• Nenhum resultado encontrado

5.3 – Considerações finais

ENTREVISTADO O 1 Perfil:

Sexo: F

1.1 Quanto tempo o senhor trabalha no Senado? 24 Anos

a- esse tempo é suficiente para conhecer a Casa?

Eu posso te devolver pergunta? Eu acho que é, né? Eu já trabalhei em vários setores aqui na Casa.

b- quanto tempo a senhora acha que é suficiente para conhecer a Casa? Geral? Se você trabalhar em todos os setores, acho que uns 5 anos.

1.2. Há quanto tempo o Sr. (a) trabalha como Secretário/Adjunto nas Comissões Permanentes?

2 anos

1.3. Onde o Sr(a) estava lotado antes de vir para essa Comissão? Comissão XX e antes em gabinete.

1.4. O Sr(a) já trabalhou em outra Comissão? Qual? Qual cargo? XX, como secretário adjunto

1.5. Qual a sua área de formação? Matemática

1.6. Qual era sua experiência profissional antes de ingressar no Congresso? Nenhuma, entrei como estagiária com 17 anos.

2. Dimensão: Senado

2.1. Como é o dia a dia do Senado?

Depende do período. No período eleitoral é muito devagar. Mas geralmente é corrido. Dependendo dos temas que você tem na comissão... aqui gente trabalha bastante com projeto de XXX. É agitado, a demanda é grande.

2.2. Como o Sr. vê o Senado?

É uma instituição que eu acredito que deve ser respeitada. Ultimamente anda muito sem crédito. Uma Casa que faz a leis. Uma Casa que me acolheu.... eu não conheço outro lugar de trabalhar. O que mais destaca é legislar. Isso que as pessoas precisam entender, que área fim é legislar. Começa o processo legislativo nas comissões para terminar no plenário... às vezes nem isso porque uma matéria de caráter terminativo...

2.3 Como o Sr(a) entende o papel do Legislativo no Brasil? Relação entre o Executivo e o Legislativo.

O executivo interfere muito no legislativo com as medidas provisórias. Isso incomoda muito. Todo mundo sabe disso pela mídia mesmo, não precisa nem estar aqui dentro para saber da interferência.

2.4 No âmbito do Congresso, o Sr(a) acredita que o Senado e a Câmara contribuem de igual forma no desempenho das funções legislativas?

Não há preponderância. Cada um tem seu quadrado. Cada um no seu quadrado. Cada um tem seu papel, na sua função mesmo.

2.5 Pensando no Senado como um todo, quais as funções da Casa são mais relevantes para o processo legislativo?

A secretaria geral da mesa. Como Senado é uma Casa de fazer leis, você trabalhando aqui dentro você percebe que, às vezes, dão mais valor, por exemplo, aos gabinetes, enquanto as comissões ficam aquém. O mais importante é a área legislativas, comissões e plenário. Gabinetes claro que têm seu papel. Cada Senador precisa de seu assessor, de seu chefe de gabinete. Mas se não for a área fim, que é a comissão e o plenário, não anda.

3. Dimensão: Políticos

3.1 Como o Sr(a) vê os políticos brasileiros?

É uma pergunta ruim para fazer para um secretario de comissão. Eu não tenho o que falar não. Cada um tem seu aspecto, tem seu papel. Eu acredito que essa legislatura é uma legislatura diferente das outras. A gente tem muitos parlamentares inexperientes. A gente está carente de Senadores, deputados mais atuantes, mais envolvidos com a causa. Eu sinto falta disso. Às vezes, a gente tem que implorar para trabalhar...

3.2 Como é trabalhar com os Senadores?

Eu gosto de trabalhar com eles. Dependendo do caso, às vezes é autoritária. Eu acho que eu tenho muita facilidade para lidar com eles. Consigo sempre reunir. Não sei se você acompanha, muitas comissões caem por falta de quorum. Você vê a dificuldade que é de reunir. Eu tenho que fazer um trabalho de véspera, ir in loco, para fazer a cabeça de cada Senador para poder reunir. CPI atrapalha demais as comissões...

3.3 A atuação dos Senadores no Plenário é igual nas Comissões? Como é a participação? Eu acho que eles participam mais do plenário do que das comissões.

4. Dimensão: Funcionários da Casa

A gente abrange muitas áreas temáticas. Não sei se você sabe a história da comissão. É uma comissão nova (...) houve um processo na virada da mesa e dividiram as comissões. Eu estava em gabinete e me convidaram pra vir para cá, eu já tinha experiência em comissão... Os temas são de grande importância para o país inteiro (...)

4.2 Quais são as principais atividades de um Secretário de Comissão? Quais problemas o Secretário enfrenta?

Você tem que acompanhar todas as matérias, todos os projetos que chegam do início ao fim. Às vezes as questões regimentais são problema... porque nem todos gostam de seguir o regimento. Mas eu confesso para você que eu não tenho problema, eu consigo gerenciar bastante bem as matérias, o trâmite. Não tem muita ciência, muita dificuldade. 4.4 Como é a relação com os outros Secretários? Há muita divergência?

Meu contato com eles é perfeito. Tenho acesso total a todos eles.

4.5 Considerando o dia a dia das comissões qual é o grau de autonomia de atuação Secretário em relação ao Regimento?

Está bom.

4.6 Considerando o dia a dia das comissões qual é o grau de autonomia de atuação Secretário em relação ao Presidente da Comissão?

Bastante. O presidente me dá muita autonomia.

4.7 Qual a sensação de mesmo discordando do conteúdo da matéria ter que colocar em pauta, sem poder interferir na decisão final?

Mas aí é que está. Eu faço isso. Não sei se todos os secretários fazem isso. Eu faço o meu papel. Eu não posso interferir no conteúdo da matéria. Esse é o papel do parlamentar. Eu sou técnica. Meu papel é seguir o processo legislativo, eu não posso entrar no mérito da questão. Esse é o meu pensamento. Você acha que é certo? Às vezes eu até acho escandaloso o que está ali, mas tem que distribuir. A obrigação é do relator rejeitar. Eu sou uma simples funcionaria, não posso me fazer a Senadora.

4.8 O senhor conhece o plano de carreira? O que poderia mudar? To. Não posso crescer mais, só se fizer concurso.

4.9 Para a sociedade o servidor legislativo é mais ou menos conhecido que o Executivo? 48.1 É mais ou menos valorizado que o Executivo?

A nível de salário tem diferença sim. Agora de valorização não tenho idéia. Me falta experiência no executivo. Tem vontade trabalhar lá.

4.10 Como o Sr (a) acredita que os políticos veem o trabalho do Secretário de comissão? De todo jeito. Você tem um comentário de toda natureza. Até de alguém que fica inventando assunto para fazer, entendeu? Mas eu acho que no geral eles estão gostando dos secretários. Um ou outro Senador do que chega limpando a área. Geralmente eles mantêm... 90% mantêm os secretários, que são servidores do Senado, já estão há muitos anos.... Essa comissão não, essa comissão é nova.

4.11 Como o Sr(a) acredita que os outros funcionários da Casa veem o trabalho do Secretário de Comissão?

4.12 O Sr(a) pensa que o trabalho dos Secretários/Adjuntos deveria ser melhor reconhecido.

Acho. Acho que devia ter uma revisão. As pessoas não entendem, eu mesmo não entendia o papel do Secretario de comissão. Antes de vir trabalhar aqui eu não entendia nada.

4.13 Para terminar, como o senhor enxerga a sua vida, o seu trabalho aqui dentro: ela é mais administrativa, técnica, política? Por quê?

Eu acho que eu sou mais técnica. Às vezes a gente faz um pouco da política, mas não deveria, porque o papel é do presidente. Às vezes precisa, mas não deveria. Você tem que ter o aval do chefe. Você não pode passar por cima não, a gente deve sempre acompanhar o que presidente fala para não pisar na bola.

ENTREVISTADO P