• Nenhum resultado encontrado

A

DETERMINAÇÃO

Interpretação geral do hexagrama

O instinto e a razão nem sempre estão de acordo; as paixões e a sen­ satez, tampouco.

Entretanto, quer se trate de condenar suas fraquezas quer as fraquezas dos de­ mais, ou acabar com uma situação pre­ judicial, você deve agir ou reagir com

a máxima firmeza. Por outro lado, é muito importante que suas idéias e seus atos não sejam rígidos ou sistemáticos. Melhor permanecer receptivo às opi­ niões e objeções dos outros, e ser capaz de se questionar.

Interpretações dos traços mutáveis

Traço 1: está decidido a continuar, a avançar, mas ainda existem movimen­ tos contrários ou pontos de tensão que travam e o retêm. Esta é a razão pela qual seria muito mais prudente não pas­ sar dos limites nem precipitar nada, cor­ rendo o risco de, caso contrário, sofrer o contragolpe imediato por seus atos prematuros.

Traço 2: se cm qualquer circunstân­ cia demonstrar introspecção, com cer­ teza suscitará a estima e o interesse dos outros. Se sua clarividência lhe permi­ tir exercer um autêntico domínio de si mesmo e de seus instintos, nunca será vítima de suas emoções, de seus exces­ sos ou da loucura.

Se, por último, souber tomar todas as precauções necessárias antes de em­ preender qualquer coisa, então não cor­ re risco algum e seu êxito está totalmen­ te assegurado.

Traço 3: determinadas circunstâncias obrigam-no a conviver com uma pes­ soa de seu meio não muito bem con­ siderada. De maneira que as pessoas o julgam cúmplice ou imaginam que

partilha das mesmas opiniões deste personagem. Ora, enganam-se, mas você não tem n e n h u m meio de de­ monstrar sua boa fé. Limite-se, por­ tanto, a cumprir sua tarefa permane­ cendo fiel a seus princípios e espere o momento oportuno para se afastar desse indivíduo.

Traço 4: possui uma natureza ansiosa que o impele a agir sem descanso. Mas, forçando os acontecimentos e influindo constantemente sobre as circunstâncias, tal como faz agora, gera, sem saber, si­ tuações confusas, obstáculos e inumerá­ veis dificuldades.

Portanto, seria muito sensato e acertado que acalmasse e não se obstinasse mais em intervir. Saberá ouvir este con­

selho?

Traço 5: você cruzará com duros adversários ou diante de seres que têm os meios de exercer um poder, uma influência ou pressões contrárias a suas in­ iciativas, a seus projetos c a suas ações. N o entanto, não se renda e continue a lutar , para obter o que quer e am­

biciona, mesmo quando as re­ lações que está obrigado a man­ ter com essas pessoas possam parecer desalentadoras ou não haja esperanças nem perspectivas de me­ lhora.

Traço 6: se você se esforçou para re­ solver grandes dificuldades para finali­ zar uma situação negativa ou para reti­ ficar ou melhorar, isso é muito positivo. N o entanto, assegure-se de que foi ao fundo das coisas e de que não se es­ queceu nem do mínimo detalhe, que poderia ser essencial c perigoso. Só cumprindo esta condição poderá ficar satisfeito com seus resultados.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 43

A determinação vale mais do que a in- decisão. No entanto, se provocar um es- tado permanente de superexcitação e agitação, tanto nos pensamentos como nos atos, seus efeitos podem ter nefas- tas conseqüências. De maneira que é preciso fazer uso dela com moderação, apenas quando as circunstâncias a re- clamam. Ser decidido é marcar limites. Mas é, principalmente, impor limites a nós próprios. Se não respeitarmos nos- sos próprios limites, a determinação não tem nenhuma finalidade.

KEOU

A UNIÃO

Interpretação geral do hexagrama

Os fenômenos de atração e de repulsa são mais fortes do que qualquer coisa. De maneira que, quando dois seres se atraem mutuamente, nada os pode im­ pedir de se encontrarem e de se uni­ rem.

Por outro lado, desconfie das pessoas que não estão ligadas por uma união particular e das que têm tendência para dar demasiada confiança ou crédito.

Interpretações dos traços mutáveis T r a ç o 1: uma pessoa que não lhe pa­ recia perigosa ou cujos atos não lhe pa­ reciam ter conseqüências, encontra-se finalmente em uma situação que re­ força seu poder e, portanto, seus atos. Se persistir em deixar fazer, sem rea­ gir ou sem intervir energicamente, aca­ bará por ter graves problemas.

Traço 2: encontra-se diante de um in­ divíduo a quem, com razão, confere uma confiança muito limitada. Suas relações são tais que se poderá permitir exercer uma influência po­ sitiva e sutil sobre ele para que não co­ meta equívocos.

Mas, é óbvio que não deverá baixar a guarda, pois do contrário, as coisas são capazes de fugir de seu controle por inércia ou falta de tato.

Traço 3: está tentado a iniciar relações com uma pessoa de intenções ou rela­

cionamentos duvidosos, ou pelo me­ nos contrários às suas convicções e a seus princípios.

Apesar da decepção ou da frustração que sente neste momento, é excelente não o fazer, pois assim evitará come­ ter um grave erro.

Traço 4: nunca esqueça de manter re­ lações privilegiadas com pessoas m o ­ destas, que não têm uma situação que corresponde a suas verdadeiras dispo­ sições.

O que conta antes de mais nada são as intenções e as motivações dos in­ divíduos, não sua situação social. U m dia poderia precisar delas tanto como neste m o m e n t o elas parecem precisar de você.

Traço 5: está insatisfeito com o com­ portamento e as atuações de algumas

pessoas do meio que o rodeia, mas não será por isso que intervirá em suas vidas, em suas escolhas ou em

suas decisões.

Deixa-as fazer sem dizer nada. Escolheu a atitude correta.

De fato, determinadas cir­ cunstâncias do momento

inclinarão os ditos indiví­ duos a adotar outro com­ portamento, a aproximar- se de você e a partilhar sua opinião.

Traço 6: afastou-se do mun­ do exterior e de suas relações. Isto nem sempre é bem recebi­ do por parte daqueles indivíduos que o cercam que, ao fazê-lo, o jul­ gam mal. N o entanto, isto não muda em nada sua atitude, nem a tranqüilidade de seu espírito, pois você sabe per­ feitamente que seu comportamento lhe convém e que não saberia agir de outra forma.

Conselho prático revelado

pelo hexagrama 44

Parece freqüentemente que da união e da oposição participam os mesmos cri- térios, os mesmos elementos que podem unir ou opor dois seres. Por isso, tudo depende do ângulo de visão que cada um dos protagonistas adotar. Uma ver- dadeira união produz-se quando duas pessoas tomam suas oposições comple- mentares uma da outra.

Os hexagramas 45 e 46

TS'OUEI