• Nenhum resultado encontrado

2 O PROGRAMA DE BIBLIOTECAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE

3.1 Proposta de Plano de Ação Educacional (PAE)

3.1.2 Eixo 2: Melhoria e Dinamização do Acervo

Para o eixo Melhoria e Dinamização do Acervo, duas proposições visam

potencializar ações e recursos já presentes na RME/BH: (i) sensibilizar as gerências responsáveis para acrescentar na próxima portaria da política de seleção de livros do Kit Literário42, a diversidade de mídias digitais e de materiais específicos para

acessibilidade de estudantes de inclusão e (ii) investir mais na divulgação do acervo. A primeira ação pretende garantir a diversidade de mídias digitais e materiais específicos para acessibilidade de estudantes de inclusão no acervo. A segunda ação trata de investir na divulgação do acervo por meio da criação de um blog literário, uma vez que as escolas da RME/BH dispõem de computadores na biblioteca e também possuem salas de informática. A Coordenação do Programa de Bibliotecas irá conduzir essa ação no sentido de propor e acompanhar as atividades por meio do relato dos bibliotecários. Os professores e profissionais da biblioteca participarão ativamente com os estudantes para a criação de textos para alimentar o blog e o Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital irá acompanhar, por meio dos monitores de educomunicação nas escolas a construção do ambiente virtual.

A política de distribuição de livros já foi, em parte, resolvida na RME/BH, uma vez que as bibliotecas contam com material distribuídos pelo MEC e também pela própria Rede. Nas informações colhidas na pesquisa, os profissionais nas escolas

42 O Programa Kit de Literatura da SMED/BH, uma política de democratização da leitura literária

desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi o vencedor do concurso nacional Melhores Programas de Incentivo à Leitura para Crianças e Jovens, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). (…) Além do certificado de 1º lugar, a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME/BH) recebeu uma coleção contendo mil livros de literatura. (…). Por meio do kit, a PBH distribui obras literárias para os estudantes da rede própria e conveniada da RME/BH, com o objetivo de investir na leitura em família e garantir o acesso ao livro em outros espaços. Ao extrapolar o ambiente escolar, a PBH reforça a importância da instituição familiar no desenvolvimento das crianças e das práticas de leitura. (DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO, 16 de julho de 2015. Disponível em: <http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1145886>. Acesso em: 14 set. 2014.

reconheceram que as bibliotecas possuem acervo de qualidade, mas que há também carência de materiais em diferentes tipos de suporte, ficando o acervo restrito ao livro físico, além de reconhecerem uma carência nos livros para os estudantes de inclusão.

Para essa ação, a equipe do Programa de Bibliotecas realizará discussões com os profissionais da educação nas escolas, com a equipe do Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência e Inclusão para sanar a ausência de acervo para estudantes de inclusão (livros em braile, audiolivros, etc.) e com o Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital para abordar materiais em outros formatos além do livro físico nos Kits Literários distribuídos aos estudantes (diversificar os suportes textuais, como mídias eletrônicas).

A RME/BH possui uma política de inclusão para os estudantes que é acompanhada pelo Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência e Inclusão na SMED/BH. Esse núcleo é responsável por propor e fazer a gestão de estratégias que compõem a política educacional de Belo Horizonte e que visam a garantia da educação inclusiva para os estudantes com deficiência, além de propor e desenvolver estratégias que compõem a política educacional para a garantia da formação continuada dos professores no processo de educação inclusiva desses estudantes. Diante dessas atribuições, a equipe desse núcleo seria, então, responsável por apontar os critérios para a seleção de obras específicas para esse perfil de estudantes no Kit Literário.

Em relação ao investimento em diferentes suportes textuais, principalmente em livros eletrônicos (e-books) e outros portadores de textos digitais, a contribuição será do Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital que já trabalha com temáticas relativas às mídias eletrônicas. Esse Núcleo também participará com a criação de critérios e na seleção do acervo para o Kit Literário.

A Portaria SMED Nº 326/201443 que institui o processo de seleção de livros

literários que comporão o Kit Escolar 2016 não traz nenhuma especificação para aquisição de livros dessas naturezas. É preciso que se defina previamente um percentual de materiais que atendam às demandas de acervo em formato eletrônico e que vise a acessibilidade.

Para a definição dos novos critérios de seleção do acervo para o Kit Literário

serão necessárias reuniões com os responsáveis (equipe do Programa de Bibliotecas, Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência e do Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital). De acordo com o Guia da Smed, publicado em setembro de 2011, que apresenta as atribuições, serviços, procedimentos das gerências, coordenações, núcleos, projetos e programas da RME/BH, uma das atribuições do Programa de Bibliotecas é traçar política de seleção para aquisição do acervo e acompanhar o desenvolvimento do acervo de cada biblioteca escolar com um de seus serviços a construção da portaria de seleção e formação da comissão responsável. Diante disso, será preciso uma nova configuração para a equipe de seleção do Kit Literário, incluindo a equipe do Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência e do Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital.

A duração da ação será de 3 meses para estudo e construção do novo texto da portaria da política de seleção de livros do Kit literário. Após esse período de estudo e construção, o novo texto será encaminhado para o setor de Apoio Administrativo ao Gabinete44 da SMED/BH para que sejam tomadas as providências

necessárias, junto à Assessoria Jurídica45 e encaminhará o documento para a Chefia

de Gabinete46 para a publicação da portaria no Diário Oficial do Município (DOM).

Para a proposição de sensibilização para o acréscimo, na próxima portaria da política de seleção de livros do Kit Literário, a diversidade de mídias digitais e de materiais específicos para acessibilidade de estudantes de inclusão serão necessários custos adicionais para compra dos novos materiais. Dessa forma, a portaria será encaminhada para a Coordenação de Orçamento47 da SMED/BH para

44 Uma das atribuições do setor de Apoio Administrativo ao Gabinete é preparar as matérias para

publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Para isso, consta com serviços como: elaboração de ofícios, memorandos, atos, pareceres, portarias, instruções de serviço, etc. para avaliação e assinatura da Secretária, Secretário Adjunto, Chefia de Gabinete e outras; acompanhamento do DOM das publicações da SMED/BH e outras de interesse da Secretaria e providências para formatação e publicação de portarias e pareceres. (GUIA DA SMED, 2011, p. 101)

45

A atribuição do setor de Assessoria Jurídica da SMED/BH é dar tratamento jurídico de situações concretas, cuja matéria seja da competência da SMED/BH. (GUIA DA SMED, 2011, p. 102)

46

Uma das atribuições da Chefia de Gabinete é realizar a interlocução e articulação com a Gerência de Planejamento e Coordenação de Publicações Oficiais, para encaminhamento e acompanhamento das publicações da SMED/BH no DOM. (GUIA DA SMED, 2011, p. 105)

47

Uma das atribuições da Coordenação de Orçamento da SMED/BH é a promoção da integração dos diversos segmentos envolvidos no planejamento das ações e projetos na área de Educação, objetivando otimizar os investimentos, avaliar a sua eficiência e propor as adequações necessárias: reuniões periódicas visando definir as ações a serem implementadas com recursos da Educação e acompanhar o andamento das mesmas, monitoramento da execução orçamentária, por meio do Sistema Orçamentário Financeiro da PBH e elaboração de relatórios e planilhas. (GUIA DA SMED,

a realização dos encaminhamentos necessários.

A dificuldade de implementação será dispor de recursos financeiros suficientes para atender as demandas de novos materiais para o acervo.

O quadro 20, a seguir, resume as proposições que colaboram com o eixo Melhoria e Dinamização do Acervo.

Quadro 20 – Sensibilizar para a presença de diversidade de mídias digitais e materiais

específicos de inclusão na portaria de seleção do Kit Literário

Objetivo Contemplar na próxima portaria da política de seleção de livros do Kit Literário, 10% de materiais em mídias digitais e de 10% de materiais específicos para acessibilidade de estudantes de inclusão.

Justificativa Reconhecimento, por parte dos profissionais das escolas, de que as bibliotecas possuem acervo de qualidade, mas há carência de materiais para estudantes de inclusão e em diferentes tipos de suporte, ficando o acervo restrito ao livro físico. Parcerias - Equipe do Programa de Bibliotecas.

- Profissionais da educação nas escolas (gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais da biblioteca).

- Núcleo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência e Inclusão. - Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital.

- Setor de Apoio Administrativo ao Gabinete. - Setor de Assessoria Jurídica.

- Setor de chefia do Gabinete. - Coordenação de Orçamento.

Material Computadores, portarias anteriores de seleção de livros para o Kit Literário e material teórico.

Duração A portaria geralmente é publicada em dezembro, portanto, anteriormente a essa data com duração de 3 meses.

Forma de

divulgação Publicação na intranet e Diário Oficial do Município (DOM). Dificuldades de

implementação A definição prévia do percentual de materiais que atendam às demandas de acervo em formato eletrônico e que vise a acessibilidade, a dificuldade será dispor de recursos financeiros suficientes.

Custo Serão necessários custos adicionais com a compra do acervo para compor o Kit Literário dentro do disponível e aprovado pela Coordenação de Orçamento da SMED/BH.

Fonte: Elaborado pela autora.

Para a ação que pretende atender ao investimento na divulgação do acervo por meio da utilização da internet e de diversas mídias, faz-se necessária a implantação de uma rede de leitura por meio de equipamentos multimídias que ampliarão o acesso dos estudantes, professores e comunidades a múltiplos materiais de leitura. Essa rede de leitura se constituirá de blogs literários com resenhas críticas dos livros que compõem o acervo da biblioteca e será alimentada por meio de postagens dos alunos. Ações de dinamização e melhoria do acervo devem constar tanto no PPP quanto no PMA das escolas. Com o PPP, as escolas 2011, p. 21).

traçam as diretrizes políticas e pedagógicas para sua comunidade. Ações e projetos que visam a formação de leitores e o desenvolvimento de uma política de leitura devem estar explícitas nesse documento. Com o PMA, implantado em 2015, a RME/BH consolida essa necessidade, uma vez que, um plano que visa a melhoria da aprendizagem deve ser embasado em ações que objetivam o desenvolvimento da competência leitora de seus estudantes. Uma ação como a implantação de uma rede de leitura por meio da criação de um blog literário poderá contribuir para o ensino e a aprendizagem da leitura nas escolas.

Os responsáveis pela criação dessa rede de leitura serão os profissionais da biblioteca, juntamente com os professores, coordenadores pedagógicos e monitores de informática e de educomunicação (Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital). Os estudantes, orientados pelos professores, farão as leituras dos livros e produções de resenhas. Os monitores conduzirão o trabalho com os estudantes para a alimentação do blog e sua divulgação. Os coordenadores serão os responsáveis por articularem todo o trabalho pedagógico da rede de leitura.

A justificativa para a proposição dessa ação foi o fato de os profissionais das escolas relatarem na pesquisa de campo que reconhecem que as bibliotecas possuem acervo de qualidade, mas que, no entanto, não chegam até os professores e estudantes de forma efetiva. O objetivo dessa ação é investir na diversidade e produção de mídias digitais para divulgação do acervo e projetos da biblioteca, buscando um contato maior de todos os profissionais da educação e estudantes com a leitura. Sua execução se dará ao longo do ano letivo e os materiais necessários são o acervo e os computadores da biblioteca escolar, a sala de informática e a internet. A divulgação do blog literário poderá ser feita por meio da confecção de cartazes que serão espalhados pela biblioteca e pela escola, propaganda nas reuniões pedagógicas, na sala dos professores, salas de aula, pessoalmente e também por meio de e-mails.

Para a produção do blog literário, o Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital será o parceiro do Programa de Bibliotecas. Esse núcleo trabalha com formação para os monitores de educomunicação que ministram oficinas de produção de vídeos, jornais, revistas, fanzines, rádio, história em quadrinhos, criação de jogos tecnológicos, construção de blogs, dentre outros.

desenvolverem atividades em sala de aula, com a produção de resenhas dos livros lidos pelos estudantes que servirão para alimentar o blog literário. Dessa forma, essa ação contribuirá para aproximar o trabalho dos professores com o dos profissionais da biblioteca, além de envolver também os monitores de educomunicação e informática. A Coordenação do Programa de Bibliotecas irá conduzir essa ação no sentido de propor e acompanhar as atividades por meio do relato dos bibliotecários.

O quadro 21 a seguir apresenta essa ação de forma sistematizada.

Quadro 21- Implantação de uma rede de leitura com investimento na divulgação do acervo por meio da criação de um blog literário

Objetivo Investir na divulgação do acervo das bibliotecas escolares por meio de produção de mídia digital.

Justificativa Os profissionais reconhecem que as bibliotecas possuem acervo de qualidade, mas que ainda não chegam até os professores e os estudantes.

Parcerias - Equipe do Programa de Bibliotecas

- Profissionais da educação na escola (coordenador pedagógico, professores, profissionais da biblioteca, monitores de informática e educomunicação).

- Núcleo Pedagógico Educomunicação e Cultura Digital. Material Acervo da biblioteca escolar, computadores e internet. Duração Ao longo do ano letivo.

Forma de

divulgação Por meio da confecção de cartazes espalhados pela escola, propaganda nas reuniões pedagógicas, na sala dos professores, salas de aula, pessoalmente e também por meio de e-mails.

Dificuldades de implementação

Conscientizar os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, profissionais da biblioteca e professores da necessidade de se apropriarem, cada vez mais, das novas tecnologias para a busca de informações sobre o acervo da biblioteca. Custo Sem custos financeiros apenas recursos humanos.

Fonte: Elaborado pela autora.

A concretização das propostas do quadro acima requer a capacitação em

serviço, assunto tratado no próximo eixo. O Programa de Bibliotecas já dispõe da oferta de algumas formações ao longo do ano, mas que são direcionadas apenas para os profissionais da biblioteca. Faz-se necessário então ampliar essas formações no sentido de temáticas e de acesso. Sabe-se que o Programa não possui um plano de formação continuada e que propõe algumas formações esporádicas ao longo do ano apenas para os profissionais da biblioteca. Diante disso, é preciso que o Programa de Bibliotecas disponha de um plano de formação continuada sistematizado a ser executado durante o ano para os outros profissionais além dos bibliotecários.

Na seção a seguir, serão propostas ações que visem à formação extendida, em serviço, para os profissionais envolvidos na formação do leitor da RME/BH.