• Nenhum resultado encontrado

DESCRIÇÃO DO CORPUS

No documento Sinonímia e textura (páginas 138-143)

CAPÍTULO 4 SINONÍMIA E TEXTURA: METODOLOGIA PARA ANÁLISE

4.2 DESCRIÇÃO DO CORPUS

O corpus desta pesquisa é constituído de 15 textos argumentativos em língua portuguesa escrita, produzidos por 5 acadêmicos do Curso de Letras, 5 profissionais conceituados da área de Letras, que produziram os textos acerca do mesmo tema dos acadêmicos, e 5 escritores-colaboradores de jornal com formação em Letras, que publicaram seus textos na seção “Opinião”, no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, en- tre 1996 a 2005. Em vista disso, os textos argumentativos elaborados pelos acadêmi- cos e pelos profissionais versam sobre o mesmo tema, enquanto os textos de opinião escritos pelos articulistas abordam diferentes assuntos, elaborados com o objetivo de serem publicados em jornal.

4.2.1 Texto Escrito Argumentativo

O presente estudo está delimitado à expressão escrita e à estrutura textual argumentativa, como já mencionado. A opção por esse tipo de texto deve-se à fre- qüência do seu uso nas aulas dos acadêmicos27. Por diversas razões, é, atualmente,

27

na forma escrita que se encontram as maiores dificuldades dos alunos universitários, por isso merece a atenção dos professores no ensino superior. Além disso, entre as especificidades da língua escrita, a argumentação é a que exige maior emprego da língua culta28, fazendo com que haja também maior preocupação em relação à coe- são.

Um dos mais importantes recursos do texto argumentativo é a unidade, ou se- ja, o texto argumentativo deve tratar de “uma única idéia”, não podendo nele haver informações desencontradas, pois a não-contradição e a consistência argumentativa são essenciais para a defesa de um ponto de vista. Essa unidade também é garantida pela coesão, a qual se refere à relação entre as partes do texto que, tomadas como um todo, devem constituir um ato de argumentação.

A argumentação, no meio acadêmico, é uma atividade de referência indireta, e os estudantes têm de parafrasear discursos constantemente. A paráfrase é uma ati- vidade metalingüística que denota um grande domínio da língua. Retomar enunciados nominalizando-os é uma tarefa particularmente difícil, pois a retomada nominal deve conceituar, ao mesmo tempo, os conteúdos do co-texto e a visão argumentativa, posi- ção defendida por Dénervaud e Jespersen (1992, p. 81).

Além dos textos argumentativos escritos por acadêmicos, com o intuito de compará-los com outros textos, são escolhidos textos opinativos de profissionais da área de Letras com produção escrita reconhecida, e textos que se encontram na colu- na denominada “Opinião”, publicados no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, no qual cidadãos, geralmente pessoas de nome ou de influência no Estado do Rio Grande do Sul, expõem o que pensam sobre acontecimentos cotidianos.

28

Língua culta, segundo Emediato (2004, p.118), é o registro de linguagem adotado em situações for- mais de comunicação: textos oficiais, acadêmicos, profissionais, literários.

Entre a divisão clássica em relação às colunas de jornais, está a que Bond (1962, p. 240-244) denominou de “coluna editorial assinada”, que caracteriza a coluna de opinião. Para o autor, essa coluna é semelhante ao editorial na sua forma, mas um editorial com o elemento pessoal, pois divulga as opiniões e as idéias que o colunista mantém na ocasião. Afirma o autor que esse tipo de texto tem, freqüentemente, um propósito oracular29, boa redação e sólida argumentação. Muitos leitores voltam-se para a coluna de editorial assinado, buscando estímulo e orientação sobre o posicio- namento da publicação.

Sendo assim, os três tipos de textos se parecem na sua essência: a opinião, uma vez que são produções que exprimem um ponto de vista, procuram defender uma tese e tentam persuadir o leitor.

4.2.2 Seleção dos Textos para o Corpus

4.2.2.1 Textos dos Acadêmicos

Os 5 textos dos alunos foram produzidos por acadêmicos da Universidade Luterana do Brasil, Campus de Torres (ULBRA/Torres), do Curso de Letras, no “Con- curso de Texto Jornalístico”, realizado em setembro e outubro de 2001.

Nesse concurso, os universitários, de diferentes cursos e semestres, elabora- ram textos em que expressaram sua opinião sobre o seguinte tema: “Formação Aca- dêmica e Mercado de Trabalho”, o qual lhes foi apresentado no momento da produção textual.

29

Oracular, segundo Ferreira (2004, CD-ROM), é próprio de oráculo; doutrinar. “Oráculo” significa pala- vra, sentença ou decisão inspirada, infalível, ou que tem grande autoridade.

As instruções para a elaboração dos textos incluíram orientações sobre o te- ma, a tipologia textual, a duração máxima (110 minutos), a extensão (no mínimo, 35 linhas e, no máximo, 45 linhas) e o título coerente com a produção. Foram dispensa- dos 10 minutos para as instruções, dadas oralmente, e para a execução da redação e preenchimento de questionário (com questões fechadas) foram concedidas duas au- las, que totalizaram 120 minutos. Cada aluno fez a sua produção em rascunho e pas- sou a limpo em folha previamente determinada. Assim, os textos foram produzidos em sala de aula, com a presença da pesquisadora, em espaço cedido por professores de diferentes disciplinas.

É oportuno salientar que foi sugerido o emprego da língua culta, tendo em vis- ta tratar-se de texto argumentativo. Os alunos foram informados sobre o público-leitor, os critérios que seriam levados em conta para a seleção das produções, a forma da publicação dos melhores textos (Regulamento do Concurso – Anexo A) e que, posteri- ormente, serviriam de instrumento de pesquisa.

Os textos foram selecionados para o Concurso pela atribuição de médias da- das por professores participantes da Comissão Julgadora do Concurso (de 0 a 10). Portanto, a cada texto de acadêmico foi atribuída uma média, que é também um índice a ser comparado neste estudo.

Na seleção dos textos, pela Comissão Julgadora, foram eliminados os traba- lhos que não apresentavam, no mínimo, 35 linhas, ou ultrapassavam 45 linhas na fo- lha destinada à produção textual, seguindo-se também as normas do regulamento e as instruções para a elaboração dos trabalhos. Ainda foram eliminados textos pela fuga ao tema proposto ou por não serem de caráter argumentativo, conforme critérios de seleção previamente estabelecidos pelo regulamento do Concurso.

Para fazerem parte do corpus desta pesquisa, depois do término do Concurso, foram selecionados 5 textos de acadêmicos do Curso de Letras, com base nas médias atribuídas pela comissão do Concurso: 3,4; 4,2; 6,2; 8,5 e 9,0, para cada texto. Desse modo, dois textos são fracos, um é mediano e dois são considerados de boa-formação pela comissão avaliadora. Essa escolha justifica-se, tendo em vista não só o coteja- mento entre esses textos, como também entre os graus atribuídos pelo Concurso e o grau de textura neles evidenciado.

Além disso, para a análise e comparação com textos considerados, em princí- pio, proficientes, foi solicitada a elaboração de 5 textos de profissionais, também da área de Letras, e selecionados outros 5 de escritores-colaboradores de jornal, com formação em Letras, a seguir descritos.

4.2.2.2 Textos dos Profissionais

Os 5 textos dos profissionais da área de Letras foram produzidos entre junho e julho de 2005, a partir da solicitação da pesquisadora a colegas-profissionais, os quais são professores universitários com destaque no mercado de trabalho e que têm publi- cações em revistas ou jornais nacionais.

Os profissionais produtores dos textos, todos com doutorado em Letras, elabo- raram um texto opinativo em que expressaram sua visão sobre o mesmo tema dado aos estudantes: “Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho”.

Os critérios para a inclusão desses professores neste grupo foram: 1. serem profissionais da área de Letras; 2. exercerem a profissão de professor; 3. serem douto- res; e 4. terem publicações na imprensa escrita. Também, cada profissional preencheu

um questionário sucinto sobre seus dados pessoais e profissionais, não havendo a necessidade de revelar seu nome. Ainda foi explicado o objetivo da pesquisa e foram solicitadas a criação do texto (formato: 3cm de margem superior, inferior e esquerda e 2cm de margem direita; espaço entre linhas de 1,5; fonte Times New Roman no corpo 12; aproximadamente uma página) e a devolução da produção à pesquisadora dentro do prazo de 20 dias (Modelo de questionário e Instruções no anexo B).

4.2.2.3 Textos Jornalísticos

Foram selecionados 5 textos do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, da seção “Opinião”, publicados entre os anos de 1996 e 2005, já mencionado. A escolha dos artigos atendeu aos seguintes requisitos básicos: 1. serem elaborados por profissio- nais da área de Letras; 2. caracterizarem-se como texto de opinião. O assunto tratado não foi relevante para a seleção, como também foram respeitadas as particularidades de cada produção escrita.

Importante é ressaltar que todos os articulistas foram consultados por esta pesquisadora, os quais consentiram na análise de suas produções para os fins desta pesquisa.

No documento Sinonímia e textura (páginas 138-143)