• Nenhum resultado encontrado

do nosso exemplo, você poderá realizar a segunda etapa do desenho deste mapa astral.

R

etome o Zodíaco que você elabo­ rou na primeira etapa da realização do mapa astral do nosso exemplo. Na­ quela altura, você tinha inscrito os sig­ nos no Zodíaco e colocado as cúspides das doze casas, entre as quais, eviden­ temente, se encontravam o ascendente e o Meio do Céu. Ao colocar os astros e em seguida os pontos fictícios no inte­ rior do Zodíaco do mapa astral do nosso exemplo, você descobrirá em que signo e em que setor se situa cada um deles. Em um mapa astral, você disporá sem­ pre de 10 posições de astros c três po­ sições de pontos fictícios. Para situá-los no interior do mapa astral que você vai

realizar é preciso manter a ordem que você seguiu para fazer os cálculos, isto é, os dez astros: o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, e os três pontos fic­ tícios: os Nodos lunares norte e sul, a Lua Negra e a Parte da Fortuna. Abra seu bloco de notas na página onde figuram as posições dos astros e dos pontos fictícios que já calculou. Equipe- se com uma caneta e uma régua e tenha à mão a ficha n.° 8 de Aprender Astrologia. Nela você poderá encontrar os símbo­ los dos dez astros e dos três pontos fic­ tícios que deverá inscrever em seu mapa astral.

COLOCAÇÃO DO SOL

Consulte em seu bloco a posição do Sol:

V 41' do signo de Aquário.

Com a caneta, a aproximadamente 1o

do signo de Aquário, isto é, ligeiramente à esquerda da linha que separa o signo de Capricórnio do de Aquário, no ex­ terior de seu Zodíaco, trace uma pe­ quena linha vertical que vai tocar a faixa exterior.

Precisamente por baixo desta linha, de­ senhe o símbolo do Sol (um círculo com um ponto no centro) e, por baixo deste símbolo, escreva a posição do Sol: 1o. Sugerimos que omita os minutos

para não sobrecarregar o desenho de seu mapa astral.

De fato, quanto mais claro for o de­ senho, menos problemas terá para em­ preender sua interpretação.

COLOCAÇÃO DA LUA

Opere exatamente da mesma forma como você operou com o Sol. A Lua en­ contra-se a 24° 21' do signo de Sagitário. Se seus cálculos estiverem corretos, é isto que você deve ter anotado em seu bloco. Faça, portanto, um pequeno traço vertical perto do final do signo de Sa­ gitário. Para isto, e sobretudo para que seja mais confortável, gire a folha à sua frente no sentido do Zodíaco — ou seja, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio — de maneira que o signo de Sagitário fique situado em cima à sua frente. Antes de inscrever o símbolo da Lua por cima deste traço, observe aten­ tamente sua situação em relação ao Sol, no Zodíaco do mapa astral. Pode ver então que a Lua "segue" o Sol. Trata- se portanto, de uma Lua descendente, isto é, minguante. E lembre-se que forma um C quando é crescente e D (decrescente) quando é minguante. A Lua do mapa astral do nosso exemplo era descendente, e assim sendo, min­ guante, tendo pois de desenhar seu sím­ bolo com a forma de um D, por sobre o traço vertical situado a 24° do signo de Sagitário, grau que você vai inserir por cima do símbolo da Lua, omitindo sem­ pre os minutos, como com o Sol. A par­ tir daqui, será o mesmo para todos os astros.

COLOCAÇÃO DE MERCÚRIO

Mercúrio está situado a 21° 3', ou seja, a 21° do signo de Capricórnio.

N o final deste signo, perto do Sol que já colocou a 1o de

Aquário, faça um traço ver­ tical e, precisamente por baixo, o símbolo de Mer­ cúrio.

Em seguida, inscreva 27° por baixo dele. N o entan­ to, lembre-se que, quando fez os cálculos, você viu que Mercúrio era retrógrado. Para indicar esta retrogra­ dação é preciso acrescentar uma pequena seta no sentido inverso ao Zodíaco, isto é, desta vez no sen­ tido dos ponteiros do relógio, exata­ mente por baixo dos 27°.

COLOCAÇÃO DE VÊNUS MARTE, JÚPITER, SATURNO, URANO, NETUNO E PLUTÃO

Para fazer isto, siga exatamente os mes­ mos passos que para o Sol, a Lua e Mer­ cúrio, acrescentando uma pequena seta desenhada no sentido dos ponteiros do relógio para indicar os astros retrógra­ dos.

COLOCAÇÃO DOS PONTOS FICTÍCIOS

Tome a posição do Nodo norte inscrita em seu bloco, isto é: 29° 39' de Câncer.

Os Nodos lunares formam um eixo no interior do Zodíaco e sabe que o Nodo sul se encontra diametralmente oposto ao

Nodo norte.

Se no mapa astral do nos­ so exemplo o Nodo nor­ te estava a 29° de Câncer (sem os minutos), o N o ­ do sul estará, portanto, a 29° de Capricórnio. Com uma régua, trace uma linha reta sobre este eixo.

Para facilitar a tarefa, gire seu Zodíaco, de maneira que possa traçar uma linha vertical. Coloque sua régua sobre este eixo, isto é, a parte

esquerda de sua régua tem que estar exatamente no fim do signo de Capri­ córnio — onde posteriormente ins­ creverá o Nodo sul — e a parte direita justamente à sua frente, no fim do sig­

no de Câncer.

Trace uma linha reta nas duas bordas ex­ teriores do seu Zodíaco, tal como fez para o ascendente e para o Meio do Céu. O eixo deste último encontra-se, por certo, relativamente próximo dos Nodos lunares no nosso mapa astral.

Nos extremos desta duas linhas desenhe dois pequenos colchetes que represen­ tam os Nodos lunares.

Para destacar a posição do Nodo norte, inscreva seu grau de posição sobre elas; mas não inscreva nada acima do sím­ bolo do Nodo sul.

N o que se refere à Lua Negra e à Parte da Fortuna, faça como fez com os astros; trace uma linha vertical, o símbolo do ponto fictício em questão c o grau de posição precisamente acima.

Você dispõe agora de todos os elemen­ tos necessários para a montagem do seu mapa astral.

De fato, você já colocou as casas, os as­ tros e os pontos fictícios.

Só lhe falta aprender a identificar e de­ senhar os aspectos entre os astros: este será seu próximo objetivo.

Montagem e realização de um mapa astral

Os aspectos

Depois de ter calculado e situado os astros e os pontos fictícios, você deve agora calcular e desenhar

Outline

Documentos relacionados