• Nenhum resultado encontrado

4.1 Cenário das micro e pequenas empresas do Brasil

4.2.1 Questionário

 A segunda etapa foi feita através da análise de um levantamento de dados elaborado pela Thaisa Muniz, fundadora do Coletivo Colmeia, onde procurou-se saber informações mais gerais em relação a essas mulheres, como idade, escolaridade, etc (Anexo 1).

 A terceira etapa realizou-se através da análise de um mapeamento de competências efetuado pelo projeto da UFF na Escolas de Startups de Maricá, que teve como objetivo analisar diversos fatores, como as competências administrativas que cada empreendedora possui, além de investigar as principais fragilidade das mesmas(Anexo 2).

 Por último houve a quarta etapa, onde analisou-se 26 vídeos elaborados por mulheres integrantes do projeto da UFF na Escola de Startups de Maricá(Anexo 3).

4.2.1 Questionário

Em relação ao questionário, as primeiras perguntas foram relacionadas ao conceito de Planejamento Estratégico, onde procurou-se saber quantas dessas mulheres sabiam para que serve esta ferramenta.

Os resultados mostraram que mais da metade dessas mulheres não sabiam para que serve o Planejamento Estratégico. Dentre essas mulheres que relataram não saberem para que serve a ferramenta, 27,3% assinalaram que simplesmente

45 não sabe no que consiste a mesma, e as outras 27,3% afirmaram que apesar de saberem o que é, não utilizam (Figura 7). Ou seja mais da metade dessas mulheres não sabiam ou até conheciam, mas não utilizavam a ferramenta.

Figura 7 – Você sabe para que serve o Planejamento Estratégico?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Após isso foi analisado se algum tipo de planejamento foi elaborado por essas mulheres para seus empreendimentos, seja ele de longo, curto ou médio prazo e constatou-se que mais da metade desses negócios não possuíam nenhum tipo de planejamento (Figura 8).

Figura 8 – Há algum tipo de planejamento definido para sua empresa? Se sim, para qual prazo ele foi projetado?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Pôde-se perceber também que, além de grande parte não possuir nenhum planejamento, também há o fato de que os planejamentos que foram elaborados

46 foram no máximo de médio prazo e com isso percebe-se a ausência do planejamento à longo prazo.

Além disso, outro objetivo do questionário foi analisar se essas mulheres haviam definido uma missão para sua empresa, ou seja, se elas tinham em mente qual era a razão de existir do seu empreendimento e constatou-se que mais da metade delas haviam sim uma missão especificada (Figura 9), o que é um ponto positivo.

Figura 9- Sua empresa possui uma missão (razão de existir) bem estabelecida?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Após isso, analisou-se também se essas mulheres haviam estabelecido algum objetivo ou meta a ser alcançado e concluiu-se que, apesar de mais da metade delas não possuírem nenhum tipo de planejamento, quase 90% delas definiram esses fatores (Figura 10), fato esse de grande importância para o crescimento do negócio.

Figura 10- Há alguma definição de objetivos e metas a alcançar?

Fonte: Próprio Autor (2021)

47 Junto a isso, procurou-se saber também se essas empreendedoras possuem algum tipo de dados disponíveis para serem trabalhados na hora de elaborar algum tipo de planejamento, dados esses relacionados ao ambiente interno (serviços, mão de obra, tecnologia, processos, marketing, etc) e ao ambiente externo (concorrentes, fornecedores, clientes, produtos substitutos, etc). Com o resultado constatou-se que mais da metade dessas mulheres não possuem nenhum tipo de dados, tanto em relação ao ambiente interno (Figura 11) quanto ao ambiente externo (Figura 12).

Figura 11 – Há algum tipo de análise ou acompanhamento de dados do ambiente interno?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Figura 12 -Há algum tipo de análise ou acompanhamento de dados do ambiente externo?

Fonte: Próprio Autor (2021)

48 Outro fator importante de ser analisado é se a empreendedora possui consciência de suas forças e fraquezas, para que a mesma consiga perceber o que precisa ser melhorado e o que pode ser utilizado de forma mais eficiente no seu negócio. O resultado obtido foi que, apesar de algumas não terem nenhuma análise sobre isso, mais da metade dessas mulheres estão atentas a esses fatores (Figura 13), o que é mais um ponto positivo.

Figura 13 – Você possui consciência das forças e fraquezas que sua empresa possui no ambiente interno?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Analisou-se também se essas mulheres estão atentas às oportunidades e ameaças que rodeiam seu empreendimento, tendo consciência das ameaças que possam prejudicar a empresas e as oportunidades que possam alavancar a mesma.

O resultado foi semelhante ao anterior, apesar de algumas não terem nenhuma análise sobre o assunto, mais da metade relataram estar sempre atentas a esses fatores (Figura 14). Pode-se perceber também essas mulheres estão mais atentas aos fatores internos da empresa ( citado anteriormente) do que aos fatores externos.

49 Figura 14 - Você possui consciência das oportunidades e ameaças que sua empresa possui no ambiente externo?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Além disso, foi questionado também se essas empreendedoras estão atentas às mudanças que ocorrem frequentemente no mercado. O resultado foi bastante positivo nesse caso, já que mais de 85% delas relataram estar sempre atentas aos acontecimentos que rodeiam sua empresa (Figura 15).

Figura 15 – Você costuma estar atento às mudanças de mercado que podem ocorrer em seu setor de atuação?

Fonte: Próprio Autor (2021)

50 Averiguou-se também se essas mulheres faziam alguma análise em relação ao macroambiente, como leis, tecnologias, economia, etc, que pudessem de alguma forma afetar seu negócio de forma positiva, ou negativa. O resultado ficou praticamente meio a meio, onde um pouco mais da metade relataram estarem atentas a essa questão, enquanto o restante disse não possuir nenhuma análise sobre isso (Figura 16).

Figura 16 – Você faz algum tipo de análise em relação ao macroambiente?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Além das análises em relação aos dados, definição de objetivos, metas, etc, também procurou-se investigar o que impedia essas mulheres de elaborar um Planejamento Estratégico. Como resultado, foi constado que mesmo com algumas dessas mulheres possuindo dados, objetivos e uma missão bem definida, o Planejamento estratégico não estava sendo utilizado, mesmo que algumas delas soubessem para que serve esta ferramenta. Com isso, questionou-se qual é a maior dificuldade enfrentada por essas empreendedoras na hora de elaborar um Planejamento Estratégico. Uma parte das mulheres relataram não utilizar a ferramenta simplesmente por desconhecê-la, enquanto outras disseram não utilizar por falta de algum recurso, onde os mais apontados foram a falta de recursos humanos e também devido ao alto custo de implementação. Além disso, algumas mulheres relataram que não possuíam dados suficientes para isso e as que tinham, disseram não saber utilizar esses dados na hora de elaborar um planejamento estratégico (Figura 17).

51 Figura 17- Qual a maior dificuldade na hora de elaborar um Planejamento Estratégico?

Fonte: Próprio Autor (2021)

Documentos relacionados