• Nenhum resultado encontrado

do hexagrama

As dificuldades e obstáculos que en­ controu estão prestes a desaparecer. Na verdade, sente um intenso alívio que não deve incitá-lo à auto-satisfação ou a deixar-se ir. Sobretudo, não deve ignorar resolver os assuntos menores que poderão ainda restar. Por outro lado, se vier a julgar os erros cometi­ dos por outras pessoas, mostre-se in­ dulgente, passe uma borracha e vire a página.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: depois de ter ultrapassado com sucesso os obstáculos, gozará de um período de calma que deveria per­ mitir recarregar as baterias. Aproveite a fundo este momento de graça para se preparar para novos empreendimentos.

Traço 2: terá de lidar com pessoas não claramente malévolas, mas que agem na sombra, com astúcia, para que suas iniciativas não corram bem ou para que suas ações pareçam não ter funda­ mento. Ora, esconda mais de um ás na manga e, se no final reagir com a mes­ ma sutileza, lhe darão razão ou terá a última palavra.

Traço 3: depois de ter vencido as di­ ficuldades, adquiriu uma situação, se não invejável, pelo menos muito mais segura e confortável. N o entanto, se

considerar seus bens como defini­ tivamente adquiridos, e se der mostras de suficiência, poderá muito bem, sem se dar conta, pôr em perigo ou levan­ tar a inveja de pessoas mal-intencio­ nadas.

Traço 4: convive com pessoas que en­ controu em sua intimidade, que parece fazem parte de sua vida, mas com quem, na realidade, não tem nenhum ponto em comum, exceto o terem em­ preendido juntos uma ação em um da­ do momento. Mas, se deseja cultivar relações mais sinceras e profundas com outras pessoas, deve pôr fim a estas companhias passageiras, do contrário, os seres com quem sente mais afini­ dade se afastarão de você.

Traço 5: se lida com pessoas com quem deseja romper todo o tipo de re­

lações, seria ineficaz opor-se a elas ar­ bitrariamente ou manifestar-lhes hos­ tilidade. Seria mais prudente e sen­ sato e, também, mais produtivo,

fazer-lhes sentir sua decisão de cortar todos os laços com elas, afastando-se delas interior­

mente, eliminando em você todo tipo de sentimento em relação a elas. Finalmente acabarão por afastar-se com toda naturalidade.

Traço 6: está enfrentando uma situação ou um caso de solução muito clara.

De fato, está consciente de que tem um adversário que, se não rea­ gir rápida e radicalmente, não o deixará chegar ao seu objetivo nem estar tranqüilo. Por isso não deve he­ sitar mais em agir para reduzir essa pes­ soa à impotência.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 40

0 desenlace é o instante em que todas as tensões se libertam, quando os confli- tos se resolvem e os problemas encon- tram suas soluções. Uma vez feito isso, deve saber-se a lição e aprender destas experiências dolorosas para que não vol- tem a se repetir. Mas ficam ainda por des- fazer os nós dos ressentimentos, rancores, amarguras e de qualquer idéia de vin- gança suscetível de nos atormentar. Não sendo assim, corremos o risco de repro- duzir, com nosso pesar, as mesmas cau- sas que geraram estas dificuldades, já passadas, e encontrarmo-nos novamente mergulhados nelas.

Os hexagramas 41 e 42

SOUEN

A PERDA

Interpretação geral do hexagrama

A situação em que se en­ contra atualmente não é po­ sitiva ou talvez não lhe permita ser valorizado. N o entanto, não tem razão para se envergonhar nem para ter complexos dela. Apenas deve ter em conta suas verdadeiras motiva­ ções e os impulsos sinceros e espontâ­ neos de seu coração. Esta autenticidade que demonstra pode, efetivamente, compensar de sobra os poucos meios de que dispõe.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: sua natureza benévola, so­ lidária e espontânea leva-o a ajudar uma pessoa que no final das contas está em uma situação mais confortável do que a sua. Por isso, se esta pessoa sou­ ber valorizar com justiça o serviço que está lhe prestando, poderá agir com toda confiança; mas se não for digna disso ou considerar como uma dívida, não o faça.

Traço 2: não confunda amabilidade com servilismo. U m a pessoa serviçal é disponível, entregue, espontânea. U m ser servil anula sua própria personali­ dade para se submeter a indivíduos que toma por mais fortes ou melhor situa­ dos do que ele. Prestar um serviço re­ vela uma nobreza de coração e uma força de caráter. Ser servil é conse­

qüência de sentimentos baixos, mes­ quinhos, que apenas merecem ser des­ prezados.

Traço 3: toda relação triangular suscita, mais cedo ou mais tarde, paixões, tensões, conflitos, por culpa dos ciúmes. Assim é preferível que uma das três pes­ soas se retire.

Uma relação privilegiada só pode che­ gar a ser profunda entre dois seres. Se estiver em uma situação deste tipo, já sabe o que deve fazer.

Mas, por outro lado, quando nos sen­ timos sozinhos, acabamos sempre por encontrar o ser que o destino nos pre­ parou.

Traço 4: suas fraquezas e sua falta de flexibilidade não favorecem os impul­ sos sinceros de certas pessoas do seu meio em relação a você.

Por outro lado, parece que cultiva re­ lações com seres que o incentivam a tais atitudes.

Não é demasiado tarde para se dar conta disso e reagir de maneira que aqueles

que estiverem cheios de boas intenções em relação a você possam expressá-

las plenamente.

Traço 5: esteja ou não consciente disso, deve saber que de qual­

quer forma gozará de uma grande alegria ou de uma grande felicidade cm um fu­

turo muito próximo, espe­ cialmente no âmbito de sua vida mais íntima, sentimen­ tal e afetiva.

Traço 6: sua natureza bené­ vola e generosa leva-o natu­ ralmente a fazer com que os outros se aproveitem de todas as vantagens que adquiriu ou ob­ teve graças a seus próprios esfor­ ços e méritos, e impele-o a distribuir seus ganhos ou em reinvestir seus lu­ cros. Uma atitude tão positiva só pode lhe trazer a estima, o agradecimento e o reconhecimento de todas as pessoas que o rodeiam.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 41

Os ciclos da vida estão feitos de tai forma que todos nós passamos por mo- mentos benéficos e momentos de per- das. No entanto, para evitar que nos en- contremos sem nada nos momentos de perdas, devemos saber poupar nos mo- mentos de lucros.

Da mesma forma, quando temos muitos recursos vi- tais e energéticos, não devemos esbanjá- los, para poder tirar do que sou- bemos poupar, quando estiver- mos fracos ou des¬ falecidos.

YI

O GANHO

Interpretação geral do hexagrama

Divida de forma espontânea e ge­ nerosa os bens de que dispõe com aqueles que o cercam. Não só ficarão agradecidos, como se entregarão a você de corpo e alma. Por isso sua situação e seus assuntos continuarão a prospe­ rar e a dar seus frutos. Com relação a você especificamente, não hesite em corrigir suas fraquezas e em inspirar- se nas qualidades das pessoas de seu meio que mais admira. Tirará também o melhor proveito de si mesmo.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: as circunstâncias em que se en­ contra atualmente são tão favoráveis que lhe oferecem a oportunidade de realizar algo ambicioso que não fazia parte, sem dúvida, de seus projetos. É certo que se enganaria se se privasse disso e se não tirasse proveito desta situação tão van­ tajosa.

Traço 2: suas motivações e suas ações estão em perfeita harmonia com as cir­ cunstâncias favoráveis em que se en­ contra e das quais pode tirar proveito, estando seguro de alcançar seus obje­ tivos, de obter sua fmalidade ou realizar

o que quiser. ]

Uma situação tão positiva de todos os pontos de vista é, evidentemente, prova de sucesso e triunfo em todos os âm­ bitos de sua vida.

Traço 3: as circunstâncias favoráveis em que se encontra, assim como seu

comportamento justo e conseqüente, permitem-lhe resolver facilmente os problemas e as dificuldades com que se confronta atualmente e aprender uma lição imediata, enriquecedora e útil, não só para você, como também para aqueles que o cercam e para a evo­ lução e progresso de sua própria si­ tuação em geral.

Traço 4: Tem a oportunidade de de­ sempenhar um papel de mediador ou de mensageiro.

Não subestime a importância de tal missão. Para se fazer digno dela e cum­ prir como deve, é necessário dar mos­ tras de objetividade, de honestidade e de neutralidade, qualidades que não é qual­ quer um que tem e que implicam pos­ suir uma consciência clara, lúcida e exi­ gente.

Traço 5: o que é justo, reto e bom não precisa ser medido.

Assim, se seus atos se basearem nesses princípios e suas moti­

vações forem também since­ ras e generosas, pode estar

seguro de que terá resulta­ dos bastante positivos em

todas os seus empreendi­ mentos.

Traço 6: Se ceder aos seus impulsos e falar in­ discriminadamente, se ten­ tar obter algo a todo custo, sem apoio ou ajuda de ne­ nhum tipo, irá direto ao fra­ casso.

Por outro lado, se refletir antes de agir, se pesar os prós e os contras e medir suas palavras antes de se expres­ sar, se estiver seguro das pessoas a quem se dirige, todos os seus em­ preendimentos triunfarão.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 42

Os excessos são tão duros de suportar como o vazio. Em tudo é preciso encon- trar o meio termo. 0 vazio tem de ser preenchido, mas não pode transbordar. Assim que obtivermos numerosos ga- nhos e lucros, devemos saber redistribui- los à nossa volta para evitar todo ex- cesso, desenfreamento e saturação. Devemos também agir de igual modo em relação aos nossos pensamentos, idéias e emoções, senão, nos ultrapas- sarão e já não conseguiremos nos do- minar.

Os hexagramas 43 e 44