• Nenhum resultado encontrado

4.1 Cenário das micro e pequenas empresas do Brasil

4.2.4 Vídeos

Além desses dados, realizou-se também uma análise baseada a partir de 26 vídeos organizados pelo projeto da UFF na Escola de Startups de Maricá, no qual os mesmos foram elaborados pelas mesmas mulheres que participaram na realização do questionário, do levantamento de dados da Colmeia e do mapeamento de empreendimento, contando como tudo começou, quais objetivos querem alcançar, como funciona o negócio, como está o crescimento do empreendimento e como desejam estar daqui há alguns anos.

55 Com os vídeos notou-se que muitas dessas mulheres possuem um empreendimento de grande potencial, com grandes chances de crescer. Pôde-se perceber também, que apesar de algumas delas terem assinalado no questionário que não possuíam nenhum objetivo, ou que não sabiam o que é um Planejamento Estratégico, muitas delas possuem sim objetivos e metas a serem alcançadas, mesmo que isso não venha necessariamente na estrutura de um Planejamento Estratégico, onde percebe-se que as mesmas, de forma indireta possuem metas à longo prazo a serem cumpridas, já que elas deixam claro que possuem uma visão de longo prazo de seus negócios, porém, não há nenhuma descrição, ou planejamento realmente organizado para isso, fazendo com que as mesmas não tenham, por exemplo, um plano de negócios elaborado, o que pode trazer consequências negativas, como perder oportunidades ou não investir bem os recursos disponíveis.

Esses vídeos trouxeram a possibilidade de saber mais sobre os empreendimentos através da boca das próprias empreendedoras, fato que foi altamente relevante também a esta pesquisa, já que muitos detalhes que não eram registrados no questionário foram expostos durante os vídeos, visto que tanto o questionário quanto o mapeamento de competências possuíam perguntas cujas respostas já estavam prontas, sendo necessário apenas marcar a alternativa que mais se assemelha com a realidade de cada uma delas.

Somando todas essas análises, obteve-se uma base de dados que possibilita analisar a situação dos mais variados ângulos e trazendo a possibilidade também de fazer cruzamento de todas essas informações, dando a esse estudo o máximo de veracidade possível.

56 5 PROBLEMATIZAÇÃO

Após todas essas analises, ao cruzar os dados obtidos pôde-se perceber que o Planejamento Estratégico é realmente pouco utilizado pelos micro e pequenos empreendedores, fato esse exposto a partir dos resultados obtidos no questionário (Apêndice 1), onde registrou-se que mais da metade das mulheres entrevistadas não sabiam para que serve esta ferramenta e nem a utilizava e, também, no mapeamento de competências (Anexo 2) onde o Planejamento e a Organização foram identificados como umas das principais fragilidades no negócio dessas empreendedoras.

Infelizmente esta é uma realidade que afeta diversos micro e pequenos empresários do Brasil, o que deixa essas pessoas despreparadas para lidar com barreiras que possam surgir ao longo do caminho, ou até mesmo desperdicem oportunidades que possam alavancar ainda mais seu empreendimento, o que pode provocar a estagnação de um negócio com grandes chances de crescer ainda mais, ou até mesmo acarretar no fechamento de uma empresa que possuía um grande potencial.

Nota-se também que dentre as mulheres que possuem o empreendimento como renda principal, percebe-se que há diversas particularidades. Há, por exemplo, casos de mulheres que mesmo com pouca escolaridade conseguiram buscar informações suficientes para constituírem uma boa noção em relação ao

Além disso, há também algumas mulheres sabem o que é um Planejamento Estratégico, possuem missão, objetivos e metas definidos, porém, não possuem nenhum tipo de dados ou análises disponíveis sobre sua empresa, tanto em relação ao mercado interno quando ao mercado externo. Uma das mulheres que se encaixam nessa descrição relata que possui seu empreendimento há 8 anos, porém, mesmos com todo esse tempo de negócio a mesma afirma não possuir nenhum tipo de dados disponíveis.

Juntando todas essas informações, pode-se observar que poucas delas possuem uma visão de longo prazo para seus negócios, o que pode trazer diversas consequências negativas, fazendo com que as mesmas deixem de aproveitar oportunidades que possam alavancar seus empreendimentos, ou até mesmo as deixem fragilizada diante a alguma situação na qual não analisaram a possibilidade de ocorrer. Tudo isso faz com que esses empreendimentos corram grandes riscos de não crescerem e, em um país como o Brasil, onde há muitas instabilidades no

57 mercado, a utilização dessa ferramenta se faz indispensável. Com isso, pode-se dizer que os empreendimentos que possuem algum planejamento a longo prazo já está a um passo a frente dos que não possuem nenhuma noção em relação isso.

A grande questão é que por mais que essas mulheres tenham acesso à informação para saber no que consiste um planejamento, muitas delas não sabem por onde iniciar para elaborar um de forma plausível, já que a maioria não possui nenhum tipo de orientação em relação a isto.

O que ocorre é que muitas vezes, coisas que parecem ser simples, como anotar as metas e objetivos, definir uma missão, analisar as forças e fraquezas de uma empresa, acabam ficando de lado. Colocar isso tudo num plano só traz a possibilidade de cruzar esses dados, fazendo transparecer oportunidades ou riscos que até o primeiro momento passavam despercebidos.

Com todos esses fatos, a fim de colaborar com essas mulheres, elaborou-se, junto ao projeto da UFF na Escola de Startups de Maricá, um modelo de Plano de negócios simplificado, para que as mesmas pudessem fazer um passo a passo, preenchendo quadros com informações da sua empresa, que ao final, formaria uma espécie de Planejamento Estratégico, que traria uma análise simplificada do negócio analisado, em relação ao ambiente que o mesmo está inserido.

Nesse modelo, inicialmente havia os seguintes tópicos a serem preenchidos:

 Apresentação introdutória da empresa

 Plano Tecnológico

 Plano Financeiro

 Plano de Mercado

 Plano de Gestão

Com essas informações definidas e descritas corretamente, o resultado final será um Plano Estratégico simplificado que possa fornecer ao micro empreendedor uma visão mais sistêmica de seu negócio.

Documentos relacionados