• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

3.1.1 EPs utilizados com os participantes deste estudo

Com o intuito de analisar as percepções dos Examinandos e dos Avaliadores- Interlocutores em relação aos EPs, julgamos importante mostrar quais EPs foram selecionados pelos AI e quais EPs foram utilizados com os examinandos participantes desta pesquisa. Convém relembrar que nem todos os examinandos que fizeram o exame de proficiência do Celpe-Bras participaram desta pesquisa, assim como nem todos os AI. O total de participantes são 19 examinandos e 5 avaliadores-interlocutores. Isto pode fazer com que, por exemplo, um EP que não tenha sido utilizado com nenhum dos examinandos participantes desta pesquisa, possa ter sido selecionado por um AI, conforme podemos observar nos quadros a seguir.

Quadro 10: EPs utilizados pelos AI participantes desta pesquisa EPs 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 AI 1 X X X X X X X X X X X X X X X AI 2 X X X X X X X X X X X X X X X X X AI 3 X X X X X X X X AI 4 X X X X X X X X X X X X X X X AI 5 X X X X X X X X X X X X X X Fonte: Autor (2017)

Quadro 11: EPs utilizados nas interações realizadas com os 19 examinandos participantes desta pesquisa EXAMINANDOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 EP 1 X X X EP 2 X X X EP 3 X EP 4 X X X EP 5 X X X X X X X X EP 6 X X X X EP 7 X X EP 8 X X X X EP 9 X X EP 10 X X X EP 11 X X EP 12 X X X X EP 13 X EP 14 X X X EP 15 X X X EP 16 X X EP 17 X X X X EP 18 EP 19 X X X EP 20 X X Fonte: Autor (2017)

A partir dos quadros acima, notamos que alguns EPs foram mais utilizados que outros, como o EP 5- Com que viajar?, que foi selecionado por todos os AI e utilizado com oito examinandos. Enquanto isso, o EP 3- Campanha Piseagrama foi selecionado por apenas um AI e utilizado em apenas uma interação face a face com os participantes da pesquisa. O EP 13- Leite derramado, embora tenha sido utilizado com apenas um dos examinandos, foi selecionado por três AI. O mesmo ocorreu com o EP 7- Diversidade, escolhido por todos os avaliadores e utilizado com apenas dois examinandos. O EP 18 – Romances e cultura, apesar de utilizado por dois AI, não foi usado com nenhum dos examinandos participantes deste estudo.

As escolhas (ou não) dos Elementos Provocadores para utilização na Interação Face a Face são feitas baseadas em alguns critérios. Por meios dos questionários verificamos

alguns dos motivos que levaram os Avaliadores a não utilizarem todos os EPs. Entre eles estão: EPs distantes e/ou inadequados ao perfil do examinando (AI1, AI2 e AI3) e EPs com temas não interessantes, segundo a visão do Avaliador- Interlocutor AI3.

A partir dessas respostas podemos afirmar que os AI estão seguindo as orientações contidas no Guia de Capacitação para Examinadores da Parte Oral do Celpe-Bras (BRASIL, 2013a), as quais indicam que os Elementos Provocadores devem favorecer a interação em função do sexo, idade, interesses, nacionalidade e área de atuação dos examinandos e que essas informações são obtidas através dos formulários respondidos no ato da inscrição e lidos pelos Avaliadores antes da escolha dos EPs.

Outro motivo que levou os Avaliadores a não selecionarem alguns EPs foi o fato de possuírem textos longos, segundo as colocações do AI3 e do AI4. De acordo com o AI4,

Alguns EPs, por exemplo, EP3, EP9 e EP11, apresentam muitas informações com letras pequenas, o que pode dificultar a compreensão do examinando, levando em consideração que o examinando tem aproximadamente 1 minuto para analisar o EP. (AI4, questionário).

As opiniões acima corroboram a visão de Cândido (2015), ao afirmar que um texto longo pode dificultar o desempenho de alguns examinandos. A autora ainda acrescenta que os examinandos passam muito tempo lendo o EP, antes e durante a interação.

Outro aspecto a ser considerado para a não escolha de um Elemento Provocador para fazer parte das interações face a face foi, segundo o AI4 e AI5, a presença de expressão idiomática que “poderia não ser transparente/clara para alguns candidatos” (AI5, questionário) e, assim, a “interação poderia ser prejudicada logo no início” (AI4, questionário). Ambos os examinadores relataram esse problema em relação ao EP 13- Leite

derramado.

No entanto, é importante salientar que nos documentos do Celpe-Bras, Guia de Capacitação para Examinadores da Parte Oral do Celpe-Bras (BRASIL, 2013a), Guia do Participante (2013c) e no Manual do Examinando (2015b), existe a informação de que na Etapa 2 do Roteiro de Interação Face a Face, cujo objetivo é explorar o entendimento geral do assunto a ser abordado por meio do EP, o examinando poderá fazer perguntas de compreensão ao AI, “para esclarecer possíveis termos ou relações que não tenha compreendido, de forma a poder conversar sobre o tema” (BRASIL, 2013c, p. 32).

por parte dos envolvidos no processo, tanto avaliadores quanto examinandos em relação ao que pode ser feito durante a interação sem que o desempenho do examinando seja prejudicado.

O último aspecto a ser considerado, segundo o AI4 e AI5, refere-se aos EPs que apresentam textos estereotipados e/ou posicionamentos preconceituosos. Para eles, o EP2 – Beleza no trabalho, por exemplo, traz a imagem de pessoas brancas para representar a beleza. De acordo com AI 4:

para um exame de proficiência que tenta representar a língua e cultura brasileira, selecionar textos estereotipados em revista de grande circulação no país pode suscitar a construção de que ou o exame ou os avaliadores/instituição são coniventes com esse posicionamento estereotipado e preconceituoso. (AI4, questionário)

Nesse mesmo sentido, o AI5 diz que o EP 4- Cinto de segurança salva vidas e o EP 9 – Expectativa de vida, também, permitem a leitura de que a “única vida que vale a pena ser salva é a de indivíduos brancos, heterossexuais, de classe média/alta”, por trazerem em suas imagens apenas pessoas com essas características.

Julgamos importante trazer essas informações a fim de suscitar algumas reflexões, pois um exame de alta relevância e em ascensão como o Celpe-Bras precisa evitar ou minimizar certas visões que podem ser consideradas tendenciosas ou que podem levar o examinando a pensar dessa forma, principalmente em uma época quando muito se discute sobre a inclusão social, desigualdade de gêneros e classes, além de questões de identidade.

A seguir, discutiremos os impactos dos Elementos Provocadores na Interação Face a Face.

3.2 Análises das percepções dos Examinandos e Avaliadores sobre os EPs e das