• Nenhum resultado encontrado

A INFLUÊNCIA

Interpretação geral do hexagrama Sc deseja aprofundar em um tema, ir até o fundo das coisas, compreender as causas c os mecanismos de uma si­ tuação, penetrar no significado oculto de um acontecimento ou uma circunstância concreta, é indispensável atuar com suavidade, explorando suas capacidades psíquicas mais que sua força exterior. Para tal, por outro lado, é necessário ter um objetivo concreto e louvável, para que consiga chegar até o fim desta investigação e que esta lhe seja útil.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: é vítima de uma extrema in­ decisão que ameaça pôr-lhe em perigo, se persistir nesta atitude. Em tal caso, quando a pessoa já não sabe a quem re­ correr, é preciso lançar-se sem refletir ou pensar, avançar ou retroceder, mas decidir sem hesitar, de uma vez por todas, firme e energicamente, a direção a ser tomada.

Traço 2: cruzará com dificuldades e obstáculos imprecisos e estranhos, de­ vido a seres malévolos que atuam na sombra e os quais não consegue iden­ tificar. N o entanto, não deve deixar-se desanimar por estas manobras hostis e agressivas, pois deve perseguir a estes

adversários até sua retirada para dis­ suadi-los, desmascará-los e deixá-los inofensivos.

Traço 3: está em condições de saber exatamente cm que momento se en­ contra e o que vai fazer. N o entanto, sempre tentando aprofundar nas coi­ sas ou ir mais além ainda de sua busca, acabará perdendo-se nos detalhes e não se decidirá a atuar. Considere, portanto, que quase sempre, quanto mais tempo pensar, mais dúvida terá e menos atuará.

Traço 4: assume plenamente suas responsabilidades e obrigações mate­ riais e morais. É bastante audaz para ser capaz de extrair conclusões de suas ações passadas e das circunstâncias em que se viu imerso. U m a atitude tão sadia lhe garante o sucesso em sua vida e o triunfo de seus empreendi­ mentos.

Traço 5: está a ponto de poder tomar a melhor alternativa e umas boas so­ luções em sua situação ou cm sua

existência. N o entanto, para conseguir o melhor resultado possível, é neces­

sário passar um tempo refletindo, meditando e amadurecendo sus idéias antes de se lançar a esta

nova vida.

Do momento que estiver comprometido, reflita bem

sobre os métodos que você empregará para chegar a seus objetivos.

Levando em conta todo o que foi recomendado até este momento, provavelmen­ te obterá uma mudança digna de elogio.

Traço 6: sabe exatamente onde estão os desenganos, as desilusões, as dificuldades e as influências negativas e nefastas de que padece.

Mas, empregou tanta energia em afastá- las, em inutilizá-las, que já não se en­ contra em condições de opor-se a elas de forma eficaz e radical.

Neste caso, mais vale renunciar a toda ofensiva prematura, retomar forças e começar uma ação de salvação, do mo­ mento cm que se sinta em condições e com forças para fazê-lo.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 57

Muitas vezes, é com suavidade e de forma progressiva como se exerce a maior e mais forte influência. De fato, quando esta se manifesta violentamen- te, quer através de imposição ou coação, raramente é eficaz e duradoura. Porém, quando atua de forma sutil, indizível, a partir do interior, tem os mesmos efei- tos que os que o Sol exerce sobre a Terra e as plantas na primavera, quando os dias se ampliam pouco a pouco, fazendo com que surjam os brotos e as flores se abram.

TOUEI

A ALEGRIA

Interpretação geral do hexagrama

A alegria se baseia em uma serenidade instintiva, uma fé profunda, uma ver­ dade interior, enquanto que o estar con­ tente é algo superficial e efêmero. Por isso, um comportamento alegre e co­ municativo pode ajudar espontanea­ mente aos que passam por circunstân­ cias duras ou estejam tendo dificuldades. Da mesma forma, o saber é estimulante e generoso, enquanto que a ciência é, muitas vezes, austera e unilateral.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: sente-se em paz consigo mes­ mo e com os que o cercam. Não tem nenhum sentimento exclusivo em re­ lação a ninguém e não rejeita nem re­ pudia ninguém. Tal disponibilidade in­ terior e afetiva, despojada de qualquer transtorno passional, o faz sereno, se­ guro de si mesmo e faz ter confiança no futuro.

Traço 2: está em relação com os seres de costumes e intenções duvidosas, e é de temer que não permaneça indife­ rente a seus movimentos ou a suas po­ sições. N o entanto, será muito conve­ niente não reagir a isso formalmente, e portanto se reprimirá a tempo. De maneira que este ambiente negativo já não tentará exercer nenhuma influên­ cia sobre você.

Traço 3: quando não se sabe encon­ trar em si mesmo a fonte inesgotável da alegria pura e simples de ser, de viver e de amar, sente a ávida neces­ sidade de alimentar-se de prazeres, dis­ trações e coisas agradáveis. Porém, a longo prazo, uma dependência assim é perigosa, pois não só é esgotante, como também conduz muitas vezes ao desespero, ao escárnio, à amargura e aos remorsos

Traço 4: debate-se eternamente entre desejos de conhecer a alegria profunda, espiritual e duradoura e uma sede de prazeres efêmeros, egoístas ou mes­ quinhos. Entre ambos, deve escolher com firmeza, sendo consciente que pra­ zer atrai prazer e que este, por sua vez, provoca um novo prazer, e que corre o risco de cair em um poço sem fundo de paixões c frustrações.

Traço 5: está em relação com pessoas que, incidentalmente ou sem pa­

recer, poderiam perturbar ou atrapalhar seu equilíbrio, sua

serenidade, ou fazer-lhe des­ viar de seu caminho. Não

ignore as conseqüências de suas influências nega­

tivas, insidiosas e destru­ toras. Preserve-se contra elas antes que tenham tentado qualquer coisa neste sentido.

Traço 6: por não ter sa­ bido cultivar os valores profundos, uma verdade in­ terior, uma alegria autêntica, estará preso em um redemoinho de prazeres efêmeros, de diversões e satisfações superficiais.

Por isso, seu futuro já não depende de sua vontade, mas sim das circunstân­ cias exteriores, que lhe farão feliz quando forem favoráveis, ou infeliz quando se opuserem aos seus desejos.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 58

A verdadeira alegria vem do mais pro- fundo de um ser. Assim, nunca se exte- rioriza de forma superficial ou artificial, do contrário os demais não poderiam sensibilizar-se diante dela, pois a alegria profunda é um sentimento tão puro, tão rico e tão forte, que ninguém pode per- manecer indiferente a ela. Não tem ne- nhuma relação com estar contente, que não passa de uma expressão furtiva e passageira.

Os hexagramas 59 e 60