• Nenhum resultado encontrado

1. Quais são os componentes da demanda doméstica por artigos (ou bens)? 2. Quais são os componentes da demanda por bens produzidos internamente? 3. Por que devemos multiplicar Q por ε para obter o valor das importações?

4. Quais são os dois determinantes das importações? Explique brevemente como um aumento em cada uma delas afeta as importações.

5. Quais são os dois determinantes das exportações? Explique brevemente como um aumento em cada uma delas afeta as exportações.

6. Por que a linha NX tem a inclinação para baixo?

7. O que acontece ao tamanho do multiplicador quando se introduzem as exportações líquidas?

8. Qual o efeito que um aumento em G produz sobre a demanda, a linha ZZ, as importações, as exportações e as exportações líquidas?

9. Um aumento em Y* leva a um aumento nas exportações, um aumento na renda (Y) e a um aumento nas importações (à medida que aumenta Y). Dado que tanto as exportações como as importações aumentam, o que acontece com a balança comercial quando aumenta Y*?

10. Qual efeito um aumento em ε terá sobre os volumes de importações e de exportações? 11. Qual efeito um aumento em ε terá sobre o custo das importações?

12. Explique sucintamente o que se entende pela condição Marshall-Lerner.

13. Se prevalecer a condição Marshall-Lerner, qual efeito um aumento em ε terá sobre a relação NX?

14. Suponha que os responsáveis pela política tenham a intenção de reduzir um déficit comercial mantendo, ao mesmo tempo, Y sem variações. Que tipo de política para a taxa de câmbio e/ou fiscal devem adotar?

15. Suponha que NÃO prevaleça a condição Marshall-Lerner. Uma depreciação de 12% terá qual efeito sobre os volumes de importações e de exportações e sobre a balança comercial? 16. O que representa a curva J?

17. Em 1996, os Estados Unidos tiveram um déficit comercial. O que isso sugere acerca da relação entre a poupança privada, a poupança pública e o investimento?

18. Quais são os possíveis efeitos de um país que aumenta a sua poupança (privada ou pública)?

19. Qual efeito tem um aumento na propensão marginal a importar sobre o tamanho do multiplicador?

133

PROBLEMAS DE REVISÃO

1. Suponha que você tenha recebido as seguintes informações sobre uma economia:

C = 1200; I = 300; G = 500; X = 450 e Q = 400. Admita, além disso, que todas as variáveis se expressam em termos de bens domésticos.

a. Calcule o nível da ―demanda interna por bens‖, o nível da ―demanda por bens produzidos internamente‖ e as exportações líquidas. Qual é a diferença entre a demanda interna (ou doméstica) por bens e a demanda por bens produzidos internamente (ou domésticos)? Compare isso com a balança comercial.

b. Repita a análise do item a. Dessa vez, suponha, porém, que Q = 500 e que todas as outras variáveis permanecem constantes.

c. Repita a análise do item a. Dessa vez, suponha, porém, que X = 400. Utilize os valores originais para as outras variáveis.

d. Com base em sua análise dos itens a, b e c, sob qual condição a demanda por bens produzidos internamente será maior do que, menor do que ou igual à demanda interna por bens?

2. Suponha que o mercado de bens possa ser representado pelas seguintes equações de comportamento.

C = 500 + 0,5 YD I = 500 – 2000r + 0,1 Y G = 500

X = 0,1Y* + 100ε Q= 0,1Y - 100ε T = 400 Y* = 1000 r = 0,05 (5%) ε = 1

Z = C + I + G + X – ε Q Y = Z em equilíbrio a. Calcule o PIB de equilíbrio (Y).

b. Considerando sua resposta no item a, calcule C, I, X e Q.

c. Neste nível de produto, a economia está passando por um superávit ou por um déficit comercial?

d. Suponha que G aumente de 100 (para 600). Calcule o novo nível de equilíbrio do produto. Qual o tamanho do multiplicador?

e. Com base em sua resposta ao item d, calcule o novo nível de Q. Calcule a variação nas exportações líquidas provocada por este aumento em G.

3. Repita a análise desenvolvida na questão #2 (itens a – d). Suponha, porém, dessa vez que a propensão marginal a importar é 0,2. Ou seja, Q = 0,2Y - 100ε. Suponha que todas as outras variáveis permaneçam constantes.

4. Esta questão refere-se à sua análise nas questões # 2 e #3. Compare as variações em Y causadas pelo aumento em G assinalado nas questões #2 e #3. O que aconteceu ao tamanho do multiplicador à medida que aumenta a propensão marginal a importar?

5. Para cada um dos eventos que se seguem, suponha que o mercado de bens está inicialmente em equilíbrio e que existe um superávit comercial (NX >0) ao nível inicial do produto. Explique qual efeito cada um desses eventos terá sobre a demanda por bens produzidos

134 internamente, a linha ZZ, a produção de equilíbrio, as exportações, as importações, a balança comercial e a linha NX.

a. um corte nos impostos b. uma redução em G c. uma queda em Y* d. uma redução em ε

e. um aumento simultâneo em ε e em G

6. Suponha que a economia doméstica esteja inicialmente passando por um déficit comercial. Suponha, ademais, que as autoridades governamentais estão interessadas em eliminar o déficit comercial.

a. Que tipo de política (interna) deveria ser conduzido de modo a eliminar o déficit comercial? Qual efeito essa política teria sobre o produto? Explique.

b. Que tipo de política para a taxa de câmbio deveria ser conduzido de modo a eliminar o déficit comercial? Qual efeito essa política teria sobre o produto? Explique.

c. Suponha que os responsáveis pela política interna possam pôr pressão sobre os responsáveis pela política externa no sentido de alterar sua política fiscal. Que tipo de política fiscal externa poderia ser implementada com vistas a eliminar o déficit comercial? Qual efeito essa política teria sobre a produção doméstica e a produção estrangeira? Explique. 7. Suponha que o comércio esteja equilibrado (NX = 0) ao nível inicial do produto. Suponha, além disso, que o governo pretende aumentar Y e, ao mesmo tempo, deixar o comércio em estado de equilíbrio. Discuta e explique qual tipo de políticas deve ser adotado de modo a alcançar este objetivo.

8. Suponha que NX < 0 e que o governo tenha a intenção de aumentar Y e, simultaneamente, eliminar o déficit comercial em um novo nível de equilíbrio do produto. Discuta e explique qual tipo de políticas deve ser adotado de modo a alcançar este objetivo.

9. Suponha que Y seja demasiadamente elevada e que NX > 0. Suponha, ademais, que o governo deseje reduzir Y sem alterar o superávit comercial. Discuta e explique qual tipo de políticas deve ser adotado de modo a alcançar este objetivo.

10. Para esta questão, suponha que NÃO prevaleça a condição Marshall-Lerner. Suponha, ademais, que, no nível inicial do produto, existe um déficit comercial. Suponha, agora, que ocorre uma depreciação real da moeda.

a. Discuta e explique qual efeito essa depreciação terá sobre X, Q, NX, a linha NX, a linha ZZ e a produção doméstica. . No gráfico que se segue, ilustre os efeitos dessa depreciação. Aponte claramente, no gráfico, o novo equilíbrio.

135

b. Com base em sua análise desenvolvida ema, qual tipo de política de taxa de câmbio deveria ser adotada no curto prazo (quando não prevalece a condição Marshall-Lerner) de modo a expandir a atividade econômica?

11. Suponha que a taxa de câmbio real sofra uma depreciação de 12%. Para cada um dos casos seguintes, explique sucintamente se prevalece a condição Marshall-Lerner e explique qual efeito a desvalorização real de 12% terá sobre NX e Y.

a. X aumenta de 4%, Q cai de 6% b. X aumenta de 7%, Q cai de 4% c. X aumenta de 7%, Q cai de 6% d. X aumenta de 6%, Q cai de 7% e. X aumenta de 5%, Q cai de 9%

12. Suponha que prevaleça a condição Marshall-Lerner. Utilize a equação seguinte para responder à questão abaixo formulada.

NX = S = (T - G) – I

Para cada um dos eventos que se seguem, explique o que ocorre com as exportações líquidas, com a produção, e com cada uma das variáveis do lado direito da equação acima.

a. decréscimo em Y* b.decréscimo de T

c. decréscimo em ε d. decréscimo em G

e. simultâneo decréscimo em G e decréscimo em Y*

NX déficit comercial YTB 0 Produto A ZZ Demanda,Z Linha de 45º Y Produto Exportações Líquidas, NX

136

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

Obs.: A menos que especificado em contrário, suponha sempre que prevaleça a condição Marshall- Lerner.

Utilize os dados abaixo fornecidos para responder às questões 1 e 2. Suponha a economia interna em estado de equilíbrio e que:

C = 1000 I = 200 G = 400 Exportações = 300 Importações = 350

Todas as variáveis acima estão medidas em termos de bens produzidos internamente. 1. O nível da ―demanda por bens produzidos internamente‖ é:

a. 1550 b. 1600 c. 1900 d. 2250

2. O nível da ―demanda doméstica por bens‖ é: a. 1550 b. 1600 c. 1900 d. 2250

3. Qual das expressões que se seguem representa a ―demanda por bens produzidos internamente‖?

a. C + I + G b. C + I + G + X c. C + I + G + εX – Q

d. todas as expressões acima e. nenhuma das expressões acima 4. Qual das expressões que se seguem representa as exportações líquidas (NX)? a. X - Q b. Q - X c. Q - εX d. X – εQ

5. Qual dos seguintes eventos seria capaz de produzir uma redução nas exportações? a. aumento em ε b. aumento em Y c. redução em Y* d. todas esses eventos 6. Qual dos seguintes eventos seria capaz de produzir uma redução nas importações? a. aumento em Y* b. redução em Y* c. aumento em ε d. aumento em Y 7. A linha de exportações líquidas tem inclinação para baixo devido aos efeitos de: a. Y sobre Q b. Y* sobre X c. ε sobre X d. ε sobre Q

137 8. No modelo apresentado neste capítulo, uma redução em G provocará:

a. um deslocamento para baixo pela variação em G tanto da linha ZZ como da linha NX b. uma redução em Y e uma redução nas importações

c. um aumento nas exportações e um aumento nas exportações líquidas

d. um aumento nas exportações líquidas e um deslocamento para cima da linha de exportações líquidas

9. Qual dos seguintes eventos acarretará um aumento tanto de Y como de NX? a. aumento em ε b. redução em Y* c. aumento em G d. redução em T 10. Um aumento na propensão marginal a importar levará:

a. a inclinação da linha ZZ a ficar menos acentuada e uma determinada variação em G a ter um efeito menor sobre a produção

b. a inclinação da linha ZZ a ficar menos acentuada e uma determinada variação em G a ter um efeito maior sobre a produção

c. a inclinação da linha ZZ a ficar mais acentuada e uma determinada variação em G a ter um efeito menor sobre a produção

d. a inclinação da linha ZZ a ficar mais acentuada e uma determinada variação em G a ter um efeito maior sobre a produção

11. Suponha que prevaleça a condição Marshall-Lerner. Uma valorização real da moeda acarretará:

a. um deslocamento para cima da linha NX b. uma redução em NX c. um aumento em Y d. todos esses eventos 12. Uma redução em Y* tenderá a provocar:

a. um deslocamento para baixo da linha ZZ b. um deslocamento para baixo da linha NX c. uma redução de Y

d. todas os eventos acima f. nenhuma dos eventos acima

13. Suponha que o governo pretenda aumentar Y e deixar NX sem alterações. O governo, neste caso, deveria:

a. aumentar G b. reduzir T c. aumentar G e aumentar ε d. aumentar ε

14. Suponha que o governo pretenda reduzir Y e aumentar NX. Qual das seguintes políticas estaria mais próxima de alcançar essas metas?

138 15. Suponha que NÃO esteja prevalecendo a condição Marshall-Lerner. Uma depreciação real da moeda tenderá a acarretar:

a. uma redução em NX e uma redução em Y b. um aumento em NX e uma redução em Y c. um aumento em NX e um aumento em Y d. uma redução em NX e um aumento em Y 16. A curva J ilustra os efeitos de:

a. Y sobre NX b. Y* sobre as exportações c. uma desvalorização real sobre NX d. Y sobre as importações 17. O mercado de bens está em equilíbrio quando:

a. NX = 0

b. Y é igual à demanda por bens produzidos internamente c. Y é igual à demanda interna por bens

d. a demanda interna é igual à demanda por bens produzidos internamente

18. No modelo apresentado neste capítulo, uma redução no déficit orçamentário causaria: a. um aumento em NX b. um aumento em I c. uma redução na poupança

d. todos esses eventos

19. No modelo apresentado neste capítulo, um superávit comercial (NX > 0) indica que: a. a poupança pública mais a privada excede o investimento

b. existe um déficit orçamentário c. existe um superávit orçamentário d. a economia está em equilíbrio

139

EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 20 DO BLANCHARD