• Nenhum resultado encontrado

só falta ultrapassar uma última dificuldade antes de poder calcular as situações exatas dos outros seis astros de um mapa astral.

S

em exagero, podemos dizer que o mais difícil já foi feito. Quem corre sempre alcança! Os cálculos que lhe faltam fazer para encontrar as posições exatas de Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, vão parecer uma brincadeira de criança. Quanto aos três pontos fictícios que são os Nodos lunares, a Lua negra c a Parte da Fortuna, você verá que não são nada complicados.

CÁLCULO DA POSIÇÃO

DE MARTE

Como acontece com o Sol, a Lua, Mer­ cúrio e Vênus, devemos fazer quatro operações. N o entanto se comparamos as posições de Marte em 22 e em 23 de janeiro à 0 hora, observamos imedia­

tamente que, tal como Mercúrio, Marte estava em movimento retrógrado.

No dia 22 de janeiro, encontrava-se a 20° 05' de Leão,

e, em 23 de janeiro, a 19° 44' de Leão.

Consulte a coluna das efemérides cor­ respondentes às posições diárias de Marte, no mês de janeiro de 1963; você observará que há um R maiúsculo cla­ ramente inscrito abaixo do signo de Leão. A letra D, que lembramos que sig­ nifica "direto", não aparece nesta coluna; podemos portanto deduzir que, durante todo o mês de janeiro de 1963, Marte estava em movimento retrógrado. Deste modo, para calcular a posição exata de Marte em 22 de janeiro de 1963 às 12h 56', você deverá utilizar o mesmo

método que empregou para chegar à po­ sição de Mercúrio.

Primeira operação

• Distância percorrida por Marte

e m 24 horas, naquele dia 2(T05'- 19° 44' = 21'.

É obviamente impossível obter este re­ sultado sem se recorrer a uma con­ versão.

Segunda operação

• Distância percorrida por Marte

e m uma hora

Correndo o risco de escandalizar os adeptos dos cálculos precisos, aconselha­ mos a fazer uso de um atalho para rea­ lizar esta operação.

De nossa parte, consideramos que a exa­ tidão, exceto no caso dos graus, não é importante com relação ao minuto e muito menos ao segundo. Assim, você constatará imediatamente, à primeira vista, que três pequenas unidades se­ param 21 de 24 (ou 21 minutos de 24 horas). Que conclusão tiramos, se re­ corremos a um rápido cálculo mental? Simplesmente que era uma hora, nesse dia, Marte percorreu pouco menos de 1 minuto do arco de círculo no Zodíaco. Sabendo isto, pode poupar o trabalho de converter seus 21 minutos em se­ gundos, para poder dividi-los por 24. Quanto a nós, contentamo-nos em che­ gar à conclusão de que:

em uma hora desse dia, Marte percorreu pouco menos de 1 minuto (52").

Terceira operação

• Distância percorrida por Marte

e m 12 horas e 56 minutos

Segundo o procedimento que lhe aca­ bamos de expor, um simples cálculo mental irá permitir-lhe chegar à seguinte conclusão: se Marte percorreu pouco menos de um minuto em uma hora, em

12 horas e 56 minutos, deverá ter coberto aproximadamente 11 minutos no Zodíaco.

Se você tiver alguma dúvida a este res­ peito, faça os cálculos da segunda e da terceira operações. O resultado exato a que você chegará será: 11 10".

Quarta operação

• Posição exata de Marte, e m 22 de

janeiro de 1963 às 12h 56'

Não esqueça de que naquele dia Marte estava em movimento retrógrado. Por­ tanto, é preciso subtrair, e não somar, ou seja:

20° 05'- 11'= 19° 54',

resultado que, obviamente, não se pode obter sem se realizar uma conversão prévia.

CÁLCULO

DA POSIÇÃO DE JÚPITER

Com relação a Júpiter, a Saturno, Urano, Netuno e Plutão, você quase não terá que fazer operações. Bastará um simples cálculo mental, como demonstramos no

caso de Marte. N o entanto, você deverá seguir, no mínimo, as quatro etapas in­ dispensáveis para calcular a posição exata de um astro. Portanto, correndo o risco de nos repetirmos, voltamos a lembrar que esta é uma regra absoluta.

Primeira operação

• Distância percorrida por Júpiter

e m 24 horas, naquele dia 13° 19' - 13° 06' = 13'.

Segunda operação

• Distância percorrida por Júpiter

e m uma hora 13': 24 = ?

Se você converter os 13 minutos em se­ gundos, para torná-los divisíveis por 24 através de um simples cálculo mental, você deverá partir do seguinte princípio:

Marte percorreu aproximadamente meio mi­ nuto, ou 30 segundos, em uma hora, nesse dia.

Aconselhamos a considerar esta última opção.

Terceira operação

• Distância percorrida por Júpiter e m 12 horas e 56 minutos

112 ou 0,5 x 12,56 = 6' aprox. (6' 28").

Quarta operação

• Posição exata de Júpiter e m 22 de janeiro de 1963 às 12h 56'

13° 6' + 6' aprox. = 13° 12'.

Anote:

Júpiter em Peixes, a 13° 12'.

Lembramos, a propósito, que é preciso anotar as posições dos astros em seu ca­ derno, à medida que as for encontrando. Assim, neste ponto, você deveria ter:

Sol em Aquário, a Io 41'. Lua em Sagitário, a 24° 21'.

Mercúrio em Capricórnio, a 27" 3', R (de retrógrado).

Vênus em Sagitário, a 14° 56'.

Marte em Leão, a 19" 54', R (de retró­ grado).

Júpiter em Peixes, a 13° 12'.

Cálculo mental ou cálculo de precisão?

Como viemos aconselhando, com re- lação a Marte e a Júpiter, uns simples cálculos mentais bastam para encontrar a posição exata. De fato, hoje em dia, os programas de computador para cal- cular as posições dos astros oferecem a possibilidade do uso de um mapa as- tral inteiramente calculado, em menos tempo do que se leva para pronunciá- lo, e você poderá vê-lo na tela do seu computador, tendo também a possibi- lidade de imprimi-lo. No entanto, in- sistimos para o fato de que uma pre- cisão milimetricamente perfeita das posições dos astros em um mapa astral não basta para se fazer uma boa inter- pretação. Pelo contrário, você deve ter em conta que nunca se tem nenhuma certeza sobre a exatidão da hora de nas-

cimento da pessoa da qual se vai cal- cular e construir o mapa astral. Bastam apenas alguns minutos (de tem- po) para que um astro (A Lua, principal- mente) se desloque 1 grau no Zodíaco. De fato, é necessário ser o mais exato possível nos cálculos e aconselhamos a verificá-los, mas sobretudo a seguir o de- senvolvimento das operações que per- mitem encontrar as posições dos astros. Somos categóricos: um simples cálculo mental é mais que suficiente para en- contrar as posições exatas de Marte, Jú- piter, além de Saturno, Urano e Plutão. Assim, definitivamente, aprendendo a co- locar os astros no Zodíaco do seu mapa astral, você compreenderá que só os graus e os signos nos quais o astro se en- contra são importantes.

Outline

Documentos relacionados