• Nenhum resultado encontrado

4.7 – ESTRUTURA E CONTEÚDO BÁSICO DE UM PLANO DE FECHAMENTO DE MINA

A elaboração de um plano de fechamento de mina é um trabalho multidisciplinar que requer a participação de vários especialistas. O presente tópico tem como objetivo apontar, com base na literatura internacional vigente, qual seria a

80 estrutura e o conteúdo básico de um plano de fechamento de mina. Assim, fornecer diretrizes gerais para a confecção de um plano conceitual de fechamento de mina, tendo em vista a atual ausência, no DNPM, de um manual de desativação de empreendimentos mineiros. Convém ressaltar, novamente, que não existe uma padronização de plano, pois cada um é elaborado conforme um determinado contexto específico, haja vista os diversos tipos de substâncias minerais, os diferentes métodos de lavra, os variados níveis de complexidade, as várias escalas de produção, os possíveis riscos e os distintos graus de impactos socioambientais.

O primeiro passo para planejar o fechamento de uma mina é elaborar um plano conceitual para seu fechamento que à medida que a mina for se desenvolvendo, deverá ser continuamente detalhado e atualizado ao longo da sua vida. A NRM nº 20 do DNPM, ao contrário de outras legislações, não estabelece prazo para a revisão e detalhamento do plano de fechamento de mina. A legislação australiana determina a revisão do plano a cada 3 (três) anos, após aprovação do plano pelo órgão competente. A legislação peruana estabelece que a primeira atualização do plano de fechamento deverá ser feita após 3 (três) anos da aprovação do plano pelo órgão competente e, posteriormente, a cada 5 (cinco) anos.

A revisão do plano não demanda necessariamente um grande retrabalho em relação ao plano original ou anteriormente apresentado, a menos que ocorram mudanças significativas no processo de lavra. No entanto, ela é necessária para um melhor acompanhamento da situação do estado do fechamento (AUSTRÁLIA, 2011). Nesse aspecto, o DNPM poderia instituir, como mecanismo de acompanhamento da evolução do plano de fechamento, relatórios técnicos periódicos contemplando todos os parâmetros técnicos, econômicos, ambientais e sociais necessários para um efetivo fechamento de mina, a exemplo do que já é feito no Peru e na Austrália. Observa-se, atualmente, que o único instrumento de controle do fechamento de mina no DNPM é o Relatório Anual de Lavra (RAL), que trata esse importante evento do setor mineral de forma muito superficial, tendo em vista o seu item “dados básicos das minas” que solicita somente informações sobre qual será a previsão de uso da área após o fechamento de mina e a vida útil restante da mina.

A legislação australiana adota critérios e procedimentos distintos para os planos conceituais de fechamento entre projetos de curto prazo e de longo prazo. Para os

81 projetos de curto prazo (menos de 10 anos) é exigido, logo no início, um maior número de detalhes nos planos conceituais de fechamento. Para os projetos de longo prazo (mais de 10 anos), devido a um maior prazo antes do fechamento, exige-se um menor número de informações nos planos conceituais, sendo que maiores detalhes são requeridos no decorrer da vida da mina. Entretanto, para os projetos que implicam riscos ambientais significativos, são exigidas maiores informações nos planos conceituais de fechamento de mina.

A legislação chilena, por seu lado, estabelece critérios e procedimentos para os planos conceituais levando em conta a escala de produção. Para os planos conceituais com escala de produção inferior a 10.000 toneladas/mês, adota-se um procedimento mais simplificado, ao contrário dos planos conceituais com escala de produção superior a 10.000 toneladas/mês, em que o conteúdo mínimo necessário para o plano é muito mais abrangente e envolve ainda o estabelecimento de garantias financeiras.

Analisando as diretrizes para a elaboração dos planos conceituais de fechamento de mina na Austrália, Canadá, Peru e Chile, pode-se constatar que todos requerem em comum as seguintes informações:

 Identificação do responsável legal da empresa pelo fechamento de mina;

Visão geral do projeto com descrição das operações mineiras, características do minério, insumos utilizados, localização das instalações e das áreas de estocagem de minérios, estéreis e rejeitos, informações sobre os superficiários e detentores dos direitos de lavra, identificação de todas as áreas que poderão ser impactadas;

 Os objetivos específicos do fechamento;

 As atividades específicas de fechamento de mina que serão implementadas durante o período de vida da mina para alcançar os objetivos propostos;

 Cronograma das atividades;

 Estimativas dos custos para todas as etapas do fechamento;  Garantias Financeiras para o fechamento;

 Uso previsto para a área minerada;

82 Contudo, conforme apresentado na tabela 5, existem informações solicitadas por um país que não figuram na lista de outros países, dentre elas:

Comparativo de informações básicas para os planos de fechamento de mina

Informações solicitadas nos planos de Fechamento de Mina Austrália Canadá Peru

A vida esperada do projeto, expresso em meses ou anos.

Descrição de qualquer atividade anterior ao projeto que pode resultar

na contaminação da área 

Avaliação da estabilidade de aberturas, pilares e controle dos efeitos

da subsidência. 

Controle das estruturas de barragens e das drenagens e detalhes dos

cursos d' água 

Avaliação dos problemas socioeconômicos previstos

Plano de desmobilização das estruturas e equipamentos

Programa de gestão dos resíduos na mineração para prevenir, tratar e

controlar a lixiviação de metais e formação da drenagem ácida.  

Coleta e análise de dados sobre caracterização de solos e rejeitos,

qualidade da água, hidrogeologia, etc. 

O monitoramento e a manutenção que serão realizados, incluindo

metodologia, sistema de controle e estratégias de remediação.   Identificação e gerenciamento de materiais perigosos, instalações

inseguras, drenagem ácida, impactos adversos na qualidade da água superficial e subterrânea, emissões de poeiras, ameaças para a fauna e flora, gerenciamento de lagos de minas e etc.

Cronograma de trabalho das tarefas de reabilitação progressiva.

Medidas que serão adotadas em caso de um fechamento inesperado ou

um fechamento temporário.  

Tabela 5: Comparativo de informações básicas para os planos de fechamento de mina Fonte: Autor

83 A NRM nº 20 do DNPM não prevê alguns itens para o fechamento tais como garantias financeiras, consulta pública do plano de fechamento de mina, impactos socioeconômicos, medidas adotadas para métodos subterrâneos que podem ocasionar subsidência, medidas de controle da estabilidade dos pilares e das aberturas subterrâneas, caracterização de estéreis e rejeitos, medidas de prevenção e controle da formação da drenagem ácida, procedimentos a ser adotados em caso de um fechamento súbito, indicadores de avaliação do desempenho do fechamento de mina. Além disso, não exige a apresentação de relatórios e nem estabelece vistorias periódicas na área para verificação e acompanhamento da situação do fechamento.

A constatação dessas lacunas não retira ou diminui o mérito das Normas Reguladoras da Mineração que continuam constituindo um marco importante no tratamento das questões relacionadas ao fechamento de mina. No entanto, esse tema tão importante e ainda em construção necessita de maiores discussões e avanços. As Normas Reguladoras da Mineração precisam ser reavaliadas para uma melhor estruturação dessa fase derradeira de um empreendimento mineiro.

84 CAPÍTULO 5 – SÍNTESE DO FECHAMENTO DE MINA NO ÂMBITO DO DNPM DE MINAS GERAIS

Este capítulo apresenta à análise da situação do fechamento de mina nos processos minerários da Superintendência do DNPM de Minas Gerais, os principais dados levantados, os resultados e as discussões.

O método adotado para este trabalho foi, primeiramente, a identificação e o cadastramento dos municípios mineradores mais importantes do Quadrilátero Ferrífero, tendo por base a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral de Recursos Minerais (CFEM) no ano de 2011. Em seguida, efetuou-se um recorte de pesquisa considerando somente os municípios que obtiveram a arrecadação de CFEM acima de 10 milhões de reais. A etapa posterior consistiu em selecionar nesses municípios as minas que mais contribuíram para esta arrecadação aos cofres municipais. Por fim, verificou-se, junto ao DNPM/MG, se foi apresentado o plano de fechamento de mina nos processos minerários das minas identificadas, o cumprimento dos quesitos exigidos pelas Normas Reguladoras de Mineração para o fechamento de mina e os procedimentos de análise dos planos adotados por este órgão.

A partir dessa metodologia foram selecionados 32 processos minerários utilizando o Cadastro Mineiro do DNPM/MG, queforam enumerados de 1 a 32. Por se tratar de informações de caráter sigiloso, omitiu-se os nomes das empresas mineradoras, as localizações e os nomes das minas. A Tabela 6 sintetiza a situação dos processos/minas quando da realização deste estudo em relação a produção, vida útil informada no PAE e ano previsto para o fechamento.

Os processos analisados apresentam diferentes tipos de regime de aproveitamento econômico dos recursos minerais de acordo com o Código de Mineração (Brasil, 1967). Alguns processos minerários devido ao seu regime de aproveitamento englobam mais de uma mina. Cabe salientar, que as Normas Reguladoras de Mineração do DNPM regulam os diplomas legais e seu cumprimento é obrigatório para o exercício de atividades minerárias. Dos 32 processos minerários, 20 correspondem a Grupamento Mineiro, 5 são relativos a Requerimento de Grupamento Mineiro, 3 referem-se a Manifesto de Mina, 3 processos compreendem a Concessão de

85 Lavra e 1 processo corresponde a Englobamento13 (Figura 7). Do total de 32 processos minerários, constata-se que 24 deles já foram analisados pelo DNPM, com pareceres proferidos quanto aos Planos de Aproveitamento Econômico (PAEs) e que os 8 processos restantes ainda não tiveram o PAE analisado. (Figura 8).

13

É admissível o englobamento de áreas pesquisadas, para o efeito de outorga de um único título de lavra, desde que a área resultante do englobamento não ultrapasse o limite máximo da classe a que pertencer a substância mineral pleiteada para a lavra (item 17.1 da Instrução Normativa DNPM nº 1 de 22/10/1983, D.O.U de 22/10/1983).

86 Tabela 6 – Situação dos processos/minas quanto ao plano de fechamento.

Processo Situação do Processo em julho de

2012 Produção Anual (t) Vida útil da mina informado no PAE (em anos) Ano previsto para o Fechamento da Mina 1 Requerimento de Suspensão de Lavra não analisado pelo DNPM 600.000 Não informado Não apresentou PFM

2 Em operação de lavra 3.720 23 Não apresentou PFM

3 Em operação de lavra 235.000 20 Não apresentou PFM

4 Em operação de lavra 2,3 x 106 34 Não apresentou PFM

5 Em operação de lavra 26 x 106 24 2027

6 Em operação de lavra 5 x 106 Não informado Não apresentou PFM

7 Em operação de lavra 3,5 x 106 64 2034

8 Em operação de lavra 2,5 x 106 30 Não apresentou PFM

9 Em operação de lavra 8 x 106 18 2021

10 Em operação de lavra 50 x 106 Não informado 2022

11 Em operação de lavra 24 x 106 41 2059

12 Em operação de lavra 66 x 106 10 2024

13 Em operação de lavra 9,6 x 106 Não informado Não informado

14 Requerimento Mineiro não analisado pelo DNPM de Grupamento 2 x 106 10 Ainda não entrou em operação

15 Requerimento Mineiro não analisado pelo DNPM de Grupamento 23 x 106 Não informado Ainda não entrou em operação

16 Em operação de lavra 54.000 m³ Não informado Não apresentou PFM

17 Requerimento Mineiro não analisado pelo DNPM de Grupamento 2 x 106 7 Não apresentou PFM e ainda não

entrou em operação 18 Requerimento Mineiro não analisado pelo DNPM de Grupamento 37,5 x 106 Não informado Ainda não entrou em operação

19 Requerimento Mineiro não analisado pelo DNPM de Grupamento 10,6 x 106 19 Ainda não entrou em operação

20 Requerimento de Suspensão de Lavra não analisado pelo DNPM 588.000 8 Não apresentou PFM 21 Em operação de lavra 37,5 x 106 Não informado 2023

22 Em operação de lavra 25 x 106 36 2029

23 Em operação de lavra 500.000 18 2030

24 Encontra-se em Fechamento de Mina 15 x 106 29 2002

25 Requerimento de Suspensão de Lavra não analisado pelo DNPM 450.000 Não informado Não apresentou PFM

26 Em operação de lavra 36 x 106 30 Não informado

27 Em operação de lavra 6,3 x 106 Não informado Não apresentou PFM

28 Requerimento de Suspensão de Lavra não analisado pelo DNPM 50.487 Não informado Não apresentou PFM 29 Em operação de lavra 1,2 x 106 Não informado Não informado

30 Em operação de lavra 300.000 Não informado Não apresentou PFM

31 Em operação de lavra 468.000 8 2017

32 Suspensão de lavra autorizada pelo DNPM - Não informado Não informado

87 Figura 7: Distribuição dos processos segundo o regime de aproveitamento dos recursos minerais. Fonte: Autor

Figura 8: Distribuição da situação do PAE no DNPM/MG. Fonte: Autor

Quanto ao método de lavra adotado, 25 processos representam projetos de mina a céu aberto e 7 de mina subterrânea (Figura 9). Diversos bens minerais são objeto de aproveitamento econômico e distribuem-se nos processos da seguinte forma: 21 processos correspondem a minério de ferro, 1 para caulim, 1 para dolomita, 1 de topázio imperial, 1 de bauxita e 7 de minério de ouro (Figura 10).

88 Figura 9: Distribuição dos processos quanto ao método de lavra. Fonte: Autor

Figura 10: Distribuição das substâncias minerais nos respectivos processos minerários. Fonte: Autor Quanto à apresentação do plano de fechamento de mina verificou-se que os mesmos foram apresentados em 19 processos e 13 não o submeteram ao DNPM como estabelece a NRM nº 20 (Figura 11). A Figura 12, sintetiza as respostas a um questionário quanto às características gerais do plano de fechamento apresentado ao DNPM. O detalhamento das respostas ao questionário é apresentado a seguir.

89 Figura 11: Quantitativo dos planos de fechamento apresentados nos processos minerários em cumprimento a NRM nº 20. Fonte: Autor

Figura 12: Síntese das respostas ao questionário aplicado para análise dos planos de fechamento submetidos ao DNPM/MG. Fonte: Autor

90 a) Houve atualização do plano de fechamento de mina?

Os processos numerados como 5, 9, 10, 11, 13, 21 e 22, que equivalem a 36,84% do total dos 19 que submeteram o plano de fechamento, apresentaram atualização ou alteração do plano quando da revisão, ou quando do protocolo de um novo PAE. Os novos PAEs, relativos aos processos 5, 9, 11, 13 e 22 encontravam-se pendente de análise pelo DNPM quando da realização do estudo.

A NRM nº 20 do DNPM estabelece no item 20.4.2.1 que os planos de fechamento devem ser atualizados periodicamente, no que couber, e estarem disponíveis nas minas para fiscalização. No entanto, a norma não estabelece o prazo para a revisão e detalhamento desses planos. Desta forma, a atualização e o detalhamento dos planos de fechamento de mina ficam a critério somente do empreendedor.

b) Existe previsão para atualização do plano de fechamento de mina?

Nos 14 processos numerados como 5, 7, 9, 13, 14, 15, 18, 19, 21, 22, 23, 24, 29 e 32 que correspondem a 73,68% do total, os planos conceituais de fechamento de mina preveem a atualização destes, entretanto, em nenhum deles há um prazo ou periodicidade apresentado para tal. Nos demais (processos 10, 11, 12, 26 e 31) não há sequer, menção sobre a atualização do plano de fechamento de mina.

c) O plano de fechamento de mina foi elaborado pela própria empresa?

Nos 10 processos numerados como 7, 12, 14, 19, 21, 22, 23, 26, 29 e 31 que equivalem a 52,63% do total, o plano de fechamento de mina foi elaborado pela própria empresa. Nos 9 processos (5, 9, 10, 11, 13, 15, 18, 24 e 32) restantes, ou seja, 47,37% do total o plano de fechamento de mina foi elaborado por uma consultoria externa. d) O plano de fechamento apresenta uma estimativa de custos?

A estimativa dos custos de fechamento foi contemplada em 6 processos ( 5, 7, 14, 15, 21 e 24), ou seja, 31,58% do total. Os restantes 68,42% não apresentaram nenhuma estimativa de custos para o fechamento de mina. O processo 5 apresenta uma estimativa de custos de cerca de 68 milhões de reais. O processo 7 apresenta uma previsão de aplicação de 8 milhões de reais no último ano de operação para o fechamento de mina. O processo 14 não especifica o valor, mas considera “investimentos em itens como monitoramento, vigilância e retoques em obras, após o

91

encerramento do empreendimento, em 25% do total aplicado em cada um dos quatro anos subsequentes ao fechamento da mina.” O processo 15 apresenta uma estimativa preliminar do custo de fechamento em 78 milhões de dólares. O processo 21 estima os custos para a desativação (reabilitação da mina, reabilitação de pilhas de estéril, reabilitação de barragens de rejeitos, projetos e serviços) no valor aproximado de 21 milhões de reais. No processo 24 encontra-se uma estimativa de custos para o fechamento de mina no valor aproximado de 42 milhões de reais. No entanto, nenhuma dessas empresas apresentou os custos discriminados.

e) Os custos de fechamento de mina estão apresentados no fluxo de caixa do empreendimento?

Nenhum dos 19 Processos (5, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 18, 19, 21, 22, 23, 24, 26, 29, 31 e 32) apresentou os custos de fechamento de mina no fluxo de caixa do empreendimento.

f) O plano contempla os impactos socioeconômicos do fechamento de mina?

Embora a NRM nº 20 do DNPM não requeira nenhum estudo dos impactos socioeconômicos do fechamento de mina, em 5 Processos (7, 9, 11, 13 e 19), ou seja 26,32% do total, houve alguma menção a esses impactos, visto queprocuraram delinear os objetivos econômicos e sociais que esperam atingir ao término do processo de fechamento das mina. As considerações socioeconômicas apresentadas incluem, por exemplo, o desenvolvimento de um plano de monitoramento socioeconômico local (processo 7); um plano para minimizar os impactos sociais negativos e otimizar os positivos (processo 9, 11 e 13); um plano de fechamento para proporcionar uma resposta adequada a reação social e econômica decorrente da desativação do empreendimento (processo 19). No restante dos processos, ou seja, 73,68% não há nenhuma consideração a respeito dos impactos socioeconômicos do fechamento.

g) O DNPM realizou vistorias no local para verificação e acompanhamento das medidas apresentadas no plano de fechamento mina, nos processos já aprovados?

Dos 19 processos, 11 (5, 7, 9, 10, 11, 12, 21, 23, 24, 26 e 29), ou seja, 57,89% tiveram o plano de fechamento de mina analisado pelo DNPM. Entretanto, observou-se que o DNPM realizou vistoria apenas na área de um processo para verificação e acompanhamento do plano de fechamento apresentado. O DNPM somente realizou

92 vistoria na área do processo 24 quando do fechamento de mina e na área do processo 32 quando da análise da suspensão dos trabalhos de lavra, embora o plano de fechamento deste último não tenha ainda sido analisado. Os processos 13, 14, 15, 18, 19, 22, 31 e 32, equivalente a 42,11% do total, ainda não tiveram o plano de fechamento de mina analisado pelo DNPM. A NRM nº 20 não exige a apresentação de relatórios e nem estabelece vistorias periódicas na área para verificação e acompanhamento da situação do fechamento.

Dos 19 processos que apresentaram plano de fechamento de mina, apenas 2 encontram-se em fase de fechamento de mina (Processos 24 e 32). O processo 24 encontra-se com o plano final de fechamento de mina aprovado pelo DNPM e publicado no D.O.U. O processo 32 encontra-se com suspensão de lavra autorizada pelo DNPM a cerca de 10 anos (aguardando estudos internos de viabilidade técnica e financeira para a sua retomada) e plano de fechamento de mina pendente de análise pelo DNPM. No entanto, os dois processos não concluíram, até o momento, os trabalhos efetivos para o fechamento de mina, estando, portanto, ambas as áreas oneradas e sob responsabilidade das respectivas empresas.

h) Quando está previsto a elaboração do projeto definitivo para o fechamento de mina? Embora não esteja previsto na NRM nº 20, 6 processos (9, 10, 23, 29, 24 e 32), ou seja, 31,57% informaram quando será elaborado o projeto definitivo para o fechamento de mina. O processo 9 afirma que será elaborado um projeto executivo para desativação à dois anos antes da paralisação das atividades. O processo 10 informa que “um plano de exaustão será realizado no momento da exaustão do grupamento mineiro.” Os processos 23 e 29 apontam que o plano de fechamento de mina deverá ser detalhado por uma equipe multidisciplinar dois anos antes da paralisação das atividades. O processo 24 apresentou o plano de fechamento de mina definitivo somente após o encerramento das atividades de lavra. O processo 32 apresentou o relatório de fechamento da mina detalhado somente após o encerramento definitivo das atividades de lavra. Os demais processos não informaram quando será apresentado o projeto definitivo para o fechamento de mina. A Norma NRM nº 20 do DNPM não estabelece quando deve ser apresentado o projeto definitivo para o fechamento de mina.

93 i) Qual é o período previsto para os trabalhos de monitoramento e manutenção na fase pós-fechamento de mina?

Dentre os processos que apresentaram plano de fechamento de mina, quatro processos (15, 23, 24 e 29), ou seja, 21,05% informaram qual será o período para os trabalhos de monitoramento e manutenção na fase pós-fechamento de mina. Os processos 23 e 29 salientam que os programas de monitoramento deverão ser instituídos durante 5 anos após a paralisação das atividades. O processo 15 aponta que “o período de descomissionamento deverá durar 10 anos. Os primeiros 5 anos seriam de descomissionamento ativo e os restantes seriam principalmente de monitoramento, com alguma manutenção.” O processo 24 aponta que os trabalhos de monitoramento e manutenção estão previstos para durar 5 anos. Os demais processos não informaram o período previsto para os trabalhos de monitoramento e manutenção na fase pós- fechamento de mina. Embora os processos acima tenham apresentado uma estimativa de prazo para os trabalhos de monitoramento e manutenção, não há como avaliar esses prazos dado a inexistência de estudos que o comprovem. Por outro lado, a NRM nº 20, também não estabelece sequer um período mínimo para essas atividades ou diretrizes para tal.

Observações gerais com relação aos planos de fechamento de mina apresentados:

 A empresa titular dos processos 5 e 21 apresentou um mesmo plano de fechamento de mina para áreas distintas.

 A empresa titular dos processos 9, 11 e 13 apresentou um mesmo plano de fechamento de mina para áreas distintas.

 A empresa titular dos processos 23 e 29 apresentou um mesmo plano de fechamento de mina para áreas distintas.

Dado o caráter conceitual do plano apresentado, observa-se que algumas empresas têm adotado um mesmo plano para mais de uma mina, embora essas estejam