• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

O objetivo principal desta monografia é investigar a eficácia das metodologias de Design Thinking e Experiência do Usuário em produzir qualidade na prestação de serviços e o aumento da participação popular na administração pública. Isso será feito a partir de um estudo de caso sobre o Projeto Aplicado II do XLII CSAP. Além disso, serão apurados os desafios do processo de aplicação das metodologias inovadoras e da visão dos gestores públicos mineiros sobre a problemática da Cidadania Ativa.

Orientando-se a partir do objetivo principal, são traçados os seguintes objetivos específicos: fazer um estudo bibliográfico sobre as temáticas de Nova Administração Pública, Cidadania Ativa, Inovação, Design thinking e UX e identificar por meio de bibliografia precedentes e guias na utilização de Design thinking e UX na administração pública; promover entrevistas junto com os gestores públicos responsáveis pela política; aplicar questionários com os cidadãos participantes do Projeto Aplicado II; sistematizar os resultados dos dados coletados; analisar os dados por meio de uma série de metodologias; inferir hipóteses a fim de compreender o caso estudado e possíveis relações e limitações sobre as temáticas trabalhadas.

A metodologia da pesquisa deste estudo foi estruturada a partir da definição de uma estratégia de pesquisa, seguida pelas fases qualitativa e quantitativa que descrevem os procedimentos adotados para suportar os objetivos geral e específicos do trabalho.

o conhecimento sobre o fenômeno estudado. Nessa perspectiva, trabalhos exploratórios possuem maior flexibilidade no planejamento da pesquisa para permitir uma análise ampla e que vislumbre possibilidades não esperadas dos aspectos que constituem o problema. Dessa forma, os métodos utilizados devem ser versáteis.

Oliveira (2011) discute como pesquisas descritivas são aquelas que buscam determinar as características que moldam o fenômeno e estabelecer relação entre essas. Nesse sentido, busca-se exatidão na classificação das características observadas no contexto observado. Para além disso, espera-se que pesquisas que apresentem amostral diminuta e utilizam pesquisas qualitativas, sejam seguidas de outros trabalhos que busquem a maior conclusão do fenômeno em virtude que os resultados apresentados são de caráter experimental.

É possível fazer a classificação mista de exploratória-descritiva neste trabalho em virtude das qualidades que determinam um estudo de caso, ou seja, a pesquisa de um acontecimento contemporâneo que o pesquisador não possui controle sobre as variáveis (YIN, 2004). Além disso, busca-se vislumbrar a relação entre dois fenômenos em um contexto, o quão eficaz é o uso das metodologias inovadoras no serviço público é em produzir Cidadania Ativa. Logo, não é esperada uma conclusão ou uma explicação completa da relação entre as duas temáticas no âmbito do serviço público, mas sim uma definição clara das características observadas em um caso específico. Com o objetivo de servir de instrumento para a formulação de políticas públicas e pesquisas explicativas aprofundadas.

Usualmente, a utilização de estudos de caso se faz necessária em circunstâncias em que o pesquisador não possui controle sobre o fenômeno e quando se busca compreender questões da contemporaneidade em um contexto real e tangível. Dessa maneira, estudos de casos são fundamentais no processo de compreensão de fenômenos individuais e organizacionais (YIN, 2004). A partir disso, é possível verificar que pesquisas de estudos de casos são ferramentas poderosas na compreensão de políticas públicas como um todo e em especial políticas inovadoras que possuem pouco lastro de estudos anteriores.

Yin (2004) alerta para as dificuldades que estudos de casos sofrem. Em primeiro lugar, estudos de casos geralmente são criticados em relação ao método empregado e a rigidez adotadas pelo pesquisador, isso se dá pela impossibilidade, muitas vezes, de replicar o método ou verificar se as condições postas são válidas.

Além disso, ele alerta para o desafio de definir qual é o caso que está sendo

investigado, a definição clara do objetivo central do estudo, quais são os dados relevantes e o que será feito com esses.

No que tange à utilização de estudo de caso, Yin (2004) define a estratégia de se buscar três condições centrais para se definir que uma pesquisa pode ser um estudo de caso. A primeira é relacionada como a forma que a questão de pesquisa é posta, o método mais fácil para compreender isso é observar os advérbios interrogativos que acompanha a pergunta orientadora da pesquisa. Caso seja acompanhada dos advérbios “como” e “por que”, a primeira condição é válida. Para ilustrar, a estratégia de pesquisa de levantamento é sugerida em casos que a questão estudada é posta como “quem” ou “quando”. A segunda condição diz respeito ao controle sobre os eventos, caso a pesquisa necessite deter o controle total sobre os eventos, então, não é um estudo de caso. Por último, é necessário questionar se o estudo é sobre acontecimentos contemporâneos, ou seja, se ocorrem no tempo atual.

Caso a resposta seja sim, estão, é possível desenvolver um estudo de caso. Em suma:

Faz-se uma questão do tipo “como” ou “por que” sobre um conjunto contemporâneo de acontecimentos sobre o qual o pesquisador tem pouco ou nenhum controle. (YIN, 2004, p. 28)

Nessa perspectiva, Schramm (1971 apud YIN, 2004) afirma que é possível visualizar um estudo de caso a partir da tendência que esses buscam compreender.

Nesse sentido, em sua maioria, estudos de casos tentam esclarecer uma decisão ou um conjunto de decisões e a forma como elas foram planejadas, implementadas e seus resultados.

Nesse sentido, é possível adotar a estratégia de estudo de caso nesta monografia, na medida que ela cumpre as três condições postas. A pergunta orientadora é definida da seguinte maneira: Como Design thinking e Experiência do usuário podem ser ferramentas para o fomento da cidadania ativa no serviço púbico?

Em relação as outras duas condições, não se tem o controle sobre os eventos e os acontecimentos são contemporâneos a essa pesquisa. Logo, as três condições determinadas pelo autor são acatadas por esta pesquisa no objetivo de investigar o caso do Projeto Aplicado II. Além disso, este trabalho busca compreender o conjunto de ações tomados pelos gestores públicos e seus resultados objetivos junto ao público alvo da política.

Ainda nessa perspectiva, é possível definir que estudos de casos são importantes ferramentas para a avaliação de um fenômeno. No que tange as aplicações como avaliação para este trabalho, é possível destacar a utilização de estudo de caso como estratégia para a exploração de situações nas quais os resultados dos fenômenos estudados não são apresentados de maneira simples ou clara (YIN, 2004).