• Nenhum resultado encontrado

4.5 (e) Crítica aos outros membros

No documento Download/Open (páginas 100-103)

Dentre os comentários críticos, a crítica aos outros membros se destaca por ser a categoria que se vale da criticidade para defender o produto que está sendo criticado pelos outros fãs. Como apontam PAGANOTTI e SOARES (2018, p. 24), não devemos resumir metacrítica a uma autocrítica e, sim, entender que é um recurso de apropriação dos mecanismos a serem criticados para gerar suas próprias críticas.

São comentários que estão diretamente ligados à mediação da socialidade (MARTÍN-BARBERO, 2001), pois a circulação de sentidos está baseada na própria comunidade fã e outros consumidores. Enquanto outras categorias, como as duas primeiras, discutem muitas das mediações que partem das Lógicas de produção, os comentários aqui presentes têm como base a circulação de sentidos dentro da comunidade.

Dentro da delimitação do nosso corpus, apenas três comentários se enquadram nesta categoria e dois deles são voltados diretamente aos outros fãs que expuseram suas insatisfações com o jogo.

quando o gameplay é bom e eles removeram microtransações, mas todo mundo quer reclamar de qualquer maneira porque eles são ignorantes e só querem ouvir o que eles querem.

QuinnFTW (Tradução Nossa)95

Em seu comentário, o usuário começa apontando as qualidades do jogo ao elogiar o gameplay96 e a atitude da EA Games por ter removido o sistema de

microtransações que gerou a polêmica em torno do jogo. Após isso, ele ataca os outros usuários que estariam reclamando sem motivos.

O que é verificado no comentário acima, é que o usuário se aproveita do espaço para elogiar o produto e, ao mesmo, tempo criticar os outros comentaristas.

95 No original: when the gameplay is good and they removed micro-transactions but everyone wants to

complain anyway because they’re ignorant and don’t want to hear that it’s what they want

96 Dentre as definições de gameplay, a que possui um caráter mais acadêmico se refere ao termo

como as "interações do jogador com o ambiente, a partir da manipulação das regras e mecânicas do jogo, pela criação de estratégias e táticas que tornam interessante e divertida a experiência de jogar." (VANNUCCHI; PRADO, 2009, p. 138)

Existe certa reivindicação de autoridade sobre o produto, uma vez que o usuário expõe sua crítica positiva às mecânicas do jogo e ao recuo da EA no caso das microtransações, demonstrando, assim, que não só testou o produto como sabe de todo o contexto que envolveu o lançamento do jogo.

Outro ponto do comentário a ser analisado, é o fato de o usuário se referir aos outros como "ignorantes", que só querem reclamar. Podemos, por conta dessa percepção apresentada, inferir que o comentarista não consegue ver um ganho nas reclamações não fundamentadas. Mesmo que inconscientemente, sua atuação estabelece diálogo com o conceito de backlash que como vimos no capítulo 2, se valendo de uma reflexão para posterior ação e que visa penalizar a empresa.

Já numa abordagem baseada no mapa das mediações de Martín-Barbero (2001), podemos entender que a crítica elaborada por este fã, em relação aos outros usuários, é que as mediações desses estão deslocadas da sociabilidade para a

ritualidade, ou seja, para esses usuários, as críticas deixaram de ser sobre as

relações dos usuários com o produto cultural, para se tornarem algo pautado na interação e repetição, elementos que definem essa mediação.

Já outro usuário, apesar de um comentário mais simples, também coloca em cheque se as reações dos usuários são condizentes com a situação:

Eu acho que as pessoas estão exagerando um pouco sobre as micro transações.

TorterraFTW (Tradução Nossa)97

O último comentário da categoria não possui uma crítica direcionada aos outros comentaristas e, sim, aos consumidores casuais de Star Wars. Por conta disso, fica clara a diferenciação em relação aos outros dois usuários analisados anteriormente. O objetivo dessa última crítica é enaltecer o capital cultural dos "verdadeiros fãs" de Star Wars.

Eu me lembro de um tempo antes de Battlefront em que todos chamavam os fãs de star wars de ""nerds"". Agora esses jogos estão aí e essas pessoas pensam que sabem tudo sobre a história,

Só para dizer que os verdadeiros fãs de star wars podem ganhar esses jogos facilmente pelo conhecimento que tem dos filmes.

A Pink Cat :3 (Tradução Nossa)98

Ao se referir ao "tempo antes de Battlefront", o comentarista insinua que já acompanha a franquia antes dos jogos e, pelo uso das aspas duplas no termo nerd, podemos identificar um ressentimento da época em que ser nerd não era popular, o pertencimento a esse grupo era estereotipado e o termo era utilizado para ofender os garotos estranhos, e os objetos dos quais eram fãs.

O comentário apresenta uma percepção do fã de que a incorporação do capital cultural pode lhe render benefícios. Para isso, ele critica o que Laai (2016) classificou como o público civil, um público formado por não fãs, porém, consumidores esporádicos desses produtos culturais. Ao dizer que os verdadeiros fãs da franquia terão vantagens sobre "essas pessoas pensam que sabem tudo sobre a história", o usuário expõe a importância que dá para a assimilação do que Bourdieu (2007) chama de capital cultural incorporado. Lembrando que esse estado do capital representa o aprendizado do jogador, no caso, com o capital cultural objetivado, representado pelos filmes da saga.

A análise desse sentido gerado pelo usuário e explicada pelo mapa das mediações, passa por uma dupla ressignificação dos sentidos: como ambos os produtos (filmes e jogos) partem de uma mesma Matriz Cultural, o consumo de um possibilitaria uma vantagem na mediação técnica de outro. Para ele, as Competências de Recepção dos filmes lhe garantiriam uma mediação de tecnicidade do outro, mas, nessa lógica, o usuário ignora que os dois produtos, apesar de levarem o nome Star Wars, possuem lógicas de produção e formatos industriais distintos.

O que podemos concluir dessa categoria é que ela abarca comentários que tensionam outros usuários em relação ao pertencimento deles ao grupo, seja pela

98 No original: Annnd I remember a while before Battlefront Everyone called star wars fans ""nerds""

now these games are out and those people think they know everything about the story,

Just to say real star wars fans can win these games easily by their background knowledge from the movies

sensatez, seja pela identidade fã. A forma como se dá a sociabilidade entre esses comentaristas e os outros, passa pelo questionamento deles sobre mediações de "aspecto técnico da conformação da cultura" (ROSSINI, 2010, p. 10). São elas a institucionalidade, já que os usuários não reconhecem os esforços da EA Games, e a

tecnicidade, uma vez que eles não conseguiriam uma incorporação técnica pela falta

deconhecimento profundo da série.

No documento Download/Open (páginas 100-103)