• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III: ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

3.2.3 EP 3 – Campanha Piseagrama

3.2.3.1 Interação – EP3 – Campanha Piseagrama

A interação a seguir, aconteceu entre o examinando equatoriano E7 com o AIX. Este examinando obteve certificação em nível intermediário superior.

1 AI: Agora então nós vamos passar a uma outra figura, uma outra imagem (+) então, aqui

2 também eu quero que você faça uma leitura silenciosa:: você tem mais ou menos um minuto para 3 fazer isso(+) e depois nós conversamos (9:10)

4 AI: De que trata a campanha do site (+)Piseagrama?

5 E7.: Eu acho que a campanha trata sobre interesses (+) que pode ter uma comunidade:: tentar 6 grupá-los em (+) em aflições (4,0) e tentar fazer com que as pessoas imaginem (+) como dar 7 uso a:: certos recursos

RI: Esta campanha foi feita para que tipo de cidade? Explique. (Pergunta 1)

8 AI: Certo (+) e essa campanha (+) ela foi feita para que tipo de cidade? Você consegue 9 imaginar?

10 E7: (13,0) Acho que para uma cidade que tem muitas atividades (+) muitas pessoas com 11 muitas coisas::

12 AI: Uhum

13 E7.: e muitos interesses (+) pessoas que tem muito tempo livre e não sabem o que fazer ou que tem 14 coisas que não usam:: ou (+) que não sabem o que fazer com o tempo livre::

15 AI: Sei

16 E7.: pessoas inovadoras (+) cidades com (+) cidades maiores

RI: Você acha relevantes as reivindicações que constam nas bolsas? Comente. (Pergunta2)

17 AI: Uhum(+) e nessas sacolas aí (+) tem cinco sacolinhas né, cinco bolsas ali (+) com 5 18 reivindicações diferentes (+) você acha que elas são relevantes? (+) Elas são importantes 19 essas reivindicações?

20 E7: (3,0) Acho que são importantes (+) se eles tentam agrupar pessoas (+) or um tipo de 21 atividade (+) porque (3,0) são tópicos diferentes ((ri))

22 AI: uhum

23 E7.: não vejo como podem agrupar (+) todas (+) as pessoas com diferentes gostos.

RI: Você compraria algumas das bolsas? Em caso positivo, qual? (Pergunta 3)

24 AI: Sei:: e dessas dessas 5 sacolinhas ali (+) qual qual dessas reivindicações você acha que 25 seria mais importante para você?

26 E7: (3,0) Os parques abertos nas 24 hora porque as famílias podem se recrear(+) curtir (+) o ar (+) 27 livre:: fazer piquenique:: ter momento família (+) acho que para mim esse seria o mais

28 importante.

RI: Na cidade onde você mora, há campanhas como esta? (Pergunta 5)

29 AI: Na cidade onde você mora (+) há esse tipo de campanha assim (+) na sua cidade lá no 30 Equador?

31 E7.: Na minha cidade:: somos 4 milhões e (+) a verdade não temos este tipo de campanha (+) 32 mas o governo municipal está tentando:: construir mais parques (+) é uma cidade muito 33 quente ((ri))

34 AI.: [Lá também (+) no Equador? ]

35 E7.: [muito quente] não temos parques (+) abertos (+) a 24h (+) mas o que eu lembro 36 estava:: construindo um (+) com:: muitas atividades:: jogos para crianças:: áreas verdes (+) 37 lacunas (+) quando eu cheguei aqui o parque ainda não estava:: não acabou a construção (+) 38 acho que quando eu voltei lá vou poder visitar ele.

39 AI: Mas lá é mais quente do que aqui?

40 E7.:A sensação térmica aqui é mais quente (+) lá temos mais umidad, mais umidade. 41 AI:Sei :: mais úmido.

42 E7.: Aqui é (+) muito mais quente que lá. 43AI: Vc sente que é muito mais calor que lá? 44 E7:. Sim

RI: Os moradores da sua cidade participariam desta campanha? Comente. (Pergunta 7)

46 iriam participar?

47 E7: (3,0) Acho que participariam mas (+) se (+) concentrariam-se (+) nas atividades de 48 nadar (+) pescar (+) ou (+) ou dependendo de:: de que setor eles tenham:: mais acolhida:: 49 eles podem (+) criar mais

50 AI: sei

51 E7: Porque no começo eles vão tentar provar se o:: projeto vai ser acolhido (+) se não as 52 pessoas (+) geral lá:: da minha experiência

53 AI: uhum

54 E7: gostam mais ficar com suas famílias:: 55 AI: Certo

56 E7.: fazer coisas com suas famílias

57 AI:. Entendi (+) tá bom(+) agora então vamos ao último (+) outro texto para você ler.

O examinando levou 1 minuto e 39 segundos para ler o EP, o que pode nos levar a inferir que o EP possui muitas informações ou então, certa dificuldade do examinando para compreendê-lo. A partir da primeira pergunta feita pelo AI em relação ao assunto abordado pela campanha apresentada pelo EP, é possível notar a dificuldade do examinando para compreendê-lo (linhas 5 a7). A dificuldade continua com a pergunta seguinte (linhas 8 e 9). O examinando demora 13 segundos para começar a responder e, é possível notar que não demonstra segurança em sua resposta, visto o número de pausas, hesitações e também de frases não muito coesas e coerentes. O AI interage apenas com “Uhum” (linha 12) e “Sei” (linha 15) para demonstrar interesse na conversa e fazer com o que examinando fique mais a vontade para falar e assim ter sua produção oral avaliada.

Notamos que o AI, percebendo que o examinando aparentemente não conseguiu entender o tema proposto pelo EP, não interrompe a conversa ou continua insistindo no mesmo ponto para tentar fazer com que ele compreenda o EP. Ao contrário, o AI aproveita a informação que o examinando apresenta sobre o clima do seu país (linhas 39, 41 e 43) para conversar um pouco mais sobre o assunto, trazendo mais insumo para a conversa.

Esta é uma das características, segundo Sakamori (2006), que representa o entrevistador, cujo estilo é colaborativo, ou seja, ele faz perguntas adicionais para examinandos que têm dificuldades em interagir. Assim, podemos inferir que a criatividade do AI é muito importante. No entanto, a criatividade ou a falta dela por parte dos avaliadores- interlocutores pode afetar a confiabilidade do teste, pois o desempenho do examinando pode ser diferente devido à atuação do entrevistador. Neste caso, se o AI insistisse em questões

que remetessem ao texto verbal do EP provavelmente comprometeria ainda mais a interação. Esse “jogo de cintura” é muito importante para manutenção da conversa.

Segundo informações presentes nos manuais do Exame Celpe-Bras, “cada um dos 3 Elementos Provocadores selecionados deverá servir de base para 5 minutos de Interação” (BRASIL, 2015a, p. 30), ou seja, independentemente de o examinando ter condições ou não de falar sobre o tema proposto em um determinando EP, o AI deve manter a conversa por esses cinco minutos. Daí a importância da atuação dos avaliadores-interlocutores durante a Interação Face a Face, pois em casos como este, eles terão que “ajudar” os examinandos, com perguntas adicionais, reformulações, desdobramentos para que a interação ocorra durante os cinco minutos necessários. No entanto, convém salientar que atuações diferentes entre os AI poderão levar a uma diminuição da confiabilidade do Exame. Por isso, a elaboração e a escolha dos Elementos Provocadores são muito importantes. EPs bons podem “controlar” mais a interação, no sentido de que a interação não dependerá somente da atuação do Avaliador-Interlocutor e isso contribuirá para aumento da confiabilidade e, consequentemente, da validade do Exame.

É importante ressaltar que a falta de proficiência dos examinandos pode, também, contribuir para a má compreensão do EP, embora entendemos que este não tenha sido o problema com o E7, uma vez que o examinando obteve certificação em nível intermediário superior.

No entanto, com o intuito de verificarmos se o problema foi realmente o EP ou a falta de proficiência, optamos por trazer outra interação desse examinando, agora tendo como elemento propulsor da interação o EP14- O que eles têm na cabeça?