• Nenhum resultado encontrado

Dificuldades oriundas da implementação de processos de logística reversa

191 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2 Dificuldades oriundas da implementação de processos de logística reversa

Quanto às dificuldades oriundas da implementação de processos de logística reversa, nos poucos casos encontrados, os processos de logística reversa não são bem estruturados, o que acarretam perdas financeiras como custo alto de estoque e armazenagem. No processo de logística reversa de resíduos vítreis, foram constatadas algumas limitações na utilização do processo, como: falta de criatividade por parte das catadoras; falta de organização das catadoras; cooptação de novas empresas doadoras; capacidade das catadoras de autogerir o projeto (LOURENÇO; LIRA, 2013). Quando se verificou o processo de logística reversa das embalagens de agrotóxicos na Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas (ARDEC), da Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul foi possível constatar que existem materiais que são de processo complexo ao reaproveitamento (MACEDO ET AL, 2015). Em contrapartida, outros materiais favorecem o reaproveitamento, como é o caso do polipropileno, que tem o processo de reciclagem considerado simples, usado nos garrafões de água mineral (CORDEIRO ET AL, 2014).

A partir de tal ponto, observa-se que uns fatores influenciadores no nível de dificuldade da implementação de um processo de logística reversa são os próprios materiais dos quais os produtos são feitos, no caso supracitado do polipropileno, tem-se uma facilidade, mas em outros segmentos, pode-se encontrar um maior nível de complexidade. Pode-se destacar como dificuldade na implementação de processos de logística reversa: falta de capacitação técnica; necessidade de

194

obtenção de novas tecnologias; instalações internas inadequadas; necessidade de investimento em questões de tecnologia e de pesquisa e desenvolvimento de produtos relacionados á recuperação de produtos; dificuldades com membros da cadeia de suprimentos; planejamento e previsão limitados; incerteza relacionada a questão econômicas e falta de leis motivadoras.

4. CONCLUSÕES

A partir da análise obteve-se uma visão bem mais ampla do atual estado do mercado consumidor e do cenário em que as empresas se encontram. Quanto aos consumidores, tem-se um público exigente e mais informado, que compra muito mais pela internet em relação às gerações passadas. Quanto às empresas, tem-se um mundo de corporações sendo pressionadas pela legislação, pela população, por questões econômicas a mudarem seu modo de produzir, e a utilizarem práticas sustentáveis que agridam menos, ou que não agridam o meio ambiente. Nesse sentido, a logística reversa surge como uma alternativa que atende demandas ambientais sociais e econômicas.

Em relação às questões ambientais, o impacto da logística reversa foi extremamente positivo, pois muitos tipos de resíduos, inclusive os denominados perigosos, deixaram de ser indevidamente descontinuados e jogados no meio ambiente de forma inadequada e causando problemas de saúde pública, contaminação da água, solo e ar, destruindo vegetações e prejudicando os biomas. A logística reversa vem impactando a sociedade com a inclusão, pois pessoas que outrora não tinham atividade produtiva lucrativa ganham uma alternativa barata e viável que pode ser utilizada como renda extra; também podemos tomá-la como uma ação preventiva a problemas com saúde pública, uma vez que resíduos perigosos deixam de estar em contato com o meio ambiente e consequentemente com a sociedade.

Outro fator social e econômico encontrado foi a movimentação da economia que, em alguns lugares, não era tão boa, assim a logística reversa foi uma fonte de renda extra. Na questão econômica, a logística reversa tem se mostrada eficiente e eficaz. Os processos logísticos reversos trazem consigo uma redução de custos relevante, além do mais, também melhora a imagem corporativa da empresa, o que fideliza clientes e também contribui de forma positiva nos negócios. A empresa também adquire uma competitividade muito maior no mercado, novos horizontes são abertos.

Em alguns casos, foram expostas dificuldades encontradas, dentre elas: grande parte foi levada a ausência de um modo científico e sistemático, mas um modo desorganizado de gerir os processos, falta de conhecimento na área, falta de tecnologias, falta de integração na cadeia, ausência de incentivos legais, incerteza a respeito da viabilidade econômica do projeto etc. Constatou-se uma ausência do conhecimento da logística reversa pela maior parte da população em geral. A partir das informações adquiridas tem-se a confirmação de que a logística reversa, apesar de nova, ainda tende a se desenvolver muito mais, há muitos campos ainda não pesquisados e muitas outras descobertas dentro dessa área a serem feitas. E há uma grande expectativa de grande crescimento, tanto no âmbito acadêmico quanto no âmbito empresarial.

Vale a pena salientar que não se deve implementar o processo de forma desorganizada. A organização que vai receber deve ser estudada, também se deve ter a noção de quanto custará o processo e outras informações a mais que garantam a viabilidade e o sucesso na implementação, o ideal é que a logística reversa seja uma ferramenta de lucratividade e competitividade e não um custo a mais. Outra observação muito importante é quanto à amplitude dos impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes dos impactos que vão acontecer por consequência da implementação de um processo de logística reversa serão relativos à cadeia de suprimentos na qual o processo foi implementado. É importante que fique claro que, quando se fala de amplitude, analisa-se a relevância, o alcance e a quantidade de ganhos.

195

A pesquisa na área da logística reversa é digna de muita atenção, pois, daqui a alguns anos, não distantes, será necessário um bom acervo de informações e conhecimentos para atender a demandas da economia internacional, da sociedade e, sobretudo, do meio ambiente. A atual situação de pesquisa da logística reversa ainda está em início e é necessário um maior investimento em pesquisas com tecnologia e inovação para um desenvolvimento significativo. Vale a pena refletir o fato de que a logística reversa tem apresentado grandiosos impactos mesmo ainda estando em fase inicial. Qual será a amplitude dos impactos sociais, ambientais e econômicos daqui a alguns anos, se esta for aprofundada? Daqui a alguns anos a questão ambiental estará em maior foco do que se encontra nos dias atuais, o conhecimento das práticas e dos impactos decorrentes da mesma será indispensável. A humanidade tem nas mãos uma ferramenta de desenvolvimento sustentável eficiente e eficaz: a logística reversa

.

REFERÊNCIAS

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

BOUZON, Marina; RODRIGUEZ, Carlos Manuel Taboada; GOVINDAN Kannan. Uma análise multicaso das barreiras para implementação da logística reversa de produtos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 34, 2014.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COOPER, M. Bixby.; BOWERSOX, Jonh C. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017. CAMPOS, Tatiana. Logística reversa: aplicação ao problema das embalagens da CEAGESP. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado), Departamento de Engenharia de Transportes-São Paulo, 2006. 154p. Disponível em

<<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/...05092006.../TatianaDeCampos.pdf>> Acesso em 12 de jun 2017.

CAXITO, Fabiano (coord.) Logística: um enfoque prático. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

CHIROLI, Daiane Maria De Genaro; OIKO, Olivia Toshie; SANTOS ,Jaqueline da Silva. Caracterização da cadeia reversa de pneus na cidade de maringá-PR. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 34, 2014.

CORDEIRO, Fabiano Nogueira; BANNACH Guilherme Xavier; BENVENUTTI, Alexandre Pessin. Logística reversa de polipropileno: identificação dos canais reversos pósconsumo e do ciclo de reaproveitamento dos garrafões de água retornáveis. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 34, 2014.

CORDEIRO, Leonardo ayres; BARBOSA, Luiz Francisco; PEREIRA, Naiara Neves; SILVA, Thamara Pollianna Praxedes. Logística reversa: análise da gestão de custos na aplicação da logística reversa em uma empresa de bebidas.Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016.

CORRÊA; H. L.; XAVIER, L. H. Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento sustentáveis. São Paulo: Atlas, 2013

196

CSCMP. Council of Supply Chain Management Professionals. Disponível em: http://cscmp.org/About/ Defi nitions/Defi nitions.asp. Acesso em: 29 abr. 2016.

DA SILVA, Neide Oliveira; BASTOS, Rubens Topal de Carvalho; D’ONOFRIO, Enrico. Logística reversa como estratégia empresarial: um estudo de caso da empresa Natura .Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 33, 2013

DELIBERAL, Janielen Pissolatto; TONDOLO , Vilmar Antonio Gonçalves; CAMARGO, Maria Emília; TONDOLO, Rosana da Rosa Portella. Gestão Ambiental e Desempenho: uma Análise do Uso do SGA, ISO 9001 e ISO 14001. Revista Espacios, v. 36, n. 23, 2015.

DOWLATSHAHI, Shad. A strategic framework for the design and implementation of remanufacturing operations in reverse logistics. International Journal of Production Research, 43(16), 2005.

GARCÍA-RODRÍGUEZ, Francisco J.; CASTILLA-GUTIÉRREZ, Carlos; BUSTOS-FLORES, Carlos.

Implementation of reverse logistics as a sustainable tool for raw material purchasing in developing countries: The case of Venezuela. International Journal of Production Economics, 141, 2013. 582-592.

GONÇALVES, Ricardo Mantelatto; ALMEIDA, Mariana Rodrigues de; ROCHA, Fernanda Barreto de Almeida; CAMPOS, Marianna Cruz; LEOPOLDINO, Kleidson Daniel Medeiros. A logística reversa como estratégia sustentável e inovativa a partir da homologação de uma nova proposta para intermediárias de pet. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 33, 2013.

HAIR JR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

LEHNEN, Dorival Jose; JUNIOR, Edson Luiz Machado; ANTON, Jonatan Josue; SILVA, Renata Oliveira da; FLORES, Shana Sabbado. Logística reversa em coleta de óleo lubrificante usado: aspectos qualitativos e práticas comuns de postos de combustíveis e empresa coletora. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 32, 2012.

LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LINHARES, Adriana Cristine Schwabe; CARDOSO, Patrícia Alcântara; JUNIOR, Osiris Canciglieri. Logística reversa: O caso do destino de produtos químicos e vidrarias de uma instituição de ensino profissionalizante de Curitiba. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 28, 2008.

LONGARAY, Andre Andrade; TONDOLO, Vilmar Antonio Goncalves; MUNHOZ, Paulo Roberto; DICKEL, Paulo Roberto Garcia; DUARTE, Susan Avila. Análise da aplicação da logística reversa de lâmpadas

fluorescentes em um órgão público com base na PNRS. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016.

LOURENÇO, Joaquim Carlos; BARBOSA, Marx Prestes; RODRIGUES, Geizibel Lopes; SILVA Marcelo Jose de Oliveira. Logística reversa numa empresa que faz a laminação, comercialização e distribuição de vidros: um estudo de caso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 34, 2014.

LOURENÇO, Joaquim Carlos; LIRA, Waleska Silveira. Logística reversa de resíduos vítreos: um estudo de caso do processo implementado na unidade de beneficiamento e reciclagem de materiais vítreos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 33, 2013.

MACEDO, Leonara da Rosa; COLOMBELLI, Gilmar Luiz; PORTO, Adriana ; JUNIOR, David Lorenzi. Logística reversa das embalagens de agrotóxicos na associação das revendas de defensivos agrícolas da região centro do estado do rio grande do sul (ARDEC). Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 35, 2015.

197

MARINHO, Laiany Rodrigues; HOLANDA Cinthia Ladjane de Souza; FONTANA, Marcele Elisa. Avaliação de desempenho de operações de armazenagem no fluxo reverso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016

MARQUES, Daianny Batista; SOUZA, Jackeline Lucas; SOUZA FILHO, Francisco De Assis De. Logística reversa dos resíduos líquidos: mensuração dos custos em uma indústria têxtil do estado do Ceará. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 35, 2015.

PENOF, David Garcia; MELO, Edson Correia.; LUDOVICO, Nelson. Gestão da produção e logística. São Paulo: Saraiva, 2013.

POLATO, Livia Barrera; GRECO, Bruno Renofio; FERNANDES, Carolina Sabino; SCUR, Gabriela. Closed loop supply chain: estudo das embalagens de defensivos agrícolas. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016.

PORTUGAL, Nilton dos Santos; JUNIOR PORTUGAL, Pedro dos Santos; SANTOS, Antonio Carlos dos; CURI, Maria Aparecida; NOGUEIRA, Leandro Rivelli Teixeira. Responsabilidade sócioambiental:

contribuições da logística reversa aos custos evitados. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 32, 2012.

QUEIROGA, Geferson De Sousa; FERNANDES, Natanna Glenda Soares; SILVA, Ricardo Moreira da. Análise dos sistemas de logística reversa utilizados pela empresa correios. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016.

RODRIGUES, Andreia Marize; REBELATO, Marcelo Giroto ; SANTOS, David Ferreira Lopes. Análise da logística reversa pós-venda na produção de alimentos estudo de caso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 32, 2012.

RODRÍGUEZ-FERNÁNDEZ, Rafael; BLANCO, Beatriz; BLANCO, Adolfo; PEREZ-LABAJOS, Carlos A. Reverse Supply Chain Management–Modeling Through System Dynamics. In: Supply Chain Management- New Perspectives. InTech, 2011 .

SAMPAIO, Mauro; HILSDORF, Wilson de Castro. Logística reversa no comércio eletrônico: um estudo de caso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 32, 2012.

SANTOS, Diego Luiz Carneiro de Souza; SILVA SANTOS, Jackson Antunes. Análise da aplicação da logística reversa em uma empresa: um estudo de caso. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016. SANTOS, Emerson Felipe Neves dos; LIMA, Kaique Lopes de Sousa; ALEXANDRE, Stefane Nogueira; BARBOSA, Robson Fernandes. Logística reversa e sustentabilidade: um estudo de caso em uma associação de pescadores no município de Camalaú-PB. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016. TOME, Ricardo Scherrer; OLIVEIRA NETO, Geraldo Cardoso de. Avaliação da implantação da logística reversa em uma empresa de fabricação de componentes eletrônicos, eletromecânicos e mecatrônicos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 34, 2014.

VAZ, Caroline Rodrigues; MALDONADO, Mauricio Uriona. Uso da simulação dinâmica em cadeias logísticas fechadas. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 34, 2014.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

WALLAUER, Leandro Adriano; MARTINS, Danielle Paula; SCHREIBER, Dusan. Logística reversa: uma percepção ambiental com consumidores de calçados. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, v. 36, 2016.

198