• Nenhum resultado encontrado

A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS H UMANOS

No documento BRASIL. Governo Federal (páginas 124-127)

(SNC/GNA) Auditores Registrados

A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS H UMANOS

Acompanhamento de Vida Funcional

As áreas de Registro e Movimentação, Aposentadoria e Pensão e Freqüência da Gerência de Recursos Humanos desenvolvem atividades relacionadas com o acompanhamento da vida funcional do servidor, da admissão até sua saída da CVM, além do atendimento às consultas formuladas pelos servidores e por instituições públicas ou privadas e do gerenciamento de banco de dados informatizado que controla todos os aspectos da vida funcional, incluindo, por exemplo, contagem de tempo de serviço para concessão de licença-capacitação e aposentadoria.

• Registro e Movimentação

A área de Registro e Movimentação faz o acompanhamento do servidor, ocupante de cargo efetivo ou de cargo em comissão, desde a admissão até o desligamento – por motivo de exoneração, de ofício ou a pedido, por posse em outro cargo público inacumulável ou por falecimento – passando por todas as alterações ocorridas em sua vida funcional e, sob alguns aspectos, em sua vida pessoal. As atividades exclusivas da área estão relacionadas com:

• atualizações cadastrais de qualquer natureza; • designações e dispensas de função gratificada;

• nomeações e exonerações de cargo efetivo ou em comissão; • remoções;

• substituições;

• publicação do Boletim de Pessoal e do Informe GAH;

• consultas à legislação ou ao Ministério da Fazenda, nos casos dos indicados para os cargos em comissão;

• organização e guarda das pastas funcionais dos servidores ativos e desligados, dos boletins de pessoal, dos informes, das declarações de bens, rendas e valores e dos demais materiais documentários relativos, por exemplo, aos concursos públicos, às auditorias realizadas, cargos e salários e promoção.

Compete à área também a manutenção do arquivo corrente e permanente da GAH, a atualização do banco de dados SRH e SIAPECAD, a atualização do relatório anual de prestação de contas para a Gerência Regional de Controle Interno/MF/RJ e do quadro de vagas da CVM, o cálculo do índice de rotatividade de pessoal, e o acompanhamento das mutações na legislação e da publicação de atos do interesse da CVM mediante a leitura do Diário Oficial da União, seções 1 e 2.

• Aposentadoria e Pensão

É a área da GAH que providencia a contagem, averbação e emissão de Certidão de Tempo de Serviço, bem como a aposentadoria ou concessão de pensão, de acordo com o estabelecido na legislação e nas disposições da Delegacia Federal de Controle. A concessão de aposentadorias é

antecedida da instrução do respectivo processo, sempre envolvendo significativo investimento em análise de questões legais decorrentes da mudança de regime (CLT para RJU), alterações na legislação previdenciária e de situações especiais (servidores redistribuídos, efetivados, ocupantes de cargo DAS etc.). Complementarmente, a área presta também atendimento a aposentados, pensionistas e servidores ativos, seja em consultas pessoais e telefônicas, seja mediante respostas formais (memorandos e ofícios), além de produzir e distribuir a publicação mensal “Notícias da GAH”, pela qual os aposentados e pensionistas são mantidos informados sobre assuntos gerais da CVM e sobre temas de interesse específico.

• Freqüência

Controla as licenças médicas dos servidores, junto ao Serviço Médico da CVM e à Delegacia Administrativa do Ministério da Fazenda, no Rio, em Brasília e São Paulo; confere os Demonstrativos de Freqüência e atualiza estes dados na Ficha de Acompanhamento de Freqüência, além de tirar dúvidas dos servidores quanto ao funcionamento do Formulário de Ponto.

• Folha de Pagamentos

O setor da Folha de Pagamento tem por missão efetuar todos os procedimentos que resultam no pagamento da remuneração para servidores ativos, inativos e pensionistas. Aparentemente é um setor voltado para cálculos e conferências, mas seu espectro de atividades vai bem mais além, incluindo a análise da legislação pertinente, as projeções de gastos de pessoal, a instrução de processos e a implantação e manutenção de sistemas informatizados.

No que se refere à geração da folha propriamente dita, são atribuições do setor a crítica e entrada de dados mensais no sistema SIAPE; o controle e cálculo de férias; a atualização e cálculo de quintos; a elaboração de projeções de gastos com pessoal visando adequação à disponibilidade orçamentária e, finalmente, a prestação de informações de gastos com pessoal a instituições públicas.

Na área trabalhista, o setor é encarregado da instrução de ações conduzidas pela PFE, além de fazer a crítica das parcelas devidas e cálculo dos valores a serem pagos, inclusive de caráter retroativo com aplicação de indexadores.

No que se refere às Gratificações de Desempenho, o setor desenvolveu e administra um instrumental próprio, totalmente informatizado, de controle dos processos de avaliação de desempenho e de contingenciamento de servidores para concessão das gratificações.

Relações Trabalhistas

• Normatização

A atividade normatizadora da GAH consiste na produção de propostas de normas ou portarias que disciplinem as relações trabalhistas no âmbito da CVM. Desde o advento do Regime Jurídico Único a GAH tem se voltado, especialmente, para a adequação do arcabouço normativo interno à legislação que rege o pessoal da União, ou à produção de regulamentação específica que complemente, no âmbito interno, as diretrizes gerais estabelecidas por lei, por atos do Poder Executivo ou por decisões da SRH/MP.

• Análise e aplicação de Legislação de Pessoal

Sendo a CVM um órgão integrante da Administração Pública Federal, suas relações trabalhistas são regidas por um conjunto de normativos que, em parte, é válido para todos os servidores do Poder Executivo e, em parte, resulta de atos internos ou externos aplicáveis apenas à CVM ou a setores da Administração Federal. Como complicador, há o fato de que o pessoal da CVM esteve submetido até 1990 ao regime da CLT, passando, a partir do advento da Lei 8.112/90, para o RJU (estatutários). São freqüentes, portanto, as demandas referentes a direitos adquiridos num ou noutro regime, assim como as exigências de adequação das normas e procedimentos internos às práticas estabelecidas na legislação vigente. A atividade deste setor concentra-se, portanto, na análise da legislação especializada e na produção de pareceres, documentos técnicos ou memoriais com vistas à apresentação de propostas ou atendimento de exigências no relacionamento com a SRH/MP ou dos órgãos de controle externo, como o TCU.

Assistência e Suporte ao Servidor

• Benefícios

A área de Benefícios tem hoje como missão principal garantir o acesso do servidor a serviços de saúde no âmbito de planos coletivos e a direitos garantidos pela legislação em vigor, como auxílio- alimentação, auxílio-transporte e reembolso parcial de despesas de creche. Neste sentido, a área de Benefícios é responsável pela fiscalização e acompanhamento do contrato entre a CVM e a Golden Cross, relativo ao Convênio de Seguro Saúde, o que inclui conferência e controle das faturas mensais e o acompanhamento de pendências entre servidores e empresa contratada, quanto à aplicação de itens contratuais.

O setor desenvolve ainda o acompanhamento e o controle do pagamento do benefício de assistência à saúde aos servidores que possuem planos de saúde individuais, assim como dos benefícios de auxílio pré-escolar, auxílio-alimentação e auxílio-transporte.

• Serviços Médico e Social

Os Serviços Médico e Social, além de suas atribuições específicas, apresentam uma grande área de superposição, razão pela qual podem ser tratados em conjunto.

O Serviço Médico tem, especificamente, a missão de garantir a assistência à saúde de servidores e outros profissionais a serviço da CVM mediante orientação preventiva, realização de exames periódicos para detecção precoce de patologias e atendimento ambulatorial de pacientes ou encaminhamento destes a serviços médicos especializados. Complementarmente, o Serviço Médico atua mantendo controles burocráticos e estatísticos dos casos de afastamento por doença e dos níveis de absenteísmo (a análise do absenteísmo tem por objetivo um diagnóstico das causas de afastamento do trabalho e sua prevenção e tratamento).

Ao Serviço Social compete dar assistência aos servidores e seus familiares, facilitando o acesso a serviços de saúde, a direitos previstos em lei e a outros recursos promotores de qualidade de vida disponibilizados pela organização ou por órgãos congêneres. Atua em campanhas institucionais, na intermediação de conflitos, no encaminhamento de problemas de desempenho ou de casos de

absenteísmo e no apoio a dependentes químicos, pacientes terminais, portadores de deficiências e outros casos de natureza social.

No âmbito da atuação conjunta, os Serviços Médico e Social desenvolvem campanhas de promoção à saúde e à qualidade de vida. Responsabilizam-se também pelo acompanhamento dos casos de afastamento de servidores enfermos, assim como das licenças por motivo de doença em pessoa da família.

No documento BRASIL. Governo Federal (páginas 124-127)