• Nenhum resultado encontrado

Entrevistas com dirigentes e secretários/egressos – metodologia adotada

É importante esclarecer que também foram entrevistados dirigentes e secretários de empresas/organizações. Como já explicado anteriormente, no subitem 5.4.4, 14 (quatorze) egressas responderam ao questionário. Esperava-se, pois, que 14 (quatorze) dirigentes contribuíssem com a pesquisa, concedendo entrevista. Ao todo, a quantidade de entrevistas realizadas assim se delineou:

• 10 (dez) dirigentes de empresas/organizações de médio e grande porte, possuidores, em seus quadros, do cargo de Secretário, com o objetivo de se investigar sua percepção a respeito do Secretário Executivo formado pela UFC. O roteiro da entrevista encontra-se no Apêndice H;

• 10 (dez) secretárias das referidas empresas/organizações, formadas pela UFC, a fim de realizar comparação com a visão dos chefes a respeito da formação do profissional. O roteiro da entrevista encontra-se no Apêndice I.

Salienta-se que as 4 (quatro) secretárias que não conseguiram agendar entrevista com seus superiores, durante o período de outubro de 2008 a janeiro de 2009, sob a alegação de que eles não tinham tempo para tal, foram desconsideradas como entrevistadas, pois não seria possível realizar a comparação de suas respostas com as de seus chefes.

A opção pela técnica da entrevista se deu pelo fato desta modalidade de coleta de dados possibilitar a obtenção de resposta imediata, o que, provavelmente, não aconteceria, caso fossem aplicados questionários com os dirigentes. Assim, os esclarecimentos foram realizados face a face, evitando a necessidade de um outro momento, para dirimir possíveis dúvidas.

Após realização da coleta dos dados, realizou-se profunda análise e interpretação dos

82

6 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

Dois processos, portando conceitos distintos, estão estreitamente relacionados em uma pesquisa: análise e interpretação dos dados. Na visão de Gil (1999, p. 169),

a análise tem como objetivo organizar e sumariar os dados de forma tal que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para investigação. Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos.

Este capítulo, portanto, apresenta a análise e interpretação dos dados da pesquisa realizada com sujeitos pertencentes a cada segmento, ou seja, estudantes ingressantes, estudantes concludentes, professores, egressos do Curso de Secretariado e dirigentes de empresas/organizações de médio e grande porte, localizadas em Fortaleza.

A análise dos dados, apresentada, é qualitativa e analítica, respeitando-se, tanto quanto possível, a forma em que estes foram registrados ou transcritos, a partir de informações coletadas nos questionários e nas entrevistas realizadas. Na visão de Bogdan e Biklen (1994, p. 51), “os investigadores qualitativos estabelecem estratégias e procedimentos que lhes permitam tomar em consideração as experiências do ponto de vista do informador”.

Dessa forma, foi posta em prática a técnica denominada “análise de conteúdo”, que, segundo Bardin (1977), presta-se ao estudo das motivações, atitudes, valores, crenças, objetivando desvendar, de acordo com Triviños (1987, p. 160), “as ideologias que podem existir nos dispositivos legais, princípios, diretrizes etc., que, à simples vista, não se apresentam com a devida clareza”.

Assim, para a devida utilização dessa técnica, no presente estudo, optou-se pelas três etapas sugeridas por Bardin (1977): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Nesta pesquisa, as etapas obedecem à sequência:

a) pré-análise: procedeu-se à organização dos documentos que foram submetidos à analise, no caso os questionários aplicados e as entrevistas realizadas.

b) exploração do material: realizou-se a codificação correspondente à transformação dos dados brutos desses questionários e dessas entrevistas em dados organizados, estabelecendo-se categorias de análise.

c) tratamento dos resultados, inferência e interpretação: desvendou-se o conteúdo do material, tornando-o válido e significativo.

O estabelecimento de categorias, na pesquisa qualitativa, facilita a análise, pois significa, na visão de Gomes (1994, p. 70), “agrupar elementos, ideias ou expressões em torno de um conceito capaz de abranger tudo isso”. Na presente pesquisa, foram estabelecidas categorias e ou classes relacionadas ao profissional secretário executivo. Após a coleta de

83

dados, confrontou-se cada resposta emitida pelos entrevistados, analisando todas elas à luz de categorias anteriormente definidas.

A partir da análise de conteúdo, procedeu-se à análise das categorias inicialmente postas e a dos objetivos, verificando se os mesmos haviam sido atingidos. Estabeleceram-se relações entre as variáveis, acrescentando elementos analíticos apropriados ao estudo.

De posse dos questionários e das entrevistas, o procedimento adotado, inicialmente, para dar início à análise dos dados, foi realizar a leitura das respostas dos participantes e selecionar intencionalmente, aqueles instrumentos (questionários respondidos pelos estudantes, professores e egressos), que contivessem informações consistentes, elucidativas, ou mesmo polêmicas, na visão da pesquisadora, e que contribuíssem significativamente com os propósitos da pesquisa. Em seguida, identificou-se, aleatoriamente, cada questionário intencionalmente selecionado, com um número, como explicado a seguir:

a) estudante ingressante 1, estudante ingressante 2 ... estudante ingressante 10; b) estudante concludente 1, estudante concludente 2 ...estudante concludente 18; c) professor 1, professor 2 ....professor 10;

d) egresso 1, egresso 2 ....egresso 14;

Para cada segmento, foi elaborado um quadro: Quadro 1 (estudantes ingressantes), Quadro 2 (estudantes concludentes), Quadro 3 (Professores) e Quadro 4 (egressos), que correspondem, respectivamente, aos Apêndices J, K, L e M, os quais se encontram no CD, anexado ao final deste trabalho, devido ao grande volume de informações neles contidas. Cada quadro contém as respostas do segmento, identificado de acordo com as explicações dadas nas alíneas a), b), c) e d), do parágrafo anterior, relacionadas às perguntas contidas no instrumento de coleta, com o objetivo de facilitar a leitura e, consequentemente, a análise dos dados.

Ao final da análise desses questionários, realizou-se uma análise comparativa, considerando o pensamento dos estudantes ingressantes, concludentes, professores e egressos, em relação às categorias de análise. O Quadro 8A, apresentado no próprio texto, mostra o resumo dessa comparação, e o Quadro 8B, Apêndice O, disponível no CD, contém as informações, na íntegra.

As entrevistas com os dirigentes e as egressas, após transcrição, foram identificadas da seguinte forma:

a) dirigente 1, dirigente 2 .... dirigente 10 (as transcrições se encontram nos Apêndices Q1 a Q10, disponíveis no CD);

84

b) egressa 1, egressa 2 .... egressa 10 (as transcrições se encontram nos Apêndices R1

a R10, disponíveis no CD); Salienta-se que as transcrições das entrevistas foram realizadas pela própria

pesquisadora, conferindo-se, assim, credibilidade e garantia de que o diálogo transcrito está rigorosamente de acordo com o que foi dito.

A seguir, são apresentadas as análises das pesquisas realizadas por meio dos questionários e das entrevistas com estudantes ingressantes, estudantes concludentes, professores, egressos do Curso e dirigentes de empresas/organizações. Inicialmente, a análise foi realizada a partir do depoimento de dois ou três participantes selecionados intencionalmente, para, em seguida, apresentar-se o resultado geral obtido em cada segmento. Sabe-se que existem autores/professores/pesquisadores que discordam da utilização de percentuais quando a amostra é pequena, embora significativa, como neste trabalho. Arrais Neto, professor membro da Banca examinadora da 2ª qualificação e da defesa desta tese, considera que os resultados deveriam ser demonstrados em números absolutos (8 dirigentes afirmaram que...; 12 ingressantes disseram que...; na visão de 6 egressos....). Entretanto, adotou-se a forma de analisar os dados por meio de percentuais, por considerá-la de fácil entendimento para o leitor, embora se trate de um Estudo de Caso.