• Nenhum resultado encontrado

do hexagrama

Neste caso, trata-se de uma continui­ dade no tempo, de uma vontade de fazer durar as coisas para ter o máximo de se­ gurança. Isto não pode ser realizado sem perseverança. De maneira que, se deseja preservar e prolongar a situação em que se encontra, conservar seus bens e suas aquisições, é indispensável que se adapte às circunstâncias que o rodeiam e que tenha em conta a evolução dos aconte­ cimentos, sem por isso renunciar aos seus objetivos.

Interpretação dos traços mutáveis

Traço 1: seu comportamento intran­ sigente ou suas repetidas exigências ameaçam magoá-lo. Ao ceder face à im­ paciência ou ao tentar com todas suas forças conseguir seus fins e precipitar os acontecimentos para satisfazer seus de­ sejos, não tem totalmente em conta nem as circunstâncias nem as exigências do momento. Deve saber que obstinando- se em uma atitude semelhante não ob­ terá o que deseja, e corre inclusive o pe­ rigo de se encontrar no mesmo ponto de partida.

Traço 2: está em uma situação que, em conjunto, não favorece a livre expressão de seu talento nem a realização de suas

ambições ou de seus projetos; no en­ tanto, seria potencialmente muito capaz de levá-los a bom termo. Está consciente disso. Entretanto, não ceda à tentação de forçar os acontecimentos para con­ seguir seus fins. É uma resolução sen­ sata. Tenha paciência.

Traço 3: seu bem-estar depende de­ masiado dos acontecimentos exterio­ res e afortunados, o que significa que, quando as circunstâncias não lhe forem favoráveis, desanimará. Se persistir nesta atitude, só o esperam decepções das quais será o único responsável.

Traço 4: se não conceder a si próprio a oportunidade de satisfazer seus dese­ jos ou suas ambições, ou se procura algo

de forma obstinada onde não tem ne­ nhuma possibilidade de o encontrar, é porque está no mau caminho. Então,

não serão nem sua determinação nem sua força de caráter que lhe permitirão

atingir seu objetivo.

Traço 5: tem muitas responsabi­ lidades a assumir, mas nunca

deve ceder, por mais adversas e pesadas que estas sejam. E mesmo que esteja muito

ocupado, submetendo-se as­ sim a obrigações importan­ tes e honrando seu sentido do dever, conserve uma certa flexibilidade e uma disponi­ bilidade para saber sempre se ' adaptar às circunstâncias.

Traço 6: o clima psicológico de ansiedade em que está mergulhado, sem realmente ter consciência disso, levam-no à impaciência e à precipitação. Entretanto, ao fazê-lo, age quase sem­ pre em contratempo e raramente obtém os resultados desejados. Deve, portanto, curar-se desta ansiedade crônica, senão passará por novos fracassos.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 32

A perseverança não deve ser confundida com a estagnação, a rotina, a força do há- bito ou a obstinação. Implica efetiva- mente um estado de vigília constante, um objetivo que perseguimos pacientemente e ao qual nos entregamos, certos de o conseguir com o tempo. Mas deve ma- nifestar-se longe de toda a tensão ou re- laxação. Corresponde a um espírito sem- pre estável, imperturbável, a um esforço que nunca se debilita, a uma convicção pessoal e a uma certeza: a de conseguir os objetivos, mais cedo ou mais tarde.

Os hexagramas 33 e 34

TOUEN

O RETROCESSO

Interpretação geral do hexagrama A situação em que se en­ contra chegou a tal ponto que, se se obstinar em conti­ nuar a luta e o combate até o fim, corre o risco de sofrer uma derrota estrondosa.

N o entanto, isto não significa que deva cruzar os braços, aceitar tudo ou dei­ xar-se levar. Significa simplesmente que é preferível esperar por um momento mais propício ou por circunstâncias mais favoráveis para continuar a luta. Por isso, mas em outro âmbito, se se encontrar com um ser malévolo, não se oponha a ele no estado atual das coisas. Deve antes de mais nada dar-lhe a impressão de que seus ataques o deixam indiferente. As­ sim, vai esgotar-se e, principalmente, per­ derá o domínio sobre si mesmo.

Interpretação dos laços mutáveis Traço 1: atravessa atualmente um pe­ ríodo durante o qual é necessário que guarde distância ou se limite. Entre­ tanto, não pode tomar precauções con­ tra eventuais situações perigosas ou circunstâncias imprevisíveis. N ã o é oportuno agir nem empreender qual­ quer iniciativa. O melhor é que se em­ pregue a fundo por sair deste mau passo para salvar o que puder. Traço 2: as circunstâncias não lhe são favoráveis. O meio em que evolui tam­

bém não lhe é propício. Não encontra nenhuma relação fiável em que se possa apoiar. Por isso, põe tanta perseverança e vontade, fé e tenacidade em obter o que quer, que acabará por alcançar seu objetivo.

Traço 3: atualmente, seu desejo é dis­ tanciar-se, renunciar a algumas de suas experiências ou elevar o nível de suas atividades.

N o entanto, as circunstâncias em que se encontra não o permitem. Vê-se obri­ gado a realizar esforços, especialmente com seus colaboradores ou colegas, e estes últimos não lhe parecem à altura de sua tarefa.

Traço 4: descobriu que sua única saída é renunciar a toda relação c romper todos os laços com uma pessoa do seu meio. Faça-o, no entanto, desapaixo­ nadamente, sem segundas intenções, mas sem demoras. Deve saber, por outro lado, que no final das contas a pessoa em questão terá mais dificul­ dades do que você em recompor-se

desta separação, já que parece que pre­ cisava mais de você do que você dela.

Traço 5: depois de uma reflexão madura, compreendeu que é muito mais sensato renunciar

a uma situação, retroceder e ganhar distância. Visto que isto está claro, não espere

mais para realizar este re­ gresso à tranqüilidade, sem extrapolar ou especular so­ bre o futuro.

Conforme-se em pôr termo a esta situação. Em seguida, ' você terá todo o tempo do

m u n d o para poder pensar em

r seu futuro e fazer novos projetos.

Traço 6: sabe o que deve fazer. Já não tem qualquer dúvida. Não se arrepende nem tem nenhum remorso.

Quando tudo parece tão simples, claro e evidente, não é necessário evitar mais as coisas.

Pode agir com toda a independência e libertar-se, de uma vez por todas, de tudo que se apresentar como obstáculo ou empecilho para seu atos, desejos c vontades.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 33

As circunstâncias em que nos encon- tramos às vezes são tão inquietantes que corremos o risco de cair na con- fusão ou abandonar tudo de vez. Para remediar esta situação, basta nos resig- narmos em guardar uma certa distân- cia para podermos encontrar-nos a nós mesmos. Efetivamente, só quem tem um equilíbrio interior razoável conse- gue fazer face aos acontecimentos ou situações, por mais complicados e de- sestabilizadores que eles sejam, sem complicar as circunstâncias.

TA TCHOUANG