• Nenhum resultado encontrado

Os astros retrógrados

Quando um astro é retrógrado suas qualidades apuram-se ajustam-se, intensificam-se

e destacam-se no mapa astral, da mesma forma que são coagidas ou retidas.

C

omo sabemos, podemos detectar uma certa filosofia de vida com ba­ se no princípio dos astros retrógrados. De fato, os planetas inscritos no mapa astral — que observados da Terra e sob um determinado ponto de vista e em determinados e precisos momentos nos dão a impressão de recuar, de voltar para trás ou subir ao contrário o curso do Zodíaco e assim avançar no sentido dos ponteiros de um relógio — estão sem­ pre carregados de significados muito particulares, sobre os quais o aprendiz de astrólogo ou o futuro intérprete de um mapa astral deve fixar toda sua atenção.

OS DOIS NÍVEIS DE INTERPRETAÇÃO Uma vez mais, para simplificar sua ta­ refa e ajudá-lo nas investigações, vamos resumir o mais claramente possível nosso sistema de análise referente aos astros retrógrados. Por isso, analise o quadro proposto nas páginas anterio­ res intitulado "As características funda­ mentais da personalidade". O melhor seria se você copiasse essa tabela em uma folha de papel, e a tivesse sempre à mão, pois resume bastante bem os elementos essenciais da personalidade, inerentes a cada um de nós.

Certamente, como sempre acontece ao longo das etapas de nosso método de in­ terpretação, tomaremos o mapa astral que nos serve de exemplo para ilustrar nossas palavras.

Se queremos compreender o sentido dos planetas retrógrados e obter infor­ mações interessantes deles, temos de in­ terpretar os astros pertinentes em duas etapas:

1. Sua situação no signo, na Casa e seus eventuais aspectos, sem levar em conta sua retrogradação.

2. Sua situação no signo e na Casa, en­ quanto astros retrógrados.

Efetivamente, para obter o significado exato das tendências reveladas por um astro retrógrado temos de comparar estes dois ângulos possíveis de inter­ pretação. Pode parecer-lhe complexo mas não deve deixar de ser feito, pois é aqui que você encontrará as forças misteriosas e profundas de um ser, que lhe servirão para se reanimar, trans­ formar e inclusive mudar sua vida. De

maneira que um astro retrógrado in­ dica que, a priori, o indivíduo tem tendência para reter a expressão natu­ ral, espontânea e completa de um ele­ mento de sua personalidade. Por quê? Porque não se sente com direito a utili­ zá-la tal e qual. Por que lhe é proibido? Porque, de início, teria sem dúvida a tentação de fazer um mau uso dela. E mais do que acrescentar um terceiro porquê, seria mais inteligente pergun­ tar como é possível. Para compreendê- lo, estudemos as situações dos astros retrógrados presentes no mapa do nos­ so exemplo.

OS PLANETAS RETRÓGRADOS DO NOSSO EXEMPLO

No mapa astral que escolhemos estudar juntos existem quatro astros retrógrados:

1 Mercúrio retrógrado no signo de Ca­

pricórnio e na Casa III;

2 Marte retrógrado no signo de Leão

e na Casa X;

3 Urano retrógrado no signo de Vir­

gem e na Casa XI;

4 Plutão retrógrado no signo de Vir­

gem e na Casa XI.

É freqüente que os planetas chamados lentos, porque se deslocam lentamente no Zodíaco, sejam retrógrados, e é mais raro nos chamados planetas rápidos, que são os que se deslocam muito rapida­ mente no Zodíaco.

Os planetas lentos são retrógrados du­ rante um lapso de tempo bastante longo, enquanto os planetas rápidos só durante um tempo mais curto.

Assim, por exemplo, se você consultar as Efemérides, observará que durante 1963 — ano do nascimento da pessoa cujo mapa astral utilizamos como exem­ plo — Mercúrio, planeta rápido, foi re­ trógrado no signo de Capricórnio de 12 de janeiro a 1 de fevereiro, ambos in­ cluídos; em seguida, no signo de Touro, de 7 a 31 de maio, ambos incluídos; por último, nos signos de Libra e Virgem, de 7 a 29 de setembro, ambos incluídos. Por outro lado, Netuno, planeta lento, foi retrógrado no signo de Escorpião de

16 de fevereiro a 25 de julho, ambos in­ cluídos, isto é, durante mais de cinco meses seguidos.

O exemplo de um Mercúrio retrógrado Concentremo-nos na situação de Mer­ cúrio retrógrado. Em nossa tabela de ca­ racterísticas fundamentais da persona­ lidade, Mercúrio é a inteligência. Quer isto dizer que a inteligência da pessoa cujo mapa astral estamos estudando, e da qual já sabemos que se trata de uma mulher, é retrógrada? Certamente que não, pelo menos no sentido em que se entende normalmente. Por outro lado, por razões que ainda não definimos, esta mulher retém sua inteligência, ou seja, bloqueia sua expressão, da qual pode­ mos compreender sua natureza a de­ pender da situação de Mercúrio no signo (Capricórnio), na Casa (a Casa III) e no aspecto (conjunção com o Sol). É pre­ ciso remeter-nos às palavras-chave que identificamos através destes três dados antes de compará-las com as que de­ clinou a partir dos significados corres­ pondentes à retrogradação de Mercúrio no signo de Capricórnio e na Casa III. Então, compreenderemos o que signi­ fica exatamente esta retrogradação de Mercúrio para a mulher cujo mapa as­ tral estudamos. Consultemos, portanto, as informações indicadas por Mercú­ rio em Capricórnio, e Mercúrio retró­ grado neste mesmo signo. Concentre­ mo-nos em Capricórnio, cujo regente é Saturno, Mercúrio — a inteligência

aspira ao mais profundo exame, a capa­ cidade de discernimento se vê reforçada e a lucidez mental é potente. Por outro lado, já sublinhamos várias vezes em re­ lação à conjunção Sol-Mercúrio que nesta configuração a vontade revelada pelo Sol adiantava-se quase sempre à in­ teligência de Mercúrio. N o entanto, o indivíduo que apresenta este tipo de conjunção em seu mapa astral nunca age sem refletir. Por isso, podemos estar quase certos de que nossa nativa se es­ força por permanecer séria, rigorosa, lú­ cida, de ir ao essencial e não dizer nem fazer nada suscetível de expor suas fra­ quezas ao olhar dos outros. Ora, estas deduções reveladas pela posição de Mercúrio retrógrado em Capricórnio são confirmadas pelos significados e pa­ lavras-chave do Nodo Sul no signo de Capricórnio, os quais o convidamos a consultar e que lembramos que podem servir como eixo de sua interpretação. A partir daí você poderá averiguar até que ponto as indicações realizadas por um astro retrógrado podem ser valiosas para a análise e a síntese da interpretação do mapa astral.

Em seguida, opere do mesmo modo, comparando os significados de Mer­ cúrio na Casa III e os de Mercúrio re­ trógrado na Casa III. Você tirará con­ clusões que o conduzirão à análise e à síntese que lhe indicamos a propósito do exame profundo a que aspira esta mulher, cuja originalidade c singula­ ridade se confirmariam seguramente em muitos outros elementos do seu mapa astral.

Os outros planetas retrógrados Depois, compare da mesma maneira as informações relativas a Marte em Leão e Marte retrógrado em Leão, e na Casa X

e retrógrado na Casa X; faça suas pró­ prias deduções que, obviamente, deverá

anotar cm seu bloco. Urano e Plutão, ao serem também retrógrados no

mapa do nosso exemplo, deverão ser estudados com base no mesmo prin­

cípio.

Desta forma terá superado uma etapa importante.

Método de interpretação do mapa astral

As regências

Os regentes são os astros que governam ou regem cada signo do Zodíaco. Ao observar as conexões

Outline

Documentos relacionados