixos níveis de rendimento. Relativamente à saúde, e segundo o mesmo documento, o Centro de Saúde de Odemira, actualmente incluído no ACES Alentejo Litoral, funciona como unidade coordenadora da prestação de serviços de saúde no concelho, a partir do qual funciona o sistema público de assistência médica. Como unidades funcionais, o Centro de Saúde apresenta uma UCC e uma UCSP, tendo anexado um Serviço de Urgência Básica (SUB), em funcionamento permanente, 24h por dia. De acordo com a Plataforma Supra Concelhia do Baixo Alentejo (2009), a distância de Odemira ao Hospital mais próximo é de 78km, sendo o tempo médio de viagem de 69 minutos. Segundo dados da Câmara Municipal de Odemira, os indicadores de utilização dos serviços de saúde do Concelho apresentam valores mais elevados que os do continente, facto que poderá ser explicado pelo envelhecimento da população e pelo acréscimo significativo da mesma nos períodos festivos e de veraneio junto ao litoral.

Tendo em conta o Despacho nº 18459/2006, do Gabinete do Ministro da Saúde, que aprova a Rede de Referenciação Hospitalar de Urgência/Emergência e a criação de unidades básicas de urgência, a rede de serviços de urgência integra três níveis diferenciados de resposta às necessidades: urgência polivalente, urgência médico- cirúrgica e urgência básica. O SUB constitui-se como o primeiro nível de acolhimento a situações de urgência, com o nível de cariz médico não cirúrgico (à excepção de pequena cirurgia), podendo estar sediado numa área de influência que abranja uma população superior a 40000 habitantes, em que, pelo menos, para uma parte, a acessibilidade em condições normais, seja superior a sessenta minutos, relativamente ao serviço de urgência médico-cirúrgica ou polivalente mais próximo. O SUB permite o atendimento das situações urgentes, com maior proximidade às populações, funcionando 24h por dia e dispondo de dois Médicos, dois Enfermeiros, um Assistente Operacional, um Administrativo e um Técnico de Radiologia, por equipa, como recursos humanos mínimos.

De acordo com o Decreto-Lei nº 564/99, de 21 de Dezembro, que regula o estatuto da carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, o Técnico de Radiologia procede à “realização de todos os exames na área da radiologia de diagnóstico médico, programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas que intervêm na prevenção e promoção da saúde; utilização de técnicas e normas de protecção e segurança radiológica no manuseamento com radiações ionizantes”. Num SUB, o Técnico de Radiologia dispõe de, apenas, um equipamento de Radiologia Geral, que lhe permite executar exames de radiologia simples osteoarticular, tórax e abdómen.

71

No Centro de Saúde de Odemira, o Serviço de Radiologia encontra-se em funcionamento permanente, contando com um equipamento de Radiologia Geral Digital e com cinco Técnicos de Radiologia, que desempenham as suas funções em turnos rotativos de oito horas. O Serviço de Radiologia dá resposta às solicitações de exames urgentes internos do SUB, às solicitações de exames urgentes externos, que provêm tanto do Centro de Saúde como das suas extensões, disponibilizando, também, durante os dias úteis, uma agenda de programação de exames não urgentes.

Durante o ano de 2011, foram realizados, no Serviço de Radiologia do Centro de Saúde de Odemira, um total de 6142 exames, a um número aproximado de 5119 utentes. Esses dados podem ser observados na Tabela 1.

Tabela 1. Síntese do número de exames e utilizadores do Serviço de Radiologia do

Centro de Saúde Odemira.

Ano 2011

Número Exames Número Utentes Número Exames/Utente

6142 5119 1,2

Fonte: Registos internos do Serviço de Radiologia do Centro de Saúde de Odemira.

Apesar do Serviço de Radiologia do Centro de Saúde de Odemira, se apresentar como a única alternativa, no que concerne à prestação de serviços de Radiologia Médica, no âmbito deste concelho, há que referir que, segundo os registos internos do mesmo, nos últimos dois anos, o número de utilizadores, deste Serviço de Radiologia, teve uma diminuição de aproximadamente 50%, em virtude da suspensão do serviço de exames relatados. Este facto tem levado os utilizadores habituais, deste Serviço de Radiologia, a deslocaram-se a instituições alternativas, aquando da prescrição de exames com solicitação expressa de relatório escrito.

Será neste contexto, que se irá proceder ao desenvolvimento do presente estudo.