• Nenhum resultado encontrado

Como já vimos, para que uma pesquisa possa ser qualificada como científica esta precisa ser conduzida de maneira sistematizada com rigor a partir de um conhecimento que se refira à realidade. Para isso, utiliza-se um método próprio e técnicas específicas. De um modo geral o método da pesquisa científica consiste na elaboração de procedimentos organizados que conduzam a compreensão e encontro da solução do problema em estudo.

Toda pesquisa começa com algum tipo de

problema ou indagação, ou seja, uma questão ou

dúvida em discussão ainda não resolvida em qualquer domínio de conhecimento (Gil, 2002). Em geral, esse problema acompanhará a pesquisa em todas as suas fases até a conclusão onde finalmente serão fornecidas algumas respostas ao mesmo. É o que nos aponta Köche (1997) ao afirmar que:

Pesquisar significa identificar uma dúvida que necessita ser esclarecida e construir e executar o processo que apresenta a sua solução, quando não há teorias que a expliquem, ou quando as teorias que existem não estejam aptas para fazê-lo.

(p. 121)

Além do problema a ser estudado, sua natureza e a situação espaço-temporal em que se depara, convém ressaltar que o DELINEAMENTO de uma pesquisa científica, isto é, o encadeamento de suas etapas, é marcado também pela natureza e nível de conhecimento do pesquisador. Assim sendo é preciso considerar tanto variáveis próprias do objeto estudado quanto variáveis relativas ao pesquisador a partir de suas motivações (intenções), condições de pesquisa, capacidade e seu contexto histórico.

Importante

Aí está o desafio de se fazer pesquisa. Por isso mesmo não é qualquer trabalho acadêmico que pode se intitular como pesquisa.

Importante

Vale lembrar que qualquer trabalho qualificado como científico deverá possuir estas características, inclusive sua futura monografia.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 67

Sérgio Luna (1998) pontua alguns requisitos fundamentais para a realização de qualquer pesquisa, independentemente, do referencial teórico ou da metodologia empregada que servem bem ao entendimento do que estamos chamando aqui de delineamento de uma pesquisa. Dentre eles destacam-se:

 A formulação de um problema de pesquisa, isto é, uma ou mais questões que se pretende(m) responder, e cujas respostas mostrem-se novas e relevantes teórica ou socialmente;

 A determinação das informações necessárias para encaminhar as respostas a este;

 A seleção das melhores fontes dessas informações em função de critérios;  A definição de um conjunto de ações que

produzam essas informações;

 A seleção de um sistema de tratamento dessas informações e de um sistema teórico para sua interpretação;

 A produção de respostas às perguntas formuladas pelo problema;

 A indicação do grau de confiabilidade das respostas obtidas (observando se as condições da pesquisa seriam as melhores respostas possíveis);

 Finalmente, a indicação da generalidade dos resultados, isto é, a extensão dos resultados obtidos;

Gostaria de convidá-lo a pensarmos juntos sobre o delineamento geral de uma pesquisa tal como apresentado por Luna (1998), a partir da análise de algumas questões bem práticas como se estivéssemos de fato construindo uma monografia. Inicialmente é preciso escolher o que pesquisar, isto é, o assunto a ser

Para pensar

Você já pensou no tipo de pesquisa que irá desenvolver em seu trabalho monográfico? Em caso positivo em que grupo você catalogaria seu trabalho?

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 68

pesquisado. Ao definir o assunto que se pretende estudar, é necessário uma leitura preliminar para que se possa identificar, com um maior conhecimento de causa, o tema que se pretende pesquisar. Esta é a etapa inicial onde se forma a idéia sobre o conteúdo geral a ser estudado.

No momento que se escolhe um tema generalizado, busca-se contato com autores (bibliografias) que permitam que você passe a conhecer melhor o assunto. Nesta fase não se deve buscar autores preferenciais, leia tudo o que puder sobre o tema, afinal, cada autor tenha a sua visão ou versão sobre o mesmo e na busca pela verdade científica não se pode deixar influenciar ou Ter uma opinião formada sobre o fato.

As LEITURAS SUCESSIVAS permitem uma entrada segura no conhecimento específico que lhe dará base em direção da pesquisa por um tema mais específico. Neste momento as leituras lhe darão uma idéia concreta sobre as dificuldades, questionamentos, discordâncias e opiniões assumidas que vão esclarecer o assunto e possibilitar ao pesquisador algumas pistas sobre o tema principal a ser pesquisado na monografia. Dica do

professor

Ao escolher um tema para

pesquisar, procure levar alguns critérios em consideração como número de publicações existentes sobre o mesmo e a possibilidade de tecer análises neutras sem comprometimento dos dados. Temas que odiamos ou amamos demais dificultam uma postura mais neutra em relação à análise confiável dos dados.

Dica de leitura

Existem outras obras voltadas para metodologia de pesquisa que poderão lhe auxiliar no entendimento das questões citadas como:

BAGNO, M. Pesquisa na escola. 4ª ed., São Paulo: Loyola, 2000. SOARES, E.

Metodologia

científica. São Paulo: Atlas, 2003.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 69

APROFUNDAMENTO DO TEMA E APROFUNDAMENTO DAS QUESTÕES A ELE ASSOCIADAS

O pesquisador deve ter PACIÊNCIA, pois a meta é adquirir conhecimento sobre o tema para então produzir ações interiorizadas (conscientização do fato) em direção a novas ações exteriorizadas (opinião que possibilite discussão dialética sobre o tema).

É importante lembrar que o pesquisador deve ter consciência que o tema não pode ultrapassar as fronteiras de seu curso (direcionamento) sob pena de proporcionar um aprofundamento em várias direções distanciando-o cada vez mais da situação problemática prevista. Se isto ocorrer, corre-se um sério risco do estudo não conduzir a lugar algum no que se refere ao problema a ser respondido. Mantenha-se FIEL AO TEMA e direcione sua pesquisa bibliográfica neste sentido com vistas a se aprofundar mais e mais no assunto o que demanda tempo e dedicação.

PROCEDIMENTOS DE PESQUISA

Toda pesquisa precisa em algum momento, de modo geral no item metodologia, esclarecer os procedimentos técnicos e práticos que viabilizaram sua elaboração. Estes devem ser entendidos como as ações que serão implementadas para a realização da mesma, assim como também as etapas para o desenvolvimento da investigação, das fontes básicas e dos sujeitos da pesquisa.

É importante que tais procedimentos respondam a um plano detalhado de como alcançar o(s) objetivo(s), respondendo às questões propostas e/ou testando as hipóteses formuladas (caso elas existam). A metodologia ideal é aquela que melhor se adequa à solução do problema e aos objetivos do estudo em

Importante

Especificamente no caso da monografia a ser desenvolvida em nosso curso. Vale lembrar que o tema escolhido deve estar relacionado, ainda que indiretamente, ao mesmo. Assim, não adianta, por exemplo, falar de viagens espaciais se o aluno estiver fazendo um curso de supervisão escolar. O tema é interessante, mas inadequado ao curso. Dica do professor

Essa é uma dentre várias outras possibilidades de se definir o que seja pesquisa. Procure buscar também outras definições para complementar a sua própria definição do tema.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 70

função da população (sujeito(s), grupo(s), instituição(ões) investigadas) e da amostra (quantitativo da população que por sua vez obedece a determinados critérios).

Do mesmo modo é fundamental esclarecer quais foram os instrumentos de coleta de dados (entrevistas, estruturadas ou não; questionários; testes; escalas; observação, participante ou não; instrumentos de laboratório e outros) e, posteriormente, de análise e tratamento dos mesmos. É fundamental que estes últimos levem em consideração fatores como:

 O referencial teórico ou conceitual adotado na pesquisa, caso tenha sido definido;

 Os resultados de estudos e pesquisas anteriores. Isto permitirá ao pesquisador ter indicações precisas sobre as dimensões e categorias de análise ou as relações esperadas entre as variáveis estudadas, a partir das quais os dados devem ser interpretados.

No caso de pesquisas de base quantitativa, que impliquem dados quantitativos, deve-se especificar ainda o tratamento estatístico dos dados (inclusive se foi ou não utilizado algum tipo de programa de tratamento estatístico como o SPSS).

MODALIDADES DA PESQUISA

Enquanto um conjunto de atividades propostas por um estímulo em busca de conhecimento, uma pesquisa pode investigar a realidade sob os mais diversos aspectos, com distintos objetivos e níveis de profundidade. Vimos que, partindo sempre de uma dúvida ou problema, a pesquisa visa encontrar uma Quer

saber mais?

Sobre o tratamento estatístico vale lembrar que existem hoje disponíveis no mercado uma série de softwares voltados apenas para esse tipo de trabalho como é o caso do SPSS.

Dica do professor

Essa é uma dentre várias outras possibilidades de se definir o que seja pesquisa. Procure buscar também outras definições para complementar a sua própria definição do tema.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 71

resposta ou solução para o mesmo. Para tal necessita seguir um caminho adequado, utilizar um método científico. Assim, em toda a pesquisa, teremos três elementos básicos: o problema que se deseja resolver, a metodologia empregada, que deverá ser adequada ao tipo de problema, e a solução.

A curiosidade, assim como a necessidade, conduzem o ser humano a investigar a realidade sob diversos aspectos e de diversas formas. O investigador, por exemplo, poderá pretender satisfazer um anseio intelectual pelo conhecimento. Neste caso, fará uma pesquisa pura ou básica, visando a atualização de conhecimentos. No entanto, poderá, estar em busca de soluções para problemas concretos, necessitando de

pesquisa aplicada, com fins práticos em seu trabalho.

Vemos, assim, que existem diferentes tipos de pesquisa, que são classificados pelos autores de acordo com vários critérios. Optou-se, na presente aposta, pela classificação feita nas obras de Cervo (2002) e Kösche (1997), em virtude de seu alcance e generalidade, muito embora alguns dos tipos de pesquisa citados por estes autores também estejam nas obras de Gil (1993), Santos (1999) e vários outros.

O pesquisador pode estudar a realidade sob os mais variados aspectos, com distintos objetivos e diversos níveis de profundidade. Dessa maneira, os autores citados classificam os TIPOS DE PESQUISA de acordo com diferentes critérios. Para cada obra que trata desta temática parece existir uma classificação diferente. Veja no quadro resumo abaixo como as pesquisas podem ser agrupadas, de acordo com:

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 72

TIPOS DE PESQUISAS

A área de conhecimento

Pesquisas educacionais, acadêmicas, históricas, dentre

outras

O lugar onde se desenvolvem Pesquisa de campo; pesquisa de laboratório

A utilização Pesquisa pura e pesquisa aplicada

O caráter dos dados coletados Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa

A forma de raciocínio Pesquisa dedutiva e pesquisa indutiva.

TIPOS DE PESQUISA

Segundo tais autores existem quatro principais tipos de pesquisa a considerar:

 Exploratória;  Bibliográfica;  Descritiva;  Experimental.

Já tínhamos conversado superficialmente sobre algumas delas na primeira aula, agora, todavia, vamos nos aprofundar um pouco mais nas mesmas.

PESQUISA EXPLORATÓRIA

A pesquisa exploratória deve ser encarada como o primeiro passo do trabalho científico. Este tipo de pesquisa tem por finalidade proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de uma temática de estudo; definir os objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou, ainda, descobrir um novo enfoque para o estudo que se pretende realizar diferente dos já existentes. Pode-se Dica do

professor

A partir de agora vamos estudar todos os diferentes tipos de pesquisa. Não deixe de ir se questionando sobre qual você pretende desenvolver futuramente em sua monografia. Dica do professor Esclarecendo: Nesse sentido é possível dizer claramente que não existe metodologia pior ou melhor, o que é existe é uma metodologia mais ou menos adequada a um determinado tipo de estudo.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 73

dizer que a pesquisa exploratória tem como objetivo central o aprimoramento ou descoberta de idéias para serem pesquisadas.

Na maior parte dos casos, a pesquisa exploratória envolve:

 Levantamento bibliográfico;

 Entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado;

 Análise de exemplos que estimulem a compreensão do fato estudado.

Através da pesquisa exploratória avalia-se a possibilidade de se desenvolver um estudo inédito e interessante, sobre uma determinada temática. Sendo assim, este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito. De um modo geral, esta pesquisa constitui um estudo preliminar ou preparatório para outro tipo de pesquisa.

Quanto mais geral for o problema da pesquisa, maiores são as chances da pesquisa ser considerada exploratória.

Veja alguns exemplos:

 Qual é a importância da supervisão escolar na Educação Atual?

 Qual é o papel do psicopedagogo junto ao processo de aprendizado?

 O que é Educação On Line?

Note que esses problemas (questões-chave) caracterizam pesquisas que claramente ainda estão tentando entender melhor seu objeto de estudo antes de construir hipóteses sobre os mesmos.

Note como tais problemas seriam mais centrados caso fossem formulados da seguinte forma favorecendo a construção de hipóteses

 Qual é a importância da supervisão escolar junto a crianças desmotivadas?

 Qual é o papel do psicopedagogo com crianças hiperativas?

 Como a Educação On Line pode contribuir para a Educação Inclusiva?

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 74

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A pesquisa bibliográfica investiga o Problema a partir do referencial teórico existente nas fontes de pesquisa. Para Cervo (2002), na área das ciências humanas, a pesquisa bibliográfica é a pesquisa por excelência se constituindo no requisito básico para a pesquisa científica, a fim de se ter um conhecimento prévio do estágio em que se encontra o assunto.

A maioria dos pesquisadores trabalha com fontes bibliográficas, isto é, com informações contidas em livros, publicações, revistas, jornais e outros. Mesmo aqueles que fazem pesquisas experimentais em laboratórios, delimitam as suas pesquisas com base nas informações existentes, mediante um exame bibliográfico sobre tudo que já foi escrito sobre o tema, fora, aqueles que se encontram realizando pesquisas e necessitam tomar ciência dos avanços que estão sendo alcançados por outros pesquisadores.

A pesquisa bibliográfica tem como objetivo o levantamento das contribuições científicas e culturais existentes sobre certo tema. Assim, oferece meios para definir, resolver problemas conhecidos ou, até mesmo, explorar novas áreas de conhecimento. Para Malheiros (2007) sua importância reside no fato de que:

A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA levanta o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o problema objeto da investigação. É fundamental a todos os demais tipos de investigação, já que não se pode proceder o estudo de algo, sem identificar o que já foi produzido sobre o assunto.

(http://www.profwillian.com/_diversos /download/prof/marciarita/Pesquisa_n a_Graduacao.pdf) Dica do

professor

Uma boa dica para o desenvolvimento de sua monografia, mesmo que você ainda não tenha estabelecido os detalhes da abordagem desta é buscar fazer uma pesquisa

bibliográfica sobre o(s) tema(s) que pretende

desenvolver em seu trabalho.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 75

Vale destacar na citação de Malheiros (2007) o fato da pesquisa bibliográfica se constituir tanto em uma pesquisa independente, como também em um pré-requisito para todas as pesquisas científicas. Assim sendo, torna-se essencial o aprendizado da pesquisa bibliográfica, pois o pesquisador necessitará aplicá-la em toda a sua vida acadêmica e/ou profissional, na busca do conhecimento científico que enseja uma visão da realidade livre das amarras das opiniões pessoais, estigmatizadas ou preconceituosas.

De modo geral esta pesquisa utiliza-se de material, em geral pertencentes a bibliotecas, preparado, analisado e publicado em forma de livros, artigos diversos e impressos. Assumindo a finalidade de levantar as contribuições científicas e culturais correntes sobre um determinado assunto ou tema. Soma-se hoje a esta gama de materiais, os artigos e revistas eletrônicas provenientes de sites da internet.

Através desse tipo de pesquisa, é possível obter meios para definir e solucionar problemas conhecidos. Por outro lado, pela pesquisa bibliográfica o pesquisador encontra possibilidade para explorar novas áreas, onde os problemas ainda não se solidificaram suficientemente. Por isso Galliano (1986) a define como sendo a pesquisa que

(...) se efetua tentando resolver um problema ou adquirir novos conhecimentos a partir de informações publicadas em livros ou documentos similares (catálogos, folhetos, artigos, etc.). Seu objetivo é desvendar, recolher e analisar as principais contribuições teóricas sobre um determinado fato, assunto ou idéia.

(p. 109)

O trabalho de pesquisa transpassa por três fases de amadurecimento. No entender de Severino, essas fases são as seguintes:

Importante A validade do desenvolvimento científico se estabelece justamente nessa possibilidade destacada, onde cada pesquisador pode, mesmo num outro momento histórico, dar continuidade ao trabalho de outro.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 76

1ª FASE: Momento de invenção

Quando prevalece a intuição. O momento da descoberta, da formulação de hipóteses. É uma fase, eminentemente lógica, em que “o pensamento é mais provocador e o espírito mais atuante”;

2ª FASE: Pesquisa positiva

Seja experimental, de campo ou bibliográfica. Como afirma Severino (1983):

Nesta etapa, o espírito será posto frente aos fatos, a outras idéias, tendo a oportunidade de cotejar suas primeiras intuições com as intuições alheias ou com os fatos objetivos.Deste confronto nascerá uma posição amadurecida. Talvez seja preciso abandonar idéias anteriores, acrescentar outras novas, reformular outras. Isto quer dizer que nossa primeira formulação não será necessa riamente definitiva: inicialmente e do ponto de vista lógico, será tão somente provisória.

(p. 112)

3ª FASE: Composição do trabalho

Com uma posição amadurecida, investe-se para a composição do trabalho. Torna-se preciso ter em mãos uma formulação definitiva do problema, que poderá confirmar ou não a hipótese formulada na primeira fase.

No presente tópico iremos nos voltar para a segunda fase, quando entra em ação a pesquisa bibliográfica. Em todas as atividades a serem efetuadas durante o planejamento da pesquisa, ocorre uma necessidade de muita consulta a obras publicadas, momentos de reflexão e registros de anotações em fichas e rascunhos. Dica do professor É muito interessante verificar como realmente passamos por essas fases no decorrer da produção de um trabalho acadêmico. Experimente pensar em suas experiências.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 77

A fim de facilitar o seu estudo, dividimos o texto em duas partes. Na primeira parte enfocaremos o planejamento da pesquisa bibliográfica e na segunda parte, a execução da pesquisa bibliográfica.

O PLANEJAMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM RELAÇÃO À SELEÇÃO DO TEMA

O pesquisador considerando a sua experiência, formação, tendências, inclinações pessoais e interesse por um assunto, escolherá um Tema, tomando por base sua disponibilidade de tempo e de recursos destinados para a pesquisa a ser desenvolvida, ora em fase de planejamento.

De modo a encontrar facilidades na seleção do Tema, o pesquisador precisa recorrer a leituras, observações e análises de situações divergentes. Por outro lado, quanto a escolha do tema, não deverá ignorar aspectos como importância, originalidade e

viabilidade.

Decerto, o “uso da biblioteca” se apresentará como imprescindível, tanto porque nela se encontram as experiências, observações e bases conceituais já realizadas, sem as quais é impraticável haver verdadeira observação científica. Como sustenta Rudio (2001)

a revisão da literatura ajuda ao pesquisador delimitar e definir o problema, fazendo com que se evite o manejo de idéias confusas e pouco definidas. Além disto, faz o pesquisador evitar os setores estéreis do problema, considerando as tentativas anteriores, que já foram feitas neste âmbito, e evitando a duplicação de dados, já estabelecidos por outros. A revisão da literatura pode, ainda, ajudar o pesquisador na revisão da metodologia que pretende usar pelas

Importante

Esses são aspectos fundamentais para quem ainda está escolhendo seu tema. Esteja atento as dicas ok! Dica do professor Se próximo a sua residência não existirem bibliotecas isso não deve ser um empecilho ao desenvolvimento do seu trabalho. Use os recursos que estiverem ao seu alcance.

Aula 4 |O delineamento da pesquisa científica 78

sugestões e oportunidades de deduções,recomendadas por pesquisas anteriores para que fossem feitas depois.

(p. 49) Isso sem mencionar, como ressalta Rudio (2001), que a pesquisa bibliográfica pode servir também:

 A formulação de hipóteses garantindo-lhes validade e consistência através da busca de uma maior sintonia entre estas e o

Documentos relacionados