• Nenhum resultado encontrado

do hexagrama

Se a sorte lhe for contrária, se sofrer os infortúnios da sorte ou se tiver a impressão de que se en­ contra face a obstáculos intransponí­ veis, deve dar mostras de firmeza in­ terior.

Então conseguirá vencer suas dificul­ dades permanecendo fiel a si próprio, a seus princípios, a suas convicções e a suas crenças.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: se se lamentar de sua má sorte, se se render ou se desesperar por não encontrar uma saída ou uma solução, não só não resolverá nada co­ mo, além do mais, tudo faz pensar que a situação se irá agravando. O conse­ lho que aqui lhe é oferecido é, portan­ to, que reaja mais energicamente e não se deixe levar.

Traço 2: está experimentando um grande fastio devido à monotonia de sua vida atual.

É certo que sua posição não reflete suas capacidades. N o entanto, breve­ mente terá a possibilidade de ascen­ der a uma situação mais de primeiro plano.

Enquanto espera que chegue o m o ­ mento, prepare sua personalidade c tenha confiança em si e fé na vida.

Traço 3: face aos obstáculos e às difi­ culdades com que se confronta atual­ mente, dá mostras de indecisão ou en­ tão necessita contar com ajudas, ou também considera situações ilusórias ou completamente inadaptadas às cir­ cunstâncias do momento. Deve, por­ tanto, reagir mais energicamente e tomar firmes e oportunas decisões nesta situação.

Traço 4: deseja sinceramente ajudar certas pessoas do seu meio ou pessoas conhecidas, que passam por dificulda­ des reais ou que verdadeiramente ne­ cessitam de apoio.

Ora, aqueles que estariam em condi­ ções de as ajudar ou os que teriam o dever de fazê-lo não o fazem. Mas sua natureza benévola, generosa e seu po­ der de convicção deveriam finalmente permitir-lhe vencer estes obstáculos passageiros.

Dentro em pouco, irá constituir-se à sua volta uma corrente de solidariedade e generosidade.

Traço 5: não está em uma situação de força nem em uma posição estra­

tégica ideal. Por isso, encontra-se impossibilitado de obter os

meios que seriam úteis e neces­ sários para ajudar aqueles que

precisam ou para evitar uma desgraça que poderia piorar

a situação.

N o entanto, os aconteci­ mentos evoluem de maneira que pode esperar uma mu­ dança positiva por parte das pessoas responsáveis. Interessa- lhe muito permanecer fiel às suas convicções e continuar com r sua ação.

r Traço 6: não consegue desfazer-se, radical e definitivamente, de uma si­ tuação ou de uma relação que já não tem razão de ser.

Deve, portanto, agir firmemente e to­ mar energicamente a decisão que se im­ põe sem perder mais tempo e, princi­ palmente, sem desanimar nem perder a coragem.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 47

A fatalidade não é mais do que a conse- qüência de nossos atos equivocados. No entanto, como por natureza temos tendência para a passividade ou para a resignação, mostramos disposição para culpar uma sorte injusta de todos os nossos males. Não se trata de fata- lidade, mas sim de obscurantismo. É um sinal de fraqueza face à adversidade, não de firmeza. Por isso, quando esta- mos imersos em uma situação aparen- temente sem salda, inextricável, de- veremos recorrer à firmeza de espírito, visto que só ela é mais forte do que o destino.

TSING

A ABUNDÂNCIA

Interpretação geral do hexagrama

Os princípios e as convenções que nos foram inculcados, ou que adquirimos graças a nós mesmos, não são mais do que instrumentos úteis para expressar nossa personalidade e nossa verdadeira natureza. E assim tanto para você como para cada um de nós. Por isso, não dê mais importância do que a que as con­ venções possuem e nunca deixe de ali­ mentar a riqueza de recursos interio­ res que só a você pertencem.

Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sua solidão ou isolamento fazem-no sofrer. Parece que, por não ter suficiente estima por si próprio c por deixar de cultivar suas qualidades pes­ soais e suas riquezas interiores, ignora ou rejeita as dos outros. Esta é a causa insondável de seu isolamento. A partir de agora, já sabe como remediá-lo. Traço 2: não lhe faltam qualidades potenciais, nem valor pessoal, mas não se dedica o suficiente a isso ou abstém- se de as cultivar ou aproveitar. De ma­ neira que se rodeia de seres que não o valorizam nem o estimulam. Deveria, portanto, ter mais auto-estima ou ir ao encontro de indivíduos cujos centros de interesse o enriqueceriam.

Traço 3: tem boas qualidades, mas ignora o fato ou nega-se a admiti-lo. Ou

tende por natureza a subestimar-se ou subvalorizar-se. N o entanto, tem pró­ xima a você uma pessoa solícita e bené­ vola da qual deveria seguir o exemplo e os conselhos que está disposta a dar- lhe. De fato, parece que lamenta sua ati­ tude e se encontra disposta a ajudá-lo. Traço 4: está em um momento de sua existência em que sente a necessidade de pôr ordem em sua vida e esclarecer as idéias. Por isso, não se mostra muito atento aos outros e não consegue em­ preender nada de novo. Porém, isso não traz conseqüências, visto que este retor­ no a si mesmo vai lhe permitir agir com maior eficiência e viver mais harmonio­ samente.

Traço 5: possui excelentes qualidades, mas não as aproveita o suficiente e, prin­

cipalmente, falta-lhe generosidade e simplicidade em suas relações com os outros. Tanto é assim que não deixa que ninguém usufrua dos seus dons e aptidões. Deveria tomar consciência disso. De fato, se não as aproveitar­

mos, nossas qualidades e ta­ lentos permanecem estéreis I e não são úteis a ninguém. Traço 6: ao fazer com que aqueles que o rodeiam se beneficiem de suas quali- dades, aptidões ou talentos,

7 você se enriquece sempre um

pouco mais. Uma atitude tão correta, honesta e positiva não faz senão com que mereça a estima e a consideração de todos e lhe garanta uma certa plenitude interior, que já não irá esgotar-se.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 48

A imagem escolhida para ilustrar este hexagrama é a do poço. De fato, o poço oferece água límpida, pura e refrescante a todos os que queiram beber dele. É um símbolo de generosidade e abundância, mas também de enriquecimento constan- te. Deste modo, quanto mais água se tirar do poço, tanto mais ela se renova e se regenera. Por outro lado, se deixarmos de ir ao poço, sua água se estagna e se esgota. É assim que devemos ser, como um poço do qual todas as pessoas pos- sam beber para que nossos dons e qua- lidades naturais se enriqueçam constan- temente.

Os hexagramas 49 e 50

KO

A MUDANÇA