• Nenhum resultado encontrado

Entrevista com a PBA

1. Conte um pouco sobre você: é professor de formação, há quanto tempo esta ministrando aula, em que áreas/disciplinas você trabalhou e trabalha e que intimidade tem com as novas tecnologias de informação? Tenho 64 anos e sou professora de formação na área da matemática, estou na instituição há 12 anos,me aposentei na rede pública onde dei aula em tempo integral, na instituição ministro as disciplinas de cálculo e álgebra, minha formação é em licenciatura em matemática na USP em 1968, fiz mestrado em educação matemática na PUC, tenho uma boa relação com as novas tecnologias de informação, meu conhecimento é o de um usuário qualquer, mas, bem básico, comecei a trabalhar antes do MOODLE com um sistema chamado KMSOCAITY em um curso de formação continuada de professores da rede pública de professores em 2004.

2. Há quanto tempo trabalha com EaD (caso positivo detalhe mais sua experiência disciplina que ministrou, qual modelo a distância: semi- presencial ou 100% a distância, observa alguma evolução do primeiro curso para este)?

Minha primeira experiência foi em um curso de formação continuada que depois parou, eu até hoje não sei o motivo, esse curso era a distância com alguns encontros presencias, a diferença entre os dois cursos que eu participei foi a falta de diálogo entre eu e os alunos, os do primeiro curso usavam mais os fóruns e recursos a distância que os do curso atual.

3. Quantos alunos começaram a sua disciplina e quantos terminaram, caso tenha reduzido ou aumentado, qual sua avaliação para esta redução ou aumento?

Ministrei alua no primeiro semestre 3 bloco em álgebra, tinham inscritos 16 e foram até o final 7, alguns dos 16 nem acessavam o ambiente, uns dois alunos citados eram bons, mas, não fizeram as avaliações presencias, a falta de empenho dos alunos em fazer as tarefas, é uma base de 50% das tarefas eram feitas, a falta de um diálogo entre eu e os alunos dos 7 apenas 1 foi aprovado era o aluno que mais perguntava e participava mais do fórum, os alunos falavam que como a disciplina estava mais próximo das avaliações eles não tinham tempo para entregar as tarefas em tempo e nem como entrar e discutir no ambiente, a falta de planejamento do próprio aluno na minha visão é um fator para a redução.

4. Que diferenças você observou na estruturação Curricular da sua disciplina do Curso de Licenciatura em Matemática em EaD, com o presencial? Caso pôde-se alterar onde você alteraria?

Não há diferença entre os programas tanto no presencial quanto no EaD, porem em nível de exigência e profundidade o presencial é ainda melhor, para mim em vez de três blocos por semestre se realizassem dois blocos, pois teria mais tempo para desenvolver as disciplinas, o exemplo levantado foi que a sua disciplina ficou com 5 semanas para ser desenvolvida integral além ainda que o aluno ainda tem que estudar de maneira satisfatória, não foi feito vídeo aula para os alunos apenas a entrega de algumas atividades via power point, porem na disciplina que estou ministrando agora tem aulas gravadas.

5. Que dificuldades você encontrou no desenvolvimento de sua disciplina? A falta de diálogo entre eu e os alunos, mesmo passando e-mails as respostas dos alunos eram bem poucas, os alunos não conseguiam estabelecer uma seqüência de aprendizagem, muito por que os alunos entregavam as tarefas muito fora do prazo, o feedback não aconteceu na disciplina de álgebra porem, na disciplina de teoria elementar dos números está sendo feita uma reformulação para tentar conseguir um feedback mais favorável.

6. Quais a dificuldades de formar um professor a distância?

O curso ainda esta em andamento é mais complicado para eu emitir uma opinião mais forte, os alunos agem muito com se estivessem no presencial, os conhecimentos matemáticos anteriores também é um problema muito significante, pois mais de 50% a base é fraca , muito também por que a característica desses alunos são os que pararam de estudar já faz algum tempo e demoram um pouco mais para se adaptar, falta empenho dos alunos para procurar informação.

7. Como diminuir o impacto da distância?

Este problema é grande, pois é um grande entrave na álgebra, penso que se colocar vídeo aulas, chats para estimular o aluno a acessar mais o ambiente e estreitar a relação com o professor, a pouca utilização dos fóruns pelos alunos, além disso, os alunos não se comunicam entre si.

8. Você necessitou de momentos presencias em algum momento ou você conseguiu superar com o auxilio tecnológico de comunicação?

Queria que tivessem mais encontros entre ela e os alunos assim o desenvolvimento da disciplina poderia ser melhor, o grande problema ainda é que os alunos não entram com regularidade no ambiente para discutir comigo.

9. Como você se comunica com seus alunos? É de maneira satisfatória para diminuir o problema com a distância?

A comunicação é feita somente pelo MOODLE, em alguns tópicos consegui com a ajuda do ambiente e de seus recursos diminuir o problema da distância.

10. Na sua visão os alunos conseguiram entender a essência de curso a distância?

Eu acho que ainda não esta sedimentada esta idéia, por causa do histórico de seus alunos que são oriundos de cursos tradicionais os alunos não conseguem extrair os benefícios de um curso a distância, o aluno não esta preparado para ir atrás do seu conhecimento, a falta de um planejamento por meio do aluno também é um problema, lembro-me que duas alunas entraram nesse segundo semestre e são as que mais estão se empenhando e entregando as tarefas em dia, como essas alunas entraram sem a base de aritmética e álgebra disciplinas do primeiro semestre esta sendo passado algumas noções básicas para que não prejudique quem já fez as disciplinas e não atrapalhe o andamento do curso.

11. Em sua visão o que poderia melhorar no curso de Licenciatura em Matemática a distância no ponto de vista da formação do professor? A falta de início de um estagiário para fazer a parte tecnológica, não tem tutor este estagiário é para auxiliar em problemas técnicos.

12. Quais as vantagens ou desvantagens em relação a formação do aluno a distância?

Se o aluno seguisse a risca o que está determinado no curso ele ganharia em autonomia e lê se formaria um profissional mais autônomo, a desvantagem ainda seria a falta do “olho no olho” o contato mais pessoal, caso tivesse a possibilidade de um recurso como um chat com imagens poderia diminuir esse problema. Uma desvantagem é quando o aluno fica sem computador.

13. O que você gostaria de falar que não foi abordado nesta pesquisa? A falta da base matemática, e o português para melhor analisar e interpretar certos comandos e questões, para minimizar estes problemas está

sendo colocado em prática gravações apenas com a leitura dos teoremas, porem ainda os alunos acessaram pouco, a falta de devolução de tarefas dos alunos.

Entrevista com a CB.

1. Conte um pouco sobre você: é coordenador há quanto tempo, há quanto tempo esta ministrando aula, em que áreas/disciplinas você trabalhou e trabalha e que intimidade tem com as novas tecnologias de informação?

Fui coordenadora, no primeiro semestre de 2009 até a metade do segundo semestre, sou professora a cerca de 30 anos, trabalho na instituição com a disciplina de TIC’s na pós, tenho um grande conhecimento na área de tecnologias de informação, trabalho com o MOODLE em meus cursos presenciais.

2. Há quanto tempo trabalha com EaD (caso positivo detalhe mais sua experiência, qual modelo a distância: semi-presencial ou 100% a distância, observa alguma evolução do primeiro curso para este)?

Eu não ministro aulas no curso de Licenciatura em Matemática em EaD, leciono em cursos livres na própria instituição, e participo na verdade de grupos de pesquisa na área.

3. Você teve experiência com coordenação antes?

Nunca coordenei cursos presencias antes, porem como estou no grupo de pesquisa de tecnologia, aceitei o desafio, no começo os professores, tentavam levar as mesmas estratégias do presencial, para a distância eu chegava conversava como os professores mostrando como construir textos que facilitassem o trabalho do aluno, pois os professores tinham que entender que o aluno não tinham o apoio do professor e que eles tinham que ter segurança nos textos e essa construção era em conjunto. Tenho um

caso muito curioso que foi quando levei um papel quadriculado que era feito no presencial e que poderia faze a distância também.

4. Quantos alunos abriram o curso e quantos existem hoje, você te uma planilha que possa me ceder para comprovar essa trajetória? (detalhar sobre o aumento ou redução e qual o ponto de vista da coordenação para tal fato).

Eram 20, mas quem tem essa informação é a nova coordenadora.

5. Qual a estruturação Curricular do Curso de Licenciatura em Matemática em EaD e qual a diferença como o presencial?

Ambos os cursos são iguais não há diferença na estrutura curricular, tanto os alunos do presencial quanto a distância.

6. Quais a dificuldades encontradas para coordenar o curso à distância? As minhas dificuldades no início era com os professores, até os professores se acostumarem ao ambiente e a mecânica do ensino, alguns professores sentiram dificuldades, eu me reunia com alguns professores para montar atividades e explicava aos professores a importância das atividades.

A minha relação com os alunos a não tive grandes problemas, apenas problemas de alguns professores demorarem a responder atividades, mas nada fora disso.

Para o bom andamento do curso é necessário que o professor utilize mais o ambiente, pois nesse ambiente o MOODLE, os professores e os alunos podem ter uma relação mais estrita, pois todas as trocas de mensagem ficam registradas.

Nossa finalidade não é formar diretamente professores para ensinar a distância já que o objetivo e formar professores, contudo eu acredito que os professores formados, por terem um contato uma experiência como alunos e na utilização das tecnologias tanto de informação quanto no uso de softwares estes alunos podem sim a se tornarem professores a distância mesmo não sendo um dos objetivos do curso.

8. Como os alunos se comunicam com os professores e a coordenação? A grande maioria se comunica por e-mail, nesse ponto eu acredito que haja uma ruptura no processo da educação a distância, pois sem a utilização do ambiente MOODLE, que foi construído para esse propósito de facilitar e socializar a comunicação entre o professor e o aluno, pois quando um aluno faz uma pergunta ao professore e ele responde por e-mail fica restrito apenas aos dois, contudo quando a utilização do MOODLE, esta conversa fica registrada e qualquer aluno pode acessar em qualquer hora e vai tomar ciência da discussão.

Outro ponto é o Chat do ambiente do programa é complicado, pois é um fundo escuro com letra escura, dificultando assim uma maior comunicação, acredito quando um o professor utiliza outra ferramenta como, por exemplo, o MSN, também a uma perda nesse momento, pois o professor atende individual quando a essência da educação a distância e socializar o máximo possível.

É utilizado o fórum para comunicação como para feedbacks, de tarefas. 9. Esta comunicação é tempo real? Em caso negativo, existe algum

espaço algum horário preestabelecido em que o professore fica on-line para atender os alunos?

Na grande maioria não até por que nem sempre o professor e o aluno estão on-line na mesma hora, porem não acredito que isto seja um empecilho.

Uma alternativa que os professores encontraram para facilitar essa comunicação é o uso dos chats, alguns professores marcam horário on-line

pré-estabelecido, para que os alunos possam tirar dúvidas e ter retorno, alguns marcam horários na própria instituição para tirar duvida.

Pelo fato dos feedbacks serem mais rápidos e constantes, o aluno não sinta tanto esse “impacto” da distância? Por esse fato a relação aluno e professor se tornem mais estrita, pois em um curso presencial o professor ministra sua aula um ou duas vezes no máximo por semana e o aluno só vai ter contato com este professor na outra semana, já na EaD, eles ficam em contato permanente, o professor fica mais presente na EaD, do que no presencial.

10. Qual o seu ponto de vista sobre o curso de licenciatura em Matemática a distância no modelo que é empregado hoje pela sua instituição?

O curso é muito bom, que precisa ainda ser melhorado, por exemplo, o contato entre aluno e professor é o grande diferencial do curso e que o aluno tem que ficar em um constante ritmo de aprendizagem e que como a instituição é o “único” pólo de apoio que os alunos e que alguns professores marcam com seus alunos aulas presencias em salas ou mesmo na biblioteca para tirar dúvidas e encaminhar estudos, eu acredito na idéia da educação a distância tanto que eu mesma estou terminando um curso totalmente a distância na Espanha, direto do Brasil.

11. Que tipo de aluno hoje freqüenta o curso de Licenciatura em Matemática a distância voe possui alguma pesquisa ou quadro que mostre esse tipo de aluno?

São alunos mais velhos, que não tem tanto jovem, que são profissionais de outras áreas que querem se tornar professores, foi solicitado à professora uma pesquisa ou quadro que tivesse essas informações, irei fornecer sem problemas só preciso procurar, contudo daqui a um certo tempo não ocorrerá mais a diferença entre que é a distância e presencial, que as duas modalidades acabaram entrelaçando.

Entrevista com a PBE.

1. Conte um pouco sobre você: é professor de formação, há quanto tempo esta ministrando aula, em que áreas/disciplinas você trabalhou e trabalha e que intimidade tem com as novas tecnologias de informação? Sou professora de formação fiz letras e trabalho há 25 anos, comecei na educação básica dando aula de português, depois assumi cargos em gestão educacional, fui para diretoria de ensino depois da diretoria de ensino, trabalhava capacitando professores para uso pedagógico da tecnologia, cabia dar cursos para professores de 47 escolas depois ir a essas escolas supervisionar e orientar os projetos que estavam desenvolvendo com o uso de tecnologias.

Em 1998 comecei no ensino superior dando aula de informática aplicada a educação, em 2000 comecei a participar de cursos a distância, projetos de pesquisas todos pela instituição, o PEC formação universitária as três edições, um projeto de especialização que formava os professores do NTE, núcleo de tecnologias educacional pra uso da internet para projetos pedagógicos também em 2000, um curso similar a este para professores que ficavam nos NTE do estado de São Paulo, este curso era patrocinado pela fundação Vanzolini, trabalhei em um outro curso chamado Ler e Viver era vídeo-conferencista eram professores de língua portuguesa, trabalhei na fundação Vanzolini na equipe de orientação funcional para o ensino médio escreveu material para competência de leitura escrita e também cabia orientar, supervisionar os professores “conteúdistas” de literatura de língua sabiam muito da matéria, mas não sabiam mediar a distância, não sabiam como dar uma vídeo conferencia, a função era capacitado e dar o apoio e muitas vezes estava junto na vídeo conferencia para dar um toque, mapeava e acompanhava as operações nos ambientes de redes e conversava com eles a partir do que era visto.

2. Há quanto tempo trabalha com EaD (caso positivo detalhe mais sua experiência disciplina que ministrou, qual modelo a distância: semi-

presencial ou 100% a distância, observa alguma evolução do primeiro curso para este)?

Trabalho desde 2000 a nove anos, experimentei de tudo desde o modelo semi-presencial quanto o 100% a distância, na instituição sou pesquisadora do TIDD, tecnologia e inteligência de design digital oriento alunos de mestrado sobre educação a distância e na graduação a um curso sobre tecnologia em mídias digitais que até este ano trabalho com habilitação de educação a distância e dou aula nesse curso este curso prepara os alunos para trabalhar como designer institucionais e claro que os melhores assumem gestão de cursos a distância e já possui vários alunos como gestores de EaD.

Foi perguntado a professora qual era as vantagens do modelo 100% a distância e do semi-presencial? O 100% a distância tem a vantagem da flexibilidade de horário e democratiza o acesso e ampliar a perspectiva de alteridade na medida em que você promove troca de alunos de circunstancias distintas a desvantagem é que o aluno tem que ter muita disciplina de trabalho, caso não tenha essa disciplina de trabalho o aluno não da conta esse é um dos motivos do índice alto de evasão, maior que o presencial.

Foi perguntada a professora se ela orientava o aluno para planejar seu tempo? Sim eu procuro o tempo todo fazer este planejamento, por exemplo, o curso de matemática a distância da minha instituição eu procura alem de orientá-los nos conteúdos das disciplinas tento ajudar na gestão do tempo, contudo o aluno tem que gerenciar o próprio tempo.

Foi questionado também como era a recepção dos alunos sobre essa ajuda? Depende do aluno tem aluno que é muito receptivo e entrega todas as tarefas no prazo, tem alunos que acabam sendo herméticos as minhas solicitações e as orientações toda a semana ele abre uma agenda nova para orientar novos trabalhos e cobrar os atrasados e orientar até quando serão aceitos os trabalhos, tenho uma preocupação muito grande com isso, mas no geral os alunos acabam aceitando.

3. Quantos alunos começaram a sua disciplina e quantos terminaram, caso tenha reduzido ou aumentado, qual sua avaliação para esta redução ou aumento?

Era uma classe de 12 a 15 alunos no máximo, o índice de desistência foi muito baixo acho que 2 ou 3 alunos não terminaram, as desistências foram por motivos não da disciplina, mas que os alunos não estavam conseguindo dar conta das outras disciplinas e deixaram para fazer em outro momento, a minha disciplina.

Foi perguntado se apenas foi o tempo como motivação da desistência? É um dos rótulos que a educação a distância, se você não tem tempo faça a distância, como a construção do conhecimento fora realizado por osmose só pela presença do aluno e como a educação a distância é um processo mais laborioso e quando os alunos vem com essa idéia e quando se deparam com um curso sério com disciplinas com demandas concretas, com o ritmo eles se assustam muitas vezes tem um estranhamento nesse sentido.

4. O que você observa na sua disciplina no modelo a distância que é favorável e o que é desfavorável? (foi modificada essa pergunta por que a professora não é da grade da licenciatura de matemática presencial) Favorável foi a troca que os alunos tiveram, pois eram alunos de formação distintas e de perfis completamente diferenciados e que puderam nos fóruns de discussão, na vídeo conferencia ter uma troca, na ação da perspectiva da alteridade é um vantagem, no presencial você tende a ter um padrão de aluno, todos os alunos que moram em São Paulo ou na grande São Paulo mesmo com os estagio sócias e culturais distintos são alunos de uma mesma megalópole e na educação a distância você tem esse aumento na perspectiva de alteridade.

Basicamente a gestão do tempo dos alunos, por que teria sentido uma outra dificuldade se encontrasse presencialmente esses alunos não só no início e no termino e o resto das atividades por escrito nos fóruns, porem apliquei no MOODLE um vídeo conferencia da Britsh Open University, foi interessante, pois você consegue trabalhar na oralidade eu com o flashmetting é o ambiente de vídeo conferencia usada nesta universidade.

6. Quais a dificuldades de formar um professor a distância?

Não consigo estabelecer uma dificuldade, basicamente são as mesmas dificuldades para formar um professor no ensino presencial muitas vezes esse aluno, chega com um repertorio conceitual meio relativo ainda um tanto frágil e ai você tem que dar conta naquele período de naquele pequeno espaço de tempo da sua disciplina fazer com que ele se aproprie de um capital cultural legitimável do que lhe falta em sua formação, eu acho que as dificuldades extrapolam a modalidade se é a distância ou se é presencial, concordo que é em relação a esse sujeito social que se propõem a ser professor hoje em dia.

Foi questionado por ser uma disciplina que requer uma maior interação entre aluno e professor com grupos e discussões se era um ponto de dificuldade? Não, eles discutiram muito nos fóruns comigo mesma os fóruns “explodiram”, já na vídeo conferencia não por que as vídeos conferencias são síncronos, e eles tem horários de trabalhos diferenciados com isso não teve