• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos de coleta de dados questionários e roteiros das entrevistas

A escolha do instrumento de coleta de dados é sempre motivo de preocupação para o pesquisador, que deve analisar as vantagens e desvantagens de cada alternativa, optando pelo(s) mais adequado(s) à pesquisa, a fim de que seus propósitos sejam atingidos. A preparação para a coleta de dados, como enfatiza Yin (2001, p. 81),

é uma atividade complexa e difícil, por isso a preparação começa com as habilidades desejadas por parte do pesquisador: saber fazer boas perguntas, ser bom ouvinte, ser adaptável e flexível, ter noção clara das questões que estão sendo estudadas, ser imparcial em relação a noções preconcebidas.

O questionário e a entrevista constituem-se técnicas de coleta de dados amplamente utilizadas nas pesquisas sociais, merecendo atenção especial pela importância que têm para os pesquisadores.

Lakatos e Marconi (1999, p. 100) argumentam que “o questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador”. Tem como objetivo “o conhecimento de opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas etc.” (GIL, 1999, p. 128).

A entrevista diz respeito a uma conversação de natureza profissional, efetuada entre o investigador e o investigado, de maneira metódica, a fim de colher informações a respeito de determinado assunto. Para Bogdan e Biklen (1994, p.134), a entrevista é utilizada para

75

“recolher dados descritivos na linguagem do próprio sujeito, permitindo ao investigador desenvolver, intuitivamente, uma idéia sobre a maneira em como os sujeitos interpretam aspectos do mundo”.

Uma das vantagens da entrevista é que ela, na visão de Lüdke e André (1986), permite a captação imediata e corrente da informação desejada, praticamente com qualquer tipo de informante e sobre os mais variados tópicos. Para as autoras, pode permitir “o aprofundamento de pontos levantados por outras técnicas de coleta de alcance mais superficial, como o questionário” (p. 34).

Optou-se, neste trabalho, pelas referidas técnicas de coleta de dados, anteriormente explicitadas, por considerá-las mais adequadas aos objetivos da presente pesquisa. A seguir, são apresentados os indivíduos que responderam o questionário e ou participaram da entrevista, bem como a metodologia seguida para aplicação dos instrumentos.

5.3.1 Detalhamento do conteúdo dos instrumentos da coleta de dados – questionários e roteiros das entrevistas

Apresentar o detalhamento do(s) instrumento(s) de coleta de dados utilizado(s) em uma pesquisa é importante, para que o leitor compreenda melhor o conteúdo e, consequentemente, possa avaliar se as categorias de análise foram contempladas. A seguir são explicitados os questionários aplicados e os roteiros das entrevistas.

5.3.1.1 Questionários

A respeito do conteúdo de cada questionário aplicado junto aos 4 (quatro) segmentos participantes da pesquisa, é importante esclarecer serem eles constituídos de 4 (quatro) partes, havendo uma pequena variação em relação à quantidade de questões referentes a cada categoria de análise, quais sejam: formação do Secretário Executivo no processo histórico e curricular, competências e habilidades do Secretário Executivo e autonomia do Secretário Executivo.

Na parte I, constam indicadores que identificam o perfil dos respondentes. Na parte II, questões abertas relacionadas à categoria de análise “competências e habilidades do secretário”. A parte III está formada por questões de múltipla escolha, relacionadas às categorias de análise “formação do Secretário Executivo no processo histórico e curricular” e “autonomia do Secretário Executivo”. As referidas questões apresentam quatro possíveis respostas, dispostas por meio de duas escalas: uma de concordância/discordância e outra com graus de intensidade (excelente, boa/bom, regular e ruim), contendo espaço para justificar a

76

alternativa escolhida. A parte IV, última do questionário, está constituída por questões abertas sobre “formação” e “autonomia” do secretário, nos questionários dos estudantes ingressantes, dos concludentes e dos egressos e sobre “autonomia” apenas no questionário do professor.

Optou-se por uma combinação de questões abertas, porque, de acordo com Marconi e Lakatos (1999), isto possibilita obter mais informações sobre o assunto investigado. A seguir, são disponibilizadas informações detalhadas acerca de cada instrumento de coleta, aplicado em cada segmento.

O questionário direcionado aos estudantes ingressantes tem, ao todo, 20 (vinte) questões (Apêndice A). As que se referem ao perfil desses estudantes se encontram nas 9 (nove) primeiras questões. Aquelas que referentes à “formação do Secretário Executivo” são as de número 15, 16, 17 e 19; as que estão relacionadas às “competências e habilidades” são distribuídas ao longo das questões 10, 11 e 14 e as que dizem respeito à “autonomia”, nas questões 12, 13, 18 e 20.

Com relação ao questionário dos estudantes concludentes, este possui 23 (vinte e três) questões (Apêndice B). As 10 (dez) primeiras identificam o perfil desses estudantes. As que se referem à “formação do Secretário Executivo” são 16, 17, 18, 19, 20 e 22; as referentes às “competências e habilidades” são as de números 11, 12 e 15. Relacionadas à “autonomia”, as de número 13, 14, 21 e 23.

O questionário elaborado para os professores respondentes contém 18 (dezoito) questões (Apêndice C), sendo que as 8 (oito) primeiras dizem respeito ao perfil dos docentes. A categoria de análise “formação do Secretário Executivo” está relacionada às questões 14, 15 e 16; as questões que se referem às “competências e habilidades” são: 9, 10 e 13; as referentes à “autonomia” as de números 11, 12 , 17 e 18.

Finalmente, o instrumento de coleta relativo aos egressos do Curso de Secretariado possui, ao todo, 19 (dezenove) questões (Apêndice D). As 8 (oito) primeiras dizem respeito ao perfil desses profissionais que se formaram na UFC. As relacionadas à “formação do Secretário Executivo” são as questões 14, 15, 16 e 18; as que se referem às “competências e habilidades” são as questões 9, 10 e 13 e, as relacionadas à “autonomia”, as de número 11, 12, 17 e 19.

5.3.1.2 Roteiros das entrevistas

Os roteiros das entrevistas foram elaborados levando-se em consideração as peculiaridades de cada segmento. As perguntas, assim como no questionário, estavam relacionadas às categorias de análise enfatizadas na pesquisa e já explicadas no subitem

77

anterior, quais sejam: “formação do secretário executivo no processo histórico e curricular”, “competências e habilidades do secretário executivo” e “autonomia do secretário executivo”. Os roteiros das entrevistas com ingressantes, concludentes, professores, dirigentes e egressos encontram-se nos Apêndices E, F, G, H e I, respectivamente.