• Nenhum resultado encontrado

Para elucidar as razões que levam ao fechamento de mina é necessário distinguir entre o fechamento de mina que se dá pela exaustão das reservas minerais e o que ocorre por outras razões que independem da exaustão das reservas minerais. Faz parte do senso comum, relacionar o fechamento de uma mina com a exaustão das reservas minerais, pois a mineração é uma atividade extrativa de recursos naturais não renováveis, que possuí uma natureza finita. Nesse contexto, pode-se visualizar antecipadamente quando acontecerá o fechamento de uma mina, já que o planejamento de lavra de longo prazo permite estimar qual será a vida útil da mina, a partir da escala de produção prevista e da reserva economicamente lavrável.

Sánchez (2001:46) conta que “a necessidade de desativação de minas e instalações conexas deriva, portanto, em primeira análise, da quantidade finita de recurso mineral existente em cada jazida. Com maior frequência, porém, trata-se muito mais de uma exaustão econômica e não física das reservas de minério, embora haja algumas notáveis exceções de minas que têm funcionado durante séculos. A regra, contudo, é o fechamento da mina depois de certo período de atividade”.

Esse cenário é o mais adequado para conduzir o processo do fechamento de uma mina, visto que as várias partes envolvidas já estão preparadas para o encerramento das atividades da mina. Assim, os trabalhadores planejam-se para encontrar outro trabalho, se qualificam para novas oportunidades de emprego e o município que depende

63 economicamente da mina programa-se para diversificar sua economia e criar outras fontes de renda.

Por outro lado, Laurence (2006) descreve várias outras razões para o fechamento de mina, que independem da exaustão das reservas minerais. Entre elas, econômicas, geológicas, geotécnicas e governamentais. No que tange às razões econômicas, o aumento dos custos de produção pode conduzir à paralisação dos trabalhos. Além do mais, muitos minérios são commodities que possuem preços regulados no mercado internacional. O declínio rápido e acentuado desses preços pode tornar a mina não rentável para operar. Ademais, a concorrência entre materiais e o surgimento no mercado de um produto concorrente, com preço e qualidade diferenciados e favoráveis ao consumidor, podem levar ao fechamento de uma mina. A redução da demanda de um determinado produto e a consequente diminuição do volume de vendas é capaz também de ocasionar a paralisação das atividades de lavra. “A saúde financeira da empresa, dentre outros imperativos econômicos, é causa que pode levar ao fechamento não planejado das minas” (FLORES e LIMA: 2012,53).

Dentre as razões geológicas, a diminuição do teor de corte e das reservas lavráveis podem acarretar o fechamento prematuro da mina. Isto acontece, algumas vezes, devido à superestimação dos valores nos cálculos das reservas. Imagina-se uma quantidade maior para as reservas cubadas, sendo que, na realidade, a quantidade das reservas é bem menor. A baixa recuperação do minério é outro motivo no qual pode resultar no fechamento da mina. Júnior (2006) aponta ainda a falta de investimento em pesquisa mineral (ativa descoberta), tendo como consequências a estagnação das reservas. Maia (1974,18) salienta que a real conservação mineral deve ser caracterizada como:

Ativa descoberta – ampliando reservas disponíveis;

Completa extração – não desperdiçando material na extração ou no beneficiamento;

Adequada utilização – não usando materiais mais nobres quando a necessidade imediata pode ser provida com outros de menor qualidade.

Para Maia (1980) uma jazida insuficientemente explorada é uma deficiência técnica que não pode ser ignorada ou desprezada. Para melhor conhecimento da jazida, as atividades de exploração deverão ocorrer simultâneamente à lavra.

64 Já as razões geotécnicas que podem levar ao fechamento de uma mina estão relacionadas às condições adversas do maciço rochoso, impossibilitando a segurança das operações mineiras. O rompimento de taludes pode provocar a paralisação das atividades de lavra. Além do mais, o avanço dos trabalhos de lavra pode interceptar falhas geológicas, descontinuidades, materiais heterogêneos e quebradiços, comprometendo a estabilidade das escavações mineiras. Nos trabalhos subterrâneos, o rompimento de pilares e o desmoronamento de blocos de rochas são motivos que podem afetar a segurança das operações mineiras. Em 2010, após o acidente na mina de San José, o órgão regulador da mineração no Chile ordenou o fechamento de 30 pequenas minas de cobre, tendo como justificativa as condições precárias de segurança dessas minas (JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO, 2010).

No caso de razões governamentais, destacam-se mudanças políticas, restrições ambientais, impedimentos legais ou de força maior e a oposição da sociedade civil. Flores e Lima (2012) apontam também outros fatores para o fechamento de minas como problemas de infraestrutura para transporte e comercialização do minério e a inexistência de um processo de beneficiamento viável técnica e economicamente que poderá, em alguns casos, exigir vultosas pesquisas tecnológicas, conduzindo à postergação da lavra de toda ou de parte da jazida ou ao encerramento das atividades da mina.

Laurence (2011) aponta na figura 3 as principais razões encontradas para o fechamento de minas na Austrália entre os anos de 1981 a 2005.

65 Figura 3: Principais razões para o fechamento de minas

Fonte: Laurence (2011)

No estudo de Laurence, a quantidade de minas fechadas por motivos da exaustão do recurso mineral é relativamente próxima à quantidade de minas fechadas prematuramente por razões econômicas (alto custo de produção e baixo preço do minério). No entanto, segundo este autor, somente as minas fechadas em razão da exaustão do recurso tiveram um planejamento para o seu fechamento.

Algumas dessas situações do fechamento podem ser revertidas, quando os preços das commodities retornam a valores atrativos que suportam os custos de produção, novas reavaliações de reservas ou descoberta de novos corpos de minério que permitam o prolongamento da vida útil da mina, descoberta de novas tecnologias que possibilitam o aproveitamento econômico de antigos depósitos de rejeitos de minério. No entanto existem situações que não podem ser revertidas, como na exaustão das reservas economicamente lavráveis, problemas hidrológicos graves (inundações), ou se a lavra for considerada prejudicial ao bem público ou comprometer interesses que superem a utilidade da explotação mineral, a juízo do Governo.

O fechamento de mina pode ocorrer de forma temporária ou definitiva. Muitas minas têm seu fechamento prematuro por variadas razões. Entretanto, o que se observa, na maioria dos casos, é a falta de planejamento adequado para o fechamento de mina. Mudder e Harvey apud ANZMEC (2000) relata que essa falta de planejamento e

66 atualização dos planos de fechamento de minas pode resultar em graves consequências ambientais e econômicas, além de riscos à segurança e à saúde pública.

4.4 – CICLO DE VIDA DE UMA MINA E PLANEJAMENTO DO