• Nenhum resultado encontrado

Para estudar e interpretar uma revolução solar, é preciso seguir as quatro etapas que propomos Desta forma você aprenderá a realizar suas previsões.

P

ara calcular um mapa anual ou re­ volução solar, nunca esqueça de levar em conta o lugar geográfico onde a pessoa em questão se encontrava ou se encontrará no momento em que o Sol em trânsito estiver em conjunção com o Sol natal. A partir desse lugar, você po­ derá realizar seus cálculos.

De fato, tanto se se tratar de um mapa astral como de um mapa anual, sem­ pre se tratará de um mapa do céu. Como já vimos, a única diferença entre o mapa astral e o mapa da revolução solar reside em que, com respeito ao primeiro, dispomos das coordenadas re­ queridas para calculá-lo, enquanto que com respeito ao segundo nos falta a hora de nascimento.

Fora disso, os cálculos da revolução solar e os do mapa astral são semelhantes em tudo.

Em primeiro lugar, devemos substituir as 12 Casas, incluindo e destacando, ob­ viamente, o ascendente e Meio do Céu — que desempenharão um papel pri­ mordial na interpretação da revolução solar, como veremos —, os 10 astros e os pontos fictícios, talvez à exceção da Parte da Fortuna, que não tem muito in­ teresse no mapa anual. Por outro lado, nunca esqueça principalmente de cal­ cular e situar o eixo dos Nodos lunares e da Lua Negra, que têm uma impor­ tância capital. Uma vez tendo realizado seus cálculos e situados os ângulos, os astros e os pontos fictícios no mapa da revolução solar, você poderá realizar a interpretação. Esta deve ser feita em

duas etapas, e para obter o resultado mais claro e coerente possível, acon­ selhamos seguir metodicamente as qua­ tro etapas seguintes:

estudo do mapa anual ou revolução solar;

estudo comparativo do mapa anual e mapa astral;

estudo dos trânsitos;

síntese destes três estudos e pre­ visões.

Use um caderno só para realizar seu es­ tudo, se possível de formato bastante grande. Na página esquerda, escreva todos os elementos de interpretação que encontrou relacionados com o mapa anual, no da direita anote as conclusões A esquerda, o mapa astral da pessoa de nosso último exemplo. A direita, seu mapa anual de 1983, ano de seu 20.º aniversário, sabendo-se que naquele momento se encontrava em Paris.

resultantes do estudo comparativo des­ tes dois mapas. Em outra página, anote todas as indicações relativas aos trânsi­ tos dos astros. Finalmente, na última pá­ gina, poderá realizar uma síntese geral de toda a informação que você obtiver, e assim poderá deduzir suas previsões para o próximo ano.

ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO MAPA ANUAL

Para aprender a realizar este estudo, que é mais fácil de fazer que o mapa astral, vamos utilizar uma vez mais o mapa as­ tral de nosso último exemplo. Já cal­ culamos a revolução solar do ano em que a pessoa em questão tinha 20 anos, e então sublinhamos que não é neces­ sário fazer uma revolução solar todos os anos, mas somente em atenção às eta­ pas simbólicas e importantes da vida, como são os 20 anos de um ou uma jovem; esse momento da vida, por exemplo, vale a pena ser elucidado, ape­ sar do tango dizer que "vinte anos não é nada".

Sabendo que o sol em trânsito se en­ contra exatamente em conjunção com o Sol natal às 10 horas c 16 minutos e que, neste instante preciso, o protago­ nista de nosso último mapa astral (di­ gamos que seja uma mulher, como fi­ zemos com o primeiro exemplo) se encontrava em Paris, disporemos de todas as indicações necessárias para cal­ cular seu mapa anual. Podemos, por­ tanto, empreender nosso estudo da re­ volução solar procedendo da seguinte forma:

0 Observe em que signo do Zodíaco se encontra o ascendente do mapa anual ou ascendente anual.

Em nosso exemplo: o ascendente anual se situa no signo de Áries. Anote este dado em seu caderno e remeta-se às se­ ções desta obra nas quais ensinamos e ajudamos a descobrir as interpretações das Casas nos signos do Zodíaco, e que você poderá transcrever em seu ca­ derno.

Q Indique em que Casas do mapa

anual, chamadas Casas anuais, se en­

contram os 10 astros, o eixo dos Nodos lunares e a Lua Negra da revolução solar. Para cada u m deles, assinale as interpretações que lhe dizem respeito: Em nosso exemplo:

o Sol do mapa anual, chamado Sol anual, se situa na Casa XI

a Lua anual se situa na Casa I Mercúrio anual se situa na Casa X

Vênus anual se situa na Casa XI Marte anual se situa na Casa XII Júpiter anual se situa na Casa VIII

Saturno anual se situa na Casa VII Urano anual se situa na Casa VIII Netuno anual se situa na Casa VIII Plutão anual se situa na Casa VII o Nodo norte anual se situa na Casa III o Nodo sul anual se situa na Casa IX a Lua anual se situa na Casa XI.

Q A seguir, anote detalhada e metodi­ camente, um a um, os aspectos da re­ volução solar partindo, é claro, dos as­ pectos do sol, se houver, e tome nota das interpretações que afetam a cada um. N o exemplo:

Os aspectos do Sol anual: quadratura Lua; conjunção Vênus; quadratura Saturno e Plutão.

Os aspectos da Lua anual: quadratura Vênus; sextil Marte; oposições Saturno e Plutão.

Os aspectos de Mercúrio anual: nenhum. Os aspectos de Vênus anual: veja Sol e Lua; + quadraturas Saturno e Plutão.

Os aspectos de Marte anual: veja Lua;

+ quadrantes Júpiter, Urano, Netuno; trí­

gonos Saturno e Plutão.

Os aspectos de Júpiter anual: veja Marte; + conjunções Urano e Netuno.

Os aspectos de Saturno anual: veja Sol, Lua, Vênus, Marte; + conjunção Plutão. Os aspectos de Urano anual: veja Marte e Júpiter; + conjunção Netuno.

Os aspectos de Netuno anual: veja Marte, Júpiter e Urano.

Os aspectos de Plutão anual: veja Sol, Lua, Vênus, Marte e Saturno.

Como podemos constatar, a revolução solar do mapa astral de nosso exemplo apresenta fortes aspectos, como as con­ junções Sol-Vênus, Saturno-Plutão e a

tripla conjunção Júpiter-Urano-Ne¬ tuno. No entanto, são sobretudo as con­ junções que, no mapa anual apresentam

um interesse particular. De fato, reve­ lam acontecimentos concretos e cir­ cunstâncias importantes que se produ­ zirão provavelmente na vida do nativo no próximo ano. É preciso, portanto, permanecer particularmente atento às conjunções, porque os demais aspec­ tos entre os astros permitem deduzir o clima geral psicológico e circunstancial no qual o indivíduo em questão es­ tará submerso nos pró­

A revolução solar

A interpretação do mapa anual e o estudo

Outline

Documentos relacionados