• Nenhum resultado encontrado

G ERÊNCIA DE P ROJETOS – GAP

No documento BRASIL. Governo Federal (páginas 147-152)

(SNC/GNA) Auditores Registrados

DADOS ESTATÍSTICOS – BIBLIOTECA

3.1.8. G ERÊNCIA DE P ROJETOS – GAP

De maneira a cumprir os objetivos estabelecidos no contrato de empréstimo firmado com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, foi empreendido um grande esforço por parte da equipe do projeto durante o exercício de 2005, que culminou com as seguintes realizações:

ƒ Finalização do Componente 1E – Diagnóstico da Tecnologia da Informação. Este trabalho, realizado pela empresa de consultoria Bearing Point, teve como principais resultados: a elaboração de um Plano Estratégico de TI para cinco anos, envolvendo a avaliação da estrutura tecnológica da CVM - equipamentos e sistemas; a produção dos termos de referência relacionados a sistemas demandados pela PFE e pela CCP; a produção do termo de referência destinado à reestruturação do sítio institucional da CVM (Componente 5A); e a produção do termo de referencia destinado ao desenvolvimento do sistema de acompanhamento de empresas (Componentes 3A).

ƒ Finalização do Componente 4B - Produção de manuais de procedimentos de Inspeção. Realizado pela empresa International Securities Consultancy – ISC, teve por escopo a redação dos procedimentos de inspeção, resultando em um conjunto de manuais em meio físico e na produção de um sistema específico para disponibilização eletrônica destes manuais, integrado com outros sistemas corporativos de uso da SFI. Ainda, foram treinados servidores da SFI e SSI na manutenção dos manuais e do sistema, o que assegura total autonomia à CVM no que se refere a futuros aprimoramentos e atualizações. A elaboração dos manuais visa aumentar a capacidade e a eficiência fiscalizatória da CVM, ocasionando, por conseqüência, o fortalecimento da fiscalização do Mercado de Valores Mobiliários, que é um dos objetivos integrantes do Planejamento Estratégico da autarquia.

- 146 -

ƒ Renovação do contrato com a empresa New Start para ministrar aulas individuais de inglês a todos os servidores efetivos que se encontram envolvidos no projeto do Banco Mundial. ƒ Realização de curso de Direito Societário para servidores de São Paulo, ministrado pelo

consórcio formado pelos escritórios Erasmo Valladão França e Francisco Satiro, com carga horária de 60 horas.

ƒ Participação de servidores da CVM nos seguintes eventos:

Evento

Participantes Período de

Realização Instituição Cidade País

Corporations and Exchange of

Information Amongst Securities Regulators (IOSCO)

1 17/10 - 21/10 IOSCO Madri Espanha

Annual International 1 28/11 - 02/12

The Financial

Services Authority Londres Inglaterra Training Program about Regulation - George Washington University 2 16/05 - 27/05 Institute of

Brazilian Issues Washington EUA

II Seminário de Execução de Projetos Financiados com Recursos Externos – ESAF

3 16/05 - 20/05 ESAF Brasília Brasil

Negotiation Strategies for Managers –

Chicago – USA 1 15/05 - 18/05

Kellogg School of

Management Chicago EUA

Program on Securities Enforcement and

Market Oversight 2 14/11 - 18/11

Securities and Exchange

Comission Washington EUA

ƒ Manutenção da assinatura de periódicos nacionais e internacionais, conforme lista a seguir: • World Securities Law Report

• International Accounting Standards Board - IASB • Harvard Business Review

• Compliance Reporter • The Accounting Review

- 147 - • Accounting Horizons

• Legal Scholarship Network Site License • Journal of Financial Regulation & Compliance

• Financial Accounting Research System FARS on CD-ROM • The Financial Regulator

• Country Report Brazil • Country Forecast Brazil • World Commodity Forecast • The Economist

Grande parte do trabalho da Gerência de Projetos envolve a condução de processos licitatórios para aquisições de bens e contratações de consultores. A GAP conta com a assistência do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, estando os seguintes componentes em andamento:

ƒ Componente 1A – Estudo da Estrutura Interna da CVM. Abrange os recursos humanos e materiais disponíveis, bem como propostas para aprimoramento. A licitação, que é internacional, está na fase de formalização junto ao Banco Mundial da análise das propostas financeiras.

ƒ Componente 1B – Estudo para o aprimoramento da capacidade de Enforcement da

CVM. O processo licitatório é internacional e se encontra em fase final de negociação de

contrato. Espera-se que a execução do estudo seja iniciada em abril de 2006.

ƒ Componente 2B – Atualização de Normas - Estudo comparado sobre Direito Societário – O processo de seleção de empresas também é internacional. Está aguardando a não objeção do Banco Mundial para que sejam solicitadas propostas às empresas integrantes da Lista Curta.

ƒ Componente 3A – Sistema de Acompanhamento de Empresas – Licitação internacional. Está aguardando a não objeção do Banco Mundial para que sejam solicitadas propostas às empresas integrantes da Lista Curta.

ƒ Componente 3E – Treinamentos em Finanças Corporativas e Contabilidade. Está em fase final de negociação de contrato o processo licitatório para contratação de instituição de ensino para ministrar curso de Contabilidade Internacional para SNC e SEP. O processo licitatório para contratação de instituição de ensino para ministrar curso de Finanças Corporativas está em fase de solicitação de propostas.

ƒ Componente 3F – Atualização de Normas – Estudo Sobre Padrões e Práticas Contábeis. As avaliações técnica e financeira para realização de Estudo sobre Padrões Contábeis foram finalizadas, restando pendente a não objeção do Banco Mundial ao início da fase de negociação do contrato com a licitante vencedora. A licitação também é internacional.

- 148 -

ƒ Componente 4F – Desenvolvimento de Sistema de Acompanhamento de Mercado. O sistema está sendo desenvolvido pela empresa Atos Euronext, contratada através de licitação internacional. Estima-se que o sistema entre em produção em novembro de 2006. Paralelamente, está sendo licitado um estudo para avaliar a possibilidade de terceirização da infra-estrutura deste sistema.

ƒ Componente 5A – Reformulação do Sítio Institucional da CVM – O processo licitatório destinado a selecionar empresa para fazer a reformulação do sítio institucional encontra-se na etapa de elaboração da lista de empresas que serão convidadas. O serviço abrange não só o site da CVM, mas também a Extranet, o serviço 0800 e a Intranet. Está prevista uma pesquisa de opinião junto ao público usuário da página da CVM e ao público interno. O tempo previsto para o serviço é de cinco meses.

ƒ Componente 6B – Análise dos Programas Educacionais, de Proteção e de Atendimento

aos Investidores – Houve publicação de anúncio para manifestação de empresas

interessadas, porém o número de empresas foi insuficiente. Está sendo verificada junto ao Banco uma solução alternativa para atendimento do componente.

ƒ Componente 6C – Estudo comparativo sobre a contabilização de fundos de

investimento – O objetivo deste estudo é contratar uma instituição especializada para

realizar um estudo comparando os padrões contábeis internacionais relativos a fundos de investimento com as práticas brasileiras. Está previsto treinamento aos servidores, ao final do estudo. O processo licitatório, internacional, está em fase de solicitação de propostas.

ƒ Componente 7B – Treinamentos Internos (diversos):

ƒ Está sendo ministrado pela Fundação Getúlio Vargas curso de Renda Fixa e Câmbio para servidores do Rio de Janeiro. Os dois primeiros módulos foram finalizados (renda fixa e câmbio), totalizando 110 horas de aula, restando o terceiro, que é a realização de um “game”, a ser realizado nas dependências da FGV.

ƒ Renda Fixa e Câmbio para servidores de São Paulo – o processo licitatório está em fase final de negociação do contrato, cuja carga horária é de 90 horas. O início do curso está previsto para o segundo semestre de 2006.

A respeito das informações a que se refere o item 8.1 do Anexo X da Decisão Normativa TCU nº 71, de 7 de dezembro de 2005, apresentamos o quadro demonstrativo abaixo:

Demonstrativo do Fluxo Previsto e do Fluxo Realizado (Em dólares americanos)

Discriminação (código do

projeto, descrição,

Custo Total Empréstimo contratado (ingressos externos)

Contrapartida nacional

Motivo Valor no ano

Valor acumulado no projeto

Motivos que impediram ou inviabilizaram Providências adotadas para correção LN # 4637-BR $ 6.762.400,00 $ 6.162.400,00 $ 600.000,00 Taxa de Compromisso $ 12.276,90 $ 30.767,57 LN # 4637-BR $ 6.762.400,00 $ 6.162.400,00 $ 600.000,00 Juros $ 35.769,12 $ 75.586,17

Valor das transferências de recursos Em caso de não se ter atingida a conclusão total ou de etapa

- 149 -

Por fim, destacamos que o prazo final para execução do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial foi prorrogado para 30 de maio de 2007, o que permite que seja dado prosseguimento aos projetos inicialmente planejados.

Em relação ao convênio firmado com o Fundo Multilateral de Investimentos – FUMIN, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para execução do Programa de Modernização e Fortalecimento Institucional da CVM, cujo objetivo é promover o fortalecimento do mercado de capitais por meio da modernização e do fortalecimento de sua agência reguladora e supervisora, a CVM, tivemos as seguintes realizações:

ƒ Produção de um diagnóstico sobre o cenário atual da Certificação dos Profissionais do Mercado de Valores Mobiliários no Brasil;

ƒ Finalização do Termo de Referência para a contratação de consultoria que deverá realizar uma análise funcional do campo profissional do mercado brasileiro de títulos e valores mobiliários que possibilite a identificação das competências profissionais inerentes a todas as funções produtivas relevantes e diretamente envolvidas com o Mercado de Valores Mobiliários do Brasil. A partir desta análise funcional, um mapa ou árvore funcional deverá ser desenhado e validado. Projetos prioritários de normas de competência para as funções reguladas pela CVM devem ser propostos, discutidos e validados através de consultas públicas e por um Comitê de Certificação e, finalmente, aprovados pelo Colegiado da CVM. Já houve a publicação do anúncio para manifestações de interesse;

ƒ Revisão da especificação técnica necessária ao desenvolvimento e à implementação, na CVM, do Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED & Workflow, que tem como projeto piloto o Sistema de Registro Eletrônico de Valores Mobiliários. Aguardamos a não objeção do BID para solicitação de propostas às empresas da lista curta;

ƒ Aquisição de grande parte dos equipamentos de informática necessários ao funcionamento do sistema de GED & Workflow. Um dos lotes, que não teve cotação, está sendo novamente licitado. Aguardamos a não objeção do BID para prosseguirmos com as solicitações de cotação.

Coube à GAP, ainda, entre outras atividades:

Efetuar o acompanhamento físico e financeiro dos bens adquiridos e dos trabalhos executados pelos consultores contratados;

Ações definidas no Plano Plurianual – PPA durante uma parte do ano, tendo em vista que tais atribuições foram transferidas para a GAF;

Produção de relatórios de acompanhamento de ambos os projetos (BIRD e BID) para os próprios organismos financiadores, ministérios e outros órgãos e entidades.

- 150 -

No documento BRASIL. Governo Federal (páginas 147-152)