• Nenhum resultado encontrado

em talha dourada em Portugal

No documento O Retábulo no Espaço Ibero-Americano (páginas 195-200)

I.C.A. Sandu

1

Introdução

Gilt-Teller (www.gilt-teller.pt) é o acrónimo de um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT-MCTES) em Portugal, sendo focado no estudo histórico, técnico e analítico dos materiais e técnicas de douramento [1] em obras de talha dourada pertencentes a igrejas e capelas Portuguesas criadas no período 1500-1800.

A Talha dourada é uma tipologia de decoração escultórica com camadas de douramento/policromia singular na Península Ibérica, que desenvolveu em Portugal a sua forma de expressão mais opulenta durante a época Barroca. Este fenómeno artístico foi adoptado e desenvolvido em conjunto com outras técnicas artísticas, como os azulejos, na forma de obras de arte completas e como marca nacional de Portugal, parte da expressão figurativa da fé religiosa e de uma mensagem catequética [2-5]. Embora sujeita a investigação histórica intensiva, a decoração em talha dourada no território Português não foi sistematicamente estudada do ponto de vista material e técnico. Nesse sentido, o estudo desenvolvido durante o projecto Gilt-Teller foi destinado a colmatar esta lacuna. Em 2012 começou o projecto-piloto no território Português [6] e, embora o financiamento tenha acabado em Agosto de 2015, a investigação e os resultados obtidos até agora podem constituir uma valiosa fonte de inspiração para futuros projetos e pesquisas sobre esse património. Devido ao tempo limitado e considerando o grande número de retábulos e esculturas com decoração em talha dourada presentes nas igrejas e capelas de Portugal, decidiu-se centrar a investigação em certas áreas geográficas (Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Guarda, Lisboa e arredores, Miranda do Douro, Portalegre, Santarém, Viseu e Funchal) e para 3 tipologias principais de objectos: retábulos-mor e colaterais, cadeirais eclesiásticos e esculturas polícromas. Os principais critérios considerados na seleção das obras para estudar foram: o valor histórico-artístico, com uma especial atenção para a relevância estética e cultural dos 1Investigadora, Cientista da Conservação, Laboratório Hércules, Universidade de Évora, Palácio do Vimioso, Largo Marques de Marialva 8, 700-809, Évora, Portugal.

casos de estudo em relação com a presença de documentação histórica (contractos de obras ou outros documentos da época de construção), presença ou não (melhor se não) de intervenções posteriores à criação, o estado de conservação das obras e a necessidade de tratamentos futuros (as campanhas de amostragem foram organizadas antes do começo do restauro ou durante a intervenção, em alguns casos).

Entre as 6 tarefas do projeto, a quinta focou-se na criação e implementação de uma ferramenta inovadora bilingue (Português/Inglês) em forma de base de dados de livre acesso. Esta tarefa envolveu diferentes membros do grupo de trabalho (a Investigadora Principal sendo responsável e coordenadora da criação e pelo preenchimento dos componentes da base de dados) e consultores estrangeiros (http://www.gilt-teller.pt/static/pdf/2_instituicoes.pdf), com a contribuição da companhia Take the Wind Lda (Coimbra). O trabalho que foi desenvolvido através dessa colaboração foi também um modelo de interdisciplinaridade e multidisciplinariedade no campo da conservação e das ciências do património cultural.

O website foi realizado como uma viagem virtual dentro dos materiais e técnicas de douramento, ilustrando os fundamentos históricos, artísticos e científicos dos estudos implementados no âmbito das 5 tarefas de investigação (a sexta sendo de divulgação e Outreach). A ferramenta online representa assim o mapa interactivo de Portugal (Fig. 1) no qual vários pontos indicam a localização de importantes objectivos em talha dourada estudados dentro do projeto.

A complexidade da talha dourada é abordada a partir de 3 perspectivas: histórica e

estilística(a classificação dos objectos sendo feita com base na atribuição histórico-estilística), da conservação (a documentação elaborada para cada objecto estudado contém uma ficha técnica de avaliação do estado de conservação), e científica, em várias escalas de caracterização (da escala Macro para Nano) [7-9]. Assim, pela primeira vez na história do património religioso Português, essa ferramenta reúne o conhecimento de três áreas científicas diferentes: História da Arte (com uma componente de Historia da Arte Técnica), Conservação e Restauro de Talha Dourada e Ciências da Conservação e do Património Cultural.

Funções & objectivos da ferramenta online

A ferramenta Gilt-Teller tem múltiplas funções: estrutura de base de dados, incluindo diferentes tipologias de documentos (textos, imagens, gráficos, filmes etc.); facilmente acessível, disponível online e também em outros suportes (DVD ou discos de memórias externas) em formato vídeo (explicando como aceder ao sítio web e navegar nas várias componentes); instrumento virtual e experimental, que permite a interacção em vários níveis com o público; a capacidade de ser transferida e integrada em sistemas de formação alternativos, não-convencionais (e-learning); a capacidade de ser actualizada com dados sobre outros casos de estudo, facilitando assim estudos comparativos; a aplicabilidade na monitorização do estado de conservação dos objectos estudados e na avaliação dos efeitos dos tratamentos de restauro; a capacidade de oferecer uma base para a criação de uma rede internacional para investigação e transferência de conhecimento e tecnologia.

As aplicações da ferramenta GILT-Teller são variadas e incluem uma componente de Outreach que pode ser adoptada pelas áreas de História da arte, Conservação e Ciências do património com vista à divulgação das suas actividades, cobrindo um grande leque de end- users, do público alargado aos alunos do ensino superior.

GILT-TELLER: UMA ABORDAGEM INOVADORA E FERRAMENTA MULTIMÉDIA […]

A ferramenta online, construída como uma base de dados focada em casos de estudos do território Português, representa também um meio para sensibilizar o publico sobre as diferentes tipologias da talha dourada (incluindo os materiais e as técnicas de douramento) e as problemáticas delas: da falta de documentos sobre a atribuição/autores e das intervenções posteriores até um estado de conservação precário e à falta de uma estratégia de monitorização e preservação desse património. Até ao momento a base de dados apenas contém 42 casos de estudos, dos quais 2 são cadeirais, 2 esculturas polícromas e 38 retábulos pertencentes a vários estilos/épocas e regiões de Portugal. A informação existente pode servir como base para futuros estudos comparativos sobre materiais e técnicas de douramento da Europa e de outros continentes, uma vez que a arte retabular da época Barroca em particular conheceu uma grande expansão em territórios do Além-mar (Brasil, Índia, África etc.). A base de dados pode ser actualizada com novos casos de estudo em qualquer momento e nesse sentido pode servir como um instrumento de pesquisa e divulgação do património retabular ao nível nacional e internacional. As informações sobre o estado de conservação das obras estudadas podem também servir para futuras campanhas de monitorização dos retábulos e esculturas documentadas.

Estrutura & principais componentes

Com base no modelo de estrutura proposto pela coordenadora do projecto, a empresa Take the Wind Lda de Coimbra, criou a ferramenta e a base de dados online em versão bilingue, Portuguesa e Inglesa [9]. Da colaboração entre os investigadores do projeto (incluindo as 4 bolseiras) e consultores portugueses e estrangeiros, resultaram textos, imagens e vídeos que serviram para descrever o projecto, os objectivos, os participantes, as obras estudadas classificadas com base nos estilos/épocas histórico-artísticas.

A estrutura da ferramenta online inclui um Menu inferior (Fig. 2), constituído por documentos em formato pdf e vídeo, e um Menu superior (Fig. 1), apresentado como um mapa de Portugal (página principal) com a função de identificação por cada região/distrito dos casos de estudo de talha dourada, clicando em cada tipologia/estilo (da talha Renascentista a Neoclássica e até à Escultura Polícroma).

Fig. 1 - Versão Inglesa da Página principal

de entrada no website do projeto, que também funciona como interface da base de dados online (a cor laranja aponta para 3 casos de estudo do estilo maneirista, no distrito da Guarda).

A primeira coluna do Menu inferior contem as seguintes secções: Informações gerais sobre o projecto, os membros e as Instituições participantes, as Publicações e Acções de

divulgação (participação em conferencias, organização de workshops etc.) e a

Contextualização Históricado projecto.

Fig. 2 - Menu inferior do website do projecto com exemplos de documentos em pdf para 3 secções da

ferramenta online. (Fonte: Irina Sandu)

A segunda coluna aponta para dados técnicos e históricos e resultados obtidos no projecto em relação a: Receitas e tratados sobre douramento, Reconstruções históricas,

Materiais de douramento, Técnicas de douramento e Materiais Adicionais. As Reconstruções

Históricasforam realizadas no âmbito da tarefa 4 do projeto e documentam, através de fotografias e vídeos, a realização em laboratório de 4 receitas de douramento (2 para a técnica a agua e 2 de douramento a mordente) de 2 tratados Portugueses: um escrito por Filipe Nunes (século XVII) e outro por José Lopes Baptista de Almada (século XVIII) [10-11]. O filme documentário sobre as reconstruções contém 10 capítulos, o último incluindo a reprodução de técnicas de decoração em cera com douramento, encontradas numa escultura (S. José, Museu de Aveiro) estudada durante o projecto (Figura 3a). A secção Materiais Adicionais contém 11 documentos formato pdf com resultados obtidos da colaboração com especialistas da Republica Checa, Itália, Alemanha, Roménia e Portugal (Fig. 3). Estes documentos representam fichas técnicas com resultados analíticos sobre materiais e técnicas de douramento encontrados em objectos provenientes destes países (ícones, molduras, grupos escultóricos).

GILT-TELLER: UMA ABORDAGEM INOVADORA E FERRAMENTA MULTIMÉDIA […]

Fig. 3. - a ) A introdução ao filme sobre as Reconstruções históricas; b) a página com os 11 documentos em

pdf da secção Materiais Adicionais (Fonte: Irina Sandu).

A terceira coluna introduz o Glossário e o link para a conferência final do projecto,

GILT-EnArt2015, organizada no período 25-27 de Maio de 2015 em Évora.

O Glossário foi concebido como um conjunto de 7 capítulos divididos pelas 3 áreas do projeto: História e Técnicas da Arte (capítulos I-III), Conservação e Restauro (capítulos IV-V) e Ciências (capítulos VI-VII). Os conteúdos são inovadores, ilustrando através de componentes multimédia (textos, imagens) a terminologia relacionada com a arte retabular e as suas técnicas de decoração (douramento e policromia) (Fig. 4), usando exemplos dos casos de estudo do projecto.

A quarta coluna contem documentos pdf de descrição dos principais estilos de talha dourada: Renascentista, Maneirista, Barroca (Nacional e Joanina),Rococó e Neoclássica e um texto geral sobre a Escultura Policroma.

Fig. 4 - O vídeo de introdução ao Glossário e os títulos dos 7 capítulos.

A base de dados foi concebida como um conjunto de fichas técnicas que estruturam, para cada estudo de caso inserido, as informações principais obtidas das várias actividades do projeto no âmbito das primeiras 3 tarefas. A descrição de cada caso de estudo inclui uma Ficha geral com dados sobre o retábulo e uma imagem de conjunto e eventualmente do local onde se encontra (igreja, capela etc.) e algumas fichas que organizam de forma sintética os dados analíticos obtidos para as amostras recolhidas para cada caso (Fig. 5).

Assim, podemos identificar as seguintes secções: Amostras, Camadas das estruturas douradas ou policromadas de cada amostra, Materiais de douramento e Técnicas. Esta parte da base de dados representa um primeiro nível de acesso para o público e contém textos e imagens que praticamente cada pessoa pode ler e compreender. O segundo nível é recomendado para especialistas e alunos da área de conservação e das ciências do património, sendo representado pelas seguintes secções: Estado de conservação dos objectos (em formato de ficha técnica com imagens e vídeos com exemplos ilustrativos), Objectos e Técnicas analíticas (uma tabela que resume para cada retábulo as técnicas analíticas aplicadas para cada amostra) e Técnicas

Analíticas utilizadas na caracterização das amostras (esta secção descreve os parâmetros instrumentais de cada técnica analítica por cada amostra e os resultados obtidos, em formato de texto, imagens ou vídeos). Cada amostra foi identificada com um acrónimo derivado do acrónimo do objecto analisado (por exemplo, para o Retábulo-Mor da igreja de Nossa senhora da Pena em Lisboa - Portugal, o acrónimo seria: PT-AM-NSPLx e para as amostras, PT-AM- NSPLx_1 etc.).

Ate ao momento presente, a base de dados inclui: 1 caso de estudo da época Renascentista (cadeiral), 8 retábulos maneiristas, 18 do Barroco Nacional (1 retábulo do Proto- Barroco), 9 (1 cadeiral) do Barroco Joanino, 3 do Rococó e 1 da época Neoclássica, 2 Esculturas Policromas [8, 12-21]. Do total de 42 casos de estudo, apenas 25 apresentam uma descrição completa nas várias fichas, a partir da ficha Geral até à tabela das Técnicas analíticas por cada amostra. O preenchimento dos dados para os restantes casos está a ser efetuado.

As técnicas analíticas tradicionais e inovadoras usadas durante o projecto foram: microscopia óptica, espectroscopia, difractometria de raios X, espectrometria de massa de tempo de voo (MALDI-TOF-MS), cromatografia líquida, espectroscopias microFTIR imaging e microRaman, testes de coloração fluorescentes (Sypro Ruby), ensaios imuno-enzimaticos (ELISA), microscopia de força atómica (AFM) e tomografia micro-computadorizada (µ-CT). Essas técnicas analíticas foram uteis para a identificação dos materiais orgânicos e inorgânicos das várias camadas das amostras com douramento e policromia recolhidas durante varias campanhas de amostragem no território nacional. Alem disso, foi possível descrever as técnicas de douramento (douramento a agua vs. douramento a mordente e técnicas com folhas de imitação ou purpurinas) e de obtenção das camadas de preparação (gesso grosso vs. gesso fino) ou as técnicas de policromia (estofado, esgrafito etc.) através de resultados obtidos em forma de imagens e gráficos mas também usando as reproduções das receitas de douramento com base nos tratados de Nunes e Almada.

No documento O Retábulo no Espaço Ibero-Americano (páginas 195-200)