• Nenhum resultado encontrado

Fundamentos e conceitos da gestão da produção

3.1 Estratégia empresarial e gestão da produção

Todas as organizações possuem algum tipo de função de produção, pois produzem bens ou serviços. No entanto, apesar de ser uma das principais funções de uma empresa, não é a única. De acordo com o que é proposto por Michael Porter (1989), a empresa é formada por diversas atividades que se relacionam e apoiam umas às outras.

Porter (1989) aborda a estratégia competitiva das empresas, propondo o que ele chama de cadeia de valor (ver Figura 1). Ele sugere que essa ferramenta seja utilizada para identificar as formas pelas quais a empresa pode gerar mais valor para seu cliente. Para o autor, a empresa consiste em um conjunto de atividades executadas para projetar, produzir, comercializar e entregar um determinado produto.

46 Produção: fundamentos e processos Figura 1 – A cadeia de valor

Infraestrutura da empresa Gerência de recursos humanos Desenvolvimento de tecnologia

Aquisição

Logística

interna Operações Logística externa

Marketing e vendas Serviços Atividades de apoio Atividades primárias Fonte: Porter, 1989, p. 112.

Porter definiu nove atividades relevantes para a empresa e as separou em funções ou atividades primárias e de apoio. Entre as consideradas primárias está a denominada operações, que se refere à gestão das operações e inclui a produção, ou seja, é responsável pela reunião de recursos necessários para a produção dos bens e/ou serviços que a empresa comercializa.

Slack, Brandon-Jones e Johnston (2018) afirmam que as fronteiras que determinam as responsabilidades de cada uma das funções mudam de empresa para empresa. Podemos entender o relacionamento entre as diversas funções de duas formas: forma restrita e forma ampla.

Na forma restrita as responsabilidades de cada função excluem todas as atividades compartilhadas com as outras funções. De acordo com essa visão, a função produção, por exemplo, não teria responsabilidade ou envolvimento em atividades como desenvolvimento de produtos, compras de materiais, escolha das tecnologias adotadas, recrutamento e treinamento de funcionários.

Fundamentos e conceitos da gestão da produção 47

Figura 2 – Fronteiras da função produção: definição restrita

Desenvolvimento de produto/serviço Recursos humanos Contabilidade e finanças Compras Marketing Engenharia/ suporte técnico Administração da produção

Fonte: Slack; Brandon-Jones; Johnston, 2018.

Já na forma ampla, as responsabilidades da função produção se relacionam com as responsabilidades das demais funções. Os gestores de produção devem participar das decisões de compra e de desenvolvimento de produtos, da busca de fornecedores, opinar nas decisões sobre as tecnologias adotadas e participar da seleção e da preparação dos funcionários do setor, conforme demonstra a Figura 3.

Figura 3 – Fronteiras da função produção: definição ampla

Desenvolvimento de produto/serviço Recursos humanos Contabilidade e finanças Compras Marketing Engenharia/ suporte técnico Administração da produção

48 Produção: fundamentos e processos

A atividade operações é a responsável por transformar uma série de recursos – humanos, financeiros ou de conhecimento – em produtos ou bens de consumo acabados, que serão vendidos pela empresa. Aos recursos que são utilizados, damos o nome de inputs, ou entradas. Aos bens e serviços que se originam do processo de transformação desses inputs, damos o nome de outputs, ou saídas. Vamos exemplificar esse processo com este livro que você está lendo. Podemos considerar como inputs necessários para a impressão deste livro:

• O papel no qual foi impresso. • A tinta utilizada na impressão.

• Os recursos financeiros necessários para a compra de matérias-primas.

• As máquinas e equipamentos necessários para a impressão, encadernação e embalagem dos livros.

• O conhecimento das técnicas de impressão.

Se analisarmos com mais profundidade, poderemos identificar muitos outros inputs necessários para que você tenha este livro em mãos. Para que o papel fosse fabricado, por exemplo, foi necessário plantar árvores, derrubá-las, transformar a madeira delas em celulose e a celulose em papel. Foram necessários, então, caminhões para transportar esse papel, foram emitidas notas fiscais e realizados controles de estoque e de pedidos, embalagem e envio. Como pode ver, um simples produto que você usa em seu cotidiano envolve uma quantidade enorme de trabalho e de recursos, os quais devem ser gerenciados e administrados para que possa desfrutá-lo.

Se você pensar em cada um dos produtos que estão à sua volta nesse momento, perceberá que todos envolvem essa mesma cadeia de inputs-transformação-outputs. Esse processo pode ser mais

Fundamentos e conceitos da gestão da produção 49 simples, como no caso de um alimento não processado, como uma maçã, ou extremamente complexo, como um automóvel. Em resumo, podemos ilustrar o processo de transformação da seguinte forma:

Figura 4 – Processo de transformação

Recursos a serem transformados – materiais, informações e consumidores Instalações Pessoal Recursos de transformação

INPUT transformaçãoProcesso de OUTPUT serviçosBens e

Ambiente Ambiente

Fonte: Slack; Brandon-Jones; Johnston, 2018.

Existem dois tipos de recursos que são utilizados em um processo de transformação: os transformados e os de transformação. No exemplo deste livro, o papel e a tinta são recursos que foram transformados de seu estado anterior – o papel estava enrolado em bobinas e a tinta estava armazenada em tambores. Os recursos de transformação, nesse caso, são os utilizados para transformar o papel e a tinta em livro, como as máquinas de impressão, de corte e de encadernação.

Dois tipos de recursos de transformação são primordiais em todas as operações:

• Instalações – prédios, equipamentos, tecnologia, máquinas. • Recursos humanos – as pessoas que utilizam as instalações

50 Produção: fundamentos e processos

Cada empresa e cada tipo de operação vai exigir instalações e pessoas com conhecimentos e especializações diferentes. Pense nas diversas empresas com as quais você se relacionou esta semana: uma padaria, um supermercado, um banco, uma banca de revistas, a faculdade. Cada uma delas possui instalações e pessoas diferentes, adequadas ao processo de transformação e à produção de bens ou serviços que a empresa comercializa.