• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento do pregão na forma eletrônica

No documento licitacoes (páginas 155-158)

Etapa externa: o procedimento da licitação

5) Fase recursal (art 4 o , XVIII a XXI);

3.2. Pregão eletrônico

3.2.4. Desenvolvimento do pregão na forma eletrônica

cadastramento das propostas

Após a divulgação do edital no endereço eletrônico, os licitantes devem encami- nhar proposta com a descrição do objeto ofertado e o preço (e, se for o caso, o respectivo anexo), até a data e hora marcadas para a abertura da sessão, exclusiva- mente por meio do sistema eletrônico, quando então se encerra automaticamente a fase de recebimento de propostas.

Até a abertura da sessão, os licitantes podem retirar ou substituir a proposta ante- riormente apresentada.

Atenção: O sistema Comprasnet não admite o envio de anexos quando do cadastra-

mento da proposta, mas apenas as informações relativas à especificação do objeto, preços e quantitativos já estabelecidos pela Administração.

início da sessão pública

A partir do horário previsto no edital, a sessão pública na internet é aberta por co- mando do pregoeiro com a utilização de sua chave de acesso e senha.

Os licitantes podem participar da sessão pública na internet, devendo utilizar sua chave de acesso e senha.

O pregoeiro verifica as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital.

A desclassificação de proposta sempre é fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

As propostas contendo a descrição do objeto e valor estão disponíveis na internet. O sistema disponibiliza campo próprio para a troca de mensagens entre o prego- eiro e os licitantes (chat).

verificação de conformidade formal das propostas cadastradas (aceitabilidade inicial)

Realizada a abertura da sessão, o pregoeiro verifica as propostas apresentadas, des- classificando as que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital.

A desclassificação de proposta sempre é fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

Na linha da jurisprudência do TCU:

Diante da possibilidade de redução dos preços no curso da fase de lances, o pre-

goeiro deverá se abster de desclassificar as propostas registradas com valores acima do estimado no edital, ainda quando adotado o valor de referência como preço máxi-

mo (BRASIL, 2016i);

A análise a ser realizada pelo pregoeiro, em etapa anterior à fase de lances, deve se ater à descrição minimamente compatível, no intuito de eliminar apenas as propos-

tas cujas descrições manifestamente não estão em conformidade com o edital, de modo

que a análise detalhada das especificações deverá ser feita apenas em relação à proposta vencedora, em favor de obtenção de uma maior economicidade para a Administração decorrente da disputa de mais licitantes pelo objeto do certame – nesse sentido, ver Acórdãos nos 1.807/2015 – Plenário e 2.131/2016 – Plenário

(BRASIL, 2015i, 2016i).

fase de lances

O sistema ordena, automaticamente, as propostas classificadas pelo pregoeiro, e somente elas participam da fase de lance.

Classificadas as propostas, o pregoeiro dá início à fase competitiva, quando en- tão todos os licitantes classificados podem encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

No que se refere aos lances, o licitante é imediatamente informado do seu recebi- mento e do valor consignado no registro.

Os licitantes podem oferecer lances sucessivos, observados o horário fixado para abertura da sessão e as regras estabelecidas no edital. Na eventualidade de lances iguais, é aceito apenas aquele registrado em primeiro lugar.

O licitante só pode oferecer lance inferior ao valor do seu último lance registrado pelo sistema, ainda que superior ao valor do lance classificado como primeiro colo- cado da disputa (lance intermediário).

No Comprasnet, a referência para o registro de lance varia de acordo com o critério de julgamento previsto no edital: – Menor preço “por item”: lance do valor total do item (valor unitário x quantitativo);

– Menor preço “por grupo”: o licitante deve registrar lances do valor total de cada item (ou seja, o sistema não admite um lance total para o grupo);

– Pregão para registro de preços (SRP): o licitante deve regis- trar lance correspondente ao valor unitário do item; – Pregão com critério “maior desconto”: o licitante deve regis- trar lance em percentual (%).

atençã

o

Progressão da fase de lances:

1o) tempo normal: encerrado pelo pregoeiro;

2o) tempo de iminência: aviso de fechamento da fase normal de lances e iminência

do início do tempo aleatório (entre 1 e 60 minutos);

3o) tempo aleatório (ou randômico): período de tempo de até 30 minutos, aleatoria-

O pregoeiro deve encaminhar mensagem, via chat, para os licitantes solicitando o envio de lances. O licitante pode enviar lance, e sempre com valor inferior ao seu último lance enviado. Não é obrigatório o valor inferior ao lance mínimo registrado no sistema; ou seja: o fornecedor pode disputar a 2ª, a 3ª, a 4ª posição na classifi- cação do processo.

Havendo participação de ME ou de EPP e configurada situação de “empate ficto”, o sistema deve dar oportunidade à ME ou à EPP de propor, no prazo de até 5 minutos, preço inferior ao daquela considerada vencedora do certame.

negociação

O pregoeiro pode encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta diretamen- te ao licitante que tenha apresentado o menor valor, para que seja obtido preço melhor, podendo a negociação ser acompanhada pelos demais licitantes (art. 24, § 8o, Decreto no 5.450) (BRASIL, 2005b).

A negociação é realizada no sistema, podendo ser acompanhada pelos demais li- citantes.

julgamento da proposta e análise dos documentos de habilitação do licitante classificado em primeiro lugar

Encerrada a etapa de lances, o pregoeiro examina a proposta classificada em pri- meiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para a con- tratação e verifica a habilitação do licitante conforme disposições do edital. Os documentos e anexos exigidos, quando remetidos por fax, devem ser apresentados em original ou por cópia autenticada, nos prazos estabelecidos no edital.

No caso de contratação de serviços comuns em que a legislação ou o edital exija apresentação de planilha de composição de preços, a planilha deverá ser encami- nhada de imediato por meio eletrônico, com os respectivos valores readequados ao lance vencedor.

Se a proposta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências habilita- tórias, o pregoeiro examinará a proposta subsequente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital.

declaração do vencedor e eventuais recursos

Declarado o vencedor, qualquer licitante pode, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer, quando lhe será concedido o prazo de três dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, se quiserem, apresentar contrarrazões em igual prazo, o qual começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispen- sáveis à defesa dos seus interesses.

adjudicação e homologação

Não havendo intenção de recurso apta, o próprio pregoeiro adjudicará o objeto da licitação e remeterá os autos à autoridade competente para homologação.

Havendo recurso, após seu julgamento pela autoridade competente, esta adjudica- rá o objeto; e, constatada a regularidade dos atos praticados, homologará o proce- dimento licitatório.

No documento licitacoes (páginas 155-158)