• Nenhum resultado encontrado

Escopo dos dados quantitativos

No documento LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (páginas 41-44)

1.1 Trabalho de campo

1.1.1 Escopo dos dados quantitativos

Para a elaboração deste trabalho houve, inicialmente, uma coleta de dados com ênfase em indicadores socioeconômicos do Município de Sant‟Ana do Livramento-RS, contemplando, especialmente, o período que corresponde de 1970 a 2010. Para tanto, pretendeu-se estabelecer um panorama das mudanças socioeconômicas ocorridas nestas quatro décadas.

Com o objetivo de mapear os dados quantitativos, alçou-se mão do auxílio das ferramentas da web, cujos sites oferecem riquezas de detalhes, mas somente a partir da década de 80. Antes, muitas das instituições pesquisadas ainda não haviam se informatizado e, além disso não existia uma cultura em preservar a memória dos acontecimentos socioeconômicos nem de realizar pesquisas contínuas e sistemáticas. Por isso, algumas células da plataforma construída em planilhas eletrônicas ficaram incompletas.

Todavia, a partir de 1991, as informações on-line estão mais completas.

Embora o site do IBGE disponibilize grande parte dos dados censitados, foi necessário navegar em outros espaços virtuais que, pouco a pouco, integraram-se aos dados requeridos para esta pesquisa.

Assim, contatou-se a agência do IBGE sediada em Sant‟Ana do Livramento que, embora limitada em seu banco de dados, prontamente enviou por e-mail as informações. Por outro lado, a FEE resguarda organizadamente, entre as prateleiras de sua biblioteca, todos os censos em catálogos denominados anuários. Neles, há informações históricas, tanto datilografadas como digitalizadas e impressas, muitas delas conformadas em CDs, muitos dos quais foram copiados pela autora desta tese e/ou baixados em links da biblioteca virtual da FEE. Contudo, nesse site, inexistem registros das variáveis anteriores a 1990, fato que obrigou a realização de uma minuciosa e manual revisão dos anuários26 na biblioteca da FEE, em Porto Alegre.

Esta etapa realizou-se com agendamento prévio junto à bibliotecária dessa instituição, na qual foram selecionados os anuário solicitados. Aos poucos, ela os

26 Não havia padronização nas referências bibliográficas nos anuários de 1970 a 1989.

colocava por ordem de décadas e ia dispondo-os sobre a mesa da biblioteca devido ao grande e diversificado número de anuários.

No entanto, a complexidade do trabalho se deu pelo fato de inicialmente buscar inúmeras variáveis socioeconômicas entendidas necessárias para completar um panorama geral do Município de Sant‟Ana do Livramento. Tais variáveis compreendiam, essencialmente, a demografia, a educação, as finanças, a situação do saneamento básico, as questões sobre saúde, o Índice de Desenvolvimento Social e Econômico (IDESE) e a justiça. A escolha destas variáveis se deve ao critério de que são indicadores socioeconômicos reveladores das mudanças investigadas por esta pesquisa.

Ademais, sublinha-se que os contratempos não se limitam à falta de documentos, pois, em alguns casos, o equívoco de alguns protagonistas que acumulam compromissos acabou provocando reveses no andamento de suas agendas, como: a ausência de quem anteriormente confirmou um determinado horário para a entrevista; com processos burocratizados e hierarquizados que limitaram as ações e a autonomia dos atores públicos para resgatarem documentos históricos.

Assim como ocorreu no D.A.E., também na Secretaria Municipal de Finanças (SMF) não foram encontrados os entrevistados anteriormente agendados. Ao retornar ao novo horário, o engenheiro responsável do D.A.E. concedeu parcas informações verbais relacionadas ao sistema de água e esgoto da cidade e o Secretário Municipal das Finanças abriu um espaço de tempo para uma longa conversa, porém sem documentos e dados para a pesquisa em questão.

Na Secretaria Municipal da Fazenda, inexiste uma sistematização dos registros documentais, muitos deles guardados em lugares diferentes ou perdidos durante um incêndio ocorrido em outra gestão. Todavia, o secretário se disponibilizou em resgatá-los e destinar um servidor público a auxiliar na coleta dos dados necessários a esta pesquisa.

Quanto à visita ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, o mais antigo do município, acreditava-se haver dados sobre a saúde desde 1970. Os dados provavelmente existem, porém em folhas escritas à mão, em sua maioria guardada

desordenadamente. Devido ao grande dispêndio de tempo e esforços para sistematizar tais informações, o administrador do hospital enviou por e-mail as informações havidas no setor e já digitalizadas – a informatização administrativa do hospital é recente e incompleta. Portanto, são dados bastante limitados e de curto período.

Frente aos obstáculos enfrentados para conseguir o preenchimento total dos dados quantitativos nas células da tabela, foi necessário elencar as variáveis relevantes em períodos intercalados de 5 anos, desde 1970 até 2010.

Permaneceram as variáveis correspondentes à demografia, à educação, à saúde, às finanças, à justiça e ao IDESE.

Mesmo assim, foram necessários mais esforços, pois ainda havia células que requeriam complementação dos dados numéricos. Por isso, outros contatos tiveram de ser estabelecidos, agora com a agência do IBGE e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Sant‟Ana do Livramento. Foi-lhes repassado um check list por e-mail com vistas a ser completado. No entanto, a dificuldade de obtê-los não é privilégio de algumas bibliotecas ou instituições. O IBGE desta cidade também encontrou dificuldades (pela inexistência de informações e por ser a busca um processo moroso) para fornecer informações nas escalas temporais solicitadas.

Entre os sites consultados, estavam o Ministério da Educação (MEC), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o da FEE, o do Município de Sant‟Ana do Livramento, entre outros não menos importantes, mas que pouco acrescentaram em termos de novidade, embora tenham servido para confirmar e/ou comparar os dados já obtidos.

Ainda, para confirmar os dados que apresentavam divergências entre fontes diferentes, e com o acréscimo dos itens pecuário e agrícola, recorreu-se novamente à biblioteca da FEE, em Porto Alegre.

A inclusão de mais duas variáveis, bem como a exclusão de outras, foi o resultado das análises realizadas juntamente com o orientador e o co-orientador desta pesquisa. Entendeu-se que tais variáveis estariam intimamente relacionadas

com a demografia urbana e rural, bem como com o contexto de mudanças socioeconômicas ocorridas em Sant‟Ana do Livramento.

Tal redirecionamento culminou no seguinte desenho: variáveis correspondentes à demografia, ao IDESE, à saúde, à justiça, às finanças, à educação, à inclusão da pecuária e da agricultura; os anos se referem de 1970 a 2010, sendo que os dados compreendem intervalos de 5 anos do período relacionado.

A grande maioria da fonte dos dados contidos nas células é da FEE.

Utilizaram-se as ferramentas do Excel®, inclusive para formatar os gráficos, com o propósito de tornar legíveis e claras as informações, bem como ressaltar as gritantes diferenças numéricas entre as variáveis da tabela, entendidas como vetores de alterações significativas do contexto socioeconômico ocorridos entre o período em questão.

No documento LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (páginas 41-44)