• Nenhum resultado encontrado

Interpretação geral do hexagrama

O peso parece demasiado para você, as tensões sob as quais vive atualmente são insuportáveis. Acha que se encontra em uma situação confusa e está prestes a agir muito energicamente, talvez até de forma violenta, para sair desta situação. Mas, neste caso, recebe um aviso. As re­ ações violentas e radicais não são sob nenhuma consideração adaptáveis às cir­ cunstâncias nas quais se encontra. Seria mais razoável desemaranhar o enredo dos elementos que causa esta situação confusa.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: se pretende lançar-se em um empreendimento audaz ou tomar uma iniciativa original, deve ser o mais cir­ cunspecto possível. Faça-se de advogado do diabo para detectar as falhas e os ris­ cos dessa situação. As confusões são tais que lhe interessa tomar o máximo de precauções.

Traço 2: encontra-se mergulhado em circunstâncias excepcionais e entusias¬ mantes. Galvanizado, sentirá um vivo desejo de mudança, de evolução e de progresso. Mas certamente irá conse­ gui-lo antes de procurar pessoas hu­ mildes e discretas, do que solicitando a ajuda das pessoas que estão em pri­ meiro plano.

Traço 3: quer goste quer não, as cir­ cunstâncias atuais são graves. Por razões inerentes ao seu caráter, não quer levá- las em conta.

Surdo aos conselhos de prudência, con­ tinuará a avançar. Mas se persiste nesta atitude, um fracasso parece inevitável. Seria mais razoável e inteligente re­ nunciar a agir, agora que ainda está a tempo.

Traço 4: tem a oportunidade de culti­ var relações privilegiadas com pessoas totalmente bem dispostas no que se re­ fere a você.

No entanto, parece tentado a abusar destas relações para se fazer ver, sem se preocupar com seus desejos nem suas necessidades.

Tenha cuidado para que um compor­ tamento assim não o faça perder todas as oportunidade de êxito.

Traço 5: tranqüilo, sua situação é ex­ celente. Simplesmente, faltam bases

sólidas. Ainda está frágil ou possi­ velmente influenciado pelas cir­

cunstâncias.

Deve pensar em consolidar os fundamentos. Para fazê-lo, dirija-se a pessoas modestas,

simples e disponíveis.

Traço 6: às vezes, não se tem outra escolha senão ati­ rar-se à água sem refletir. Pois bem, tudo deixa supor que está nesse tipo de si­ tuação. Assim, para circuns­ tâncias excepcionais, medidas excepcionais; e se tem dúvidas quanto às suas oportunidades de êxito, analise suas intenções e suas motivações profundas. Se forem boas, não há nenhuma razão para que não consiga seus objetivos.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 28

A sobrecarga provoca sempre tensões nas quais, se uma pessoa não vigiar, ou se não se souber avançar passo a passo, existe o risco de desfalecer sob o peso ou de ver como se afunda a situação. Por isso, aqui o melhor conselho é, em pri- meiro lugar, encontrar a maneira de sua- vizar o peso, de suprimir o que deve ser suprimido, de diminuir em vez de au- mentar a carga. Depois, recomenda-se abrandar a velocidade da corrida, soli- citar ajuda ou, se necessário, renunciar, pois, na renúncia e na solidão é que cada um se despoja de toda a carga.

Os hexagramas 29 e 30

K'AN

O ABISMO

Interpretação geral do hexagrama

Faz tanto tempo que vive em condições difíceis ou pe­ rigosas que já está acostumado a elas, a ponto de já não acredi­ tar que pode ser de outra rnaneira.. É certo que a força da inércia é uma segunda natureza no homem e que às vezes nos resignamos sem nos aperce­ bermos. N o entanto, em seu estado atual, seria bom que tivesse um tempo para estudar seriamente as causas e as origens de seus problemas e as razões que o levaram até aqui. Desta maneira, certamente que encontrará soluções para suas dificuldades e poderá reagir de maneira a que possa sair dessa si­ tuação definitivamente.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: a força da inércia e a resignação converteram-se em elementos de sua personalidade. Face aos obstáculos ou às próprias dificuldades, já não reage. Poderíamos mesmo pensar que estas si­ tuações lamentáveis lhe dão uma certa satisfação, que são o pretexto a que re­ corre para ser vítima a vida toda. Deve reagir de maneira muito firme contra tal atitude, que tanto mal faz ao seu bem-estar e a sua evolução como indivíduo.

Traço 2: atualmente, tem muitos pro­ blemas para resolver. Deve fazê-lo com

rigor. As circunstâncias não se prestam absolutamente nada à elaboração de novos projetos, por mais ambiciosos e estupendos que sejam. De fato, só se­ riam um pretexto para desviá-lo de suas verdadeiras dificuldades. Deve aplicar- se exclusivamente a solucioná-las, antes de empreender qualquer coisa em sua vida.

Traço 3: parece que caiu em uma arma­ dilha, que não consegue avançar, nem retroceder. Não serviria de nada querer escapar, nem adotar a atitude da aves­ truz ou reagir de forma violenta. Faça uma pausa. Reflita. E aguarde o melhor momento para solucionar seus proble­ mas. Decerto que surgirá uma solução brevemente.

Traço 4: atravessa um período difícil, mas deve mentalizar-se de que não é o único que se encontra nesta situação. Ao fazê-lo, adote um comportamento solidário e junte seus esforços aos de outras pessoas que estão em uma con­ juntura semelhante à sua. É uma ex­

celente atitude. Com respeito a você, mostre suas aptidões e aproveite seu

sentido de organização para conse­ guir resolver seus problemas.

Traço 5: está em sua natureza empregar grandes meios para ultrapassar rapidamente suas dificuldades. Mas tal atitude não parece adequada neste momento. Deve agir mais metodicamente, começar pe­ lo princípio, encarar os pro­ blemas que lhe surgem pela base e encontrar soluções uma a uma. Senão não conseguirá evitar ser vítima das circunstân­ cias.

Traço 6: parece que, apesar de todos os conselhos que lhe dão, dos avisos que lhe fazem, dos sinais de advertência e da boa vontade de certas pessoas de seu meio em relação a você, está empenhado em ir por sua cabeça. Por isso, agora afunda-se em suas dificuldades e deve resignar-se a sofrer as conseqüências dos seus erros.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 29

0 abismo de que aqui falamos é uma re- presentação simbólica da angústia, do medo de encontrar-se de novo imerso em uma situação sem saída, em queda livre e sem poder reagir. Porém, se sou- bermos tirar uma lição de nossas expe- riências passadas, podemos evitar nos afogar por estas angústias fora de con- texto. Por outro lado, às vezes é bom cair em um abismo para sairmos dele mais fortes. É o mesmo princípio da depressão psíquica que precede quase sempre a fase criadora e produtiva da vida, a qual devemos abandonar sem medo para que se possa manifestar.

LI

A CLAREZA

Interpretação geral do hexagrama

A clarividência é uma faculdade inata do ser humano. Mas devemos exercê-la sobre nós mesmos antes de mostrá-la aos outros. De maneira que, para ver claramente em nós e em nossa situação, devemos aprender a abandonar-nos à nossa própria receptividade e confiar­ mos em nossas intuições. Sem dúvida que tal atitude implica uma certa forma de dependência em relação às cir­ cunstâncias e aos outros. Mas trata-se de uma dependência positiva, já que lhe permite valorizar melhor suas qualida­ des, vantagens e defeitos, e torna-o mais consciente dos seus atos.

Interpretação dos traços mutáveis

T r a ç o 1: está entrando em um novo ciclo de sua vida ou está começando uma atividade, está criando algo e tudo lhe parece ainda confuso. Deve de­ monstrar lucidez e calma para não se deixar condicionar por suas emoções, desejos, sentimentos, de maneira que saberá ter tudo em conta.

T r a ç o 2: as circunstâncias lhe são favoráveis. Tem m u i t o s trunfos na mão. Está consciente de suas possi­ bilidades e dos meios de que dispõe. D o m i n a os elementos que lhe são oferecidos. É uma prova de êxito. Tenha confiança.

T r a ç o 3: falta-lhe equilíbrio interior e por isso tende a se deixar influenciar pelas circunstâncias exteriores, passando por fases de entusiasmo excessivo e por fases de desânimo extremo.

Seria bom se aproveitasse mais seus re­ cursos pessoais e desse menos im­ portância ao que se passa à sua volta.

T r a ç o 4: é energético, mas peca pela impaciência. É ambicioso, mas quer re­ sultados imediatos. Ao fazê-lo, nunca olha as coisas a longo prazo.

Se não obtiver resultados rápidos, aban­ dona tudo. Seria bom aprender a mo­ derar esta ansiedade, que o impele a viver na urgência, e planejar o futuro, se não se quiser ver em uma situação sem saída.

Traço 5: As circunstâncias instáveis nas quais está imerso influenciam seu cará­

ter. Por isso está quase sempre deba­ tendo-se entre um sentimento de

apreensão injustificado e de espe­ ranças sem uma base real.

Se tomar consciência desta fra­ queza, que gera em você um

certo desequilíbrio, poderá achar a solução.

Traço 6: está totalmente consciente de suas fraque­

zas, lacunas, erros, mas de­ monstra demasiada pressa em corrigi-las. Assim, não consegue realmente trans­ formar-sejáquefazumamá avaliação das nefastas conse­ qüências de seus maus reflexos. Deve, portanto, aprender a distin­ guir em si o que tem de ser corrigido e o que não deveria preocupá-lo.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 30

0 entusiasmo e o desânimo, a espe- rança e o medo, provêm sempre de uma falta de clareza. Quanto mais capaz for de ver e compreender as circunstâncias tal como são, sem lhes dar mais im- portância do que a que têm na reali- dade, tanto mais se estará em condições de viver harmoniosamente com elas. Isto é o que significa a clareza. Implica que, ao ver claro em nós mesmos, vemos com clareza o outro e estamos receptivos às circunstâncias de nossa vida e aos seres com quem convivemos, sem nos deixarmos influenciar pelas re- feridas circunstâncias nem pelos refe- ridos seres

HIEN

O DESEJO

Interpretação geral do hexagrama Se se comportar ou agir le­ vando em conta o que está ao seu redor, os outros em geral e seu ambiente em particular, pode estar bem certo de que en­ contrará os conselhos necessários e no momento oportuno.

Assim, irá cruzar-se no caminho com pessoas suscetíveis de ajudá-lo ou de lhe dar apoio.

Mas, principalmente, encontrará seres próximo dos quais se sentirá bem, que partilharão suas idéias, suas convic­ ções, e com quem terá muitas afini­ dades em tudo.

Interpretação dos traços mutáveis Traço 1: sua disposição, aptidões e qua­ lidades naturais, que o tornam singular, lhe permitirão, em um momento ou outro, exercer uma influência sobre quem o rodeia, ou então assumir algu­ mas responsabilidades. Sem dúvida que tudo isso não acontecerá no presente. Entretanto, se persistir em cultivar sua personalidade neste sentido, provavel­ mente irá consegui-lo, mais cedo ou mais tarde.

Traço 2: é u m indivíduo demasiado impaciente, excessivo e exclusivo ao dar mostras de uma pressa constante, de uma vontade imperiosa de se pôr à frente e impor sua própria vontade

sobre os outros. Nunca é bom expor- se desta forma, atrair a atenção sobre si mesmo a todo custo, forçar sistema­ ticamente os acontecimentos ou o des­ tino. Espere, portanto, ser solicitado, que tenham realmente necessidade de suas competências, ou que as circuns­ tâncias lhe dêem a oportunidade de se fazer valer.

Traço 3: tem tendência para se deixar submergir e ofuscar por suas emoções e sentimentos, por seu entusiasmo es­ pontâneo, ou para ceder face a seus impulsos. Assim como não é benéfico submeter-se sistematicamente aos convites dos outros, aos seus caprichos ou aos seus desejos, não é bom deixar- se guiar pelos próprios sentimentos contraditórios ou excessivos. Deve aprender, portanto, a controlar suas emoções.

Traço 4: você se enganaria se se esgo­ tasse nervosa, física e moralmente com o fim de exercer uma influência sobre certas pessoas de seu meio.

De fato, uma atitude assim não só seria infundada, como, com certeza, se re­

velará como a causa de sentimen­ tos contraditórios que semeariam

a confusão em suas relações. Traço 5: parece seguro de si

mesmo, decidido e perfeita­ mente consciente do controle que está em condições de

exercer sobre si próprio. Sabe do que é capaz, sabe o que quer e como obtê-lo. En­ tretanto, deve estar consciente de que tal atitude o isola, pois torna-o hermético e insensível aos conselhos dos outros e que o impede de exercer qualquer in­ fluência sobre a evolução de sua vida. Traço 6: suas palavras, bem como suas intenções, são boas, generosas, entu­ siastas e ambiciosas. Infelizmente, tudo leva a crer que são melhores do que seus atos. Por isso, se deseja que se faça caso de seus conselhos, de suas opi­ niões, ou que todos se ponham do seu lado, seria sensato e sagaz de sua parte conceder maior atenção ao que faz, abs­ tendo-se de falar em demasia.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 31

0 que o desejo tem de bom é que im- pele quase sempre para um impulso irre- primível dirigido ao próximo ou aos ou- tros. No entanto, corre muitas vezes o risco de cegar, pois pode converter-se em uma obsessão. Por isso, se quisermos realmente compreender o próximo, é preciso saber pôr freio em nossos de- sejos, acalmá-los ou abstrairmo-nos deles. Ao não sermos guiados só pelos desejos, então estamos em condições de compreender os dos outros, de relati- vizar ou não dramatizar as situações e, principalmente, de não sermos por mais tempo vítima de sentimentos egoístas.

HONG

A

PERSEVERANÇA