• Nenhum resultado encontrado

A seleção das comunicações obedeceu à busca das mensagens por tipicidade e acessibilidade (Vergara, 2007, p. 51), pois a escolha foi dirigida para as mensagens que tratavam ou prescreviam conduta ética para gestores, principalmente, e também para todos os funcionários da empresa.

O corpus, que tem a definição de ser uma “coleção de textos da língua efetivamente em uso coligidos em livros, periódicos, documentos de todo tipo” ou “coletânea de documentos sobre um tema,” (AULETE DIGITAL, 2012) foi escolhido segundo as fontes abaixo:

- Mensagens do canal de comunicação interno 1; - Mensagens do canal de comunicação interno 2;

- Uma mensagem isolada e um conjunto parcial de comentários do diário de rede do Nível Gerencial Estratégico da empresa.

No tocante ao acesso, como as mesmas são de domínio interno a escolha recaiu sobre as mensagens distribuídas pelos canais de comunicações internos do Banco X. .

Estas mensagens se caracterizam pela formalidade, são instrumentais41 e informativas, mas também prescritoras da conduta profissional.

Apresentam temas variados, voltados, na maioria à realização dos negócios da empresa, mas por esses meios circulam mensagens com os mais variados assuntos: sobre produtos e serviços, sobre tecnologia, sobre gestão empresarial, sobre processos, sobre a realização das metas, etc.

A seleção das mensagens para corpus do presente estudo são as que versaram sobre ética nos negócios ou com preocupações correlatas pela direção da empresa.

As mensagens coletadas e distribuídas na canal de comunicação 1 da organização tem um perfil de serem curtas, quase um recado e quase sempre voltadas à realização das metas de produtos (negociais) da organização. Basicamente por esse modo de comunicação se refere a um produto ou meta especifica ou a um conjunto de produtos enfocados nas mesmas. Embora sejam indicadores de conduta, não têm o caráter de normatização das mensagens veiculados pelo canal de comunicação 2.

Abaixo se apresenta quadro com o período e quantidade destas mensagens, cujo período de coleta vai de março a meados de dezembro de 2013.

Quadro 27 - Período e quantidade de mensagens do Canal 1.

ORIGEM PERÍODO DE EMISSÃO TOTAL POR PERÍODO ANO TOTAL/ANO Canal 1 1º semestre 49 2013 Canal 1 2º semestre 65 2013 120 Fonte Banco X.

Nota: Quadro elaborado pelo autor.

Também se dividiu a quantidade de mensagens emitidas pelos níveis táticos e estratégicos.

Quadro 28 - Período e quantidade de mensagens do Canal 1 por nível hierárquico.

ORIGEM POR NÍVEL. PERÍODO DE EMISSÃO TOTAL POR PERÍODO ANO TOTAL/ANO

Gerencial Tático 1º semestre 36 2013

Gerencial Tático 2º semestre 43 2013 79

Gerencial Estratégico 1º semestre 17 2013 Gerencial Estratégico 2º semestre 24 2013 41 Total de mensagens 120 Fonte: Banco X.

Nota: Quadro elaborado pelo autor.

A mensagem do Diário da Rede de Nível Gerencial Estratégico foi escolhida, por ela tratar no seu corpo de vários assuntos, mas com ênfase na entrega das metas, cujos comentários postados nenhum dos demais assuntos tratados pelo Nível Gerencial Estratégico foram citados pelos respondentes.

Abaixo apresentamos alguns exemplos destas mensagens do Diário da Rede (BANCO X, 2013), com alguns dados modificados para preservação da origem e autor das mesmas:

Colega Boa Tarde!

Precisamos que amanha de manhã (antes abertura expediente) Vocês reúnam seus funções para falar sobre o Tema CADASTRO POSITIVO, aproveitando o momento para rever também os” Tabela específica de tarifas. “Não podemos ter funcionários desconhecendo os assuntos. Possível visita da imprensa amanhã. Sugestão: um café com os funcionários.” xx/xx/2013- NÍVEL GERENCIAL ESTRATÉGICO OI Amigos,

Estamos discutindo nossa estratégia voltada para o servidor público e gostaria de sua opinião. Quais os diferenciais que o” Banco X “ poderia oferecer como benefícios para atrair e fidelizar os clientes servidores públicos? Conto com seu apoio.” , ×xx/xx/2013 – NÍVEL GERENCIAL ESTRATÉGICO”

“Colega,

Está provado que uma adequada gestão” do CRM “melhora o resultado dos negócios. Para alcançarmos nosso objetivo estratégico de avançar no crédito imobiliário e” de pessoas física, “peço que acompanhe a atuação dos Gerentes de” Contas e garanta a meta de cinco contatos diarios em cada uma das listas indicadas (imobiliário, veículo e IRPF 3o. lote)×xx/xx/2013 – NÍVEL GERENCIAL TÁTICO

Como as mensagens escolhidas para a análise de conteúdo são dirigidas ao segmento gerencial há preponderância quanto aos órgãos emissores sejam uma das unidades do Nível Gerencial Estratégico da empresa, que organiza a realização da estratégia corporativa pelas agências.

Com presença importante, mas em menor frequência pelo canal de comunicação 2 o Nível Gerencial Operacional vem do Nível Gerencial Tático, embora esta instância seja a maior geradora de comunicação formal para as agências no âmbito do canal de comunicação 2.

Abaixo se apresenta quadro com o período e quantidade de mensagens que compõem o corpus.

Quadro 29 - Período e quantidade de mensagens do corpus no Canal 2.

ORIGEM POR CANAL PERÍODO DE EMISSÃO TOTAL POR PERÍODO ANO TOTAL/ANO Canal 242 1º semestre 1 2011 Canal 2 2º semestre 2 2011 3 Canal 2 1º semestre 5 2012 Canal 2 2º semestre 0 2012 5 Canal 2 1º semestre 1 2013 Canal 2 2º semestre 10 2013 11 Corpus 19

Fonte: Banco X.Nota: Quadro elaborado pelo autor.

Quadro 30 - Período e quantidade de mensagens do Canal 2 por nível hierárquico.

ORIGEM POR NÍVEL GERENCIAL

TOTAL NO ANO ANO TOTAL Corpus

POR NÍVEL TÁTICO

TOTAL Corpus POR NÍVEL GERENCIAL ESTRATÉGICO Tático 0 2011 0 Tático 2 2012 2 Tático 0 2013 0 Estratégico 3 2011 3 Estratégico 3 2012 5 Estratégico 11 2013 11

Total do Corpus por nível. 2 17

Fonte: Banco X.

Nota: Quadro elaborado pelo autor.

A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de Análise de Conteúdo, conforme prescreve Bardin (2007), já estudado neste trabalho envolve as seguintes fases:

1) pré-análise, cujas etapas são: leitura flutuante; escolha dos documentos;

formulação dos objetivos (onde os objetivos do projeto serão levados em consideração) e preparação do material (codificação e categorização). (BIAGINI, 2013, p. 92).

Nesta etapa houve a escolha dos documentos que foi facilitada por haver a separação prévia de vários textos que intuitivamente foram guardados desde 2011 e que poderiam servir para a análise, observado o núcleo temático: ética nos negócios.

A leitura flutuante foi feita, mas na verdade foi uma releitura, pois o conteúdo de cada mensagem já era do conhecimento do autor, de modo que a pré-análise foi facilitada por tal aspecto.

2) Depois da pré-analise, vem a etapa da exploração do material, com os

procedimentos de categorização.

A exploração do material foi extensa, tomou muitas horas, porque exigiu várias releituras, um esforço contínuo para desnudar os sentidos de cada comunicação na busca de

aclarar os sentidos ocultos, de identificar os discursos ideológicos e simbólicos, de trazer as mensagens cifradas por um código de interpretação específico pela manipulação do imaginário para a possibilidade concreta de se efetuar as análises de conteúdo.

Toda a etapa é de alta complexidade de condução, as condições facilitadoras nesta etapa foram a: familiarização dos contextos da organização, ter uma longa trajetória profissional dentro da mesma e também estar habituado ao tipo das mensagens que constituem o corpus.

3) Na terceira fase vem o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação,

logo a seguir detalhadas.