• Nenhum resultado encontrado

1. Quais são os dois determinantes do investimento? 2. O que a curva IS representa?

3. Por que a curva IS tem inclinação para baixo?

4. Mudanças em quais variáveis causam o deslocamento da curva IS? 5. O que a curva LM representa?

6. Por que a curva LM tem inclinação para cima?

7. Mudanças em quais variáveis causam o deslocamento da curva LM? 8. O que se deve entender por equilíbrio geral no modelo IS-LM?

9. Por que são ambíguos os efeitos da política fiscal sobre o investimento? 10. Qual efeito terá sobre Y e i uma expansão fiscal?

11. Qual efeito terá sobre Y e i uma expansão monetária? 12. O que se deve entender por combinação de políticas?

13.No modelo IS-LM que incorpora a dinâmica, quais mercados (o de bens ou os financeiros) responderão mais rapidamente a uma variação na oferta de moeda?

PROBLEMAS DE REVISÃO

1. Suponha que o investimento seja representado pela expressão I = 200 – 20 i + 0,1Y.

a. Seja Y = 5000. Calcule o nível de investimento para os seguintes valores de i: 5%, 10% e 15%. Faça i = 5 quando a taxa de juros é 5% e assim por diante. O que acontece com o investimento à medida que aumenta a taxa de juros i?

b. Seja i = 5. Calcule o nível de investimento para os seguintes valores de Y: 5500, 6000 e 6500. O que acontece com I à medida que Y cresce?

78 2. Suponha que o mercado de bens seja representado pelas seguintes equações:

C = 180 + 0,7 YD YD = Y – T T = 400

I = 100 – 18 i + 0,1 Y G = 400 Y = C + I + G

a. Ache o nível de produção de equilíbrio. Ou seja, obtenha uma equação com Y do lado esquerdo e todas as outras variáveis do lado direito.

b. Calcule o nível de produção que ocorre quando a taxa de juros i for: 5%, 10%, 15% e 20% (isto é, i = 5 e assim por diante). Numa folha separada de papel, ponha em um gráfico essas quatro combinações de i e Y. O que essa curva representa?

c. À medida que o mercado de bens se ajusta a esses aumentos em i, o que acontece com o consumo, a poupança e o investimento? Explique concisamente porque cada variável está sujeita a variações.

d. Calcule o nível de produção de equilíbrio quando i = 8% (seja i = 8). Em seu gráfico, onde se localiza este ponto? Suponha que i continue sendo 8%. Calcule o nível de produção de equilíbrio quando G aumenta de 100 (passa para 500). Qual é o tamanho do multiplicador? e. O que sua análise no item d sugere a respeito do que acontece com a curva IS em seu gráfico? Explique em poucas palavras.

3. Suponha que o mercado de bens seja representado pelas equações apresentadas na questão #2. Observe que nenhum cálculo é necessário aqui, apenas breves explicações. Explique, então o que deveria ocorrer com a curva IS em conseqüência de cada um dos seguintes eventos:

a. redução da taxa de juros b. aumento da taxa de juros

c. uma redução em c0 de 180 para 100

d. um aumento nos impostos

4. Suponha que a moeda seja representada apenas pelas moedas metálicas e notas retidas pelos indivíduos (ou seja, não existem depósitos sacáveis nos bancos). Suponha que um indivíduo, dada sua renda corrente, deseja sempre ter bastante dinheiro à mão para comprar por dia três garrafas de sua bebida predileta.

a. Suponha que uma garrafa desta bebida custe $1. Quanto dinheiro em moedas e notas esse indivíduo irá reter? Essa é a sua demanda nominal por moeda.

b. Suponha agora que o preço da bebida aumenta para $1,20. O que ocorrerá à sua demanda nominal por moeda? Quanto, em notas e moedas metálicas (em termos nominais), esse indivíduo passará a reter? Explique.

c. Por simplicidade, suponha que o deflator do PIB aumente de 1 para 1,2 durante este mesmo período. O que aconteceu com a demanda real por moeda desse indivíduo? Explique sucintamente.

d. Suponha agora que a renda real do indivíduo tenha aumentado. Explique sucintamente o que irá ocorrer com o seu consumo (inclusive seu consumo da bebida). O que você acha que irá ocorrer à demanda real por moeda do indivíduo. Explique em poucas palavras.

79 5. Utilize os gráficos abaixo para responder às questões que se seguem.

a. Seja inicialmente i = i0 e Y = Y0. Suponha que Y caia para Y1. Ilustre o que acontece à

demanda por moeda como conseqüência desta queda em Y. À taxa inicial de juros, que tipo de situação é esta? Explique sucintamente.

b. O que deve ocorrer a i em conseqüência desta queda em Y? Explique em poucas palavras. Denomine A‘ a este novo equilíbrio. No gráfico à direita, plote os pontos A e A‘.

c. Repita a análise dos itens (a) e (b), supondo que Y caia mais ainda para Y2. Denomine A‖

a este novo equilíbrio e plote-o no gráfico da direita.

d. O que essa plotagem de pontos no gráfico acima representa? Explique.

Taxa de juros MS A Md i0 M/P Taxa de juros Y0 Y

80 6. Utilize os gráficos abaixo para responder às questões que se seguem.

a. Seja inicialmente i = i0 e Y = Y0. Suponha que a oferta efetiva de moeda caia para M‘/P.

Ilustre o que acontece à curva de oferta efetiva de moeda como conseqüência desta queda em M/P. À taxa inicial de juros, que tipo de situação é esta? Explique sucintamente.

b. . O que deve ocorrer a i em conseqüência desta queda na oferta efetiva de moeda? Explique em poucas palavras. Denomine A‘ a este novo equilíbrio.

c. Qual o efeito que esta redução na oferta efetiva de moeda tem sobre a posição da curva LM? Ilustre esse efeito no gráfico acima.

7. Suponha que a oferta efetiva de moeda e a demanda efetiva de moeda sejam representadas pelas seguintes equações:

Md = 6Y – 120 i MS = 5400

a. Iguale as expressões acima para a demanda efetiva de moeda e a oferta efetiva de moeda e ache i. Ou seja, i deve ficar no lado esquerdo com todas as outras variáveis no lado direito. b. Calcule i quando Y é igual a 1000, 1100 e 1200. Em uma folha separada de papel, plote essas combinações de i e Y. O que esta curva representa?

c. Calcule i quando Y = 1400. Onde se situa este ponto na curva? Suponha que Y permaneça em 1400. Suponha que a oferta real de moeda caia para 5000. Calcule a nova taxa de juros de equilíbrio i quando M cai de 400. De quanto varia a taxa de juros i?

d. O que sua análise do item (c) sugere que vai acontecer à curva LM? Explique sucintamente. Taxa de juros, i MS A Md i0 M/P Taxa de juros Y0 Y

81 8. Utilize o gráfico abaixo para responder às questões que se seguem. Suponha que os mercados financeiros estão em equilíbrio e que Y não varie.

a. Qual o feito que tem o crescente uso e disponibilidade dos cartões de crédito sobre a demanda por moeda? Explique em poucas palavras.

b. Ilustre os efeitos disso sobre a demanda por moeda no gráfico acima. Explique sucintamente o deve se passar com a taxa de juros i para que se restaure o equilíbrio.

c. O que sua análise sugere que aconteça à posição da curva LM, dado que a renda (Y) não sofreu variações?

d. Durante os períodos de férias, os indivíduos com freqüência aumentam as quantidades de moeda retidas em seu poder, ainda que a taxa de juros e suas rendas não tenham variado. Qual o efeito que este comportamento teria sobre a curva LM? Explique em poucas palavras. 9. Utilize o modelo IS-LM para responder às perguntas que se seguem.

a. Suponha que aumentem as compras governamentais. Qual o efeito que terão sobre a curva IS e sobre a curva LM?

b. Qual efeito terá este aumento em G sobre a taxa de juros i e sobre Y?

c. Qual efeito terá este aumento em G sobre o consumo e a poupança? Explique em poucas palavras.

d. Qual efeito terá este aumento em G sobre o investimento?

Observação: Certifique-se de que consegue ilustrar graficamente os efeitos dessa variação em G. LM Y A M Md MS A i0

82 10. Utilize o modelo IS-LM para responder às perguntas que se seguem.

a. Suponha que decresça a oferta de moeda. Qual efeito terá isso sobre a curva IS e sobre a curva LM?

b. Qual efeito terá este decréscimo de M sobre a taxa de juros i e sobre Y?

c. Qual efeito terá este decréscimo de M sobre o consumo e a poupança? Explique sucintamente.

d. Qual efeito terá este decréscimo de M sobre o investimento?

Observação: Certifique-se de que consegue ilustrar graficamente os efeitos dessa variação em M.

11. Os efeitos de uma expansão fiscal sobre o investimento são ambíguos. a. Por que são ambíguos?

b. É possível que o investimento aumente quando aumentam as compras governamentais? Explique.

c. É possível que o investimento aumente quando G se reduz? Explique.

12. Suponha que a economia seja representada pelas seguintes equações (idênticas, aliás, a aquelas incluídas nas questões #2 e #7).

Md = 6Y – 120 i MS = 5400

C = 180 + 0,7 YD YD = Y – T T = 400

I = 100 – 18 i + 0,1 Y G = 400 Y = C + I + G

a. Escreva a equação de equilíbrio do mercado de bens. Em particular, procure e ache o nível de produção de equilíbrio. Ou seja, obtenha uma equação com Y do lado esquerdo e todas as outras variáveis do lado direito. Recorde-se que você já fez isso no item a da #2.

b. Escreva a equação que fornece a taxa i de equilíbrio no mercado financeiro. Em particular, iguale as expressões acima para a demanda efetiva de moeda e a oferta efetiva de moeda e ache i. Ou seja, i deverá aparecer do lado esquerdo, com todas as outras variáveis do lado direito. Recorde-se que você já fez isso no item a da questão #7.

c. Leve a expressão para i (no item (b)) para sua equação para Y (no item (a)). Calcule então o nível de equilíbrio geral da produção.

d. Calcule a taxa de juros de equilíbrio i, levando o valor de Y do item (c) para sua equação em (b).

e. Neste nível de equilíbrio, qual é o nível de consumo e de investimento?

f. Calcule o novo valor de equilíbrio de Y, i, C e I, quando G aumenta de 10 (isto é, de 400 para 410). O que aconteceu ao investimento como resultado desta expansão fiscal? Comente brevemente.

g. Usando os valores originais das variáveis, calcule os novos valores de equilíbrio de Y, i, C e I quando M aumenta de 200 (de 5400 para 5600). O que aconteceu ao investimento como resultado desta expansão monetária?

83 13. Utilize o gráfico abaixo para responder às questões que se seguem. Suponha que, inicialmente, a economia se encontre no ponto A do gráfico. Admita que o dispêndio governamental esteja aumentando.

a. Qual efeito terá este aumento em G sobre a curva IS?

b. Suponha que o Banco Central deseje manter i em seu nível inicial. Que tipo de política deve perseguir o Banco Central (isto é, contracionista ou expansionista) para manter a taxa de juros em seu nível inicial? Qual efeito terá esta política do Banco Central sobre a curva LM? Ilustre os efeitos de uma G mais elevada e a resposta do Banco Central sobre as curvas IS e LM. Em seu gráfico, aponte claramente o novo equilíbrio.

c. O que acontece ao consumo, à poupança e ao investimento como resultado desta combinação de políticas. Explique sucintamente.

14. Utilize o gráfico abaixo para responder às questões que se seguem. Suponha que, inicialmente, a economia se encontre no ponto A do gráfico. Suponha que os impostos tenham sido reduzidos.

a. Qual efeito terá este corte em T sobre a curva IS?

b. Suponha que o Banco Central deseje manter Y em seu nível inicial. Que tipo de política deve perseguir o Banco Central (isto é, contracionista ou expansionista) para manter a produção em seu nível inicial? Qual efeito terá esta política do Banco Central sobre a curva LM? Ilustre os efeitos de um T mais reduzido e a resposta do Banco Central sobre as curvas IS e LM. Em seu gráfico, aponte claramente o novo equilíbrio.

c. O que acontece ao consumo, à poupança e ao investimento em decorrência desta combinação de políticas? Explique sucintamente.

Taxa de juros

LM A

i

84 15. Discuta brevemente qual efeito cada um dos seguintes eventos terá sobre a curva IS, a curva LM, a produção, a taxa de juros, o consumo e o investimento.

a. um aumento na confiança dos consumidores b. uma redução na confiança dos consumidores c. um aumento no uso dos cartões de crédito

16. Suponha que Y responda lentamente a variações na demanda (isto é, leve a dinâmica em conta). Suponha que haja um aumento dos impostos.

a. Qual efeito isso terá sobre a curva IS? Explique sucintamente.

b. Utilize o gráfico abaixo para responder às questões que se seguem. Em seu gráfico IS-LM, trace o caminho que a economia toma em resposta a este aumento dos impostos. Qual será o equilíbrio final. Mostre isso em seu gráfico.

c. O que acontece ao consumo, à taxa de juros e ao investimento durante este ajustamento?

Taxa de juros

LM A

i

85 17. Suponha que Y responde lentamente a variações na demanda (ou seja, leva a dinâmica em conta). Suponha que haja um aumento na oferta de moeda.

a. Qual efeito isso terá sobre a curva LM? Explique sucintamente.

b. Utilize o gráfico abaixo para responder às questões que se seguem. Em seu gráfico IS-LM, trace o caminho que a economia toma em resposta a este aumento da oferta de moeda. Qual será o equilíbrio final? Mostre isso em seu gráfico.

c. O que acontece ao consumo, à taxa de juros e ao investimento durante este ajustamento?

Taxa de juros LM A i Y Produto, Y Taxa de juros LM A i Y Produto, Y

86 18. Suponha que o investimento seja independente da taxa de juros. Ou seja, variações em i não têm qualquer efeito sobre I.

a. Como seria a curva IS em uma tal economia. Explique sucintamente.

b. Em uma tal economia, em qual escala as variações na oferta de moeda afetariam a produção? Explique.

c. Em uma tal economia, em qual escala as variações em G (ou nos impostos) afetaria a produção? Explique.

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1. No modelo IS-LM, um aumento na renda (Y), tudo o mais permanecendo constante, causará:

a. um aumento no consumo

b. um aumento na demanda por moeda c. um aumento no investimento

d. nenhum dos eventos acima

2. No modelo IS-LM, um aumento na taxa de juros i, tudo o mais permanecendo constante, causará:

a. um aumento na oferta de moeda b. uma redução no investimento c. uma redução na oferta de moeda d. nenhum dos eventos acima 3. Um corte nos impostos causará:

a. um deslocamento da curva IS para a direita b. um deslocamento da curva IS para a esquerda c. um deslocamento da curva LM para baixo d. um deslocamento da curva LM para cima 4. Uma redução nas compras do governo causará: a. um deslocamento da curva IS para a direita b. um deslocamento da curva IS para a esquerda c. um deslocamento da curva LM para baixo d. um deslocamento da curva LM para cima

5. Um aumento da confiança dos consumidores causará: a. um deslocamento da curva IS para a direita

b. um deslocamento da curva IS para a esquerda c. um deslocamento da curva LM para baixo d. um deslocamento da curva LM para cima 6. Uma redução da oferta de moeda causará: a. um deslocamento da curva IS para a direita b. um deslocamento da curva IS para a esquerda c. um deslocamento da curva LM para baixo d. um deslocamento da curva LM para cima

87 7. Um aumento da demanda de moeda causado por fatores outros que não uma variação da renda (ou da taxa de juros) causará:

a. um deslocamento da curva IS para a direita b. um deslocamento da curva IS para a esquerda c. um deslocamento da curva LM para baixo d. um deslocamento da curva LM para cima 8. A curva IS tem a inclinação para baixo porque:

a. um aumento das compras governamentais gera um aumento na renda b. um aumento da oferta de moeda gera um aumento na renda

c. uma redução da taxa de juros gera um aumento no investimento e na renda d. um aumento da taxa de juros gera uma redução na demanda por moeda 9. A curva LM tem inclinação para cima porque:

a. um aumento da renda gera um aumento na demanda por moeda e um aumento da taxa de juros

b. um aumento na oferta de moeda gera uma redução da taxa de juros c. uma redução na oferta de moeda gera um aumento da taxa de juros d. ocorrem todos os eventos acima

10. Uma compra de títulos pelo Fed ou por outro Banco Central qualquer gerará: a. um deslocamento para cima da curva LM

b. um deslocamento para baixo da curva LM

c. uma taxa de juros menor, um aumento no investimento e um deslocamento para a direita da curva IS

d. uma taxa de juros maior, uma redução no investimento e um deslocamento para a esquerda da curva IS

11. No modelo IS-LM apresentado neste capítulo, sabemos com certeza que uma expansão fiscal causará:

a. um aumento na taxa de juros e um deslocamento para cima da curva LM b. um aumento da taxa de juros e um aumento na produção

c. um aumento da taxa de juros e uma redução no investimento d. um aumento na produção e um aumento no investimento 12. Uma contração monetária causará:

a. um aumento na taxa de juros e uma redução no investimento

b. um aumento em i, uma redução em I e um deslocamento para a esquerda da curva IS c. um deslocamento para baixo da curva LM

d. uma redução em Y, uma redução na demanda por moeda e uma redução da taxa de juros 13. Uma expansão monetária, combinada a uma expansão fiscal, causará:

a. um aumento em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i b. uma redução em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i c. um aumento em i com efeitos ambíguos sobre Y

88 14. Uma expansão monetária, combinada a uma contração fiscal, causará:

a. um aumento em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i b. uma redução em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i c. um aumento em i com efeitos ambíguos sobre Y

d. uma redução em i com efeitos ambíguos sobre Y

15. Uma contração monetária, combinada a uma expansão fiscal, causará: a. um aumento em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i

b. uma redução em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i c. um aumento em i com efeitos ambíguos sobre Y

d. uma redução em i com efeitos ambíguos sobre Y

16. Uma contração monetária, combinada a uma contração fiscal, causará: a. um aumento em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i

b. uma redução em Y com efeitos ambíguos sobre a taxa de juros i c. um aumento em i com efeitos ambíguos sobre Y

d. uma redução em i com efeitos ambíguos sobre Y

17. No modelo IS-LM que incorpora o ajustamento dinâmico do mercado de bens, sabemos que uma variação na oferta de moeda será responsável por:

a. uma variação imediata da taxa de juros sem variações na produção b. uma variação imediata tanto na taxa de juros como na produção c. deslocamentos tanto da curva IS como da curva LM

d. nenhum dos eventos acima

18. No modelo IS-LM que incorpora o ajustamento dinâmico do mercado de bens, sabemos que uma redução da oferta de moeda será responsável por:

a. um ajustamento imediato da taxa de juros ao nível final de equilíbrio geral

b. uma elevação inicial da taxa de juros para acima do seu nível final de equilíbrio geral c. um ajustamento imediato da produção

d. nenhum dos eventos acima

19. No modelo IS-LM que incorpora o ajustamento dinâmico do mercado de bens, sabemos que uma variação na oferta de moeda será responsável por:

a. um ajustamento imediato da taxa de juros ao nível final de equilíbrio geral

b. uma elevação inicial da taxa de juros para acima do seu nível final de equilíbrio geral c. um ajustamento lento, ao longo do tempo, da produção e, portanto, da taxa de juros d. um aumento na taxa de juros e um deslocamento para a esquerda da curva IS.

89

Capítulo 6

O MERCADO TRABALHO