• Nenhum resultado encontrado

ENQUADRAMENTO TEÓRICO

2.2 – E MULADORES E P ROGRAMAS I NFORMÁTICOS

Qualquer destes comutadores pode dar acesso a programas informáticos desenhados para serem utilizados especificamente com o respectivo comutador ou a emuladores de teclado e de rato.

Os emuladores de teclado e de rato, mencionados em Cook & Hussey; (1995), Sánchez, (1997) e Suárez, Aguillar, Rosell & Basil, (2000), são constituídos por um dispositivo que se conecta ao computador (como a impressora ou o teclado) e um

programa informático que permite configurar as funções, existentes no teclado e no rato, para o ecrã ou outro suporte (ex. teclado de conceitos). O utilizador acede a essas funções por meio do sistema de varrimento activado através de um comutador.

A grande potencialidade de um emulador, referida por Sánchez, (1997) e Suárez, Aguillar, Rosell & Basil, (2000), é a de possibilitar o uso de processadores de texto, folhas de cálculo, base de dados, programas de desenho ou software didáctico estandardizados, sem ter que se recorrer um rato ou teclado convencionais. Estes programas permitem também configurar o tipo de varrimento, a velocidade, tamanho das letras e as funções a utilizar, de acordo com as necessidades do utilizador (Martín- Caro & Junoy, 2001).

Para Cook & Hussey, (1995); Basil, (1996); Ferreira, Ponte & Azevedo, (1999) e Suárez, Aguillar, Rosell & Basil, (2000), das várias soluções tecnológicas existentes no mercado para pessoas com severas dificuldades neuro-motoras, o emulador Ke:nx, comercializado pelo Don Johnston Incorporate (USA), distingue-se pela variedade de possibilidades que contém: no sistema de acesso; no tipo de comutadores que poderão ser utilizados; nas possibilidades de personalizar os quadros de varrimento ou os quadros de simulação do teclado e rato no ecrã.

O Ke:nx é constituído por um programa de configuração e uma caixa de conexão que permitem diferentes formas de acesso ao computador, designadamente, através do teclado táctil (Discover Screen), através do teclado de conceitos (Discover

on Board) ou através de diferentes tipos de comutadores (Discover Switch).

O Ke:nx tanto pode ser utilizado pelo sistema de varrimento, como pelo código Morse.

O programa de configuração permite conceber lâminas para serem utilizadas com o teclado de conceitos ou conceber quadros de simulação (emulação) do teclado e do rato que aparecem no ecrã, activados por comutadores ou através do teclado táctil. Os quadros de emulação podem conter desenhos, símbolos de um sistema aumentativo de comunicação, letras, palavras ou funções de teclado e de rato (guardar, imprimir, fechar, mover cursor para a direita, etc.). A cada quadrícula pode estar associado um som digitalizado ou sintetizado correspondente ao seu conteúdo, seja uma letra, palavra, expressão ou a função para o qual está programada. Nos casos em que é necessário conceber vários quadros para um mesmo utilizador ou quando há vários utilizadores para o mesmo computador, o Ke;nx permite a conexão entre eles.

Por exemplo, o quadro de letras pode-se aceder ao quadro de números e deste para os quadros de comunicação.

O Ke;nx é bastante utilizado pelos portadores de Paralisia Cerebral ou outra deficiência neuromotora, sobretudo em idade escolar, permitindo-lhes

acceder a los diferentes contenidos curriculares mediante la escritura, el cálculo e el dibujo. Asimismo, también accede a programas educativos y lúdicos que permiten aprender y ocupar su tiempo libré de forma autónoma y constructiva, y a un pequeño programa de comunicación para poder expresar algunos mensajes con voz digital

(Juan e Rosell, 2000, p. 163)

O Grid é uma solução informática concebida pela Anditec (Portugal) e lançada no mercado comercial em 2004, pela PT Comunicações. Destina-se especificamente para portadores de deficiência neuromotora grave e utilizadores de comunicação aumentativa de todas as idades. O Grid possui uma estrutura semelhante ao Ke:nx, com a vantagem de incorporar um sintetizador de fala em português (de Portugal) intitulado “Madalena”. O Grid foi concebido para o utilizador poder:

expressar-se e comunicar de forma autónoma, utilizar o computador e os programas nele contidos, navegar na Internet e ainda controlar totalmente o seu ambiente físico (abertura e fecho de portas e janelas, acesso autónomo ao telefone, TV, equipamento de áudio e vídeo, etc.

(PT Comunicações, Folheto informativo da série “Soluções especiais para clientes muito especiais” , s/d)

O Grid possui um programa de configuração que simula um teclado, no ecrã. O teclado, ou vários teclados em conexão, pode ser activado por acesso directo (rato convencional ou ratos alternativos), ou por acesso indirecto (através de comutadores), pelo sistema de varrimento. Possibilita também a introdução, nos teclados concebidos, de símbolos pictográficos. Com o sintetizador da fala incorporado no programa, o utilizador poderá “falar” aquilo que escreve ou associar cada “tecla” a uma palavra ou frase.

O Speaking Dinamically é um programa informático para a comunicação aumentativa comercializado pela Mayer-Johnson, Inc (USA) com voz sintetizada e digitalizada e com quadros de comunicação temáticos. Os quadros de comunicação com os símbolos do SPC podem ser activados no computador através de comutadores, ecrãs tácteis, ratos convencionais, ratos alternativos, etc. Também permite: criar

quadros de comunicação personalizados, de acordo com os fins a que se destinam e por quem são utilizados; importar imagens de outros programas; escrever frases utilizando os símbolos SPC; etc.

A Escrita com Símbolos é, também, um programa informático para a comunicação aumentativa concebido e comercializado pela Cnotinfor (Portugal), com símbolos pictográficos de comunicação, um dos quais o SPC e funcionando de forma muito idêntica ao Speaking Dinamically.

O Intellikeys é um teclado de conceitos também comercializado pela Mayer- Johnson, Inc (USA). O Intellikeys possui lâminas com teclados alternativos, contendo letras, números e as funções do rato e do teclado convencionais. Permite trabalhar com um processador de texto compatível e, através da aquisição do programa Overlay

Maker, é possível criar outras lâminas com imagens, texto ou combinação de ambos;

O Co:Writer é um preditor de texto comercializado pela Don Johnston Incorporate (USA). Um dos principais objectivos de um preditor de texto é economizar o número de vezes que se tem de pressionar num teclado, num comutador ou outro dispositivo, antecipando o que se quer escrever. Assim, o Co-Writer permite fazer uma predição linguística, prevendo a palavra que vem a seguir em frases que são habitualmente utilizadas, como a predição da palavra a partir das duas ou primeiras três letras. O CO-Writer, como a maioria dos preditores de texto, possui um dicionário com as palavras que se utilizam habitualmente e com a possibilidade de se ir introduzindo outras à medida que se utiliza o processador de texto. O programa

Co:Writer vem com um digitalizador e um sintetizador de fala acoplados que permitem

ouvir a palavra pré-existente no dicionário e digitalizar as palavras novas.

Junoy, (1993); Cook & Hussey, (1995) e Martín-Caro & Junoy, (2001) consideram essencial que a escolha dos dispositivos e dos programas informáticos para determinado caso deverá resultar de uma avaliação ao próprio sujeito e ao contexto onde os vai utilizar:

Entendemos la evaluación como un proceso continuo, dinámico y global más que como un hecho único y estático, cuya finalidad en este caso es determinar las habilidades de un individuo en interacción con su ambiente, reuniendo y generando información para ayudar a obtener y usar el dispositivo más adecuado

O processo de avaliação deverá realizar-se numa perspectiva positiva e evolutiva do sujeito, ou seja, centrar-se no que este pode ou poderá fazer, aproveitando ao máximo as competências comunicativas e funcionais que possui.

Na escolha da Tecnologia de Apoio, as necessidades do utilizador deverão prevalecer face à própria tecnologia. Nem sempre o programa mais recente ou o dispositivo mais sofisticado são os mais adequados, nem resolvem todos os problemas. Um dos princípios que se deve ter sempre em consideração é escolher a solução que seja mais normalizada e a menos restritiva possível (Martín-Caro & Junoy, 2001).

Vários autores, como Junoy, (1993); Cook & Hussey, (1995) e Martín-Caro & Junoy, (2001), alertam para dois aspectos que consideram fundamentais para uma correcta avaliação e posterior utilização da Tecnologia de Apoio adoptada: a postura e a posição de sentado.

A prerequisite to any interaction or activity for a user of extrinsic enablers (assistive technologies) is that the person be in a physical position that is comfortable and promotes function. The primary purpose of seating and positioning devices is to maximize a person’s ability to function in activities across all of the performance areas (self-care, work or school, play or leisure) and, for this reason, we consider them to be general purpose extrinsic enablers.

(Cook e Hussey, 1995, p. 237)

Uma mesa com a altura adequada, uma cadeira adaptada, estabilizadores da postura e do movimento, entre outros, tanto é essencial para avaliar a eficácia no uso de determinada tecnologia, como para a sua posterior utilização.

O processo de avaliação deverá contemplar diversas áreas: desempenho físico, mobilidade, percepção auditiva e visual, capacidade cognitiva, mobiliário existente e condições físicas do espaço.

Junoy (1993) realça, também, a importância de se incluir, na avaliação, factores psicológicos e emocionais como as atitudes, as crenças, as expectativas, as experiências não só da pessoa que está a ser avaliada, como da família e das pessoas com quem a pessoa mais convive. Daí, a necessidade do processo de avaliação realizar-se “en colaboración con todos los profesionales que inciden en la educación de la persona” (Martín-Caro & Junoy, 2001, p. 162), incluindo os pais, de modo

multidisciplinar, e não de forma compartimentada onde cada profissional avalia segundo a sua área, em tempo e contexto diferentes (Junoy, 1993).