• Nenhum resultado encontrado

CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA da Universidade B

Módulo 2: Fundamentos da Educação: Problemas da Educação Brasileira

Ementa:

Bases epistemológicas da Educação, abrangendo as teorias das diferentes áreas do conhecimento pedagógico (filosofia da educação, história da educação, psicologia da educação, sociologia da educação) considerando o contexto da realidade da escola pública brasileira e os atores sociais nele envolvidos.

Objetivo Geral:

Conhecer as diferentes teorias pedagógicas, identificando as concepções filosóficas de mundo, de sociedade e de homem que fundamentam suas visões de educação, de escola e dos elementos que compreendem o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo(s) Específico(s):

Identificar as diferentes teorias pedagógicas.

Relacionar as concepções filosóficas de mundo , de sociedade e de homem.

Fundamentar as concepções de educação, de escola e do processo ensino- aprendizagem.

Temas Centrais:

Educação como Fenômeno Político-Social

Abordagem Teórico-Metodológicas da Ciência em Educação. Referência básica

ANDRÉ, Mari Elisa D. A. (org.). O Papel da pesquisa na formação e na prática de professores. Campinas, Papirus, 2001.

CAMBI, Franco.História da Pedagogia. São Paulo, Editora da UNESP, 1999.

PIAGET, Jean. Da Lógica da Criança á lógica do Adolescente. São Paulo, Pioneira Tomson Learning, 2003.

SNYDERS, Georges. Escola, Classe e lista de Classe. Lisboa, Moraes editora, 1981. GUIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre, Artmed, 2005.

Geometria Euclidiana Plana

Semestre: 2o. Período: 2º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 67 Núcleo responsável: NA

Ementa

A Geometria Euclidiana Plana permite desenvolver um tipo de pensamento que contribui para a modelização de formas através de uma representação plana. Os diferentes temas são desenvolvidos num movimento constante entre geometria experimental, dedutiva e dinâmica.

Objetivo(s) geral(is) e específico(s)

Propiciar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa e da autonomia no estudo, na interpretação e na compreensão de problemas geométricos. Adquirir experiência na resolução de problemas que envolvam conceitos e métodos geométricos. Desenvolver e aprofundar processos de prova e argumentação. Articular propriedades geométricas às construções com régua e compasso e utilizando um ambiente de geometria dinâmica. Temas Centrais:

Polígonos. Critérios de classificação. Congruência e semelhança no plano. Trigonometria no triângulo retângulo. Aplicações em cartografia. Demonstração de propriedades. Áreas

e perímetros. Círculos. Elementos. Demonstração de propriedades. Área e perímetro. Referência Básica

BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana. Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática. Rio de Janeiro: IMPA/VITAE, 1995.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues, 2a edição. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1997.

LIMA, E. L. Medida e Forma em Geometria. Coleção do Professor de Matemática, Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Rio de Janeiro: IMPA/VITAE, 1991.

MOISE, E. et al. Geometria Moderna. Raading: Addison – Wesley, 1966. DOLCE. Fundamentos da matemática elementar. vol 9, Editora Atual.

Leitura e Produção de Textos de divulgação científica Semestre: 2º. Período: 2º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa

Uma prática de leitura e produção de textos de divulgação científica, com e sem os recursos da informática.

Objetivo(s) geral(is)

Desenvolver competência leitora e escritora necessária ao processo de formação profissional, tanto inicial como continuada utilizando, quando pertinentes, recursos da informática.

Objetivo(s) específico(s)

Elaborar sínteses e resumos de textos de divulgação científica. Utilizar programas de processamento de texto e de editoração.

Elaborar relatórios de atividades desenvolvidas em outras disciplinas do curso. Temas centrais

A leitura de textos de divulgação científica. A produção de relatórios de aula, de sínteses de artigos ou livros. Utilização de normas da ABNT.

Referência Básica

Revista e periódicos de divulgação científica.

CHARTIER, Anne-Marie, CLESSE, Christiane e HÉBRARD, Jean Ler e Escrever: entrando no mundo da escrita Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

EISENSTEIN, Elisabeth A Revolução da Cultura Impressa São Paulo: Ática, 1988 McLUHAN, Marshall A Galáxia de Gutenberg São Paulo: EDUSP, 1972

Interfaces da Matemática com a Física – Ótica

Semestre: 2o. Período: 2º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 33 Núcleo responsável: NA

Ementa

Um estudo de caráter interdisciplinar, explorando aplicações de conceitos e operações matemáticas básicas na Física da luz.

Objetivo(s) geral(is)

Analisar interfaces da Matemática com a Física, estudando princípios e aplicações básicas da Ótica Geométrica.

Objetivo(s) específico(s)

Interpretar, compreender e resolver problemas que envolvam conceitos e métodos da Ótica Geométrica.

Ser capaz de realizar e de planejar experimentos em laboratório, com vistas a investigar fenômenos físicos.

Temas Centrais:

(Teóricos e experimentais) Óptica geométrica: Concepção Newtoniana da luz. Propagação da luz. Reflexão e refração. Espelhos planos e curvos. Prismas e lentes. Instrumentos óticos. Telescópios refletores, microscópios ópticos.

Referência Básica

Young, H.D., Freedman, R.A., Física, vols. 1 e 4, Addison Wesley, SP, 2004. Tipler, P., Física, vols. 1 e 2, Livros Técnicos e Científicos S.A.., 4a. ed., RJ, 2000.

Terceiro Período Estruturas Algébricas: Anéis e Corpos

Semestre: 1º Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 67 Núcleo responsável: NA

Ementa

Introdução à Teoria dos Anéis, Anéis de polinômios e Corpos. Objetivo(s) geral(is)

Construir conceitos algébricos, desenvolvendo competências para utilizar e demonstrar teoremas e compreender procedimentos dedutivos e formais.

Objetivo(s) específico(s)

Reconhecer Anéis e Anéis de Polinômios.

Estabelecer relações entre raízes e fatores de polinômios. Temas Centrais:

Anéis e domínios; fatoração única em anéis de polinômios; relação entre raízes e fatores de um polinômio; polinômios irredutíveis em Q, R e C; critério de Eisenstein e resultante de dois polinômios; aplicações; introdução a teoria dos Corpos.

Referência Básica

DOMINGUES, H. & IEZZI, G., Álgebra Moderna, Ed. Atual, S. P., 2003.

GARCIA, A. & LEQUAIN, Y., Álgebra: um curso de introdução, IMPA, R. J., 1998. GONÇALVES, A. Introdução a Álgebra, IMPA, R.J., 1979

Educação Matemática e suas investigações Ensino Fundamental Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: PR HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa

As atividades curriculares desenvolvidas neste espaço da matriz horária caracterizam-se pelo desenvolvimento de projeto coletivo de estudos sobre teorias e investigações na área de Educação Matemática e sua contribuição para a melhoria das aprendizagens dos alunos do Ensino Fundamental e a formulação de algumas práticas em sala de aula baseadas nessas investigações.

Objetivo(s) geral(is)

Conhecer e analisar investigações da área de Educação Matemática, relevantes para atuação profissional, relacionando-as a contextos reais nas salas de aula, em turmas do

ensino fundamental. Objetivo(s) específico(s)

Conhecer e interpretar pesquisas na área de Educação Matemática referentes ao ensino- aprendizagem de alunos do ensino fundamental, no que se refere aos blocos de conteúdos Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação.

Temas Centrais:

A transposição didática e o contrato didático na resolução de problemas. A teoria dos Campos Conceituais e os campos aditivo e multiplicativo. As situações didáticas e os obstáculos epistemológicos no ensino e na aprendizagem dos números racionais. Os níveis de Van Hiele em situações do ensino e aprendizagem da Geometria. Um estudo das potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. A dialética ferramenta-objeto e o ensino da álgebra. Estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem do tratamento da informação no Ensino Fundamental.

Referência Básica

MACHADO, S. D. A. et al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. As idéias da álgebra. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 2003.

CHEVALLARD, Y. et al. Estudar Matemática: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. (org.). Aprendendo e ensinando geometria. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.

ABRANTES, P. Investigações em geometria na sala de aula. In: Veloso, E., Ponte, J. P.; Abrantes, P. (orgs). Ensno da Geometria no Virar do Milênio. Lisboa: DEFCUL, 1999. FIORENTINI, D.; FERNANDES, F. L. P.; CRISTOVÃO, E. M. Um estudo das

potencialidades pedagógicas das investigações matemáticas no desenvolvimento do pensamento algébrico. Disponível em:

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/temporario/SEM-LB/Fiorentini-Fernandes-

Cristovao2.doc. Acesso em: 16/03/2007.

PIRES, C. M. C.; CURI, E.. Espaço e Forma: a construção de noções geométricas pelas crianças de 7 a 10 anos. São Paulo: PROEM, 2001

Educação Matemática e suas investigações Ensino Médio Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: PR HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa

As atividades curriculares desenvolvidas neste espaço da matriz horária caracterizam-se pelo desenvolvimento de projeto coletivo de estudos sobre teorias e investigações na área de Educação Matemática e sua contribuição para a melhoria das aprendizagens dos alunos do Ensino Médio e a formulação de sugestões que subsidiem práticas em sala de aula baseadas nessas investigações.

Objetivo(s) geral(is)

Conhecer e analisar investigações da área de Educação Matemática, relevantes para atuação profissional, relacionando-as a contextos reais nas salas de aula, em turmas do

ensino médio.

Objetivo(s) específico(s)

Conhecer e interpretar pesquisas na área de Educação Matemática referentes ao ensino- aprendizagem de alunos do ensino médio, no que se refere aos diferentes blocos de conteúdos.

Temas Centrais:

Estudo de pesquisas sobre: o processo de ensino e aprendizagem de Funções; o processo de ensino e aprendizagem em Geometria; a inclusão de Argumentações e provas nos currículos do Ensino Médio; o processo de ensino e de aprendizagem da Análise Combinatória e da Probabilidade no Ensino Médio; o processo de ensino e de aprendizagem da Estatística no Ensino Médio; uso de novas tecnologias nas aulas de Matemática; as abordagens interdisiplinares.

Referência Básica

BONGIOVANNI, V. Utilizando resultado de pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem de Geometria. São Paulo: Proem Editora, 2006.

BRASIL (1999) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: 1978.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. As concepções de educação algébrica. In: Pro-Posições. São Paulo: Cortez, 1993, v.4, nº 1 (10): 39-54, mar. 1993.

USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações da variáveis. In: COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. As idéias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, p. 9-22, 2003.

FIGUEIREDO, A. C. Probabilidade condicional : um enfoque de seu ensino- aprendizagem. 158f. Dissertação de mestrado em Educação Matemática. PUC-SP, 2000.

Introdução ao Cálculo Diferencial e Integral

Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 84 Núcleo responsável: NA

Ementa

Um estudo de dois tópicos importantes do Cálculo: séries numéricas e séries de potências; máximos e mínimos de funções.

Objetivo(s) geral(is)

Construir conceitos e compreender procedimentos fundamentais para o Cálculo. Objetivo(s) específico(s)

Desenvolver habilidades para que o aluno compreenda as noções de séries convergentes, bem como compreenda e resolva problemas que envolvem valores extremos de funções.

Temas Centrais:

Séries numéricas. Convergência absoluta. Séries de potências. Problemas de valores extremos a partir de situações geométricas. Os pontos estacionários e o Cálculo Diferencial.

Referência Básica

Courant, R., Robbins, H. O que é matemática? Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. 2000.

Ávila, G. Introdução ao Cálculo. São Paulo: LTC. 1998.

Ávila. G. Análise Matemática para Licenciatura. 2a Edição. São Paulo: Ed. Edgard Blücher. 2005.

Projeto Pedagógico e Gestão

Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: PR HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa:

O eixo Projeto Pedagógico e Gestão Educacional aborda a formação do professor, educador e gestor crítico, criativo, capaz de interagir no processo de produção pedagógica da escola.

Contempla subsídios que o favoreçam participar na construção, desenvolvimento e avaliação do Projeto Pedagógico nos níveis da sala de aula, do contexto da organização educativa e do sistema de ensino articulando Plano de Ensino, Plano de Curso e Projeto Pedagógico.

Objetivo Geral:

Formar um professor que:

- compreenda e exerça o seu papel profissional com competência nas dimensões: teórico-metodológica, estética, humano-interacional e político-ética.

- assuma suas incumbências quanto à concepção e construção do Projeto Pedagógico e o perceba como expressão e instrumento para o desenvolvimento da autonomia da escola.

- Compreenda o contexto social em que a organização escolar está inserida e considere a cultura da escola em seus diferentes aspectos.

- Exerça sua profissionalidade e desenvolva o seu profissionalismo docente no processo de produção pedagógica.

- Contribua para a construção da gestão democrática na sala de aula, na organização escolar e no sistema, favorecendo o exercício da cidadania.

Temas Centrais: 1. Projeto Pedagógico 1.1 Conceituação 1.2 Princípios

1.3 Diretrizes para elaboração do projeto Pedagógico 1.4 Desenvolvimento

1.5 Avaliação

1.6 Ação dos diferentes atores nos vários momentos da construção e realização do Projeto Pedagógico

1.7 Articulação dos Planos de Aula, Ensino, Curso (níveis I, II, III), Escola e do Projeto Pedagógico

2. Gestão

2.1 Gestão: concepções, paradigmas e métodos

2.2 Gestão democrática: princípios, trabalho coletivo, cultura organizacional 2.3 Gestão democrática na sala de aula.

Referência Básica:

ALBUQUERQUE, Helena M. P. Gestão e Educação democrática. Por quê? Texto mimiografado. São Paulo, PUC/SP, 1997.

FERREIRA, Naura S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo, Cortez, 2003.

GONÇALVES, Carlos L. Projeto Pedagógico: movimento – documento. In Amaral, Cleide Terzido (org.). Educação Continuada – a experiência do Pólo 3. São Paulo, UME/FAEP/LITTERIS, 1998, 2º edição, pg. 24 a 30.

LIBÂNEO, José Carlos et all. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez, 2003.

NÓVOA, Antonio (Coord.) As organizações escolares em análise. Lisboa, Dom Quixote, 1995._____________________. Os Professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.

Conhecimento Pedagógico e Docência

Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa:

A situação educativa será o foco a partir do qual o fenômeno do conhecimento pedagógico e a ação docente pretendem ser abordados buscando-se os sentidos de seu fazer e os conhecimentos que se fazem necessários à intervenção docente.

Objetivo Geral:

Compreender e analisar as propostas pedagógicas, buscando articular o processo de apropriação de saberes com a construção de práticas pedagógicas coerentes com o contexto.

Objetivo(s) Específico(s):

 Aprender os sentidos que emergem da peculiaridade das ações pedagógicas, identificando, ressignificando e projetando os conhecimentos que se fazem necessários à intervenção docente;

 Selecionar os conhecimentos pedagógicos que fundamentam a reflexão na e sobre a ação docente.

Temas Centrais:

 O conhecimento pedagógico e as diferentes linguagens que emergem da peculiaridade das situações educativas.

 Da reprodução à criação de conhecimento em contextos educativos diferenciados: os movimentos de construção, desconstrução, reconstrução do conhecimento no ato pedagógico;

 Situação educativa: Os espaços e tempos e os conhecimentos pedagógicos que se fazem necessários à intervenção docente;

 A complexidade da ação educativa. Implicações ético-pedagógicas e estéticas para o fazer docente.

Referência Básica:

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo, Papirus, 2003.

FELDMANN, Marina Graziela. Formação Docente e as mudanças na sala de aula: um diálogo complexo. Revista Olhar de professor. U.E. Ponta Grossa, ano 07 nº 02, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1997.

MIZUKAMI, M. das Graças Nicoletti. As abordagens do Processo. EPU Editora. SP, 1986 MORIN, Edgard. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação Profissional. Petrópolis. RJ. Vozes, 2002.

Geometria Analítica no Plano

Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 67 Núcleo responsável: NA

Ementa

Um estudo de propriedades de entes geométricos, no plano, sob os pontos de vista algébrico e vetorial.

Objetivo(s) geral(is)

Desenvolver e aprofundar processos de demonstração utilizando uma abordagem analítica da Geometria.

Objetivo(s) específico(s)

Utilizar coordenadas retangulares e de vetores na interpretação e resolução de problemas relacionados a objetos geométricos contidos num plano.

Utilizar sistemas de coordenadas que permitem representar um objeto geométrico por pares ordenados e equações.

Temas Centrais:

Coordenadas retangulares. Vetores no plano. Estudo da reta no plano. Estudo da circunferência no plano. Estudo das cônicas: parábola, elipse e hipérbole. Vetores no plano.

Referência Básica

LIMA, E. L. Coordenadas no plano. SBM, Coleção do professor de Matemática, 2002. Winterle, P.. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books Editora, 2000. Boulos, P. & Oliveira, I. C.. Geometria Analítica Um tratamento vetorial. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Introdução ao Pensamento Teológico 1

Semestre: 1º. Período: 3º.

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 50 Núcleo responsável: NA

Ementa

A disciplina Introdução ao Pensamento Teológico assume a teologia e as ciências da religião como referência para compreender a existência humana como relação de alteridade e transcendência no seu caráter histórico-social, considerando suas interfaces com a arte, a ciência e a espiritualidade.

Objetivo(s) geral(is) e específico(s)

A partir das categorias da teologia e das ciências da religião, e em diálogo com outras áreas do saber, elaborar uma reflexão que favoreça a formação teórica e humanista do estudante universitário e suscite sua inserção crítica na realidade.

Identificar as múltiplas formas de conhecimento como leitura, interpretação e construção de sentidos.

Discernir, na ambivalência dos discursos religiosos, suas contribuições como formuladores de valores e articuladores de práticas históricas.

Temas Centrais:

1. O Conhecimento: a experiência do limite e a busca de sentidos. 2. As linguagens do conhecimento religioso.

3. As diferentes construções religiosas no tempo e no espaço. Referência Básica

ALVES, Rubem. O que é religião? São Paulo: Ed. Loyola, 1999.

BOFF, Clodovis Teoria do método teológico. Petrópolis: Ed. Vozes, 2003.

2001.

Quarto Período Geometria Analítica no Espaço

Semestre: 2o. Período: 4º

Dimensão do componente curricular: CCNCC HR 67 Núcleo responsável: NA

Ementa

Um estudo das propriedades de entes geométricos contidos no espaço tridimensional sob um ponto de vista algébrico, aprofundando o estudo de sistemas de coordenadas que permitem representar o objeto geométrico por ternas ordenadas e equações.

Objetivo(s) geral(is)

Desenvolver processos de demonstração de propriedades e teoremas e resolver problemas referentes à Geometria, utilizando uma abordagem analítica.

Objetivo(s) específico(s)

Estender a abordagem analítica da geometria plana para objetos geométricos contidos no espaço. Utilizar sistemas de coordenadas que permitem representar um objeto geométrico por ternas ordenadas e equações.

Identificar problemas envolvendo objetos geométricos contidos no espaço que podem de ser tratados pela Geometria Analítica, estabelecendo o uso de coordenadas retangulares e de vetores para resolvê-los.

Temas Centrais:

Coordenadas e vetores no espaço. Estudo da reta e do plano no espaço. Referência Básica

LIMA, E. L. Coordenadas no espaço. SBM, Coleção do professor de Matemática, 2002. Winterle, P.. Vetores e Geometria Analítica. São Paulo: Makron Books Editora, 2000. Boulos, P. & Oliveira, I. C.. Geometria Analítica Um tratamento vetorial. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Eves, H. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues, 2a edição. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1997.

Educação Inclusiva

Semestre: 1º. Período: 4º.

Dimensão do componente curricular: PR HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa:

Partindo-se do princípio de que todos os alunos (com ou sem necessidades educativas especiais) tem direito a uma educação de qualidade, é fundamental que os futuros professores estejam preparados para a efetivação da inclusão nas classes regulares, atendendo ao proposto na legislação pertinente contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida dos educandos, bem como reduzindo as desigualdades. Nesse sentido tanto o educador deve orientar a sua ação didático-pedagógica às necessidades específicas de seus alunos, quanto estar preparado para atuar com serviços de apoio que deverão ser oferecidos nas escolas regulares.

Sensibilizar o futuro professor quanto a importância do respeito à diversidade, adotando uma atitude inclusiva.

Objetivo(s) Específico(s):

Preparar o aluno para que:

 Conheça a legislação vigente que garante a inclusão como direito do educando;  Adote uma atitude dentro do paradigma de inclusão, abandonando preconceitos e

exclusões;

 Demonstre uma postura didático-metodológica condizente com a diversidade, atendendo também as várias áreas das deficiências, isto é surdez, deficiência mental, física, visual;

 Tenha uma atitude cooperativa com os serviços de apoio oferecidos pela escola.

Temas Centrais:

 Exclusão, integração, inclusão;

 Legislação e políticas públicas na inclusão  Paradigmas e inclusão;

 Metodologia e didática da Educação inclusiva.

Referência Básica:

BUENO, José Geraldo Silveira. Educação Especial Brasileira: integração/segregação do aluno Diferente. São Paulo: EDUC,1993.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. Moderna, 2001.

OLIVEIRA, Maria Teresa Baptista. Estudo da Eficácia do Ensino Oferecido nas Classes Especiais. São Paulo, USP, Tese de Doutorado, 1993.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão Social: o novo paradigma para todos os grupos Minoritários. Edit. Moderna, 1997.

RAIÇA, Darcy e Oliveira, Maria Teresa Baptista: A Educação Especial do Deficiente mental. São Paulo, E.P.U. , 2000.

Gestão do trabalho pedagógico na sala de aula de Matemática Semestre: 2º. Período: 4º.

Dimensão do componente curricular: PR HR 33 Núcleo responsável: NFP

Ementa

Nesta atividade curricular será discutida a gestão do trabalho pedagógico na aula de