• Nenhum resultado encontrado

3.3. Campo empírico e Participantes da Pesquisa

3.3.2. Escola Municipal Recanto do Saber

A Escola Municipal Recanto do Saber, tomada como campo para este estudo de caso está localizada no bairro de Beberibe, sendo integrante da segunda região político-administrativa da cidade. O bairro de Beberibe9 é considerado como um dos bairros mais antigos do Recife. O mesmo tem como vizinhos os bairros de Cajueiro, Fundão e Água Fria, desmembrados do bairro de Beberibe, e o bairro de Linha do Tiro.

7

O nome da instituição de ensino é fictício. Reforçamos que também são fictícios os nomes que serão conferidos aos professores e aos alunos que participaram do estudo.

8

No estado de Pernambuco a maior nota de IDEB-2009 foi 5,6. 9

As informações apresentadas sobre o bairro de Beberibe foram obtidas através dos sites: www.recife.pe.gov.b e www.pe-az.com.br .

Nas terras que hoje compõem o bairro existiu, no século XVII, um engenho de açúcar de propriedade de Diogo Gonçalves, auditor da Capitania de Pernambuco, que lhe foi doado como presente de casamento. Essa propriedade era banhada pelo Rio Beberibe, que deu o nome ao Bairro. Além de ser um dos mais antigos bairros do Recife, Beberibe também teve grande participação nas lutas históricas do povo pernambucano. Ali, por exemplo, em 1821 foi assinada a chamada Convenção de Beberibe, depois que os pernambucanos derrubaram o governador português Luís do Rego Barros, decretaram a independência de Pernambuco e elegeram uma junta governativa.

Em 1848, Beberibe voltou a sediar violentos combates, desta vez entre tropas leais ao Governo e adeptos do movimento que ficou conhecido como Revolta Praieira. Para celebrar os episódios de 1821, a prefeitura mandou erguer na principal praça do bairro o Monumento à Convenção de Beberibe, obra encomendada ao artista plástico Abelardo da Hora. O monumento representa um dos principais espaços públicos de lazer do bairro de Beberibe. No entanto, de acordo com os historiadores, é provável que modificações posteriores tenham conferido à Praça a sua atual forma irregular e estrangulada, em meio a um agitado centro de comércio popular, que teve a área reduzida provavelmente diante das necessidades de expansão do sistema viário. Isso se reflete, aliás, na distribuição dos componentes da Praça, onde se ressalta a existência de dois pontos focais, sem distinção hierárquica, distribuídos nas extremidades do terreno: o monumento à Convenção, de um lado; do outro, um recinto com mesas de jogos e algum mobiliário urbano complementar. As árvores remanescentes das matas de Beberibe e palmeiras imperiais marcam presença na praça, ali criando um espaço que oferece, como principal atividade, o jogo de dominó, com a participação constante dos residentes, sob o signo do rico legado dos heróis da Convenção de Beberibe.

Com relação aos habitantes do referido bairro, segundo o Censo do IBGE, no de 2000, Beberibe tinha uma população de 8.629 habitantes. Sua área possui uma extensão de 47,9 hectares e a densidade é de 180,04 hab./há.

O bairro onde a escola está situada conta com uma ampla rede de supermercados e uma feira livre disposta diariamente nas ruas paralelas do bairro, que tem crescido ao longo dos anos. Os comerciantes disputam o espaço das ruas com os carros e ônibus. São muitos comerciantes e, sem espaço, as barracas se espalham pelo meio da rua, em cima da calçada, o que acaba ocasionando acidentes e pondo em risco a vida dos habitantes do bairro.

Atualmente, a localidade onde está situada a unidade escolar é constituída por ruas urbanizadas e distribuídas dentro do normal (arrabalde residencial) com construções em alvenaria e bem estruturadas as quais, por sua vez, contam com um sistema de água, esgoto e saneamento básico. Aos arredores desse estabelecimento, podemos encontrar ainda centros comerciais, igrejas, sistema de saúde público e diversas linhas de ônibus ligando o bairro a qualquer parte da cidade e Região Metropolitana do Recife.

Com relação ao espaço físico da escola Recanto do Saber, trata-se de um prédio de dois andares, sendo o térreo destinado a duas salas de aula, sala de vídeo, laboratório de informática, uma pequena sala onde se reúnem os funcionários administrativos da escola, juntamente com a coordenadora pedagógica e os professores. Neste local ainda existe um banheiro de uso exclusivo das professoras. Os professores utilizam o mesmo banheiro que os funcionários do sexo masculino. Para os alunos, a escola disponibiliza um banheiro, porém há uma parede dividindo o ambiente destinado às meninas e aos meninos. A área que fica localizada na parte de trás da escola funciona como uma

cozinha e área de serviço localizando-se à sua frente um espaço onde os alunos fazem as refeições.

Entre a cozinha e os banheiros há uma escada que dá acesso as seis salas de aula e ao laboratório de informática. As salas de aula possuem, de modo geral, a mesma organização e dispõem de birô, lousa, armário, carteiras e são ornamentadas com as produções dos alunos.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Recanto do Saber, que vem sendo reformulado, apresenta como objetivo primordial da instituição: atender às demandas da sociedade, vinculando os saberes sistematizados em um currículo integrado, cujos conteúdos permeiam um tratamento didático – pedagógico interdisciplinar. O PPP aponta que a função da educação consiste em expressar uma nova relação com o desenvolvimento e a democracia, como um dos fatores que podem contribuir para associar crescimento econômico à melhoria da qualidade de vida e à consolidação dos valores democráticos. De acordo com o referido documento, a escola precisa oferecer uma formação educacional voltada para a inovação, competitividade, flexibilidade do conhecimento e informações.

A equipe pedagógica da Escola Recanto do Saber é composta por uma diretora, uma vice-diretora, uma coordenadora pedagógica, dezessete professores, uma professora itinerante (com especialidade em Psicopedagogia que atua somente no horário da manhã), uma professora responsável pela biblioteca, cinco estagiários, que além de auxiliarem na secretaria, exercem a função de monitores da sala de informática. Com relação à equipe de funcionários, ela é composta por 13 pessoas, sendo três vigilantes contratados da Prefeitura do Recife, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. Além disso, há três professoras readaptadas, sendo que uma delas coordena as atividades na

secretaria pela manhã, uma desenvolve funções administrativas à tarde e outra assume o papel de assistente de direção.

A escola possui cerca de quinhentos e cinqüenta (550) alunos matriculados nos três turnos. Os primeiros anos do Ensino Fundamental funcionam nos turnos da manhã e em turmas de 1º e 2º Ciclos. Cada aula tem duração de duração de 4h30min no horário diurno e 3h20min no período noturno, tendo um intervalo de 20min para a merenda. No turno da manhã, os alunos são distribuídos em oito turmas, sendo uma de 1º ano do 1º ciclo, duas de 2º ano do 1º ciclo, duas do 3º ano do 1º ciclo, duas do 1º ano do 2º ciclo e uma do 2º ano do 2º ciclo. Os alunos turno da tarde, também, são organizados em oito turmas, sendo uma do 1º ano do 1º ciclo, uma do 2º do 1º ciclo, duas do 3º ano do 1º ciclo, duas do 1º ano do 2º ciclo e duas de 2º ano do 2º ciclo. À noite funcionam duas turmas da Educação de Jovens e Adultos, sendo uma do segundo módulo e outra do terceiro

Na escola Recanto do Saber, os alunos chegam sozinhos ou acompanhados de pais ou responsáveis e ficam próximo ao portão, esperando que o vigilante permita o acesso ao pátio da escola. O que só acontece somente cinco minutos antes de tocar a sirene da escola. Quando o portão abre, as crianças formam filas próximas das grades de acesso às salas e ficam aguardando seus respectivos professores. Na maioria das vezes, boa parte dos alunos joga as bolsas perto das grades e começa a correr pelo pátio da escola.

Os alunos da Escola Recanto do Saber pertencem a famílias populares. Em sua maioria, são oriundos de Beberibe e bairros periféricos próximos da escola, tais como: Alto do Céu, Alto do Pascoal, Alto Santa Terezinha e Linha do tiro. As crianças atendidas

encontram-se na faixa etária compreendida entre 6 a 14 anos de idade, os alunos da Educação de jovens e adultos encontram na faixa etária de 15 a 60 anos de idade.

O trabalho foi realizado no período de maio a agosto de 2010. Nossa permanência em campo durou em média quatro horas e meia por dia, totalizando aproximadamente cem horas em trabalho na escola. O registro do nos ajudou a melhor compreender a rotina da escola, o trato dos conteúdos, as formas de avaliação da aprendizagem dos alunos, o modo como as professoras atuavam junto aos grupos heterogêneos, estratégias que elas utilizavam para lidar com esses alunos, impasses e soluções que se apresentavam para desenvolver sua prática em uma escola em ciclos.