• Nenhum resultado encontrado

Descrição e resumos das dissertações em análise

4 OS DADOS COMO POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE

4.5 Descrição e resumos das dissertações em análise

Em consonância como o Paradigma Indiciário, proposto por Ginzburg (1986) e metodologia analítica adotada neste trabalho, apresentamos, nesta parte da pesquisa, de maneira sucinta, um resumo descritivo das dez (10) dissertações de mestrado que compõem o banco de dados geral, de nosso corpus.

4.5.1 Resumos das dissertações produzidas pela comunidade de pesquisadores da CPUP

A pesquisa produzida pelo pesquisador 1P-2008 tem por objetivo analisar pela perspectiva dialógica da linguagem dois livros didáticos de redação empresarial. Realizado no ano de 2008, o trabalho é composto por 121 páginas. O pesquisador é orientado pelas seguintes perguntas: como se constitui a esfera de circulação dos livros didáticos usados em cursos livres de redação empresarial selecionados para esta pesquisa? Que conteúdos (em relação aos gêneros empresarias e a gramática) são trabalhados e como são tratados? Quais são as formas de construção do discurso das

autoras nas obras selecionadas? Como se constrói e qual é o papel da presença do outro no discurso das autoras? Objetiva investigar o modo de apresentação dos conteúdos e a construção do discurso do autor didático nos respectivos livros didáticos, utilizando como metodologia, a proposta bakhtiniana para o estudo da linguagem, a partir dos conceitos de interação verbal, enunciado, dialogismo, gênero do discurso, modalidade e injunção.

A pesquisa de 2P-2010, realizada no ano de 2010, é composta por 291 páginas. Discute o ensino da produção de textos argumentativos, tendo por objeto de análise uma coleção de livros didáticos de Língua portuguesa, destinada ao ensino médio. O trabalho defende o ensino dos recursos linguístico-discursivos como meio para a apropriação das práticas sociais em que a escrita argumentativa é inerente. Para isso, escolhe a coleção Português: Linguagens, da qual seleciona três atividades didáticas de produção escrita de textos argumentativos para constituir o corpus da pesquisa. Com o objetivo de mostrar como se ensina textos argumentativos na obra, o pesquisador se orienta pelas seguintes perguntas: qual o encaminhamento linguístico-discursivo dado pelos autores dos livros, leva os alunos à produção de textos? Como a proposta de produção escrita é organizada na coleção? Para tanto, fundamenta sua investigação orientando-se pelos conceitos de interação, enunciado concreto e gênero do discurso, postulados por Bakhtin.

A pesquisa de 3P-2013, realizada no ano de 2013, investiga as relações entre oralidade e escrita, propondo que o ensino do gênero entrevista pode contribuir para que o aluno se aproprie melhor das noções, das técnicas e dos instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de expressão oral e escrita. Seu objetivo é defender a posição de que não devemos tratar as relações entre fala e escrita de maneira estanque e dicotômica. Por isso, propõe que essas relações sejam vistas de forma mais ampla, no contexto das práticas comunicativas e dos gêneros discursivos. O pesquisador fundamenta a pesquisa nos conceitos bakhtinianos de interação, gênero, enunciado e esfera.

A pesquisa de 4P-2013, realizada no ano de 2013, é composta por 120 páginas. Objetiva entender como se dá o ensino-aprendizagem do gênero artigo de opinião, no livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Adota como base teórico- metodológica a Análise Dialógica do Discurso e se orienta, teoricamente, a partir dos conceitos de linguagem, dialogia, esfera, discurso, enunciado concreto, texto e gênero do discurso. Com um corpus composto pelo capítulo Artigo de Opinião de três livros

didáticos que tiveram destaque no eixo de produção de texto no PNLD 2012: Português: contexto, interlocução e sentido, ser protagonista e Viva português.

O trabalho de pesquisa escrito por 5P-2008 apresenta uma análise do discurso de mestre-de-cerimônias. Objetiva entender como o mestre de cerimônia constitui seu discurso a partir do script em situações previstas e imprevistas. Orienta-se pelas seguintes perguntas: como se define o gênero discursivo do mestre de cerimônia? Como o imprevisto participa desse discurso? Realiza está análise discursiva a partir dos conceitos de enunciado concreto, interação verbal e gênero discursivo, proposto pela teoria de Mikhail Bakhtin.

4.5.2 Resumos das dissertações realizadas pela comunidade de pesquisadores da CPUF

O trabalho realizado por 1F-2015 analisa o estilo da poesia de Patativa do Assaré, no livro Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. O objetivo da pesquisa é realizar uma análise do estilo da poesia de Patativa do Assaré, nos termos de gênero do discurso. Para tanto, responde as seguintes perguntas: como se realiza, do ponto de vista linguístico-enunciativo-discursivo e nos termos do gênero discursivo poesia popular, o estilo do poeta Patativa do Assaré em poemas da obra Cante lá que eu canto cá? Que aspectos de cunho axiológicos podem ser destacados como característicos do estilo da poética de Patativa do Assaré e sua inserção no contexto histórico e sociocultural? Para tanto, orienta-se pela teoria dialógica do Círculo de Bakhtin e em obras de Volóchinov; Bakhtin (2011), Volóchinov (1981) Medvedev (2012) e Bakhtin (2009, 2010), Sobral (2009) e Brait (2007, 2010) entre outros.

O pesquisador 2F-2012 objetiva mostrar quais são os efeitos de sentido produzidos pela utilização de figuras de linguagem no gênero anúncio publicitário. Questiona-se quais são os efeitos de sentido das figuras de linguagens comumente veiculados na publicidade? Como se dá o processo de elaboração desses discursos a partir da utilização de figuras de linguagem? Qual a importância desse recurso para a configuração persuasiva dos discursos publicitários? Utiliza como referencial teórico os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área dos estudos do discurso de base bakhtiniana, tais como: Brait (2006), Tezza (2001), Ponzio (2009) entre outros pesquisadores. Como categorias teórico-analíticas, utilizamos as noções de enunciado, gênero discursivo, estilo e polifonia, postulados por Bakhtin (2010), bem como a concepção de signo ideológico proposta por Volóchinov (1997).

O texto dissertativo elaborado por 3F-2014 objetiva analisar como se dão os efeitos de sentidos construídos a partir da relação entre enunciados verbais e não verbais no âmbito do gênero charge. Busca responder as seguintes perguntas: De que modo se dão os deslocamentos de sentidos na união entre enunciados verbais e visuais contidos em charges? Que relações podem ser estabelecidas entre sentido potencial (significação) e global (tema) em enunciados verbo-visuais? Em que os aspectos visuais influenciam para a composição do tema (sentido global)? Fundamenta-se na Teoria da Enunciação proposta por Bakhtin e o Círculo, a partir dos conceitos de dialogismo, carnavalização, enunciado e os conceitos oriundos da Análise do Discurso de Orientação francesa, dentre eles, formação e memória discursivas, acontecimento discursivo e interdiscurso, estabelecendo diálogos entre a teoria dialógica do discurso, com base em Bakhtin e Pêcheux.

O pesquisador 4F-2015 investiga a constituição da autoria no gênero em monografias de conclusão do curso de Letras, a partir da elaboração de esquemas em discurso citado. Toma por pressuposto teórico os postulados advindos do Círculo de Bakhtin e dialoga com estudos realizados no âmbito da Análise/Teoria Dialógica do Discurso. Realiza uma pesquisa documental e bibliográfica, de caráter descritivo e interpretativo. O corpus é composto por cinco monografias de conclusão de curso produzidas por estudantes do curso de Letras. De forma específica, a pesquisa objetiva: (i) identificar e descrever os esquemas linguístico-discursivo-enunciativos de transmissão do discurso de outrem mobilizados no gênero monográfico; (ii) discutir aspectos decorrentes dos esquemas de discurso citado que configuram a autoria no processo de construção de sentidos do gênero monográfico.

A pesquisa do integrante 5F-2012 objetiva investigar as estratégias interativas docentes em Fóruns de discussão do ensino a distância realizados por módulos virtuais. Busca responder às perguntas: como o professor orientou a participação discente nos fóruns? Em que medida a situação enunciativa influenciou a organização e a expressão das estratégias interativas docentes nos fóruns de discussão? Em relação a fundamentação teórica baseia-se, principalmente, na teoria da enunciação de Bakhtin/Volóchinov ([1929] 2010) e Bakhtin ([1979] 2010), cujas perspectivas concebem que a constituição do sujeito acontece na relação com a alteridade.

Como visto, a partir dos resumos expostos que sintetizam cada um dos trabalhos que compõem nosso corpus, os temas abordados nos estudos elaborados pelos pesquisadores integrantes da comunidade CPUP, quatro pesquisas analisam questões

relacionadas ao ensino de gênero em livros didáticos. Apenas uma pesquisa apresenta uma análise do discurso de mestre de cerimônias.

Já os trabalhos produzidos pela comunidade CPUF, por sua vez, abordam em suas pesquisas temáticas variadas. Suas análises perpassam temas, como: as maneiras como se dão às estratégias interativas docentes no espaço virtual; as formas de mobilização do discurso teórico na escrita de monografia; os efeitos de sentido do gênero charges em jornais e as figuras de linguagem, no gênero anúncio publicitário.