• Nenhum resultado encontrado

A partir dos resultados das pesquisas, do questionário e da análise do levantamento de dados da Colmeia, do mapeamento de competências e dos 26 vídeos, percebeu-se que a realidade dessas empresas exige que a aplicação e elaboração de um Planejamento Estratégico sejam feitos de forma adaptada a todas as limitações que elas possuem.

A fim de trazer uma solução para esse problema, através da análise dos dados fornecidos por esse estudo elaborou-se, junto ao projeto da UFF na Escola de

58 Startups de Maricá, um modelo de Plano de negócios simplificado (Apêndice 2), contendo campos que pudessem ser preenchidos facilmente e que ao final fornecesse ao empreendedor uma visão geral do seu negócio, ressaltando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e juntando em um plano só dados que eram analisados separadamente, para que houvesse uma analise sistêmica da situação atual da empresa, fazendo com que o empreendedor consiga analisar no que deve ser investido e onde tomar cautela para que sua empresa possa crescer e se desenvolver.

O resultado disso foi um plano de negócios simplificado com consiste em estabelecer e analisar os seguintes fatores:

Apresentação introdutória da empresa: Neste campo as empreendedoras descreveram e estabeleceram a marca, o produto/serviço que é fornecido, os objetivos do seu negócio, o por quê de empreender com aquele determinado produto/serviço ou setor; e quantos sócios fazem parte do negócio.

Plano tecnológico: Nesse campo as empreendedoras descreveram como funciona o processo de produção do seu produto.

Plano Financeiro: Nesse campo as empreendedoras detalharam diversos fatores como o preço de venda de seus produtos/serviços, os custos que elas possuem e a porcentagem de lucro que elas conseguem em cima de cada item.

Além disso, esse campo exigiu também uma projeção de fluxo de caixa, ou seja, quanto elas desejam investir no negócio em curto, médio ou longo prazo, perguntando também como será o financiamento desses investimentos.

Plano de mercado: Esse campo teve como intenção fazer com que as empreendedoras definissem qual seria a estratégia genérica adotada por sua empresa e qual seria principal estratégia de marketing a ser utilizada. Além disso, esse campo trouxe também a intenção fazer com que elas construíssem uma Matriz FOFA simplificada de seu negócio, estabelecendo seus principais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Por último, estabeleceu-se quais seriam os principais canais de vendas utilizados por essas mulheres para chegar até seus clientes.

Plano de Gestão: Por último, as empreendedoras preencheram esse campo que consistia em descrever qual era a formatação jurídica atual de seus empreendimentos e quais seriam seus possíveis parceiros de negócio.

Com essas informações definidas corretamente, boa parte do problema já estaria sendo sanado, visto que a elaboração do Plano de negócios simplificado faz com que essas mulheres analisem melhor quais objetivos devem ser alcançados e qual é a missão de sua empresa, fatores esses que no questionário muitas dessas empreendedoras diziam não possuir nenhuma descrição detalhada a respeito.

59 Além disso, no decorrer da elaboração do Plano de negócios essas mulheres puderam analisar suas forças e fraquezas, seus possíveis parceiros e; quais meios poderiam ser utilizados para fazer com que seu produto/serviço chegasse até seus clientes, além de servir também como uma base de dados para as mesmas.

Como resultado, obteve-se um Plano de negócios simplificado (Apêndice 2) que pudesse fornecer a essas empreendedoras informações que possibilitasse a elas definirem melhor seus objetivos a longo prazo e quais ações tomar para atingi-los.

60 6 CONCLUSÃO

Após analisar todos os dados relacionados à utilização do Planejamento Estratégico nas Micro e pequenas empresas, conclui-se que muitos empreendedores não possuem nenhum tipo de planejamento a longo prazo elaborado e muitas vezes os mesmos não sabem responder nem mesmo para o que serve a ferramenta. Apesar de toda essa deficiência relacionada diretamente aos empreendedores, não se pode culpa-los totalmente por isso, pois ao analisar o contexto geral, percebe-se que na verdade há uma grande escassez de orientação em relação ao assunto.

O empreendedorismo no Brasil é ainda hoje, muito pouco incentivado e essa falta de incentivo ocorre de diversas formas, como a falta de leis, altas taxas de juros e também pela falta de orientação das pessoas que estão começando a empreender.

O país está cheio de Micro e pequenas empresas que possuem grande potencial de crescimento, porém a falta de orientação faz com que a maioria delas fiquem estagnadas ou até mesmo acabem fechando as portas.

Toda essa falta de orientação faz com que a maioria dos empreendedores abram seus negócios sem a cultura de estabelecer a missão e os objetivos do mesmo, além não analisar os riscos e oportunidades que rodeiam seu empreendimento, entre outros fatores.

Além disso, há também o fato de o planejamento estratégico ser, na maioria das vezes, projetado para ser utilizado em grandes empresas, que possuem recursos e estrutura que facilitam a utilização da ferramenta. Porém, a realidade das micro e pequenas empresas é outra, o que exige uma simplificação na forma de elaborar um planejamento estratégico, visto que essas empresas não possuem tantos recursos quanto as empresas de grande porte.

Com isso, ao analisar-se essas deficiências relatadas no questionário, no levantamento de dados da Colmeia, no mapeamento de competências e nos 26 vídeos, decidiu-se, junto ao projeto da UFF na Escola de Startups de Maricá, elaborar um Plano de negócios simplificado para poder colaborar de alguma forma com o crescimento dessas empreendedoras e com o rompimento do ciclo de mortalidade das micro e pequenas empresas.

Com a aplicação do Plano Estratégico, obteve-se resultados bem satisfatórios, onde as mulheres que fizeram parte desse estudo relataram que o Plano de Negócios fez grande diferença na maneira com que elas enxergavam o estado atual e o futuro de seus negócios, podendo elaborar de forma mais concreta

61 um planejamento, listando os objetivos e as metas que devem ser atingidas para conquistar a visão de longo prazo que cada uma deseja, fazendo isso de forma coerente com todos os dados que foram listados no plano de negócios simplificados, dados esses que todas elas possuíam, mas praticamente nenhuma delas faziam uma listagem dos mesmos. Além disso, ao elaborar a Matriz FOFA, muitas se depararam com ótimas oportunidades que poderiam alavancar seus negócios e ficaram mais atentas também a alguns riscos que poderiam afetar seu negócio.

Com isso, diante às constatações fornecidas pela presente pesquisa, que visou analisar todos os ângulos o tema abordado, esse trabalho visou fomentar e colaborar de alguma forma com crescimento não somente dessas micro e pequenas empreendedoras analisadas, mais de todos os micro e pequenos negócios do Brasil, não só expondo e comprovando o problema e suas fontes, mas também mostrando uma possível solução, que mesmo sendo simples, torna-se um grande diferencial na caminhada e no processo de crescimento desses pequenos negócios, que unidos a grande força de vontade dos empreendedores, faz com que eles tenham um grande potencial de galgar altos degraus no mundo dos negócios.

62 REFERÊNCIAS

AGÊNCIA SEBRAE NOTÍCIAS- Pequenos negócios já representam 30% do produto

interno bruto do país, 2020. Disponível em:

<https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/pequenos-negocios-ja-

representam-30-do-produto-interno-bruto-do-pais,7b965c911da51710VgnVCM1000004c00210aRCRD>. Acesso em:

(11/11/2021).

BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração: construindo vantagem competitiva São Paulo: Editora Atlas, 1998.

BRASIL. Lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 14 dez. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp123.htm>. Acesso em:

(14/11/2021)

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009

FARIAS, S. W. F.; LIMA, A. R. S.. Um estudo bibliográfico sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas. Disponível em: <

http://sustenere.co/index.php/entrepreneurship/article/view/CBPC2595-4318.2020.001.0005/1896> Acesso em: 10/11/2021

FONSECA.I.S; GONÇALVES.S,P,S; SOUZA.A,R. Planejamento Estratégico aplicado a micro e pequenas empresas, 2019. Disponível em: <

https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/6njdo-7p0yp.pdf> Acesso em:

(11/11/2021

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 2.ed.

São Paulo: Saraiva, 2008

63 MAXIMIANO, A.C.E. Introdução à administração - 5. ed. - Rev. e ampl.- São Paulo;

Atlas, 2000.

MINTZBERG.H; AHLSTRAND.B; LAMPEL.J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico- Porto Alegre : Bookman. 2000.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas - 23. ed. - São Paulo : Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Francisco Ivanio Silva de. Planejamento estratégico: um estudo sobre a visão dos gestores de micro e pequenas empresas do Ceará, Bahia, Maranhão e Pernambuco sobre o planejamento estratégico,2020. Unifametro. Disponível em:

<http://repositorio.unifametro.edu.br/handle/123456789/846>. (Acesso em:02/072021)

RASMUSSEN.U.W. Manual da Metodologia do Planejamento Estratégico: uma ferramenta científica da transição empresarial do presente para o futuro adotado para o âmbito operacional brasileiro - São Paulo. Editora Aduaneiras, 1990.]

SEBRAE - Planejamento Estratégico aplicado aos pequenos negócios, 2016.

Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/planejamento-

estrategico-aplicado-aos-pequenos-negocios,d2cb26ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em:

(15/11/2021)

SILVEIRA,D. GLOBO ECONOMIA - Mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas foram abertas no país em quatro meses, aponta Sebrae, 2021. Disponível em: <

TERENCE,A.C.F; FILHO,E.E. Elaboração do planejamento estratégico: Estudo e aplicação de um roteiro em pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena

Empresa, 2007.Disponível em:

<https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2959963>. (Acesso em:02/07/2021)

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração.

São Paulo: Atlas, 1998.

64 APÊNDICES

Apêndice 1 – Questionário utilizado na pesquisa de campo elaborado pelo próprio autor:

1-) Você sabe para que serve o planejamento estratégico?

( ) sim ( ) não

( ) conheço, mas não utilizo

2-) Há um planejamento definido para sua empresa? Se sim, para qual prazo ele foi projetado?

( ) pequeno ( ) médio ( ) curto

( ) não há um planejamento definido

3-) Sua empresa possui uma missão bem estabelecida?

( ) sim ( ) não

( ) Desconheço

4-) Há definição de objetivos ou metas?

( ) sim ( ) Não

5-)Há algum tipo de análise ou acompanhamento de dados do ambiente interno (serviços,

65 mão de obra e tecnologias) ?

( ) sim, possuo dados em relação às instalações ( ) sim, possuo dados em relação a produtividade ( ) sim, possuo indicativos financeiros

( ) sim, possuo dados de pelo menos dois fatores acima ( ) Não possuo nenhum dado disponível

6-)Há algum tipo de análise ou acompanhamento de dados do ambiente externo (concorrentes, fornecedores, clientes)?

( ) sim, possuo dados em relação aos concorrentes ( )sim, possuo dados em relação aos fornecedores ( ) sim, possuo dados em relação aos clientes

( ) sim, possuo dados de pelo menos dois fatores acima ( ) não possuo nenhum dado disponível

7-)Qual a maior dificuldade na hora de definir um planejamento estratégico?

( ) Alto custo de implantação ( ) falta de recursos humanos ( ) falta de dados

( ) Desconhecimento da ferramenta

() Não sei como utilizar os dados que possuo

8-)Você possui consciência das forças e fraquezas que sua empresa possui no ambiente interno( dentro da própria empresa) que podem ser explorados?

( ) sim, tenho consciência das forças da empresa ( ) sim, tenho consciência das fraquezas da empresa

66 ( ) sim, tenho consciência das forças e fraquezas da empresa

( ) Não possuo uma análise sobre isso

9-)Você possui consciência dos riscos e ameaças que sua empresa possui no ambiente externo?

( ) sim, possuo consciência dos riscos ( )sim, possuo consciência das ameaças

( ) sim, possuo consciência dos riscos e ameaças ( ) não possuo uma análise sobre isso

10-) Você costuma estar atento às mudanças de mercado que estão ou que podem ocorrer em seu setor de atuação?

( ) Sim, estou sempre atento a isso

( ) Não costumo me aprofundar no assunto

11) Você faz algum tipo de análise em relação ao macroambiente (tecnologias, economia, leis, governo, etc.)?

( ) Sim, há análises em relação à tecnologia ( ) Sim, há análises em relação à economia ( ) Sim, há análises em relação à lei

( ) Sim, há análises em relação ao governo

( ) Sim, há análises de pelo menos dois fatores acima ( ) Não possuo dados sobre o assunto

12) Espaço para questionamentos e observações:

67 Apêndice 2 – Plano de negócios simplificado elaborado pelo próprio autor em

conjunto com o projeto da UFF na Escola de Startups de Maricá:

ESCOLA DE STARTUP MARICÁ PLANO DE NEGÓCIOS SIMPLIFICADO

TURMA COLMEIA

Nome:

Data:

APRESENTAÇÃO INTRODUTÓRIA DA EMPRESA

Marca:

Proposta de Valor:

Produtos/Serviços:

Objetivos:

Missão:

Visão:

Justificativa:

68 Sócios(as):

PLANO TECNOLÓGICO:

Processo de Produção:

PLANO FINANCEIRO:

Preço de Venda do Produto/Serviço:

Custos:

Lucro:

Fluxo de Caixa Projetado:

Financiamento:

69 PLANO DE MERCADO:

Estratégia Genérica Adotada:

Principal Estratégia de Marketing:

Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças)

Canais de Venda:

PLANO DE GESTÃO:

Formatação Jurídica:

Possíveis Parceiros:

70 ANEXOS

Anexo 1- Levantamento de dados da Colmeia feito por Thaisa Muniz:

Levantamento de dados da Colmeia elaborado por Thaisa Muniz, 2021. Disponíveis em: <

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SRWTcwwUQX3zKdK4Nq-lPK8R4DNozpsaiU3r0_v6xws/edit?usp=sharing> (Acesso em:03/01/2022).

71 Anexo 2 – Mapeamento de Competências realizado pela UFF no projeto Escola de Startups de Maricá.

72

Revany Pereira de Carvalho pinto 1 TACGCCGA T A C G C C G A 622 529 Maria Regina Carvalho Devani -1 TCAGTCAA T C A G T C A A 675 245

TANIA GOMES FRANCO -2 ACCTCTAA A C C T C T A A 700 38

Marluce Rodrigues de Almeida -1 TCCGCCAA T C C G C C A A 676 547 02/06/2021

Dalva Maria Gomes Feital 1 GACGCCTA G A C G C C T A 623 530

(talento) T 22 5 1 3 3 5 10 16

(futuro talento) G 6 3 0 28 0 2 6 2

(mediano/conservador) C 4 12 23 1 29 25 1 2

(baixo) A 1 13 9 1 1 1 16 13

73 Análise 2

COMPETÊNCIAS:

• Grupo bem homogêneo de empreendedores. Lidam muito bem com o risco.

• Grupo têm claras dificuldades para lidar com a incerteza e com postura conservadora.

• Grupo efetua o planejamento e a estruturação organizacional de forma relativamente ineficiente.

• Grupo homogêneo com clara evidência de suas características como líderes, devendo aperfeiçoá-las. Vídeos e seminários.

• Grupo efetua o controle de forma claramente mediana. Deve implementar formas mais incisivas.

• Grupo efetua a negociação de maneira claramente conservadora. Recomenda-se workshops para aprimorar técnicas de negociação.

• Grupo com clara divisão, equilibrada, entre componentes com características para lidar com o novo e a outra metade com perspectivas tradicionais

• Grupo com leve predominância de características para resistir às falhas e circunstâncias adversas. Contudo, com evidente fragilidade, parcial.

• O grupo tem sete promissores empreendedores e deve-se efetuar o aconselhamento e apoio imediato. Entrevista pessoal.

• O grupo tem três empreendedores futuros - Meeting em grupo

• O grupo tem dois componentes com perfil administrador entre os 10 melhores avaliados pelo sistema até o presente momento. Capacitação para monitoria e facilitação.

• Capacitação em Planejamento e Controle (administrativas)

• Capacitação em técnicas de inovação e difusão de novas tecnologias

Médio prazo:

Curto prazo:

Análise 1

Capacitação em melhoramento de produtos e serviços

74 Anexo 3- Vídeos e Planos de Negócios aplicados pelo projeto da UFF na Escola de Startups de Maricá:

Vídeos e Planos de negócios, 2021. Disponíveis em: <

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1OmE5oWwBuJ9ALajTgE5JisLlgBOYrlg Ks4yhr_kRiZQ/edit?usp=sharing>. (Acesso em:05/01/2022)

Documentos relacionados