• Nenhum resultado encontrado

Empreendedorismo social: casos de sucesso de inovação

Capítulo III Processo de gestão estratégica: empreendedorismo social, inovação social e criação

3.3. Empreendedorismo: abordagem conceptual

3.3.3. Empreendedorismo social: casos de sucesso de inovação

De acordo com o Instituto de Empreendedorismo Social (2014) são inúmeras as iniciativas de empreendedorismo social em Portugal, das quais se destacam as seguintes:

74

I. 4 Leituras editora CERCICA implementado pela empreendedora social Rosa Neto, cuja

missão consiste: “…na promoção do acesso universal à leitura através da edição de livros

adaptados para as diferentes necessidades especiais. A editora CERCICA, através desta iniciativa, criou o primeiro livro universal, com o símbolo “4 Leituras”, contendo 4 versões gráficas para uma mesma história. Este projeto nasceu para preencher a ausência notada no mercado livreiro de edições acessíveis a todos os pequenos leitores, independentemente das suas características individuais. Os quatro primeiros títulos já editados, que integram uma coleção de seis livros fazem parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de leitura. Integram um DVD interativo com a história narrada em Língua Gestual Portuguesa, em versão áudio e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação, contendo ainda conteúdos de natureza informativa. Existe, também, uma versão impressa em Braille.”

II. Empréstimo de Equipamento Médico, implementado pela empreendedora social Isilda

Vasconcelos, cuja missão consiste: “…aumentar a qualidade de vida de idosos e pessoas

com deficiência através de um sistema de facilitado acesso a equipamento médico especializado. Através de um sistema de empréstimo temporário de equipamento médico especializado (camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, muletas, entre outros), possibilita-se a alocação destes equipamentos onde eles são realmente precisos evitando o desperdício da não utilização do mesmo. Esta iniciativa assentou inicialmente apenas com uma parceria com o Hospital de Vila Real mas, devido à grande procura, a Delegação de Sabrosa da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolve atualmente um conjunto integrado de actividades para obter novos equipamentos para inserir neste sistema. Para garantir a sustentabilidade desta iniciativa, criou-se um sistema de monitorização da utilização dos equipamentos através do pagamento de quotas mensais simbólicas que são utilizadas para pequenas reparações de equipamentos utilizados.”

Quedas (2011), através do site Económico, apresenta vários casos de sucesso de empreendedorismo social e que estão ligados ao Instituto de Empreendedorismo Social (IES):

I. O Complexo de Serviços para a Comunidade, criado pelo CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (Cascais), consiste num espaço onde funcionam empresas sociais como uma papelaria, lavandaria, reparação de calçado, reparação de eletrodomésticos ou artes decorativas. Nesta iniciativa, as pessoas com deficiência trabalham por conta própria e com autonomia;

75

II. A Escolinha de Rugby da Galiza, do ATL da Galiza da Santa Casa da Misericórdia, perto de Oeiras, visa a consolidação de um espaço de intervenção comunitária através do desporto, desenvolvido para a formação humana e desportiva de crianças e adolescentes fragilizados por ausência de estrutura familiar. Um modelo de sucesso que já foi aplicado em outras 12 instituições.

A nível internacional, existe um caso notável de sucesso de empreendedorismo social, implementado na África do Sul, onde milhares de pessoas que vivem em áreas mais desfavorecidas morrem todos os anos, devido a doenças como a tifoide, diarreia, pneumonia e cólera. Estas doenças surgem devido à ausência de hábitos de higiene e afetam principalmente as crianças. Uma das áreas mais desfavorecidas designa-se de Blikkiesdorp e nesta região foi implementada uma iniciativa de empreendedorismo social com base na aquisição de hábitos de higiene, nomeadamente, a higiene das mãos, uma vez que é sabido que, adquirindo este hábito, é possível reduzir de forma exponencial a emergência de doenças infecto-contagiosas e mortais. Contudo, o problema centrava-se na forma de tornar a higiene das mãos numa rotina. Para tal, de forma a encorajar as crianças a lavarem as mãos de forma rotineira, foi criado um produto designado de Hope Soap. Este produto, consiste apenas num sabonete com um brinquedo no seu interior. Assim, as crianças para terem acesso ao brinquedo tinham que lavar com frequência as mãos. As líderes comunitárias distribuem os sabonetes às crianças e efetuam um acompanhamento das mesmas. Com esta iniciativa, foi possível reduzir em 70% a emergência de doenças, na generalidade, e, em particular, reduzir em 75% as doenças respiratórias, mantendo desta forma níveis de maior higiene e subsequentemente, manter as crianças mais saudáveis (The Safety Lab, 2013).

De acordo com Moguen (2012), CEO da Green Bio Energy (GBE), foi implementado um projeto de empreendedorismo social no Uganda, tendo-se tornado um verdadeiro caso de sucesso e foi premiado pelo Instituto de França4, como melhor projeto de empreendedorismo social.

Esta empresa é a primeira empresa social a fabricar e vender briquetes de carvão no Uganda. Esta atividade permite à GBE solucionar três grandes problemas no país: a gestão de resíduos, principalmente a partir de resíduos orgânicos, o que representa mais de 80% de todo o lixo sólido; influenciar o preço do carvão vegetal, que tem vindo a aumentar regularmente; e desflorestação

4

Instituição académica francesa fundada em Paris a 25 de Outubro de1795, agrupando as cinco grandes academias nacionais francesas, entre as quais a prestigiosa Académie des Sciences, com quase 700 académicos franceses e estrangeiros recrutados entre os intelectuais mais representativos de cada área do saber. Cabe ao Institut de France administrar cerca de um milhar de fundações, bem como museus, castelos e palácios, a maioria aberta ao público. Este Instituto também atribui bolsas de investigação e prémios, sob recomendação das suas academias (Institut de France, n.d.).

76

maciça. A GBE desenvolveu uma resposta original para este problema relacionado com a saúde económica, ambiental e pública.

Em termos mais detalhados, este projeto consiste em treinar os habitantes dos bairros pobres de Kampala (Uganda) na transformação de lixo orgânico em pó de carvão. Este pó de carvão, em seguida, irá ser adquirido pela GBE, a fim de produzir briquetes que podem ser utilizadas como um substituto para o carvão de madeira tradicional. Estes briquetes são vendidos até 40% mais barato do que o combustível tradicional. Este projeto já permitiu a criação de 17 postos de trabalho, bem como o treino e consciencialização a mais de 4000 pessoas.

As iniciativas apresentadas, constituem formas relativamente simples para solucionar problemas complexos que surgem na sociedade e que, em simultâneo, permitem inovar e criar valor social, algo que será explorado nas secções seguintes.