• Nenhum resultado encontrado

Engenharia e Projeto Auxiliados por Computador (CAE/CAD)

CAPÍTULO 2 A ATIVIDADE DE PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO DE

2.3 As Ferramentas Informatizadas de Apoio ao Projeto

2.3.1 Engenharia e Projeto Auxiliados por Computador (CAE/CAD)

Para que haja um entendimento adequado sobre o fluxo de dados entre as ferramentas de auxílio ao projeto faz-se necessário explicar que o processo de desenvolvimento de projeto utiliza em uma primeira etapa o Sistema CAE (ou Engenharia Auxiliada por Computador) para definição do produto (MOURA, 1996), através do qual serão definidas as formas dos produtos utilizando para tanto as especificações técnicas do produto como o dimensionamento, análise da resistência e tensão do material (LESSA, 1999). Esta ferramenta permite a construção de protótipos virtuais (mas ainda em dados técnicos). De forma integrada com o CAE temos os Sistemas CAD (ou Projeto Auxiliado por Computador), através do qual será possível a geração de desenhos do produto final em imagens gráficas tridimensionais. Torna-se essencial mencionar que tais sistemas, para auxílio aos trabalhos entre equipes, precisam ser compatíveis.

O CAD é, se considerado de forma bastante ampla, uma tecnologia multidisciplinar, um conjunto de ferramentas utilizadas por todas as áreas em que existe uma forma desenvolvida de integração do computador digital à atividade de projeto, bem como ao controle e gestão deste processo. [...] A tecnologia CAD pode ser definida como a utilização de um sistema computacional para auxílio na criação, modificação, análise e/ou otimização de um projeto (ROMEIRO, 1997 A, p. 27 e 28).

Os sistemas CAD servem para alimentar o sistema CAM (ou manufatura Auxiliada por Computador), o qual realiza a leitura de superfície dos projetos gerados no Sistema CAD, traduzindo para a linguagem de máquinas CNC (Controle Numérico por Computador). Em setores de projeto onde existem sistemas CAD, observa-se que o fluxo de informações em desenhos entre os profissionais dos clientes e fornecedores é facilitado pela compatibilidade existente entre os softwares utilizados. Para Souza (2001):

Na integração total entre as montadoras e os seus fornecedores no desenvolvimento de produtos é necessário que estes possuam sistemas CAD/CAM compatíveis ou interfaces para facilitar a comunicação entre eles [...] estes sistemas são indispensáveis para agilizar o desenvolvimento de produto. A integração eficiente está baseada na tecnologia dos parceiros e nas condições para processos de integração (SOUZA, 2001, p. 30).

Diante disto é coerente afirmar que quando a fonte geradora de conhecimento (ou do desenho) possui um sistema tridimensional e a fonte receptora um bidimensional, percebe-se que as informações passam a percorrer caminhos de ‘mão única’, dificultando a performance do

softwares 3D e 2D. Franco (1997) conclui que as possibilidades de distorção e perda de dados estão sempre presentes, o que acaba causando retrabalhos e atrasos na entrega dos projetos. Os altos investimentos realizados na obtenção de tecnologias CAx (CAE/CAD/CAM) só se justificam se forem utilizados de forma eficiente, favorecendo a rapidez e qualidade no processo de desenvolvimento. Pela figura 3, proposta por Yang et. al. (2002), nota-se que a integração entre sistemas CAx, além de contribuir para redução nos custos de desenvolvimento favorecem a utilização de tecnologias como prototipagem e manufatura rápida.

Figura 3 - Procedimentos para integração entre sistemas CAD-CAM-CAE e Prototipagem & Manufatura Rápida

Fonte: YANG et al (2002), p. 2.

Pelas propostas evidenciadas por Gao, Manson e Kyratsis (2000), Backhouse e Brookes (1996), as diferentes propostas de solução de problemas utilizando a filosofia de ES conjugada com as tecnologias CAx serão diferentes para cada empresa.

É conveniente dizer que a adoção de equipamentos ou softwares de apoio à atividade projetual sem a preparação adequada para sua implementação, ao invés de representar um ganho para a empresa, pode significar a mera aceleração de um procedimento já existente. Ora, percebe-se que o potencial representado pelas ferramentas CAE/CAD vai muito além de formas pontuais de aceleração do processo anterior, como a geração automática de desenhos. Ao contrário, pode-se dizer que os reais benefícios para a empresa estão associados à melhoria dos resultados do projeto em termos de qualidade, como redução de erros de

CAD Projeto arquivo .stl CAE Análise CAM Aparato RP&M Modelo Físico

Aplicação rápida ferramental

Produtos & Ferramentas

Teste & Experimentação

Modificação? Não Sim Direto In d ire to CAD Projeto arquivo .stl CAE Análise CAM Aparato RP&M Modelo Físico

Aplicação rápida ferramental

Produtos & Ferramentas

Teste & Experimentação

Modificação? Não Sim Direto In d ire to

verificação e compatibilidade, eliminação de algumas etapas, como a redução do número de protótipos através de protótipos virtuais, etc (SLACK, 1997 e LESSA, et al. 1999). Essas atividades, cruciais para o sucesso do projeto do produto, dependem de uma apurada interação entre os membros da equipe de projeto e entre as outras equipes envolvidas nos processos ligados à produção. Nesse caso, o CAD pode representar um efetivo instrumento de integração e apoio à realização paralela de etapas de projeto do produto, aspecto típico da ES. Aliás, a grande parte da literatura sobre ES estabelece estreita relação entre esta e a adoção de sistemas CAD.

Por outro lado, mesmo que constitua um importante instrumento para os ambientes que se utilizam das estruturas de equipes multifuncionais, uma das condições para a adequada adoção de sistemas CAD é a efetiva padronização dos procedimentos apoiados pela ferramenta, sem a qual torna-se inviável, na prática, a adequada circulação da informação relacionadas a projetos (MATTOS, 1991; ROMEIRO, 1997 B). Por esta razão, torna-se relevante a criação de mecanismos internos à empresa para a formalização e padronização dos procedimentos existentes em cada setor. Isto viabiliza um melhor entendimento entre os envolvidos nas diferentes fases de desenvolvimento, pois cada indivíduo saberá, em princípio, o caminho a ser percorrido em cada atividade sem que tenha que criar formas de trabalho alternativas e desconhecidas pelos demais integrantes do setor de projetos e manufatura. Essa formalização, além de deixar mais claro e evidente o percurso das informações para os envolvidos, permite que o ambiente de trabalho se torne mais colaborativo.