• Nenhum resultado encontrado

1.Quais são as três noções de abertura?

2. Discuta brevemente o que são tarifas, cotas e controles de capital. 3. Explique como podem as exportações exceder o PIB.

4. Defina E, a taxa de câmbio nominal.

5. Qual é o efeito de um aumento em E sobre o valor do dólar? 6. Quando o dólar deprecia, o que acontece com E?

7. Defina a taxa de câmbio real.

8. O que acontece com o preço dos artigos alemães em termos de artigos dos EUA quando aumenta a taxa de câmbio real?

9. Um aumento em ε corresponde a uma valorização real ou a uma depreciação real da moeda doméstica?

10. O que é que o balanço de pagamentos mede?

11. Como é composta a taxa de câmbio real multilateral dos Estados Unidos? 12. Quais são os diferentes tipos de transações incluídos na conta corrente? 13. Quais são os diferentes tipos de transações incluídos na conta de capital?

14. Suponha que a taxa de câmbio nominal corrente entre o dólar e o euro seja Et. Quantos

euros você pode obter com um dólar? 15. O que representa a expressão Eet+1?

16. Suponha que você tenha um dólar para investir em títulos alemães. Qual é a expressãoq eu representa o retorno esperado desses títulos alemães medido em dólares?

17. O que representa a expressão (Ee - E)/E?

18. Suponha que a taxa de juros nominal de um ano nos Estados Unidos seja 6% e na Alemanha seja 4%. Suponha, além do mais, que se mantém a relação de arbitragem. Com base nesta informação, pergunta-se: a expectativa é que o dólar se aprecie ou deprecie no próximo ano? De quanto?

PROBLEMAS DE REVISÃO

1. Suponha que a taxa de câmbio dólar/euro na segunda-feira seja 0,60 e que na sexta-feira seguinte tenha passado a 0,68.

a. Discuta brevemente o que aconteceu ao preço da moeda estrangeira em termos de moeda doméstica.

b. Quantos dólares podem ser comprados com 1 euro na segunda-feira? Quantos dólares podem ser comprados com 1 euro na sexta-feira?

c. O valor do dólar sofreu apreciação ou depreciação ao longo da semana? Explique em poucas palavras.

d. O dólar valorizou ou depreciou durante a semana?

7

Os exercícios dos capítulos 18 a 21 estão de acordo com a 2ª edição e a 3ª edição do livro do Blanchard, mas não são compatíveis com a 4ª edição.

125 e. O que ocorreu a E (taxa de câmbio nominal) durante esta semana?

2. Suponha que a taxa de câmbio dólar/euro na segunda-feira seja 0,60 e que na sexta-feira seguinte tenha passado a 0,50.

a. Discuta brevemente o que aconteceu ao preço da moeda estrangeira em termos de moeda doméstica.

b. Quantos dólares podem ser comprados com 1 euro na segunda-feira? Quantos dólares podem ser comprados com 1 euro na sexta-feira?

c. O valor do dólar sofreu apreciação ou depreciação ao longo da semana? Explique em poucas palavras.

d. O dólar valorizou ou depreciou durante a semana? e. O que ocorreu a E durante esta semana?

3. Suponha que a taxa de câmbio nominal E (conforme definida no capítulo) tenha diminuído. a. O que a queda em E sugere a respeito do preço das moedas estrangeiras em relação ao dólar?

b. O valor do dólar aumentou ou diminuiu? c. O dólar valorizou ou depreciou?

4. Suponha que a taxa nominal de câmbio dólar/euro de uma semana atrás fosse 0,60.

a. Se o dólar sofreu uma depreciação de 10% na semana passada, qual é a taxa corrente de câmbio dólar/euro?

b. Se o dólar sofreu uma depreciação de 20% na semana passada, qual é a taxa corrente de câmbio dólar/euro?

c. Se o dólar se valorizou 10% na semana passada, qual é a taxa corrente de câmbio dólar/euro?

d. Se o dólar se valorizou 20% na semana passada, qual é a taxa corrente de câmbio dólar/euro?

5. Suponha que uma garrafa de vinho alemão custe 30 euros.

a. Calcule o preço em dólar da garrafa de vinho alemão para cada uma das seguintes taxas de câmbio dólar/euro: 0,4; 0,5; 0,6 e 0,7.

b. O que acontece ao preço da garrafa de vinho alemão medido em dólares quando E se eleva? c. O que sua análise sugere que aconteça ao preço dos artigos estrangeiros medidos em dólar quando E se eleva?

d. O que sua análise sugere que aconteça ao preço dos artigos estrangeiros medidos em dólar quando E se reduz?

6. Suponha que uma garrafa de vinho doméstico norte-americano custe $ 10 e uma garrafa de vinho alemão custe 30 euros.

a. Para cada uma das seguintes taxas de câmbio dólar/euro, calcule a razão do preço de uma garrafa de vinho alemão para o preço de uma garrafa de vinho norte-americano: 0,4; 0,5; 0,6 e 0,7.

b. Com base em sua análise, o que acontece ao preço de um artigo alemão (no caso, uma garrafa de vinho) em termos de um artigo americano (no caso, uma garrafa de vinho), quando E aumenta?

126 c. Com base em sua análise, o que acontece ao preço de um artigo alemão (no caso, uma garrafa de vinho) em termos de um artigo americano (no caso, uma garrafa de vinho), quando E diminui?

7. Seja P o deflator do PIB nos Estados Unidos e P* o deflator do PIB na Alemanha. Suponha P = 1,6 e P* = 1,1.

a. Calcule a taxa de câmbio real para cada uma das seguintes taxas de câmbio nominal dólar/euro: 0,4; 0,5; 0,6 e 0,7.

b. O que acontece à taxa de câmbio real quando E aumenta?

c. O que acontece com o preço dos artigos alemães em termos dos artigos norte-americanos quando E aumenta?

d. Um aumento em E provoca uma apreciação real ou uma desvalorização real do dólar? 8. Utilize os seguintes dados para responder às questões:

E P P* 1996 0,60 1,5 1,2 1997 0,66 1,65 1,25

Obs.: E é a taxa de câmbio nominal dólar/euro.

a. Calcule a taxa de câmbio real em 1996 e 1997.

b. De quanto foi a variação percentual na taxa de câmbio real entre 1996 e 1997? Esta variação na taxa de câmbio real representa uma apreciação real ou uma depreciação real? c. Calcule a variação percentual na taxa de câmbio nominal entre os dois anos. Esta variação representa uma apreciação nominal ou uma depreciação nominal do dólar?

d. Calcule a variação percentual em P e em P*.

e. A apreciação (ou a depreciação) nominal foi maior, igual ou menor do que a apreciação (ou a depreciação) real? Explique.

9. Suponha que tanto P como P* estejam crescendo. Suponha agora que o dólar experimente uma depreciação nominal de 5%.

a. Qual país está experimentando uma taxa mais alta de inflação se a moeda doméstica estiver passando por uma real valorização? Explique em poucas palavras.

b. Qual país está experimentando uma taxa mais alta de inflação se a moeda doméstica estiver passando por uma real depreciação?

c. Compare as variações em P e em P* caso a taxa real de câmbio não varie.

10. Suponha que você tenha um dólar e deseje obter a moeda alemã, presentemente o euro. a. Calcule quantos euros você obterá com cada uma das seguintes taxas de câmbio nominal: 0,4; 0,5; 0,6 e 0,7.

b. Quando E aumenta, o que acontece à quantidade de euros que você obtém com um dólar. Explique em poucas palavras.

11. Seja i*t a taxa de juros de um ano obtida com títulos alemães. Seja i*t = 0,10 (10%).

Suponha que você tenha um dólar e quer adquirir títulos alemães. Com base em sua análise na questão # 10, calcule quantos euros você terá ao final de um ano quando E for igual a 0,4; 0,5; 0,6 e 0,7.

127 12. Com base em sua análise da questão # 11, calcule o número de dólares que você deve receber por cada dólar investido se você considera que a taxa nominal de câmbio no próximo ano será de 1,0.

13. Utilize a informação que se segue e a equação (18.4) no capítulo correspondente do livro pra responder a esta questão:

i* = 0,10; Et = 0,6; e Eet=1 = 0,7

a. Com base na informação acima, qual deve ser a taxa de juros doméstica para que se mantenha a relação de arbitragem?

b. i é igual a i*? Se i não for igual a i*, qual título tem o retorno esperado mais elevado (medido em dólares)? Explique.

14. Utilize a informação que se segue e a equação (18.4) no capítulo correspondente do livro pra responder a esta questão:

i* = 0,06 e Et = 0,6

a. Suponha Eet=1 = 0,58. As pessoas estão esperando que o dólar se valorize ou que se

deprecie? Calcule a taxa esperada seja de valorização, seja de depreciação. Com base em sua análise, qual deveria ser a taxa de juros doméstica para satisfazer a relação de arbitragem? b. Suponha agora Eet=1 = 0,59. As pessoas estão esperando que o dólar se valorize ou que se

deprecie? Calcule a taxa esperada seja de valorização, seja de depreciação. Com base em sua análise, qual deveria ser a taxa de juros doméstica para satisfazer a relação de arbitragem? c. Suponha agora Eet=1 = 0,62. As pessoas estão esperando que o dólar se valorize ou que se

deprecie? Calcule a taxa esperada seja de valorização, seja de depreciação. Com base em sua análise, qual deveria ser a taxa de juros doméstica para satisfazer a relação de arbitragem? 15. Suponha que existe a expectativa do dólar se depreciar no próximo ano. A relação de arbitragem indica que a taxa de juros dos EUA é maior do que, igual a ou menor do que a taxa de juros do estrangeiro? Explique sucintamente.

16. Suponha que existe a expectativa do dólar se valorizar no próximo ano. A relação de arbitragem indica que a taxa de juros dos EUA é maior do que, igual a ou menor do que a taxa de juros do estrangeiro? Explique sucintamente.

17. Para cada um dos casos abaixo, determine se o indivíduo deve comprar títulos dos EUA ou do estrangeiro.

a. i = 4%; i* = 6%, depreciação esperada do dólar de 3% b. i = 4%; i* = 6%, depreciação esperada do dólar de 1% c. i = 4%; i* = 6%, depreciação esperada do dólar de 2% d. i = 6%; i* = 5%, depreciação esperada do dólar de 3% e. i = 6%; i* = 5%, depreciação esperada do dólar de 1% f. i = 6%; i* = 5%, depreciação esperada do dólar de 2% g. i = 5%; i* = 5%, depreciação esperada do dólar de 3% h. i = 5%; i* = 5%, valorização esperada do dólar de 1% i. i = 5%; i* = 5%, valorização esperada do dólar de 2% j. i = 5%; i* = 5%, depreciação esperada do dólar de 0%

128

QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1. A taxa de câmbio nominal é:

a. a quantidade de unidades de moeda doméstica que você consegue com uma unidade de moeda estrangeira

b. o preço da moeda estrangeira em termos da moeda doméstica

c. a quantidade de unidades de moeda estrangeira que você consegue com uma unidade de moeda doméstica

d. tanto a como b e. tanto b como c

2. A taxa de câmbio real é: a. EP / P*

b. o preço dos artigos estrangeiros em termos dos artigos domésticos c. o preço dos artigos domésticos em termos dos artigos estrangeiros d. tanto a como b

3. Um aumento em E representa:

a. uma valorização real b. uma depreciação real c. uma valorização nominal d. uma depreciação nominal

4. Quando aumenta o valor do dólar (em termos de euros), sabemos que:

a. aumenta E b. diminui E c. o dólar se depreciou d. nenhuma dessas respostas

5. Uma depreciação do dólar indica que: a. E diminuiu

b. é necessária maior quantidade de moeda doméstica para adquirir uma unidade de moeda estrangeira

c. E aumentou d. tanto b como c

6. Quando o dólar se valoriza, sabemos que:

a. o preço em dólar da moeda estrangeira aumentou b. o preço em dólar da moeda estrangeira diminuiu c. aumentou E

d. nenhuma das respostas anteriores

7. Qual das seguintes expressões representa a taxa de câmbio real? a. EP*/P b. EP/P* c. P*/EP d. P/EP*

129 8. Um aumento na taxa de câmbio real indica que:

a. os artigos estrangeiros estão agora relativamente mais caros comparativamente aos artigos domésticos

b. os artigos domésticos estão agora relativamente mais caros comparativamente aos artigos estrangeiros

c. ocorreu uma desvalorização real da moeda doméstica d. tanto b como c

9. Uma redução na taxa de câmbio real indica que:

a. os artigos estrangeiros estão agora relativamente mais caros comparativamente aos artigos domésticos

b. os artigos domésticos estão agora relativamente mais caros comparativamente aos artigos estrangeiros

c. ocorreu uma desvalorização real da moeda doméstica d. ocorreu uma valorização real da moeda doméstica e. tanto b como d

10. Qual dos seguintes eventos causaria uma desvalorização real da moeda doméstica? a. uma redução em E b. um aumento em E c. uma redução em P* d. um aumento em P 11. Qual dos seguintes eventos causaria uma valorização real da moeda doméstica?

a. uma redução em E b. uma redução em P* c. um aumento em P d. todos os eventos anteriores e. nenhum dos eventos anteriores

12. Qual das seguintes transações é parte das contas correntes? a. discrepância estatística

b. renda líquida de investimentos

c. aumento em mãos de estrangeiros de ativos nos Estados Unidos d. aumento em mãos dos Estados Unidos de ativos no exterior 13. Qual das seguintes transações é parte da conta de capital? a. balança comercial

b. renda líquida de investimentos

c. aumento em mãos de estrangeiros de ativos nos Estados Unidos d. todas as transações acima

e. tanto b como c

14. Suponha que um país tenha um déficit em transações correntes. Dada esta informação, sabemos que:

a. as exportações deste país excedem suas importações b. este país empresta para o resto do mundo

c. existe um déficit na conta de capital d. existe um superávit na conta de capital

130 15. Com base nas definições de PIB e PNB, sabemos que:

a. PNB = PIB + pagamentos líquidos a fatores do resto do mundo b. PIB = PNB + pagamentos líquidos a fatores do resto do mundo c. PNB = PIB + balanço de pagamentos

d. PNB = PIB + renda líquida de investimentos

e. PNB = PIB + fluxos líquidos de capital do resto do mundo

16. Qual das seguintes expressões representa o retorno esperado (em dólares) de um título alemão?

a. i* b. (1+ i)Eet+1 c. (1/ Eet+1)(1 +i*)Et d. (1/Et)(1+ i*) Eet+1

17. Suponha que prevalece a condição de paridade de juros. Se i = 5% e i* = 7%, sabemos que:

a. os indivíduos deterão apenas títulos domésticos b. os indivíduos deterão apenas títulos estrangeiros c. espera-se que o dólar valorize 2%

d. espera-se que o dólar se deprecie em 2%

18. Suponha que prevalece a condição de paridade de juros. Se i = 10% e i* = 8%, sabemos que:

a. o retorno esperado de títulos dos EUA é maior do que o retorno esperado de títulos alemães b. o retorno esperado de títulos dos EUA é menor do que o retorno esperado de títulos alemães

c. espera-se que o dólar valorize 2% d. espera-se que o dólar se deprecie em 2%

19. Suponha que prevalece a condição de paridade de juros e que os indivíduos tenham a expectativa de que o dólar se valorizará 4% no próximo ano. Com esta informação, sabemos que:

a. i > i* b. i < i* c. i = i* d. os indivíduos deterão apenas títulos dos EUA 20. Admita que prevaleça a condição de paridade de juros. Suponha i* = 10% e que se tenha a expectativa de que o dólar se desvalorize 2% no próximo ano. Para cada dólar que um indivíduo investe em títulos estrangeiros, quanto poderá receber em dólares em um ano? a. 1,02 b. 1,08 c. 1,10 d. 1,12

21. Admita que prevaleça a condição de paridade de juros. Suponha i* = 10% e que se tenha a expectativa de que o dólar se valorize 3 % no próximo ano. Para cada dólar que um indivíduo investe em títulos estrangeiros, quanto poderá receber em dólares em um ano? a. 1,03 b. 1,07 c. 1,10 d. 1,13

131 22. Suponha i = 10%, i* = 8% e que se tenha a expectativa de uma depreciação de 3% do dólar para o próximo ano. Com esta informação, sabemos que:

a. os indivíduos vão preferir deter títulos dos EUA b. os indivíduos vão preferir deter títulos alemães

c. o retorno esperado de um título alemão (medido em dólares) será igual a 5% d. o retorno esperado de um título alemão (medido em dólares) será igual a 11%. e. tanto a como c

f. tanto b como d

23. Suponha i = 10%, i* = 8% e que se tenha a expectativa de uma valorização de 3% do dólar para o próximo ano. Com esta informação, sabemos que:

a. os indivíduos vão preferir deter títulos dos EUA b. os indivíduos vão preferir deter títulos alemães

c. o retorno esperado de um título alemão (medido em dólares) será igual a 5% d. o retorno esperado de um título alemão (medido em dólares) será igual a 11%. e. tanto a como c

132

EXERCÍCIOS DO CAPÍTULO 19 DO BLANCHARD