• Nenhum resultado encontrado

2 O PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE

3.1 Proposta de Plano de Ação Educacional (PAE)

3.1.1 Eixo 1: Informatização do Sistema

Esse é o eixo que busca a informatização do sistema de todas as bibliotecas escolares da RME/BH. De acordo com a pesquisa de campo, foi identificado uma subutilização de recursos digitais para esse fim, restringindo-se sua aplicação à catalogação de acervo, por meio de planilhas em Excel pelos profissionais da biblioteca.

A situação atual da informatização do sistema nas bibliotecas escolares da RME/BH, como exposto no capítulo 2, informa que a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) adquiriu o software Pergamum para as bibliotecas, a ser implantado em 2016. O software foi desenvolvido pela Divisão de Processamento de Dados (DPD) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e se destina a atender às principais demandas de uma biblioteca, como o cadastro de material, o cadastro de usuários, o controle de empréstimo, as consultas e os relatórios. Assim, a proposição referente a esse eixo se constitui como orientações que pretendem colaborar e acompanhar a efetiva implementação da informatização desses espaços, uma vez que o novo software já está sendo encaminhado pela Rede, e tem sua implantação planejada para 2016.

Voltar esforços para a implementação desse software nas bibliotecas escolares da RME/BH irá favorecer a catalogação mais eficiente do acervo, um maior compartilhamento dos acervos entre as bibliotecas, em sistema integrado de comunicação, a orientação do usuário na utilização dos diversos tipos de recursos para a localização eficiente e prática de informações, a divulgação de eventos, ações e projetos da biblioteca por meio de site, blogs, dentre outros. Além disso, irá otimizar o trabalho dos profissionais da biblioteca dando-lhes tempo disponível para a realização de atividades pedagógicas e de coordenação das bibliotecas-polo. Também os estudantes, os professores e a comunidade em geral serão beneficiados com essa implantação, uma vez que o acervo, atividades e projetos das bibliotecas escolares estariam disponíveis para consulta em qualquer computador da RME/BH.

A responsabilização pela instalação do software Pergamum nas bibliotecas escolares já é da Gerência de Planejamento e Informação (GPLI) que é o setor responsável pela rede de computadores da SMED/BH e das escolas da RME/BH.

Para a utilização eficiente do sistema automatizado, há que se contar com recursos humanos capacitados para as fases de coleta de informação, processamento, transmissão e disseminação dos dados que representam a informação para a utilização do usuário. A capacitação para os bibliotecários, segundo as coordenadoras do Programa, na entrevista semiestruturada para essa pesquisa, já está inclusa no pacote de aquisição do software, portanto, será preciso propor formação também para os outros profissionais da biblioteca (auxiliares e professores em readaptação funcional) que serão os responsáveis pelo manuseio do Pergamum.

Faz-se necessário, então, que a equipe do Programa de Bibliotecas acompanhe as atividades realizadas em prol da automação do sistema das bibliotecas, garantir a formação dos bibliotecários e também dos demais profissionais que trabalham nas bibliotecas escolares. Para isso proponho um cronograma de módulos e atividades, visando à realização desse trabalho ao longo de 2016, como descrito no quadro 18 a seguir:

Quadro 18 - Cronograma de Catalogação do Acervo para acompanhamento das atividades MÓDULOS MÊS ATIVIDADE Instalação do software Pergamum Janeiro e

fevereiro Instalação do software em todos os computadores da RME/BH pela GPLI.

Catalogação

Março e

abril Cadastro de fontes bibliográficas: literatura infantil e infanto juvenil Maio Cadastro de fontes bibliográficas: literatura brasileira e estrangeira Junho Cadastro de fontes bibliográficas: livros paradidáticos

Julho Cadastro de fontes bibliográficas: livros de conhecimentos específicos ou técnicos

Agosto Cadastro de fontes bibliográficas: histórias em quadrinhos

Setembro Cadastro de fontes bibliográficas: periódicos e documentos não convencionais

Outubro Cadastro de fontes não-bibliográficas: documentos sonoros, iconográficos, cartográficos e tridimensionais

Novembro Avaliação de todo o processo de cadastramento

Fonte: Elaborado pela autora a partir das informações fornecidas no Caderno da Política de Desenvolvimento de acervo das bibliotecas escolares da RME/BH, 2009.

A classificação do acervo utilizada no quadro 18 é a mesma adotada pelo Caderno da Política de Desenvolvimento de Acervo das Bibliotecas Escolares da RME/BH.

O Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital da Gerência de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania realiza o trabalho de formação para os monitores de informática do Programa Escola Integrada (PEI) e, assim, poderá contribuir, por meio da ajuda desses monitores, com o processo de catalogação, uma vez que esses profissionais possuem conhecimentos sobre informática e as dúvidas podem ser sanadas rapidamente na própria escola. A equipe da GPLI também será responsável por atender às demandas e questões técnicas que surgirem por meio dos monitores de informática que trabalham nas escolas durante todo o processo.

Proponho que sejam realizadas reuniões mensais com os bibliotecários para avaliar as dificuldades encontradas e também a respeito do andamento da catalogação nas bibliotecas que não são polo. O material utilizado para essa ação é o próprio software Pergamum, uma vez que esse emite relatórios de atividades. Também os depoimentos dos bibliotecários sobre as ações nos encontros regulares com a coordenação do Programa, serão utilizados. Como visto, no quadro 18, essa ação ocorrerá de janeiro a novembro, tornando-se uma prática contínua à medida que novas aquisições para o acervo chegam às escolas. A divulgação será via intranet, e-mail institucional para os profissionais da educação e ofício para os

gestores escolares, convocando os profissionais da biblioteca para a formação. A possível dificuldade para o acompanhamento da implementação do sistema informatizado nas bibliotecas escolares será o cumprimento do cronograma de implementação pelos bibliotecários. Na pesquisa de campo, foi relatado que há, nas escolas pesquisadas, inúmeras demandas aos profissionais da biblioteca e isso acarretaria mais trabalho. Devido a isso, será preciso viabilizar um tempo do trabalho desses profissionais para realizar a catalogação do acervo. Uma dificuldade poderá surgir com relação ao sistema de rede do servidor da RME/BH que, em muitas escolas, ainda funciona de forma precária, dificultando o acesso.

Quanto aos recursos financeiros, não há custos adicionais, uma vez que a RME/BH já realizou a compra do software Pergamum e este possui a formação para os bibliotecários inclusa. Para o acompanhamento da ação, a própria SMED/BH fará a capacitação com os recursos humanos que tem disponível. Assim, as coordenadoras do Programa serão as responsáveis por acompanhar a implementação e implantação do software no sentido de monitorar o cumprimento do cronograma de ações nas escolas.

Para melhor visualização da ação apresentada, segue um resumo no quadro 19.

Quadro 19: Acompanhamento da implantação e implementação do software Pergamum nas bibliotecas escolares da RME/BH

Objetivo Colaborar com a implantação e implementação do software Pergamum nas bibliotecas da RME/BH

Justificativa As bibliotecas da RME/BH não possuem um sistema único de informatização por meio de um software. As coordenadoras do Programa na SMED/BH informaram que a PBH já comprou um software para as bibliotecas a ser implantado em 2016.

Parcerias - GPLI

- Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital

Material O software Pergamum, os relatórios emitidos e os recursos humanos presentes na RME/BH.

Duração De janeiro a novembro de 2016. Forma de

divulgação

Intranet e e-mail institucional para os bibliotecários com as informações sobre o acompanhamento, além de ofício para os gestores escolares, convocando os profissionais para as reuniões.

Dificuldades de

implementação Garantir o cumprimento do cronograma pelos bibliotecários, devido às inúmeras demandas da escola para além da função de catalogação. Soma-se, ainda, o fato de que o sistema de rede do servidor da RME/BH não funciona de forma satisfatória em algumas escolas.

Custo Não há custos adicionais, uma vez que a RME/BH já realizou a compra do

software Pergamum e este já prevê a formação de bibliotecários. O

acompanhamento da implantação e implementação será com os recursos humanos disponíveis na RME/BH.

A seção seguinte trata das proposições referentes ao eixo Melhoria e Dinamização do Acervo com ações que visam uma melhor utilização dos mesmos disponíveis nas escolas.